9.5.07

QUIKSILVER

A QUIKSILVER desenha, produz e distribui roupas, acessórios e produtos para pessoas jovens de espírito, e representa um estilo de vida casual, influenciado por uma cultura do surfe. Atletas como o surfista Kelly Slater e Tony Hawk, um dos maiores nomes do Skate, endossam seus produtos, atestando, não somente a qualidade, mas um espírito de aventura, que transformaram a marca em uma marca ícone no segmento de boardsports, reconhecida no mundo por apoiar e patrocinar alguns dos principais eventos e atletas de esportes com prancha.

A história
A história começou quando o surfista australiano Alan Green decidiu ganhar a vida criando “boardshorts” (bermudas de surfe), e assim, tentar viver do esporte que era sua grande paixão. Com a entrada de John Law na sociedade ambos começaram a desenvolver um novo conceito de bermudas especiais para a prática do surfe e fundaram a QUIKSILVER no ano de 1969 em Torquay (estado de Victoria) no sul da Austrália. As bermudas da época tinham corte quadrado, material duro, secagem lenta, com fecho complicado e muito desconfortável pra remar na prancha. Foi então que a dupla criou algo totalmente novo: as primeiras bermudas com velcro no lugar de zíper, cós mais baixo na frente que nas costas, o que fazia que ele abraçasse o corpo do atleta sem restrição de movimentos, aberturas em “v” nas laterais e cores vibrantes. A responsabilidade de escolher o nome da nova marca coube a Bárbara, namorada de Green. Pelos discos mais tocados na vitrola do casal ser de uma psicodélica banda de São Francisco chamada Quicksilver Messenger Service, a procura estava encerrada. Apenas uma modificação: a retirada da letra “c” do nome da banda, pois eles não tinham dinheiro pra fazer uma busca de marcas e patentes. A pequena produção, totalmente artesanal, era vendida em pequenas lojas especializadas em surfe já em 1970.


As primeiras exportações aconteceram em 1974 para lojas no Havaí, um reduto preferido dos surfistas na época. Confortáveis e descontraídas, as peças conquistaram o público jovem. Poucos anos mais tarde conseguiram unir o design à funcionalidade, fazendo “boardshorts” para os melhores surfistas do mundo. Os primeiros surfistas patrocinados pela marca foram Rabbit Bartholomew, que viria a se tornar campeão mundial, e Bruce Raymond. Quando em 1976, o americano Jeff Hakman, um dos primeiros surfistas patrocinados pela QUIKSILVER, obteve a licença para produção e distribuição da marca nos Estados Unidos, a empresa ganhou enorme impulso e ainda mais popularidade. Junto com seu amigo Bob McKnight, eles resolveram vender as peças no porta-malas de sua caminhonete, enquanto viajavam de praia em praia na costa da ensolarada Califórnia. Em 1985 iniciaram a distribuição dos produtos em lojas de departamento tradicionais como Macy’s, Marshall Fields, Dayton Hudson e Dillard’s, e rapidamente os produtos da QUIKSILVER se tornaram extremamente populares entre os jovens americanos. A primeira loja da marca foi aberta na praia de Newport, estado da Califórnia.


Em 1990, a empresa resolveu investir no público feminino com o lançamento da marca ROXY, que, em 1994, lançou as primeiras bermudas desenvolvidas especialmente para as mulheres praticarem surfe. Em 1992 a marca inaugurou sua loja na badalada Waikiki no Havaí. O sucesso não parou por aí. Anos mais tarde a marca conseguiu penetrar no grande mercado mundial e se tornou uma das maiores e mais bem sucedidas empresas do setor no mundo, principalmente depois do ano de 2000, quando os licenciados americanos compraram os direitos da marca QUIKSILVER na região asiática e pouco depois unificaram as operações. Em 2002, através de uma parceria com o atleta profissional de skate Tony Hawk, introduziu uma linha especialmente para os amantes desse esporte.


Em 2004, pela primeira vez em sua história, o faturamento rompeu a barreira de US$ 1 bilhão, muito em virtude da diversificação de suas linhas de produtos, que englobam, além do surfe, o esqui (a linha foi introduzida em 1988) e outros esportes radicais. Além disso, nesse mesmo ano a empresa comprou a DC SHOES, fabricante americana especializada em calçados para esportes radicais, bem como bonés, camisas jeans e jaquetas, ampliando assim sua atuação no segmento. No ano seguinte a empresa adquiriu a tradicional produtora de equipamentos de esqui Rossignol, mas a venderia três anos depois. Nos últimos anos sua linha de produto foi ampliada contando também com relógios, óculos, produtos pessoais e vestuário casual, fazendo com que a QUIKSILVER se transformasse em um estilo de vida. A última inovação da marca foi o lançamento no mercado da QUIKSILVER WOMEN, uma linha de roupas e acessórios voltados para mulheres de 18 a 24 anos.


Os patrocínios
A QUIKSILVER é famosa por patrocinar os melhores atletas do surfe, skate e esportes de neve. Os primeiros patrocínios a atletas começaram em 1978, e ganharam impulso a partir de 1988, quando o bi-campeão mundial Tom Carroll assinou um contrato de US$ 1 milhão com a QUIKSILVER. Seu maior destaque seria Kelly Slater, nove vezes campeão do mundo e que assinou seu primeiro contrato com a marca em 1990, além do famoso atleta do skate Tony Hawk. Atualmente a QUIKSILVER patrocina aproximadamente 500 atletas amadores e profissionais de surfe, esqui, skate e snowboard. A empresa também patrocina dois importantes torneios de surfe: o QUIKSILVER PRO para o público masculino, com a primeira edição realizada na Indonésia em 1995; e o ROXY PRO para o público feminino.


A evolução visual
O primeiro logotipo da marca era um cisne, ou um “pato” como o fundador costumava chamá-lo. Mas o logotipo que faria a marca reconhecida no mundo inteiro foi criado somente no ano de 1981 pelo designer californiano Ray Smith. Conhecido como Mountain and Wave, o logotipo é representado por uma enorme onda com uma montanha em um fundo vermelho. Esses símbolos representam o estado americano da Califórnia, apesar da marca ser de origem australiana. Porém, muitos acreditam que o logotipo tenha sido influenciado pela The Great Wave of Kanagawa (A Grande Onda de Kanagawa). Ao longo dos anos o logotipo foi sendo modificado, ganhando uma versão mais moderna em 2007; e sua última recentemente, quando a tipologia da letra foi modificada.


Dados corporativos
● Origem:
Austrália
● Fundação: 1969
● Fundador:
Alan Green e John Law
● Sede mundial: Huntington Beach, Califórnia
● Proprietário da marca: Quiksilver, Inc.
● Capital aberto: Sim (1986)
● Chairman & CEO:
Robert B. McKnight Jr.
● Faturamento: US$ 1.83 bilhões (2010)
● Lucro: - US$ 9.7 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 532.6 milhões (dezembro/2011)
● Lojas:
764
● Presença global:
+ 90 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
6.200
● Segmento:
Equipamentos esportivos
● Principais produtos:
Roupas e acessórios para prática esportiva
● Principais concorrentes: Billabong, Rip Curl, Rusty e Hurley
● Slogan:
Original Thinking.
● Website: www.quiksilver.com

A marca no mundo
Hoje em dia a QUIKSILVER, que produz equipamentos, acessórios e roupas esportivas para atividades como surfe, skate, esqui alpino e snowboard, além de uma linha de óculos e relógios, vende seus produtos em mais de 90 países através de 764 lojas próprias (em sua maioria concentradas na Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos), lojas especializadas e lojas de departamento, alcançando faturamento global de quase US$ 1.85 bilhões em 2010.

Você sabia?
Desde 1985 a marca realiza anualmente o Quiksilver In Memory of Eddie Aikau, em Waimea Bay no Havaí. Este campeonato de ondas gigantes é uma homenagem a Eddie Aikau, primeiro salva-vidas oficial da baía de Waimea e surfista de onda gigante mais famoso do Havaí. Eddie perdeu sua vida tragicamente em 1978, aos 31 anos, durante a recreação da Viagem Polinésia, entre o Havaí e o Taiti.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 5/12/2011

9 comentários:

Anônimo disse...

Não tem como fala de Quiksilver sem falar de Kelly Slater. O octacampeão mundial de surf é praticamente sinônimo da marca que o patrocina desde garoto

Anônimo disse...

e' apenas p dizer q gosto mt da marca..


tem modelos mt fixes..


roupa e n so mt bonita mm..


mas axo q deviam ser mais baratos... as cenas sao bue caras :/

billa bong disse...

quiksilver para min e muitos outros éa melhor marca de roupa para esportes radicais como eu pratico.

billa bong disse...

quiksilver é show de responsa

billabong disse...

mas a billabong é mejor

Anônimo disse...

nem billabong , nem rusty , nem marca nenhuma bota frente com a QuiKsiverl ! é show de bola parceiro !!

Anônimo disse...

o blog clickback.blogs.sapo.pt anda vos a copiar posts nao sois a unica vitima visto k todos os posts dele e tudo copiado!

Anônimo disse...

Eu gosto muito da quiksilver,
mas oakley e mcd estao pau a pau

Anônimo disse...

Como reconhecer um produto falsificado ?