10.5.07

WATERMAN


Há mais de um século a marca WATERMAN faz de cada caneta um objeto de admiração, se tornando uma referência no universo da escrita. Cada linha de canetas da marca apresenta modelos exclusivos, representando a expressão, o estilo e a personalidade de quem a conduz conquistando assim fiéis consumidores. 

A história 
A tradicional marca WATERMAN é a demonstração de que por vezes a perfeição nasce de um incidente, ou êxito de um infortúnio. Tudo aconteceu em 1883 quando Lewis Edson Waterman, um agente de seguros da cidade de Nova York, perdeu um dos seus melhores contratos, devido a uma caneta de fluidez irregular, que borrou todo o documento. Como a confecção de um novo demorava muito, o cliente preferiu assinar com o concorrente. Jurando que este fato não se repetiria, ele criou aquela que se tornaria a antecessora das canetas modernas. Essa nova caneta não produzia vazamentos e permitia o seu uso com segurança, sem a necessidade de ter que mergulhá-la na tinta, evitando assim os famosos borrões. Ao final deste ano, foram produzidas artesanalmente seis dúzias da inovadora caneta, vendida com cinco anos de garantia contra defeitos. Exatamente no dia 12 de fevereiro ele patenteou sua invenção, a caneta-tinteiro com a utilização de sistema capilar, e fundou a Ideal Pen Company (que quatro mais tarde mudaria seu nome para L.E. WATERMAN COMPANY). O grande truque técnico desta caneta foi abrir finos canais na peça de ligação entre o bico da pena e o depósito de tinta, por onde passava somente a tinta necessária para escrever. Em contrapartida, através dos canais capilares, o ar subia até o reservatório de tinta (enchido por um conta-gotas), impedindo a formação de vácuo.


Quando foi oficialmente lançada no mercado em 1885 sua aceitação foi imediata, conquistando principalmente os escritores da época como Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes. Ao longo dos três próximos anos seriam produzidas aproximadamente 200 canetas. Em 1888, a caneta WATERMAN foi premiada com a medalha de bronze na Exposition Universelle em Paris por seu design inovador. Nos anos seguintes a marca WATERMAN introduziu uma série de inovações que mudariam a forma de escrever, como por exemplo, as primeiras penas feitas em ouro 14 quilates (1889). Já em 1899, a marca desenvolveu o sistema de recarga “Spoon Feed”, que era capaz de evitar o excesso de tinta e os borrões. Com a morte do fundador da empresa no dia 1 de maio de 1901, seu sobrinho Frank D. Waterman assumiu o comando dos negócios e expandiu agressivamente a marca WATERMAN pelo mundo, especialmente para o continente europeu. Nesta época, a empresa continuou experimentando e criando designs inovadores, transformando as canetas da marca em objetos de arte cobiçados.


Nos anos seguintes a empresa continuou lançando no mercado grandes inovações como por exemplo, as canetas com acabamentos em ouro e prata (1904); a Laurence G, primeira caneta de tampa com clip (1904); a primeira caneta tinteiro retrátil e a prova de vazamento (1904); o sistema de enchimento por bomba (1913); a invenção do sistema de tintas em cartuchos (1927); e o aperfeiçoamento do sistema de canetas esferográficas (1935). Neste período, os produtos com a marca WATERMAN eram sinônimos de qualidade e durabilidade. Em 1939 a marca lançou a única caneta com 100 anos de garantia. Depois da Segunda Guerra Mundial, a subsidiária francesa da empresa, fundada em 1926, acabou absorvendo as operações americana e britânica, e a WATERMAN se tornou uma empresa francesa. Com isso, a partir de 1954 as canetas da WATERMAN passam a ser produzidas na França. Em 1958 a também francesa BIC ingressou no mercado americano comprando a WATERMAN PEN COMPANY. Em 1963, a marca lançou no mercado um refil para esferográfica chamada Máxima. Pouco depois, em 1967, a produção foi transferida para Saint-Herblain, perto da cidade de Nantes. A década seguinte foi marcada pelo lançamento da linha Gentleman, em 1974.


Em 1987, a The Gillette Company adquiriu o controle da WATERMAN. No ano seguinte, foi introduzida no mercado a linha Le Man, em comemoração ao centenário da empresa. Em 1991, ocorreu oficialmente o lançamento da marca no mercado brasileiro. Um dos maiores sucessos da marca é a linha Edson, desenvolvida em homenagem ao seu fundador e lançada no mercado em 1992, que tem como principal estrela a caneta Edson Diamond Black, com corpo em resina translúcida negra, tampa em bronze recoberto por níquel e plaquê de platina acetinada. Seus adornos são todos em prata. Logo após o início do novo milênio, em 2001, a empresa Newell Rubbermaid, através de sua divisão de escrita (Sanford) adquiriu a marca WATERMAN.


Para comemorar seus 125 anos, a prestigiada marca lançou a edição limitada Edson 125 Ans, com apenas 1.883 exemplares produzidos, composta por uma caneta extremamente refinada e irresistivelmente elegante, criada para homenagear o fundador da empresa. Desenvolvida com design único e materiais preciosos, como a laca e o paládio, a linha trazia pena em ouro 18 quilates, com opção para espessuras fina, média e grossa, número de série de 0001-1883 gravado ao lado do clip niquelado a ródio e ainda exclusivo sistema de fluxo de tinta que permanece controlado mesmo em altas altitudes. Outra coleção lançada recentemente é a Blue Obsession, canetas que são verdadeiras obras de arte. A cor azul tem sido um símbolo da marca WATERMAN desde 1940, quando o primeiro reservatório de tinta azul foi produzido. Inspirado por este patrimônio, cada caneta desta linha é cuidadosamente detalhada e envolta em flagrante azul. Um trabalho para quem ama a arte da escrita.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. O símbolo do tradicional W estilizado acabou sendo incorporado à escrita do nome da marca.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1883 
● Fundador: Lewis Edson Waterman 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Newell Brands, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Michael Polk 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 300 
● Segmento: Instrumentos de escrita 
● Principais produtos: Canetas, lapiseiras e acessórios 
● Concorrentes diretos: Parker, Sheaffer, Pelikan, Cross, Faber-Castell, Omas, Aurora, Lamy e Caran D’Ache 
● Ícones: O design das canetas 
● Website: www.waterman.com 

A marca no mundo 
Os tradicionais produtos da marca WATERMAN, que incluem canetas, lapiseiras e tintas, são comercializados em mais de 100 países ao redor do mundo. Todo processo de produção de uma caneta WATERMAN envolve vários estágios, desde a criação até o processo de embalagem, em um período total que pode alcançar até 2 anos. Em sua moderna fábrica na França combina-se técnica computadorizada à tradicional manufatura para dar vida aos instrumentos de escrita que levam a marca WATERMAN, tudo com um rigoroso controle de qualidade durante todo o processo produtivo.  
Você sabia? 
Foi com uma caneta WATERMAN de ouro maciço que os líderes mundiais assinaram o Tratado de Versailles na Conferência de Paz de Paris, em 1919, oficializando assim o final da Primeira Guerra Mundial e criando a Liga das Nações. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 3/5/2016

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