22.5.08

CERVEJA DEVASSA


Carioquíssima da gema, desejada por homens e mulheres de todas as tribos e, ainda por cima, gostosa do princípio ao fim. Quem conhece vira amante. É o tipo de cerveja que te pega pelo colarinho, te seduz pelo aroma e faz você se apaixonar de vez pelo paladar. A cerveja DEVASSA com seu iconoclasta slogan “Um tesão de cerveja”, está literalmente na boca do povo e se tornou um explícito objeto de desejo. 

A história 
Tudo começou no ano de 2001 quando dois jovens empresários da noite carioca, Marcello Macedo e Marcelo do Rio, perceberam que havia uma lacuna a ser explorada: criar uma cerveja especial com alma brasileira e qualidade europeia. Foi então que eles desenvolveram a DEVASSA, uma cerveja com nome ousado e sabor refinado. Mas nada seria possível sem a criação dos bares que trouxessem as características da cerveja ao público. E foi então, que no ano de 2002, eles inauguraram um bar na Av. General San Martin 1.241, no charmoso bairro do Leblon, Rio de Janeiro. Inicialmente a CERVEJA DEVASSA, tinha sua fabricação terceirizada, ao mestre cervejeiro André Nothaft. A aposta no negócio transformou a cervejaria em um verdadeiro templo de experimentação do produto. No mês de maio de 2003 foi fundada oficialmente a União das Devassas Cervejaria Ltda., com a entrada de Joca Muller na sociedade já formada pelos dois jovens. Em agosto do ano seguinte, com a conclusão da montagem da primeira fábrica, localizada no bairro de Santo Cristo, zona portuária do Rio de Janeiro, e com produção mensal de 8 mil litros e capacidade para até 55 mil litros, foi iniciada a fabricação própria da DEVASSA, produzindo as cervejas LOURA (pilsen) e RUIVA (pale ale), antes fabricadas pela Brewtech.


A cerveja tornou-se, rapidamente, pequeno ícone de uma cidade acostumada a construir mitos. A produção começou com 8.000 litros por mês escoados apenas pelo miúdo bar do Leblon. A decoração descontraída, o cardápio com petiscos típicos de boteco e o chope servido com três dedos de creme caíram no gosto dos clientes e a DEVASSA também. Com sucesso retumbante, não demorou muito para nascer uma segunda unidade no início de 2004 e pouco depois a empresa implantar o sistema de franquia para seus bares. Ainda este ano a marca passou a ser comercializada nas lojas do Pão de Açúcar do Rio de Janeiro, ganhando mais visibilidade no mercado ao ingressar em um poderoso canal de venda. Em maio de 2005, a cervejaria lançou no mercado a versão escura de sua cerveja, a DEVASSA NEGRA (dark lager).


A DEVASSA vinha agradando não só aos brasileiros, mas também consumidores de outros países. Ainda em 2005, a marca iniciou um bem-sucedido movimento de internacionalização quando um distribuidor inglês quis vender o produto em pubs londrinos. Ao ver a cerveja citada em uma reportagem, foi o inglês que se interessou pela importação do produto, no sentido inverso ao habitual. Hoje, a cerveja DEVASSA é vendida em mais de 20 pubs de Londres e recebeu, em 2005, um prêmio de melhor cerveja brasileira vendida na Inglaterra, dado por uma conceituada revista britânica.


Tanto sucesso chamou a atenção de cervejarias maiores, e no dia 6 de agosto de 2007, o Grupo Schincariol, comprou por R$ 30 milhões 70% da União das Devassas Cervejaria (UDC). A empresa assumiu as marcas da UDC, a unidade de produção e a estrutura de distribuição, o que foi de suma importância para a expansão da DEVASSA no território brasileiro. Os proprietários da UDC, Marcelo do Rio e Cello Macedo, continuaram como sócios e como gestores das franquias, que englobavam três estabelecimentos próprios e 10 franqueados. Após a compra os novos proprietários optaram por expandir a rede de franquias existente, inaugurando outros bares em grandes e importantes cidades brasileiras.


A DEVASSA então passou a utilizar as 12 fábricas da Schincariol espalhadas pelo país para produzir o chope e as cervejas da marca. Como a produção é toda artesanal e as bebidas não são pasteurizadas, precisa ser fabricada o mais próximo possível do local onde será consumida. Pouco antes do carnaval de 2010, a marca investiu R$ 100 milhões para o lançamento da DEVASSA BEM LOIRA, uma cerveja pilsen com um sabor mais próximo da cerveja que o brasileiro está acostumado a beber, comercializada nas versões lata (alumínio), garrafa (600 ml) e chope, inicialmente na região sudeste. A campanha de lançamento foi protagonizada pela polêmica celebridade internacional Paris Hilton, ex-herdeira milionária dos hotéis da rede Hilton.


Em 2011, a compra do Grupo Schincariol pela Kirin Holdings Company, fez com que a DEVASSA passasse a fazer parte do portfólio da tradicional empresa japonesa. Nos anos seguintes a marca ampliou consideravelmente sua distribuição pelo território brasileiro, investiu pesado em marketing com campanhas polêmicas e no carnaval carioca, além de ampliar sua linha de cerejas, incluindo a versão DEVASSA by PLAYBOY, em parceria com a tradicional revista masculina e cuja garrafa transparente tinha o nome e a pin-up, típica da marca, em alto relevo no vidro.


Em 2014, a marca lançou no mercado uma edição limitada de latinhas da cerveja, batizada de DEVASSA ONE. A marca trocou sua embalagem tradicional branca por outras de cores variadas (vermelha, cinza, preta, verde, amarela e azul), com o intuito de estimular os consumidores a colecionarem as latas. Ao posicioná-las umas ao lado de outras, era possível formar diversas imagens como bandeiras, símbolos, objetos e palavras. A campanha de divulgação contou com a atriz Grazi Massafera e o craque Romário, e tinha o slogan “De um jeito ou de outro todo mundo vai para a pelada”. A novidade era uma continuação da campanha lançada no início de fevereiro e protagonizada pelo jogador Romário, cujo mote era “Pelada. O lado Devassa do futebol”. Atualmente, antes de pegar você de jeito, a DEVASSA é preparada com cuidados mais do que especiais. Com uma formulação própria, a sua produção artesanal é feita com maltes selecionados, sem aditivos ou conservantes.


Os tipos de cervejas 
A cervejaria produz atualmente sete tipos especiais da cerveja ou chope DEAVASSA. Eles seriam biotipos de mulheres brasileiras que chamam mais a atenção, afinal, todas as cervejarias normalmente só possuem a loura, mas a DEVASSA não: 
DEVASSA LOURA 
Em chope ou long-neck, é a cerveja tipo Pilsener ou Lager, feita com maltes selecionados. É leve, refrescante e tem um sabor muito mais apurado do que o das Pilseners comuns. Ideal para acompanhar peixes, frangos e saladas. 
DEVASSA RUIVA 
Em chope ou long-neck, é encorpada, feita com seis tipos de maltes importados, tem cor avermelhada e é extremamente cremosa. É uma Tropical Ale. Ou seja: uma Ale com ginga, cheia de malandragem. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, massas com molhos condimentados e queijos como parmesão, gouda e emmental. 
DEVASSA NEGRA 
Em chope ou long-neck, é uma cerveja escura produzida com maltes especiais. Deliciosamente cremosa, tem um paladar marcante, amargor moderado e aroma de café. Ideal para acompanhar sobremesas, principalmente as que têm como base o chocolate. 
DEVASSA ÍNDIA 
Chope inspirado na tradicional Pale Ale britânica, com alto teor alcoólico, amargor intenso e forte aroma de lúpulo. 
DEVASSA SARARÁ 
Chope tipo Weiss, feito de malte de trigo e cevada, com aromas que lembram banana e cravo. De coloração clara, mas aparência turva, por não ser filtrada, é uma cerveja de baixíssimo amargor, muito refrescante e ideal para os dias quentes de verão. Este chope vai muito bem quando acompanhado de petiscos e pratos apimentados. 
DEVASSA BEM LOURA 
Uma cerveja pilsen com um sabor mais próximo da que o brasileiro está acostumado a beber. Ou seja, uma cerveja mais suave. E ainda vem no tamanho da sua vontade: chope, lata (269 ml, 350 ml e 473 ml) e garrafa (300 ml, 600 ml e 1 litro). 
DEVASSA by PLAYBOY 
De tímida, não tem nada. Começando por sua garrafa totalmente transparente, 275 ml, que mostra tudo logo de cara, principalmente qualidade e paladar superior. Seu lúpulo e óleos especiais transbordam irreverência e sensualidade. Ela tem um gosto único, é refrescante e suave como uma perfeita cerveja pilsen deve ser. A garrafa foi inspirada no formato do corpo de uma mulher sensual, cheia de curvas, como a pin-up símbolo da marca.


O conceito 
DEVASSA é uma cerveja que nasceu pra ser cult. Começa pelo nome: uma cerveja que se auto-proclama “Devassa” deve ser, no mínimo, espirituosa. Alguém que vale a pena conhecer. No universo das cervejas, marcado por uma corrida desenfreada pela garota-propaganda mais gostosa, de repente, surge uma pequena marca que tira sarro de tudo isso. DEVASSA é o escracho, uma gostosa maneira de você tirar uma onda. Ela é tudo que as outras cervejas gostariam de ser, mas morrem de vergonha. E, só de curtição. DEVASSA vem nas versões loura, ruiva e negra. Fetiche completo. DEVASSA é um estado de espírito. Aquele astral que atrai coisas boas, pessoas interessantes, papos divertidos. Pedir uma DEVASSA tem também certa dose de “segundas intenções”. DEVASSA suscita “azaração”. Se não fosse pra ser assim, o nome poderia ser qualquer um, menos este. Mas não é só isso. DEVASSA é descompromisso. Quem bebe procura liberdade. Nada de fazer tipo, caras e bocas, fingir ser o que não é. DEVASSA é autêntica. Deboche, escracho, carioquice, e boa dose de sem-vergonhice. DEVASSA faz a vida ser mais gostosa. É um tesão de cerveja.


Os bares 
Atualmente existem 28 bares da marca (oficialmente chamados Cervejaria Devassa) localizados em cidades como Rio de Janeiro, Campinas, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Goiânia, que servem como importante ferramenta de marketing para a marca. Só a decoração já vale a visita: em um espaço de 250 m² mesinhas de madeira, piso lembrando o calçadão de Copacabana, iluminação gostosa e aconchegante, criando um clima descolado para encontrar amigos e festejar. Nas paredes, o toque especial são as reproduções de imagens dos tanques de fabricação, ajudando a criar uma sensação de que você está tomando uma DEVASSA no local onde ela foi fabricada. O cardápio das cervejarias foi criado com petiscos e guloseimas especialmente para serem consumidos com cada determinado tipo de cerveja que a DEVASSA oferece. São comidas típicas de botecos como bolinhos de bacalhau, camarões e lulas empanadas, mandioca frita, calabresa flambada na cachaça, batata frita, costelas de porco, carne seca, caldo de feijão, queijo coalho, croquetes de carne, porções de pastéis, entre outras delícias. Algumas cervejarias ainda servem almoço executivo.


Mas o show fica mesmo pela maneira que a DEVASSA instituiu para servir o chope. Logo após a produção os barris seguem para os bares da rede e permanecem armazenados em câmaras frias. De lá, o chope é conduzido por uma tubulação subterrânea a 3 graus negativos até chegar ao balcão, em torneiras belgas, para enfim ser lentamente despejado na temperatura ideal no copo. O sistema de franquia ainda oferece o modelo de Mini Cervejaria Devassa, com cardápio reduzido, harmonizado ao portfólio completo de bebidas da marca, em um espaço de 90 m².


A cervejaria 
Uma parte dessas deliciosas cervejas especiais e chopes são produzidas em uma fábrica, 1.200 m² e uma capacidade de produção superior a 1 milhão de litros/mês, localizada no bairro de Santo Cristo na cidade do Rio de Janeiro. Lá são fabricados os três tipos de cerveja e os cinco tipos de chope (loura, ruiva, negra, índia e sarará). A produção artesanal, os maltes selecionados e importados utilizados na sua fabricação e sua fórmula única fazem com que a cerveja tenha um sabor único. Além de um conceituado mestre cervejeiro, a fábrica conta com um laboratório para desenvolvimento de novas cervejas e até dos novos sabores.


Comunicação polêmica 
A comunicação da marca, assim como o próprio nome, é extremamente polêmica, mas ao mesmo tempo divertida e despretensiosa. Se o nome DEVASSA já causa furor, em 2010, a marca iniciou sua linha de comunicação provocativa e picante. Isto porque, o primeiro comercial da cerveja DEVASSA BEM LOURA, estrelado pela polêmica socialite Paris Hilton, provocou protestos fervorosos em grupos de defesa dos direitos das mulheres. A campanha publicitária apresentava a provocante Paris Hilton com um vestido preto pegando uma lata da cerveja da geladeira e passando-a a por seu corpo em uma atitude sensual. Tudo sendo observada por admiradores. Para o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) o comercial era apelativo sexualmente, e posteriormente foi removido por ordem do Conselho. O comercial da cerveja foi então reeditado com a inserção de tarjas pretas na pin-up do rótulo da cerveja, tampando os seios da figura de uma mulher (apesar de estarem vestidos com um top) para indicar censura. Era apenas o começo de uma comunicação centrada na polêmica.


Em 2011, campanha publicitária contou com a cantora brasileira Sandy como garota-propaganda da marca, cuja escolha dividiu opiniões devido à imagem de “boa moça e recatada” da mesma. O primeiro filme da campanha mostrava a cantora, com os cabelos pintados de loiro, na balada, e tinha como tema a frase “Todo mundo tem um lado Devassa. A Sandy também”. Em 2012, em mais uma atitude ousada, a marca optou por um garoto-propaganda, o empresário Hugh Hefner, criador da revista Playboy. Porém, ele não compareceu ao camarote da cerveja na Marquês de Sapucaí, sendo representado pelo filho, Cooper Hefner. Já em 2013, foi a vez da atriz brasileira Alline Moraes estrear como musa da marca e do camarote DEVASSA. O mote da campanha foi “a primeira vez com uma Devassa”. O comercial da campanha também chegou a ser denunciado ao Conar, porém, desta vez, foi absolvido. Ainda neste ano mais uma polêmica: a campanha publicitária da DEVASSA TROPICAL DARK, trazia um anúncio com uma ilustração de uma mulher negra, em pose sensual e com um vestido de gala com as costas abertas, junto à mensagem “É pelo corpo que se conhece a verdadeira negra”.


A evolução visual 
No carnaval de 2015 a marca apresentou sua nova identidade visual. O novo logotipo tem um visual mais contemporâneo e um maior peso para o nome. A tradicional pin-up, elemento-chave da marca, também passou por uma sutil mudança, apresentando um cabelo mais leve, um rosto com traços melhorados e um biquíni com cintura mais baixa e top tomara-que-caia. Além disso, seu tamanho foi diminuído para dar mais visibilidade ao nome da marca. O novo logotipo reforça os conceitos de ousadia e irreverência da marca.


Os slogans 
Todo mundo tem um lado devassa. (2011) 
Bem gostosa, bem devassa. (2010) 
A cerveja bem devassa. 
Um tesão de cerveja. (2007)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 2001 
● Criador: Marcello Macedo e Marcelo do Rio 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Brasil Kirin Indústria de Bebidas S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Gino Di Domenico 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Bares: 28 
● Presença global: 6 países 
● Segmento: Cervejarias 
● Principais produtos: Cervejas especiais e chope 
● Concorrentes diretos: Colorado, Dado Bier, Amazon Beer, Bamberg, Proibida, Brahma e Bohemia 
● Ícones: A pin-up de seu logotipo 
● Slogan: Todo mundo tem um lado devassa. 
● Website: www.devassa.com.br 

A marca no mundo 
No Brasil suas cervejas são encontradas em mais de 4.000 pontos-de-venda (bares e supermercados) nas regiões sul, sudeste e nordeste. Além disso, a marca DEVASSA comercializa seus famosos chopes em 28 bares (Cervejarias Devassa) localizados em 13 estados brasileiros. A cerveja também é exportada para outros países como a Inglaterra, Escócia e Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/1/2016

4 comentários:

Lonrds disse...

vou adora essa devassa

c i n t i a disse...

O novo comercial que eles estão veiculando na tv está um arraso! Paris Hilton é a perfeita "devassa" e combinou muito com o produto. Os teasers da campanha foram perfeitos.
Nota dez para a marca.

Cintia

Marcelo disse...

Acho que agora a Schin vai pra frente no mercado de cervejas com valor agregado. Estratégia acertada a de não vincular as marcas. Óbvio!

Bárbara Wirlane disse...

Olá! Tem mas algum dado para ser atualizado na Devassa? É que sou estudante de Publicidade e estou fazendo um trabalho sobre a Devassa, com a cantora Sandy.