10.8.07

SOL


A cerveja SOL foi desenvolvida do jeito que milhões de consumidores aprovam: autêntica e refrescantemente leve. Com seu sabor balanceado e espuma densa e cremosa, SOL é a cerveja ideal para poder compartilhar longos momentos de diversão com os amigos, pois permite beber mais, sem pesar, nem empapuçar. E tudo isso com uma rica história que faz dela um orgulho para o povo mexicano. 

A história 
Velha conhecida dos mexicanos, a tradicional cerveja foi lançada em 1899 por uma pequena cervejaria chamada El Salto del Agua, localizada nas cercanias do Distrito Federal. Nomeada por um mestre cervejeiro alemão que trabalhava na cervejaria após um raio de sol entrar por um furo no telhado e refletir sobre o recipiente no qual a cerveja estava fermentando, a EL SOL como era chamada na época recebeu um reconhecimento notável, já que foi uma cerveja destinada à classe operária, se tornando uma das histórias de maior êxito do setor no país. A nova cerveja rapidamente ganhou popularidade entre os operários mexicanos, que ao final de um dia árduo de trabalho, tomavam EL SOL por ser muito mais refrescante que as cervejas tipo europeias disponíveis no mercado. Pouco depois, em 1900, SOL recebeu seu primeiro reconhecimento internacional: a Medalha de Ouro na Exposição Universal em Paris. Em 1913 a pequena cervejaria foi comprada pela Cervecería Moctezuma, que anos mais tarde seria adquirida pela Cervecería Cuauhtémoc, e, em 1924 a cerveja passou a se chamar somente SOL, iniciando assim sua expansão para região central do México.


No começo da década de 1960, a cerveja, até então escura, foi relançada na versão mais clara e refrescante, como conhecemos nos dias de hoje. Outra novidade foi a adoção da garrafa transparente, até então era âmbar. Durante os próximos anos a cerveja ficaria confinada a regiões do sul do México. Inclusive ficou conhecida como “a cerveja do sul”. A partir de 1980 teve início, mesmo que de forma tímida, a distribuição da cerveja SOL em alguns países de Europa, incluindo Reino Unido e Alemanha. Começava então uma fase de expansão global que levaria a um grande crescimento da marca. Em 1994, baseado em pesquisas de mercado, a cerveja dourada, pouco amarga e sabor refrescante, foi relançada nacionalmente no mercado mexicano tendo como público alvo os consumidores jovens. Com sua garrafa transparente e o rótulo impresso diretamente no vidro, SOL fez sucesso imediato, fazendo com que a cerveja se tornasse uma das marcas mais fortes em seu segmento no mercado mexicano, especialmente na época de verão quando era consumida com limão e estava associada à praia e festas. Foi neste mesmo ano que a cerveja chegou ao mercado brasileiro, ainda importada do México.


No final desta década, em 1999, a presença da marca SOL como patrocinadora do futebol mexicano já incluía 15 equipes da primeira e segunda divisão, fazendo com que a cerveja se tornasse ainda mais popular. Nos anos seguintes a cerveja começou a ser exportada para outros mercados, especialmente países europeus, fazendo também muito sucesso na Ásia e nos países latino-americanos. Também surgiram outras versões, como por exemplo, a SOL CERO, primeira cerveja sem álcool do país introduzida em 2005.


Finalmente, no mês de outubro de 2006, a cerveja foi relançada no Brasil com uma nova fórmula, elaborada seguindo resultados obtidos em mais de 180 dias de pesquisas e análises sobre o mercado cervejeiro nacional e as preferências do consumidor brasileiro. A SOL PILSEN versão tupiniquim trazia a proposta de ser uma cerveja “nem forte, nem fraca, mas no ponto”, especialmente criada para atender o paladar do consumidor brasileiro. Foi criada para os momentos de diversão do consumidor, com características do clima tropical e da atitude alegre e descontraída do povo. Com design moderno, o rótulo trazia elementos da marca original SOL e transmitia o espírito jovem e inovador do produto, aliada à assinatura “desde 1899” que remetia a tradição da cerveja. Com o slogan “Essa Vontade é Demais”, o novo produto 100% nacional chegou a milhares de pontos-de-venda nas embalagens latas (350 ml), em garrafa long neck (355 ml), garrafa retornável (600 ml) e barris de chope.


Já no México, a marca voltou a inovar com o lançamento em 2007 da SOL LIMÓN y SAL (cerveja com um toque de limão e uma pitada de sal). Enquanto isso no Brasil, a marca revolucionava o mercado com a introdução da SOL SHOT, a primeira garrafa de vidro de cerveja 250 mililitros do país. A campanha de divulgação com o slogan “Gelada do começo ao fim”, acabou criando o bordão “Gelaaaaaaaada”, um jeito simples, carismático, memorável e divertido de pedir a cerveja, que marcou o bem-sucedido lançamento da nova embalagem, especialmente entre o público jovem. Em 2008, mais uma opção de embalagem para agradar ao consumidor brasileiro: Mega Lata SOL, embalagem com meio litro de cerveja.


Em 2010 a holandesa Heineken N.V. adquiriu a Cervecería Cuauhtémoc e consequentemente a marca SOL, que a partir de então ampliou sua rede de distribuição e ingressou em novos mercados mundiais. Além disso, resolveu ampliar a linha de produtos da marca, seguindo o caminho da oferta de misturas de sabores autênticos, com o lançamento, em 2011, da SOL CLAMATO, uma combinação de cerveja e suco de Clamato (mistura de suco de tomate com temperos e um toque de pequenos moluscos chamados almêijoas), ideal para climas tropicais. Já no Brasil, em 2014, a cerveja foi relançada com a fórmula original mexicana e novo posicionamento premium (SOL PREMIUM), ganhou novas campanhas publicitárias e novo posicionamento global baseado no conceito “Espíritu Libre”, uma declaração de independência para aqueles que resistem à pressão do conformismo e afirmam a sua liberdade fazendo as coisas do seu jeito. No Brasil SOL está disponível em embalagem long neck (355 ml) e garrafa (600 ml).


A mais recente novidade da marca, lançada em 2016, é a SOL MICHELADA, uma mistura da tradicional cerveja com limão, especiarias e um toque de pimenta. Outra inovação introduzida pela marca foi uma lata desenvolvida para permanecer gelada em locais de clima quente. Além disso, para o mercado do Reino Unido a marca lançou um novo conceito de embalagem (batizado de SOL COOL BOX), que se abre para oferecer uma caixa que pode manter as garrafas refrigeradas por até seis horas. Isto porque, graças à forma como o papel cartão foi selado, quando dobrada, a embalagem pode ser preenchida com gelo para manter as garrafas geladas. No mercado mexicano é comercializada também a SOL OSCURA, uma cerveja escura com leve sabor caramelizado, muito semelhante à produzida em 1899. É a única cerveja escura vendida em garrafa transparente no mercado mexicano.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por muitas remodelações ao longo dos anos. Em 1924, quando o nome da marca foi abreviado apenas para SOL (antes se chamava EL SOL) foi lançado um novo logotipo, composto por um losango com o nome SOL (em vermelho) dentro. Na década de 1980 a identidade visual mudou radicalmente, adotando a cor amarela e o tradicional sol. Nos anos seguintes o logotipo passou por algumas remodelações ganhando uma imagem mais moderna e jovem.


Em 2012 a marca apresentou uma remodelação radical em seu logotipo, especialmente no Brasil (imagem à esquerda) e no México (imagem à direita). Apesar da semelhança com a identidade visual da versão mexicana, a brasileira possuía características exclusivas e marcantes (como a tipografia de letra). A palavra sol estava posicionada dentro de uma tampa de cerveja (amarela) que representa o próprio astro-rei, principal elemento da marca, transmitindo a vibração e a energia da SOL. Em 2014, a SOL resolveu remodelar radicalmente sua identidade visual. O tradicional sol voltou e acompanhado por elementos que remetem a história da marca e sua origem mexicana.


Os slogans 
Espíritu Libre desde 1899. (2014) 
Auténtica desde 1899. (México) 
Todo para arriba. (2012) 
La vida es fresca. (2011) 
Gelaaaaaaaada. (2008) 
A cerveja no ponto! (2006) 
Nem forte, nem fraca. No ponto! (2006) 
Essa Vontade é Demais. (2006)


Dados corporativos 
● Origem: México 
● Lançamento: 1899 
● Criador: Cervecería Salto del Agua 
● Sede mundial: Monterrey, México 
● Proprietário da marca: CM/Heineken México 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Heineken N.V.) 
● CEO: Dolf van der Brink 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cervejarias 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Corona, Tecate, Victoria, Modelo, Pacifico, Victoria, Bud Light e Miller Lite 
● Ícones: A garrafa transparente 
● Slogan: Espíritu Libre desde 1899. 
● Website: www.sol.com 

A marca no mundo 
A cerveja SOL está presente em mais de 70 países ao redor do mundo, com forte presença em seu país de origem, o México, e nos países latino-americanos. A cerveja SOL representa mais de 20% das vendas da Heineken N.V. no México. A cerveja também é extremamente popular no Reino Unido e em estados americanos com grande influência latina. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 6/10/2017

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