3.5.07

SHEAFFER


Há mais de um século a marca SHEAFFER busca fornecer uma experiência única no momento da escrita. Por isso a marca americana, uma das líderes globais de instrumentos de escrita de luxo, se tornou um presente perfeito para qualquer ocasião ou data especial em que o bom gosto e a sofisticação seja fundamental. Por isso, suas canetas são usadas no mundo inteiro por uma grande diversidade de leais consumidores que apreciam elegância e classe. 

A história
Tudo começou na cidade de Fort Madison, estado americano do Iowa, com o ourives Walter A. Sheaffer, que em 1907 revolucionou o segmento dos instrumentos de escrita ao inventar um engenhoso sistema de recarga (abastecimento) por alavanca para canetas tinteiro. As canetas da época eram difíceis de recarregar, quase sempre necessitando de um conta-gotas além de mão firme. Ainda assim faziam muita sujeira e borravam as mesas. Ele, bastante insatisfeito com estas inconveniências, começou a pesquisar um método de recarga que fosse fácil e não fizesse sujeira. O resultado foi a primeira caneta tinteiro com um sistema bastante prático de carregamento que utilizava uma finíssima alavanca de metal que preenchia o reservatório diretamente do vidro de tinta. Walter obteve sua patente nos Estados Unidos em agosto de 1908. A aceitação local foi tanta que ele decidiu então juntar todas as suas economias, aproximadamente US$ 35 mil, para fundar a empresa W.A. Sheaffer Pen Company exatamente no dia 16 de maio de 1913, que inicialmente contava apenas com sete empregados e funcionava em uma pequena sala nos fundos de sua joalheria em Fort Madison.


A empresa prosperou, já em 1917 produzia 100 mil canetas, e nos anos seguintes desenvolveu vários avanços e melhorias, satisfazendo o desejo de oferecer instrumentos de escrita inovadores: a tinta SKRIP® em 1922 (ainda em uso), que apresentava um fluxo contínuo e de fácil manuseio; as canetas com acabamento em jade verde batizadas pela empresa de RADITE (1924); a caneta BALANCE LIFETIME (1929), que possuía formato anatômico e tornava a escrita mais fácil e confortável; a FEATHERTOUCH® com duas pontas de 1931; e o frasco de tinta TOP-WELL® em 1933. Além disso, a introdução das canetas coloridas provou ser popular, e, em 1935, a SHEAFFER já havia conquistado aproximadamente 25% do mercado de canetas nos Estados Unidos. No final desta década, em 1938, ocorreu o lançamento da Crest, primeira caneta tinteiro com corpo feito de plástico. Pouco depois, em 1940, a SHEAFFER começou a utilizar acrílico como material para confeccionar suas canetas. Em 1942 lançou a caneta TRIUMPH®, que incorporou um novo tipo de pena externa.


Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa reiniciou os lançamentos inovadores como por exemplo, em 1946 com a introdução de sua a primeira caneta esferográfica e, em 1949, com o mecanismo de recarga Touchdown, tornando o abastecimento das canetas tinteiros ainda mais fácil. Na década de 1950 a SHEAFFER, que conquistou o mercado mundial seguindo meticulosos padrões de detalhes e acabamentos elegantes, lançou, em 1958, LADY SHEAFFER, uma caneta produzida com acabamentos femininos e que acompanhavam as tendências da moda, muito popular entre as mulheres. No ano seguinte, mais duas grandes novidades: o famoso Bico de Pena embutido (a extraordinária unidade de escrita da SHEAFFER ainda utilizada e respeitada pelos especialistas em caligrafia atualmente) e a PFM, conhecida também como “Pen For Men”, e que têm servido de inspiração aos colecionadores da marca até os dias de hoje. Na década de 1960, ao celebrar o seu 50º aniversário, a marca SHEAFFER era distribuída, reconhecida e altamente respeitada ao redor do mundo.


Nas décadas seguintes a empresa se sobressaiu desenvolvendo produtos inovadores que acompanharam o crescimento e a mudança nas preferências e gostos dos consumidores. A marca construiu sua reputação criando designs clássicos e atemporais, com finos acabamentos, edições especiais muito procuradas e tintas e unidades de escrita da mais alta qualidade. Hoje em dia, esta preocupação continua evidente: o ouro de 14 e 18 quilates das penas de suas canetas tinteiros são fundidos, lingotados e laminados por um único e experiente artesão. A empresa controla todo o processo para garantir o segredo de sua combinação única de ligas que regula a cor do ouro. A tradicional marca de canetas americana foi adquirida pela empresa francesa BIC no dia 31 de julho de 1997, e a partir deste momento, ganhou distribuição global, ampliando seus mercados e sua completa linha de produtos.


Em 2010, a empresa introduziu a SHEAFFER INTENSITY, uma linha de esferográficas que transmite elegância e simplicidade, além de possuir um mecanismo de ação suave que proporciona uma experiência de escrita agradável e confortável. Outra novidade foi a SHEAFFER TARANIS, uma caneta inspirada no deus do trovão da mitologia celta assinada pelo badalado arquiteto americano Charles Debbas, que une o calor da resina com a durabilidade do metal no local da pega, e extremidades quadradas, e custa em torno de R$ 1.400 (na versão tinteiro). O público principal da marca é empresários, executivos, médicos e advogados que exigem mais do que a simplicidade de uma caneta normal. Pudera. Não é qualquer um que pode pagar até R$ 50 mil por uma caneta cravejada de diamante. Apesar deste público fiel, mais recentemente a SHEAFFER iniciou uma estratégia para rejuvenescer sua marca e também atrair consumidores mais jovens e descolados. O resultado foi uma parceria com a Ferrari para o lançamento de canetas com a marca italiana. Em 2014 um lançamento revolucionário: SHEAFFER STYLUS, instrumento de escrita 2 em 1, que une caneta esferográfica e ponta touch screen, sendo uma resposta para atender às necessidades do novo ambiente de negócios, onde os profissionais alternam entre o papel e eletrônicos com tecnologia touch screen, mas sem perder a classe da marca.


Atualmente, investindo em treinamento intensivo aliado ao muitos anos de experiência, a SHEAFFER conseguiu aperfeiçoar ainda mais as habilidades de seus artesões, que ainda produzem uma gama de canetas inovadoras para atender aos mais diversos gostos e preferências. E sua rica história confirma o sucesso de suas canetas, utilizadas por personalidades do passado, como Richard Nixon, Walt Disney e o Papa João Paulo II, e do presente, como Angela Merkel e David Cameron. Mesmo depois de mais de um século, a empresa americana continua escrevendo a própria história, ao oferecer instrumentos de escrita que satisfazem todos os gostos e são adequados para todas as ocasiões.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Inicialmente escrito com apóstrofe e S no final, o nome da marca ganhou ao longo dos anos novas tipografias de letras. Além disso, foi adicionado no logotipo um símbolo redondo com contornos vermelho e preto, que representa em seu interior o famoso “White Dot” (“Ponto Branco”), utilizado em suas canetas desde 1924 e que se tornou reconhecido mundialmente como símbolo de excelência na escrita. O nome da marca também passou a ser escrito em letras maiúsculas.


Os slogans 
The Gift that Matters. (2011) 
Style for life. 
The Signature Pen. 
America’s Signature Pen. 
When you think of writing, think Sheaffer’s. (1957) 
For Uncle Sam’s Fighting Boys. (1916) 
Pens that will not leak. (1915) 
Sheaffer’s pen puts brains in your hand. (1914)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 16 de maio de 1913 
● Fundador: Walter A. Sheaffer 
● Sede mundial: Shelton, Connecticut 
● Proprietário da marca: Sheaffer Pen Corporation 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Société Bic S.A.
● Chairman: Bruno Bich 
● Diretor geral: Tim Williams 
● Faturamento: €25 milhões (2013) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 270 
● Segmento: Papelaria 
● Principais produtos: Canetas e tintas 
● Concorrentes diretos: Parker, Waterman, Lamy, Omas, Aurora e Faber-Castell 
● Ícones: O ponto branco em suas canetas 
● Slogan: The Gift that Matters. 
● Website: www.sheaffer.com 

A marca no mundo 
Presente em mais de 100 países ao redor do mundo, a SHEAFFER comercializa suas linhas de produtos, que incluem entre outros itens canetas tinteiros e esferográficas, através de joalherias, sofisticadas lojas de presentes, tabacarias e grandes papelarias. Em 2013 a empresa faturou €25 milhões mundialmente, cifra modesta, mas significativa para quem produz apenas canetas. Segundo a SHEAFFER, os mexicanos são os que mais compram suas canetas no mundo. 

Você sabia? 
A Carta das Nações Unidas foi assinada com uma caneta SHEAFFER no dia 26 de junho de 1945. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 26/8/2014

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