5.8.07

MYSPACE

Ele é um verdadeiro playground virtual. Muita música e cultura pop, diversas comunidades e uma vasta rede virtual de conteúdo, amparada por grandes patrocinadores e investimento de alto porte. A rede de relacionamento virtual MYSPACE é um pólo de cultura popular e uma das maiores comunidades on-line do mundo. Os mais entusiastas dizem que o site substituiu a MTV, sendo possível sintonizar seu próprio canal e navegar para onde quiser.
-
A história
A idéia não é novidade. A rede social existe há muito tempo: expandir o número de pessoas que você conhece através dos amigos de seus amigos e assim por diante. Este mecanismo foi o ponto de partida para o lançamento do site MYSPACE (em português significa Meu Espaço), um verdadeiro fenômeno nos Estados Unidos e outros países da Europa. Fundado em agosto de 2003 por Chris DeWolfe, Tom Anderson e uma equipe de desenvolvedores, começou como uma comunidade de pessoas criativas que ambos conheciam na cidade de Los Angeles. Foi criado inicialmente com o objetivo de atrair pessoas criativas, fossem elas atores, artistas ou músicos. A comunidade local era muito pulsante. Não foi idealizado para atrair os chamados “nerds” de tecnologia. Foi criado para que pessoas comuns se expressassem de forma criativa. A grande visibilidade teve início no mesmo ano, quando o líder do setor, o site de relacionamento Friendster, não conseguiu acompanhar o crescimento do tráfego. Durante os horários de pico, ficava muito lento e os usuários não conseguiam acessá-lo. Muitos desses usuários acabaram migrando para o MYSPACE, que conheceram através da eficiente propaganda boca a boca. Os primeiros usuários foram os próprios amigos e funcionários dos fundadores do MYSPACE, com certa ajuda na mídia por meio da Intermix Media, empresa que possuía uma cota de ações do empreendimento na época.
-
-
Porém o grande sucesso foi atingido quando os fundadores notaram que os músicos e os admiradores de música eram os que mais utilizavam o MYSPACE, e resolveram criar o MySpace Music (portal da música independente na Internet) em 2004. O tráfego do site decolou e os membros ultrapassaram 5 milhões. Essas bandas utilizavam o MYSPACE para estabelecer uma presença on-line gratuita com o objetivo de divulgar seus trabalhos e para comunicar-se com seus fãs. Este novo espaço não apenas permitia às bandas criarem uma presença on-line, mas também que outras pessoas ouvissem suas músicas através de seus perfis e baixassem versões em MP3 de forma gratuita. Isso atraiu ainda mais os músicos, além dos maiores consumidores de música: os adolescentes. Grupos como Arctic Monkeys e a cantora britânica Lily Allen ganharam força divulgando trabalhos no site. Atualmente, a rede tem mais de seis milhões de bandas oferecendo conteúdo. O enorme sucesso atraiu a atenção, em 2005, da gigante News Corporation, comandada pelo magnata da mídia Rupert Murdoch, que comprou a empresa que tinha interesse no controle do MYSPACE, a Intermix Media, por US$ 580 milhões. No ano seguinte lançou páginas próprias em países como Reino Unido, Austrália, Espanha, México, Japão, Itália, Alemanha, China, Suíça, Irlanda, Holanda e Canadá.
-
-
O MYSPACE chegou ao ápice do sucesso quando em 2006 tornou-se o site mais acessado dos Estados Unidos. Essa popularidade se deveu pela versatilidade e pelas boas ferramentas que oferecia aos usuários. Não era necessário convite para se cadastrar e o internauta ganhava um domínio próprio na rede. Ainda este ano, no dia 9 de agosto, o MYSPACE deu boas vindas ao membro de número 100 milhões. Em 2008 ocorreu o lançamento do MYSPACE MUSIC, uma joint venture com a Sony BMG, Warner e Universal para oferecer música a seus usuários e enfrentar o iTunes da Apple. Recentemente o fenômeno Facebook desbancou o MYSPACE como mais popular rede social nos Estados Unidos e a rede social vive um momento de declínio no número de membros e receita.
-
-
As características
O MYSPACE possui algumas características marcantes como os boletins (recados que são postados em um “quadro de boletins” para qualquer amigo do usuário ver. São apagados depois de dez dias. Os boletins podem ser usados para contatos entre todos os amigos da lista sem precisar mandar mensagens individualmente através do MySpaceIM, um mensageiro instantâneo que usa uma conta do MYSPACE como um nome na tela. O usuário entra nele usando o mesmo e-mail associado à sua conta. Ao contrário das outras partes do MYSPACE, é independente do Microsoft Windows. Usuários podem usar o MySpaceIM como notificação instantânea de novas mensagens, solicitações de amigos, e comentários, MySpace TV (serviço semelhante ao site de compartilhamento de vídeos YouTube, criado em 2007), MySpace Mobile (uma grande variedade de meios onde os usuários podem acessar o conteúdo da rede social via telefone celular), MySpace News (serviço que permite ao usuário mandar feeds RSS e receber notícias), MySpace Classifieds (seção de classificados do MYSPACE, criada no mês de agosto de 2006), MySpace Karaoke (lançado em 29 de abril de 2008, é a combinação de MySpace e kSolo, que permite ao usuário carregar gravações de áudio deles mesmos cantando para suas páginas de perfil), MySpace Polls (um serviço que permite aos usuários postarem enquetes em seus perfis e compartilhar com outros usuários), MySpace Sports (esportes), MySpace Books (livros), MySpace Horoscopes (horóscopos), MySpace Jobs (empregos) e MySpace Movies (filmes).
-
-
O modelo de sucesso
O MYSPACE, que é um dos líderes mundiais no segmento de redes sociais, atrai os internautas para outro tipo de rede social, não baseado no “monitoramento” da vida alheia, filão encontrado pelo Orkut e que é um dos maiores responsáveis pelo sucesso do site no Brasil. O mote do MYSPACE é a troca de conteúdo entre os usuários, principalmente musical. Na rede social é possível criar páginas pessoais com blog, e-mail, comunicador instantâneo, músicas em streaming, vídeos, galeria de fotos, eventos no “mundo real”, grupos e fóruns de discussão. Ele é mais acessível e adaptável que qualquer outra rede social. Os usuários podem adicionar músicas, vídeos, gráficos, fontes novas e layouts diferentes a seus perfis. Todos podem acessar os perfis, mesmo que não tenham se registrado. A grande questão é: por que o MYSPACE obteve êxito se tantos outros falharam? Muitas pessoas explicam esse mistério a partir de uma perspectiva filosófica ou comercial, mas existem algumas respostas óbvias. A primeira e, talvez, a principal, é a conexão musical. Artistas de renome como Madonna, The Black Eyed Peas, Audioslave e Billy Corgan utilizam o site para se comunicar com seus fãs e obter “feedback” sobre suas músicas. Com suas raízes no ramo musical, o MYSPACE possui hoje 10 milhões de comunidades de bandas do mundo inteiro, sendo mais de 55 mil delas, do Brasil.
-

-
Os shows secretos
Os shows secretos (Secret Shows) são eventos promovidos pelo MYSPACE em vários países do mundo com shows gratuitos de bandas musicais, cujos detalhes são divulgados com o tempo. O evento funciona assim: cinco dias antes do show, o internauta descobre, no perfil do Secret Show, a cidade em que irá ocorrer e quem será o artista. Dois dias antes ocorre o aviso do local. Para ir ao show, basta levar impresso o perfil, comprovando o Secret Show como um dos amigos da sua rede. E entrar na fila. O Secret Shows estreou no dia 29 de janeiro de 2006 com uma apresentação de Jenny Lewis da banda Rilo Kiley no Hotel Café em Hollywood. Ao redor do mundo o MYSPACE já organizou mais de 200 eventos como esse. As bandas The Killers, Gnarls Barkley, Jet e Lily Allen foram algumas das atrações. O primeiro evento deste tipo no Brasil aconteceu no dia 19 de dezembro de 2007 com a banda NXZero.
-

--
A evolução visual
Em outubro de 2010 o MYSPACE remodelou completamente sua identidade visual. De forma ousada, a palavra “space” foi trocada pelo símbolo de espaço, representado por uma grande área em branco (My[______]). É justamente nessa érea que irão aparecer os “conteúdos criados pelos usuários”, a fim de preencher esse espaço. Quer colocar a foto de um violão? Pode. Da sua banda durante uma apresentação? Pode. Do seu cachorrinho dormindo? Também pode.
-
- -

Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
2003
● Fundador: Chris DeWolfe e Tom Anderson
● Sede mundial:
Beverly Hills, California
● Proprietário da marca: News Corporation
● Capital aberto:
Não (subsidiária)
● CEO: Mike Jones

● Faturamento: US$ 400 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Membros:
100 milhões
● Acessos: 29
º site mais visitado da Internet
● Presença global:
30 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
800
● Segmento:
Internet
● Principais produtos: Rede social de relacionamento
● Slogan: A place for firends.
● Website:
www.myspace.com
-
A marca no Brasil
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a ter uma versão própria do MYSPACE. A versão beta foi lançada em 5 de novembro de 2007. Segundo a empresa, antes que a versão de testes fosse lançada havia cerca de 300 mil brasileiros no MYSPACE. Durante a versão beta, esse número chegou a 1 milhão. Somente em 19 de dezembro, a empresa lançou oficialmente a versão brasileira do MYSPACE (em português).
-
A marca no mundo
O MYSPACE é um fenômeno em potencial: 39º site mais acessado da Internet, mais de 43 visitantes únicos mensais, 100 milhões de membros (66 milhões ativos), mais da metade nos Estados Unidos, aproximadamente 200 milhões de vídeo disponíveis e 19.000 jogos e aplicativos. A maioria dos usuários do MYSPACE tem de 16 a 25 anos e 25% deles são registrados como menores - de 14 a 17 anos. Atualmente está disponível em 16 idiomas diferentes através de 25 versões locais, como a chinesa (introduzida em 2007). O MYSPACE está para os Estados Unidos como o Orkut está para o Brasil.
-
Você sabia?
Como medida de segurança é necessário ter no mínimo 14 anos de idade para se cadastrar no MYSPACE. As únicas coisas que o site censura é ofensas e nudez explícita.
Um dos fundadores da empresa, Tom Anderson, tem em seu perfil do site mais de 190 milhões de amigos.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 2/12/2010

Nenhum comentário: