2.3.08

DE PUTA MADRE 69

Dois traficantes presos em uma cadeia espanhola inventam camisetas irreverentes e as distribuem para os companheiros de cela. Um deles sai da prisão e começa a vendê-las de porta em porta. Conhece dois investidores italianos e transforma a brincadeira em negócio. As peças viram febre em toda a Europa e a diversão se traduz hoje em máquina de fazer dinheiro. Parece inverossímil, soa como roteiro de um filme de Pedro Almodóvar, mas é essa a real história da grife italiana DE PUTA MADRE 69.

A história
A história da marca já começa quebrando conceitos: envolve prisão espanhola, narcotráfico, armas e arrependimento. É mais ou menos assim: no ano de 1991 um narcotraficante colombiano, criado em Miami, foi preso em Barcelona por venda de drogas e tráfico de armas e condenado a 18 anos de prisão. Junto com um companheiro de cela, Ilan Fernandez Uzzan, conhecido como I.F.U., criou camisetas com slogans e dizeres, digamos, pouco comuns relacionados aos seus crimes, e distribuiu dentro e fora da prisão clandestinamente. Era uma tentativa de desabafar e mostrar que a vida do tráfico não valia a pena. Ao ser solto da prisão de Quatre Camins em 1996, Ilan Fernandez vende as camisetas, inicialmente produzidas na América Latina, de porta em porta. Em três meses consegue vender 200.000 unidades.


Logo depois, acaba conhecendo dois investidores italianos que transformaram a idéia em negócio. Resultado: a marca virou febre na Europa entre os modernos e descolados com suas iconoclastas camisetas, principalmente depois que um participante de um Reality Show italiano (La isla de los famosos) apareceu utilizando uma camiseta da DE PUTA MADRE 69. Apesar do nome sugestivo, sua conotação, principalmente na Espanha, onde nasceu a idéia da moda controversa, é positiva. A expressão “Puta Madre” é uma gíria. Seu significado: algo “muito bom”, “estar bem” ou “bacana”. Já a expressão 69 trata-se de uma referência sexual. Pra se ter noção do barulho que a marca causou, as camisetas da grife estampavam frases como “Braço da morte”, “Puro pó branco”, “Traficante” e outras delas levavam as fotos de Pablo Escobar, ex-chefe do cartel de Medellín, um dos maiores produtores de cocaína do mundo. Na época, o embaixador da Colômbia em Roma protestou. Em vão. As vendas se multiplicaram. O fundador da marca explicou que a mensagem que queria passar com tudo isso era de não às drogas e à violência.


Nos anos seguintes foram lançados outros produtos, como por exemplo, uma linha de roupas íntimas e a de roupas de banho; roupas com interpretação irônica das estampas havaianas para homens, com grande presença de strass e pedras decorativas; camisetas femininas com temas japoneses e estampas florais em vestidos sóbrios; jeans com lavagens, modelos e comprimentos modernos; camisetas pólos; bolsas e mochilas; e as tradicionais camisetas com frases fortes como “Go Hard Big Dick”, “I love my bitch”, “Cocain make me beautiful” ou “Eu fodo no primeiro encontro”. Recentemente a empresa lançou a linha DPM GOLD, composta por peças com uma qualidade superior e um preço mais elevado, a coleção para crianças conhecida como GOLDEN KIDS, além de inaugurar sua primeira loja própria na cidade de Roma. O furor foi tão grande que a marca incorporou eventos ao seu marketing, chegando ao ponto de ter seus próprios DJs. Então se por acaso estiver em uma festa na Europa e avistar o logotipo com as iniciais DPM vá em frente, é DE PUTA MADRE.


Uma marca polêmica
Não somente as frases em suas camisetas despertam furor e críticas por parte de inúmeras instituições e pessoas pelo mundo afora. Também suas propagandas e ações de marketing provocam fúria e polêmica tendo como alvo principal assuntos polêmicos, como por exemplo, a religião. As provocações são claras: uma propaganda que mostrava uma freira fumando cigarro ou até mesmo bermudas com os dizeres “Made in Vatican” e calças com a inscrição “Made in Nazareth”.


Dados corporativos
● Origem:
Espanha
● Fundação: 1992
● Fundador:
Ilan Fernandez
● Sede mundial:
Roma, Itália
● Proprietário da marca:
I.F.U. S.r.l.
● Capital aberto: Não
● Presidente:
Ilan Fernandez
● Faturamento: US$ 100 milhões (estimado)
● Lojas: 1
● Presença global:
+ 50 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
150
● Segmento: Moda
● Principais produtos:
Roupas casuais e acessórios
● Concorrentes diretos:
Energie e *ecko unltd.
● Ícones:
Camisetas com frases polêmicas
● Slogan:
Para Siempre.
● Website: www.deputamadre69.com

A marca no mundo
Atualmente, com um faturamento próximo de US$ 100 milhões por ano, a DPM69, como ficou conhecida, tem revendedores por todo o velho continente, Ásia e Américas, além de uma loja própria em Roma. A marca chegou ao Brasil em outubro de 2009 e hoje conta com representantes em vários estados.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 9/4/2012

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal, mas como faco para comprar uma camiseta da marca? Moro no interior de Minas Gerais e onde acho mais próximo? Obrigado. Giuliano

Anônimo disse...

Onde encontro essa a loja em sao paulo.

welcomemyfriend disse...

Ola, meu nome é Alisson de Belo Horizonte, mais estava morando no Rio De Janeiro, e agora moro aqui em Cape Town, África Do Sul.
Muito boa as informações que tive aqui a respeito da marca DE PUTA MADRE, estou estudando inglês aqui na África do sul, comprei uma camisa aqui de cor amarela, mas parece que tem muita gente mau informada(do) a respeita da marca DE PUTA MADRE, tem muita gente que acha que DE PUTA MADRE significa FILHO DA PUTA, ou MINHA MÃE É UMA PUTA, estão completamente errados, já sabia que esta marca não tinha estes significados que algumas pessoas mau informadas pensão, mais só vim ate aqui porque estou indo para Europa amanha, e estava confuso si levo minha camisa ou não, que bom que to mais informado agora e não sabia de toda esta historia, legal, show de bola e é lógico que vou viaja com a minha camisa da DE PUTA MADRE! É isto pessoal, grande abraços para todos e ate mais, fui.

odeir Borges raivoso disse...

Ola... Chamo-me Odeir Vivo em Mocambique (Nampula) e tambem tenho sofrido varios comentarios errados sobre a marca DPM69 mas felizment ou infelizment sou um grande fa da marca e tenho muitas pecas de rouca dessa marca e axo k deviam expandr + a marca.

Anônimo disse...

Ooe meu nome e kamila e eu amo a DPM 69..
Peguei uma blusa do meu irmao de frio escrito DE PUTA MADRE na frente e 69 atras...
Super liinda ...e fui com ela pra escola..chamei a maior atenção kkkk