25.11.07

SKYPE


A tecnologia é extremamente avançada. Porém, muito simples de usar. Em minutos você estará conectado e conversando com seus amigos e familiares, aonde quer que estejam, com uma qualidade perfeita de som a qualquer hora. Falar com o mundo, de graça ou por preços irrisórios, sem limites. Para tudo isso basta instalar o Skype no computador ou smartphone e ter comunicação em tempo real. Compartilhe uma história, comemore um aniversário, aprenda um idioma, realize uma reunião, colabore com colegas. Com Skype o dia fica mais fácil. 

A história 
O Skype, fenômeno da telefonia via internet, originalmente desenvolvido pelos estonianos Ahti Heinla, Priit Kasesalu e Jaan Tallinn, também criadores e desenvolvedores do KaZaA (que já foi um dos softwares mais famosos e maior distribuidor de música na internet), foi fundado por dois empreendedores europeus, o sueco Niklas Zennström e o dinamarquês Janus Friis. Inicialmente o nome do projeto seria Sky-Peer-to-Peer, que pouco depois foi abreviado apenas para Skyper. Porém, alguns domínios na internet já tinham registrado esse nome e a solução encontrada foi retirar a letra R do final. O Skype foi disponibilizado para o público na versão beta no dia 29 de agosto de 2003. Eles começaram a oferecer para milhões de internautas um software que permitia conversar pela internet, sem a necessidade de pagar pelas ligações interurbanas ou internacionais. Inicialmente permitia conversas entre dois internautas que possuíssem o software instalado em seus computadores. O novo e revolucionário software utilizava tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol ou Voz sobre Protocolo de Internet em português) para conectar os usuários, permitindo conversar com outras pessoas em qualquer parte do mundo.


Inicialmente popular somente entre os amantes da tecnologia, o SKYPE não demorou muito para cair no gosto de milhões de pessoas ao oferecer chamadas telefônicas baratas ou sem custo, atraindo especialmente os usuários de chamadas internacionais. A partir daí o sucesso foi instantâneo. Em setembro de 2005 a empresa, com pouco mais de 50 milhões de usuários, foi vendida para o eBay (uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo) por impressionantes US$ 2.6 bilhões. No ano seguinte foi introduzida a versão 3.0 para Windows. A nova versão continha novidades como o Skypecast (serviço grátis que permitia conversas com até cem pessoas ao mesmo tempo) e os Chats Públicos (permitia a criação, moderação, ou a simples participação em conversas entre diversas pessoas). No final deste ano foi lançada a versão para Macintosh e o Skype já atingia a marca de 100 milhões de usuários registrados no mundo inteiro. No mês de setembro de 2009, mudou de mãos mais uma vez ao ser adquirido por um grupo de investidores de tecnologia, incluindo a empresa Silver Lake Partners. Nos meses seguintes, sob nova administração, o Skype atingiu um crescimento de 150%, desenvolvendo novas parcerias estratégicas e melhorando a qualidade do serviço.


No dia 10 de maio de 2011, o Skype foi adquirido pela poderosa Microsoft por impressionantes US$ 8.5 bilhões, mais agressivo investimento da história da empresa de Bill Gates. Com isso, o Skype foi aos poucos sendo integrado com outros produtos e serviços da Microsoft, dentre os quais o Office, Xbox LIVE e os sistemas operacionais Windows Phone e Windows. Em 2013 o Skype completou 10 anos com uma impressionante marca: mais de 1.4 trilhões de minutos entre chamadas de voz e vídeo. Entre alguns pontos marcantes na sua ainda recente história, o Skype alcançou fatos inusitados, como por exemplo, ligações feitas com o software de lugares inóspitos como o Monte Everest e estações de pesquisa na Antártida, além do programa ter ajudado a fornecer suporte para campos de refugiados e permitir até que orangotangos se divertissem com vídeo chamadas. Nos anos seguintes, o Skype deu enorme atenção para seu aplicativo móvel, incorporou outras funcionalidades e serviços, além de expandir ainda mais sua presença pelo mundo.


Mais recentemente foi lançada a nova versão do Skype, como novos recursos e visual. Totalmente reprojetado, o Skype permite compartilhar fotografias, mensagens, emoticons e figurinhas em tempo real; reagir às mensagens e expressar o que o usuário sente através de GIFs, figurinhas e Mojis; comprar ingressos para um show, encontrar receitas deliciosas ou planejar a próxima viagem pelo mundo; e até mesmo seguir amigos e familiares para ver o que eles postam e reagir a cada foto com apenas um toque. A marca também oferece o Skype for Business, onde é possível conectar as equipes de trabalho através de uma experiência adorável, com os aplicativos do Office, simplificando assim a infraestrutura com uma única plataforma para chamadas, conferências, vídeos e compartilhamento.


O Skype gera receita com seus planos de assinaturas (que permite fazer ligações ilimitadas para telefones fixos e celulares), Skype Crédito (opção pré-paga, onde é possível comprar crédito e em seguida, falar com quem quiser), Skype Número (o usuário paga mensalmente por um número de telefone, através do qual as pessoas podem chamá-lo do celular ou telefone fixo e o usuário atende a chamada em Skype) e Skype To Go (opção pré-paga que permite chamar pessoas em todo o mundo pelo preço de uma chamada local, dando-lhe um número local para chamá-los). O sucesso do Skype pode ser creditado a algumas características: comunicação ilimitada e grátis (ou por tarifas irrisórias) para outros usuários no mundo inteiro; qualidade de som e imagem; lista de contatos que mostra quando amigos estão online e disponíveis para conversar; possibilidade de realizar bate papo, enviar arquivos e conversar com muitas pessoas ao mesmo tempo em uma conferência; partilhar e trabalhar o mesmo arquivo entre dois utilizadores; e obter informações sobre estabelecimentos comerciais através do SkypeFind.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira ocorreu em 2012, quando o logotipo deixou de lado o degrade em azul para assumir a cor azul-clara. Em 2017 a marca apresentou uma nova identidade visual com tipografia de letra moderna e o S estilizado no lado esquerdo. Além disso, retirou a icônica nuvem de sua identidade visual. Somente o símbolo do S estilizado é usado para meio digitais e aplicativos.


Os slogans 
Stay Together. (2013) 
It’s Time for Skype. (2012) 
Skype is mobile. (2010) 
Free Internet telephony that just works. (2009) 
Take a deep breath. (2007) 
The whole world can talk for free. (2005)


Dados corporativos 
● Origem: Europa 
● Fundação: 29 de agosto de 2003 
● Fundador: Niklas Zennström e Janus Friis 
● Sede mundial: Luxemburgo e Redmond, Washington, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Skype Communications S.A.R.L. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Microsoft Corporation
● CEO: Satya Nadella 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Usuários ativos: 300 milhões 
● Presença global: 212 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Alemanha, Polônia, França e Brasil 
● Funcionários: 187 
● Segmento: Tecnologia 
● Principais produtos: Software de comunicação, vídeo conferência e mensagens instantâneas 
● Concorrentes diretos: Apple Facetime, WhatsApp, Snapchat, Viber, LINE, Facebook Messenger, Telegram e WeChat 
● Slogan: Stay Together. 
● Website: www.skype.com/pt-br/ 

A marca no mundo 
O Skype está disponível em 36 idiomas e dialetos e é utilizado em quase todos os países do mundo por mais de 300 milhões de pessoas todos os meses. A empresa tem sua sede em Luxemburgo e na cidade de Redmond, no estado de Washington, e escritórios em Talin (capital da Estônia), Tartu (segunda maior cidade da Estônia), Praga (República Checa), Redmond e Palo Alto na Califórnia. As cinco maiores comunidades de utilizadores estão nos Estados Unidos, Polônia, Alemanha, França e Brasil. Atualmente, aproximadamente 3 bilhões de minutos em chamadas são realizados pelo Skype por dia. O aplicativo móvel já foi baixado mais de 1 bilhão de vezes. Hoje em dia é possível usar o Skype como quiser: no telefone, no computador ou em uma TV com o aplicativo instalado. Para começar a usar, ninguém paga nada. Pagando um pequeno valor, é possível acessar ainda mais recursos, de diferentes maneiras, e conectar-se à mais pessoas. Por exemplo, pode ligar para telefones ou enviar SMS. Pode usar o sistema pré-pago ou até mesmo comprar uma assinatura. 

Você sabia? 
Aproximadamente 10 milhões de pessoas utilizam o Skype diariamente. Segundo dados, em um dia de fevereiro de 2012, a rede Skype chegou a ter 34 milhões de utilizadores ligados simultaneamente. 
O Skype não permite fazer chamadas para números de emergência. 
Depois do terremoto seguido de tsunami que devastou o Japão em 2011, o Skype ofereceu créditos gratuitamente para que os japoneses pudessem entrar em contato com familiares fora do país. Além disso, a empresa também decidiu disponibilizar gratuitamente acesso Wi-Fi à internet por meio de pontos do Skype espalhados pelo Japão. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/7/2017

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara,
Muito legal este trabalho de pesquisa e divulgação que você faz aqui. Sou leitor assíduo..
Parabéns pelo trabalho.

Abraço!

Robert

Anônimo disse...

legal, otima historia