24.12.07

LE CREUSET


Dizem que se conquista uma pessoa pelo estômago. Deve ser por isso que há quase 100 anos a LE CREUSET vem fazendo sucesso no mundo todo com suas panelas coloridas de ferro fundido esmaltado e seus utensílios de cozinha fabricados sob um rígido controle de qualidade. É olhar e imaginar uma comida saborosa e sedutora para o paladar sendo preparada e servida, afinal suas panelas são feitas para serem exibidas. Com uma história ligada às tradições francesas, a marca construiu uma imagem associada à cultura da alta gastronomia internacional, pois desde 1925 dá cor e muito sabor a cozinhas de todo o mundo. 

A história 
A LE CREUSET foi fundada em 1925 por dois artesões belgas: Armand Desaegher (especialista em fundição) e Octave Aubecq (especialista em esmaltagem). Eles iniciaram uma modesta produção de panelas de ferro fundido esmaltado em Fresnoy Le Grande, um pequeno vilarejo localizado no norte da França e cerca de duas horas ao norte de Paris. Como naquela época todas as panelas eram da cor cinza, eles foram inspirados pela cor laranja ardente do ferro fundido dentro dos moldes da fábrica, a primeira cor do esmalte - que lembra a lava vulcânica - para criar o Icônico Laranja, que se tornou um tom exclusivo da marca francesa e um ponto de virada para aqueles que amam cozinhar. A tonalidade está tão associada às panelas LE CREUSET que ainda hoje as fábricas são todas pintadas e decoradas nesse tom de laranja. O nome da marca vem do caldeirão usado para transportar o ferro fundido, durante o processo de fabricação das panelas, que é chamado em francês de “creuset”.
   

Em 1930, a LE CREUSET começou a desenvolver uma gama variada de produtos: além das panelas, travessas e utensílios para cozinha. Nesta época, a empresa conseguiu atingir um excelente resultado com o ferro fundido e o esmalte, alcançando a fabricação de produtos de alta qualidade. A empresa também iniciou a divulgação no rádio e na mídia impressa da qualidade de cozinhar em panelas de ferro fundido e todos os benefícios provenientes deste tipo de cozimento. Pouco depois, em 1934, foi lançada a panela Doufeu - palavra francesa para “cozimento suave” - e que recebeu este nome, porque possibilitava cozinhar em baixas temperaturas. Sua tampa rebaixada ajudava a condensação da evaporação, retendo a umidade no interior da panela, fazendo com que as gotículas caíssem nos alimentos, tornando as receitas ainda mais suculentas e deliciosas. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, todos os esforços da LE CREUSET foram concentrados em aumentar a gama de produtos em ferro fundido. Começou nesta fase, a variação de cores no acabamento esmaltado, que acabou transformando-se em um forte diferencial para a marca.
   

Em 1952, a empresa iniciou a busca por novos mercados na Europa e América do Norte. Nesse período inaugurou suas exportações para outros mercados europeus, sendo que 50% de sua produção passou a ser destinada a um mercado extremamente forte: os Estados Unidos. No período entre 1955 a 1957, viu-se o lançamento de novos produtos e novas cores que se tornaram verdadeiros sucessos junto ao público, em especial a linha de grelhas, introduzida em 1955. Em 1958 surgiu o logotipo da LE CREUSET e o início da conexão de Raymond Loewy, que ficou conhecido como “O pai do design industrial” e foi responsável pela criação de garrafas da Coca-Cola (conheça essa outra história aqui) a embalagens de cigarros da Lucky Strike (conheça essa história aqui), com os icônicos utensílios de cozinha da marca francesa. Ele foi o designer e responsável por reformular a Coquelle, caçarola redonda tradicional da LE CREUSET, com o intuito de agradar os gostos do pós-guerra pelo design minimalista.
   

Em 1962, a marca demonstrou seu pioneirismo ao lançar no mercado o primeiro conjunto para fondue (panela + réchaud) como conhecemos hoje. Mudanças na linha de produção ocorreram em 1966 com a substituição das máquinas que eram operadas manualmente por máquinas semi-automáticas. Nesta etapa, o processo que era praticamente artesanal ganhou tecnologia e muito mais qualidade. Em 1970, foi apresentado alguns novos moldes para a linha de panelas de ferro. O ano de 1972 foi marcado por um grande avanço com relação ao design da linha tradicional sofrendo uma considerável evolução com a assinatura do designer italiano Enzo Mari. No mesmo ano, a produção da empresa atingiu 6.000 toneladas.
   

Nos dez anos seguintes, o mundo importou a ideia e o conceito de que a gastronomia francesa era uma das melhores e mais sofisticadas, projetando ainda mais a marca LE CREUSET no mercado internacional. Em 1980, uma campanha publicitária indicava: “Todos os grandes cozinheiros devem saber um pouco de francês: Le Creuset”. O forte investimento em comunicação pode ser constatado em 1985, quando a LE CREUSET foi classificada entre as 30 marcas francesas mais famosas no mundo. Ainda nesta década, a marca lançou grandes novidades como a panela modelo “marmita”; os modelos multifunção (molheira e frigideira); os produtos finos de cerâmica “stoneware”; e a tecnologia Vitrobase, revestimento de vidro sobre esmalte, proporcionando maior resistência à esmaltagem das peças de ferro.
  

Uma nova diretoria assumiu o controle da empresa em 1988, comandada pelo sul-africano Paul van Zuydam. Nesta época, Jean Louis Barrault criou uma linha inovadora de produtos. Em 1991, a empresa adquiriu a americana Hallen International Inc., fabricante de acessórios para vinho e bar através da marca Screwpull (conheça essa outra história aqui), cujos famosos saca-rolhas foram desenvolvidos por um engenheiro chamado Hebert Allen que, em 1975, teve a brilhante ideia de criar um utensílio baseado na simples premissa de que uma rolha deveria ser removida da garrafa sem esforço, dano e empecilho. Nesta época a LE CREUSET iniciou seu ingresso no mercado japonês, acontecimento que inspirou a criação da primeira panela Wok em 1992.
  

Já em 1994 foi inaugurada a subsidiária da Alemanha, somando-se a isso o lançamento de novas cores para a linha de panelas de ferro e cerâmica. Além disso, a marca lançou a as chaleiras esmaltadas feitas em aço. As espátulas e colheres de silicone (resistentes à absorção de manchas, odores e sabores como também resistente ao calor de até 250°C) chegaram ao mercado em 1997, mesmo ano em que as panelas de ferro fundido da marca começaram a experimentar o mercado brasileiro. No ano seguinte, ocorreu à abertura da subsidiária em Hong Kong, com a LE CREUSET continuando a diversificar seus produtos através da criação de novos utensílios domésticos e de novas peças em cerâmicas, resistente a altas e baixas temperaturas.
   

Novas subsidiárias foram inauguradas em 1999: Suíça, África do Sul e Espanha. Dado o sucesso atingido em pouco tempo pela marca francesa no Brasil com o público, chefes de cozinha e lojistas, em maio de 1999 foi aberta a filial brasileira. A partir de 2000, a modernização do parque industrial levou a empresa atingir a incrível marca de 35 toneladas com uma média de 10.000 peças produzidas diariamente. Além disso, a empresa lançou suas grelhas com novas cores. Em 2004, ocorreu o lançamento linha triVita, com suas panelas em aço inox 18/10 com tripla camada uniforme. Pouco depois, em 2005, a LE CREUSET comemorou seu aniversário de 80 anos expandindo sua linha de produtos e lançando no mercado o livro “Le Creuset Le Livre de Cuisine”. Entre os novos produtos, destacavam-se a linha têxtil (aventais e luvas) e “Clever Friends” de utensílios, além da coleção de miniaturas de cerâmica “stoneware” que tiveram grande aceitação e sucesso.
   

Em 2008, mais uma novidade: produtos (panelas e frigideiras) em alumínio antiaderente. No ano de 2011, a marca francesa inaugurou sua primeira loja-conceito na América Latina, localizada na cidade de Brasília. A nova loja apresentava 350 itens, entre a linha de ferro fundido e esmaltado - seu “carro chefe” - a linha de cerâmica stoneware, non-stick e 3-ply, além dos utensílios de silicone, produtos têxteis, chaleiras e stock pot (panelas de aço esmaltado projetadas para funcionar eficientemente em uma grande variedade de fontes de calor, sendo resistentes aos danos e desgastes). Pouco depois, lançou uma coleção de assadeiras para pães, tortas e massas.
   

Em 2015, foi lançada a linha Mate à Croquer, panelas em ferro fundido com acabamento fosco nas cores cotton, azul mineral, ametista e sisal, para agradar aos mais diversos gostos; além de uma linha de pratos coloridos, cuja cerâmica possuía um bloco denso que dificultava a absorção de umidade, evitando rachaduras, fissuras e ondulações, e o exterior impermeável esmaltado era resistente a manchas e arranhões de utensílios de metal. Ainda este ano, a LE CREUSET comemorou 90 anos de uma rica história e lançou uma reprodução da primeira panela criada pela marca, a cocotte. Apenas 1.925 unidades comemorativas, na icônica cor laranja (também conhecida como fiery lava) foram produzidas em todo o mundo.
  

Nos últimos anos a marca francesa vem apostando na criação de linhas limitadas e temáticas, como por exemplo, em 2018 quando em uma parceria com a Disney (conheça essa outra história aqui), lançou uma coleção inspirada no Mickey Mouse, composta por dois bowls com o famoso formato e orelhas do personagem, nas cores vermelho e preto, e também por uma panela de ferro com a silhueta do Mickey na tampa; em 2019, através de uma coleção inspirada em Star Wars, composta por nove itens, que iam de descansos de panela no formato da Millenium Falcom ou Estrela da Morte a caçarolas cuja tampa mostrava Han Solo congelado em carbonita; e mais recentemente em 2021 com uma coleção de utensílios de cozinha inspirados no universo de Harry Potter, como panelas (com direito a pegador com acabamento em bronze no formato do Pomo de Ouro fixado na tampa, que é gravada com três gols do Quadribol™), caneca, chaleira, pegador de panela, pratos e até espátulas com cabos em formato de varinhas.
   

Famosa pelas panelas de ferro fundido e cerâmicas coloridas, recentemente a LE CREUSET vem tentando ocupar mais espaços dentro de casa e se tornar uma marca de lifestyle, incluindo o lançamento de uma linha que compreende potinhos de cerâmica para água e ração para animais de estimação. A marca também continua apresentando novidades, como por exemplo, a panela de fazer pão, que atende aos padeiros amadores que surgiram com a pandemia de COVID-19.
  

A linha de produtos 
Além das tradicionais panelas de ferro fundido e esmaltado, a LE CREUSET oferece uma linha de produtos extremamente abrangente: grelhas, frigideiras, panelas ovais, conjuntos para fondue, molheiras, réchaud, caldeirão, formas e travessas para diversos usos, todas produzidas na França, em Fresnoy Le Grand. A empresa trabalha também com utensílios e acessórios para cozinha, como espátulas, colheres, batedores e formas de silicone, produzidas nos Estados Unidos e China, abrangendo ainda, a conceituada linha de chaleiras fabricadas em aço esmaltado e a ampla linha de cerâmica “stoneware”, ambas produzidas na Tailândia e seguindo o mesmo rigoroso controle de qualidade LE CREUSET. Oferece ainda artigos têxteis para cozinha, além das panelas de aço inox 18/10 triVita e acessórios diversos, como descascadores, moedores e raladores de queijo.
  

Tradição e qualidade 
O processo de produção de uma panela LE CREUSET segue rigorosos padrões de qualidade, desde a escolha da matéria-prima até a esmaltação e embalagem final, processo este que hoje alia o profundo conhecimento de gerações de artesãos a mais alta tecnologia. Cada peça passa pelas mãos de aproximadamente trinta artesãos, garantindo a qualidade dos seus produtos. Esta qualidade, aliada ao seu alto desempenho, faz com que o produto seja almejado por quem entende de culinária.
   

Em relação aos produtos de ferro fundido esmaltado, cabe destacar que estes apresentam a mesma espessura nas laterais, no fundo e na tampa, o que garante um cozimento uniforme. São peças únicas, que não apresentam ponto de solda, recebendo esmaltação na parte exterior e interior. O lado exterior dos produtos é vitrificado depois de esmaltado, o que garante uma proteção maior ao esmalte. As tampas das panelas possuem pegadores que resistem a altas temperaturas, podendo assim ir ao forno. A perfeita distribuição de calor e cocção prolongada enaltece o sabor e o aroma dos alimentos. A excelente transmissão e retenção de calor do ferro fundido garantem um bom cozimento, sem que o alimento perca seus líquidos e propriedades nutritivas, com o esmalte vitrificado facilitando a limpeza das peças posteriormente, além de não reter odores.
   

Os produtos LE CREUSET apresentam uma grande versatilidade de uso, pois sua beleza e design permitem que seja levado direto do fogão à mesa. A LE CREUSET oferece ao consumidor a garantia de uma vida para defeitos de fabricação, porém se o usuário seguir alguns cuidados solicitados pelo fabricante, certamente terá em mãos um produto que passará para outras gerações. Todos os produtos da marca têm um forte apelo visual, sendo que o desenvolvimento de produtos com design sofisticado e cores atraentes é uma das filosofias da marca francesa. A LE CREUSET possui atualmente mais de 20 cores em sua linha de produção normal.
  

Um exemplo revela bem o que significa a marca para os franceses, que em alguns lugares perpetuou-se uma curiosa tradição. Quando há um casamento na família, geralmente a noiva recebe de presente da mãe ou da sogra, uma panela LE CREUSET usada, com o intuito de trazer sorte ao casamento. Aqui no Brasil, uma história sobre a marca francesa ficou famosa: durante um incêndio em uma fazenda no interior de São Paulo, todos os utensílios domésticos derreteram, inclusive fogão e a geladeira. E adivinhem. As únicas peças que resistiram ao intenso calor foram as panelas e grelhas da LE CREUSET. Uma curiosidade: a cor mais vendida de suas icônicas panelas é o vermelho, o modelo mais vendido no Brasil e no mundo é a panela redonda signature 22 cm e um modelo muito procurado pelos fãs da marca é a panela em formato de coração.
   

Os slogans 
La référence depuis 1925. 
A great recipe lasts forever. (2014) 
Good food deserves Le Creuset. (2009) 
Adventure equipment. (2001) 
Every cook should know a little French. (1980)
   

Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1925 
● Fundador: Armand Desaegher e Octave Aubecq 
● Sede mundial: Fresnoy Le Grand, França 
● Proprietário da marca: Le Creuset SAS 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Paul van Zuydam 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 600 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.200 
● Segmento: Utensílios para cozinha 
● Principais produtos: Panelas de ferro, chaleiras e utensílios culinários 
● Principais concorrentes: Silit, Mauviel, Staub, Chantal, Cristel, Emily Henry, Matfer Bourgeat, All-Clad, Tramontina e Tefal 
● Ícones: A ampla variedade de cores de suas panelas 
● Slogan: La référence depuis 1925. 
● Website: www.lecreuset.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a LE CREUSET, líder mundial no seu segmento e que virou sinônimo de tradição da alta gastronomia francesa, está presente em todos os continentes e em mais de 70 países. Os maiores mercados da marca são Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Escandinávia, sudeste asiático e França. A empresa conta atualmente com filiais em países como os Estados Unidos, Japão, Brasil, Itália, Inglaterra, Espanha, Suíça, China, África do Sul, Alemanha, Canadá, Coréia do Sul e Índia. Além disso, a marca francesa mantém uma rede com mais de 600 lojas próprias (das quais 200 dentro de badaladas lojas de departamento) espalhadas por diversas cidades no mundo, incluindo 10 lojas, e-commerce e mais de 200 pontos de venda por todo o Brasil. A LE CREUSET oferece uma diversificada linha de produto com mais de 800 itens, entre panelas de ferro fundido esmaltado, itens de cerâmica, frigideiras, panelas e grelhas antiaderentes, utensílios de silicone, chaleiras, stock pots e acessórios para vinho e champanhe. 

Você sabia? 
Em território americano, a marca francesa conquistou a sua mais célebre cliente: Marilyn Monroe. Sua coleção de panelas foi vendida em 1999 por mais de US$ 25 mil em um leilão da Christie’s. 
Tendo os produtos da marca um valor agregado elevado, sua comercialização fica restrita a pontos de venda que atinjam um público com alto poder aquisitivo. Na sua maioria são lojas sofisticadas de presentes e artigos para cozinha. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 2/2/2023 

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9 comentários:

Anônimo disse...

Você tem paixão pelo que faz, em cada nova postagem fica evidente a importância do seu blog para o mundo. Parabéns!!! Você é uma grande fonte de conhecimento.

Unknown disse...

MUITOOOOOOOOO SHOWWWWWWWWWW

OS DETALHES DE TUDO AI MATARAM A PAU ..

SOU UM GRANDE FAN DA DISNEY E ESSA MATERIA FOI MUITO LEGAL ...

Anônimo disse...

Nossa, perfeito tudo que está aqui, isto vai ser de grande ajuda para minha Monografia, que estou fazendo para finalização do meu curso - Publicidade e propaganda.

Você está de parabéns mesmo.

Att: Rafael Domingos - Floripa-SC

Anônimo disse...

será que vc conseguiria publicar as referencias de pesquisa por completo se não for muito encomodo?!

Obrigado e mais uma vez parabéns =)

Anônimo disse...

Parabéns pelo EXCELENTE trabalho!
Coloque algo sobre o Disney Institute, o instituto de formação do Grupo.

Um abraço,
Carla Pinheiro

Anônimo disse...

É fantastico imaginar que uma empresa tão solida e pioneira em vários aspectos de marketing, tenha chegado a beira da falência e ter sido obrigada a se reiventar no decorrer de menos de 100 anos.
Abraços e continue com o bom trabalho com seus posts de maior qualidade.

Anônimo disse...

Quando se faz uma coisa com paixão, seja ela de que natureza for...os elogios, são combustíveis para sermos cada vez melhores, isto não é um blog... é uma ODISSÉIA ! VOCE É MUITO BOM NO QUE FAZ ! parabens

Michelle Pfaff disse...

A Disney é realmente um sucesso, a marca representa para muitos um sonho de criança, só evoca coisas boas.
E continua fazendo fãs com as novas produções como Wall-e por exemplo.
Veja estas imagens de um Wall-e em origami que um fã fez:

http://marketing-e-inovacao.blogspot.com/2008/12/disney-wall-e-em-origamiamor-uma-marca.html

Unknown disse...

Meu maior sonho era ter essas panelas !!!🥺
Amo de paixão 😍