7.5.07

CURVES

Você tem como utilizar 30 minutos por dia, 3 vezes por semana, para melhorar sua qualidade de vida? Gostaria de se exercitar em um ambiente especialmente criado para mulheres? Sempre desejou um programa de condicionamento físico que você pudesse fazer e ainda fosse divertido? Se a resposta for sim a CURVES espera por você. Na rede de academia americana, uma espécie de “Clube da Luluzinha”, a mulher realiza um treinamento aeróbico juntamente com um de força muscular, numa única série de apenas 30 minutos. O sistema foi desenvolvido sobre equipamentos de resistência hidráulica simples de usar, elaborados especificamente para mulheres, de forma que não há necessidade de se trocar pinos ou peso. Nada precisa ser configurado.

A história
Sua história começou em 1976 quando o fundador da CURVES FOR WOMEN, Gary Heavin, abandonou seus estudos na área médica devido a sua difícil situação financeira. Foi nesse momento que ele adquiriu uma academia falida na cidade de Houston, estado do Texas, e começou a oferecer serviços em atividades físicas que preveniam problemas de saúde. Porém, por volta de seus 30 anos de idade, ele perdeu tudo que tinha construído: uma rede de academias com 17 unidades. Foi então, que ele decidiu reconstruir seu negócio colocando em prática todas as lições de sucesso e fracasso que aprendeu ao longo de sua vida profissional. Em 1992, Gary e sua esposa, Diane, abriram o primeiro dos novos clubes em Harlingen, estado do Texas, com o nome de CURVES FOR WOMEN.


Esse novo conceito de 30 minutos de exercícios com treinamento de força muscular, atividade cardiovascular, guia-orientado para perda de peso e um ambiente agradável e estimulante, específico para mulheres, se tornou imediatamente um grande sucesso. Trabalhando exclusivamente com o universo feminino a CURVES foi o primeiro centro de cultura física e perda de peso dedicado a oferecer recursos acessíveis e eficazes em atividade física e informação nutricional especificamente para mulheres, criando um ambiente acolhedor, de modo que elas fiquem totalmente à vontade na academia, sem homens, sem espelhos e conversando umas com as outras. Com isso Gary esperava conquistar um nicho inexplorado entre as grandes academias: o de mulheres gordinhas, infelizes com o corpo e que não tinham o hábito de fazer exercícios físicos.


O sucesso inicial fez com que o casal iniciasse o desenvolvimento de um plano para franquear o conceito da CURVES. Em outubro de 1995, o primeiro clube franqueado foi inaugurado na cidade de Paris, que apesar do nome está localizada no estado do Texas. Em apenas um ano e meio a empresa já contava com mais de 250 unidades em funcionamento. Somente no ano de 1999 foi inaugurada primeira academia internacional no Canadá. Foram mais de 5.000 academias abertas até 2002. No ano seguinte a rede experimentou um grande crescimento internacional com unidades inauguradas no Brasil, Chile, República Dominicana, Guatemala, Irlanda, Itália, Nova Zelândia, Irlanda do Norte, Peru, Porto Rico, Escócia e Ilhas Virgens.


No dia 10 de outubro de 2006 a CURVES comemorou a inauguração de sua academia de número 10.000. Atualmente a rede de academia é um dos maiores operadores de sistema de franquia do mundo. Nos anos seguintes a marca foi estendida para outras categorias de produtos, como por exemplo, vitaminas e suplementos, barras de cereais e até pipoca para microondas com baixo teor de gordura e calorias. Hoje em dia, uma das vantagens obtidas pelas sócias da academia é a Ferramenta Nutricional Mais Curves, um portal de internet que disponibiliza à aluna um sistema de acompanhamento nutricional, com dicas de cardápios e as devidas substituições alimentares, um diário de calorias, dicas de como comer fora, além de uma área para administração pessoal.


A linha do tempo
2000
Inauguração da primeira CURVES FOR WOMEN na Espanha.
2001
Inauguração da primeira CURVES FOR WOMEN no México.
2002
Inauguração da primeira CURVES FOR WOMEN na Inglaterra e em Portugal.
2003
Inauguração da primeira CURVES FOR WOMEN no Brasil, Chile, República Dominicana, Guatemala, Irlanda, Itália, Nova Zelândia, Peru, Porto Rico e Ilhas Virgens.
2004
Inauguração da primeira CURVES FOR WOMEN na Argentina, Austrália, Bahamas, Bermuda, Ilhas Caimans, Colômbia, Costa Rica, Chipre, Equador, El Salvador, França, Guam, Honduras, Holanda e Panamá.
2005
Inauguração da primeira CURVES FOR WOMEN na, Bolívia, Barbados, Alemanha, Grécia, Islândia, Japão, Nicarágua, África do Sul e Venezuela.
2006
Inauguração da primeira CURVES FOR WOMEN na Dinamarca, Hong Kong, Suécia, Noruega, Jamaica, Namíbia, Coréia do Sul, Egito, Hungria e Israel.
Inauguração da primeira academia em um hospital, localizada na cidade de Houston, dentro do Houston Northwest Medical Center.
2007
Inauguração da primeira CURVES FOR WOMEN no Kuwait, Líbano, Marrocos, St. Lucia e Turquia.
Lançamento de uma linha de cereais com a marca CURVES, desenvolvida em parceria com a General Mills, e atualmente disponível em mais de 20.000 lojas de varejo nos Estados Unidos.
Lançamento do
www.curvescomplete.com, um sistema de assinatura on-line para perder peso baseado no famoso livro “Permanent Results Without Permanent Dieting”, escrito por Gary Heavin, fundador da empresa. O serviço aos assinantes é composto por dicas de dietas, programa motivacional com profissionais especializadas, programa de exercícios físicos e dúvidas nutricionais.
2008
Inauguração de academias no Bahrain, Bélgica, Botsuana, Jordânia, Malta, Qatar, Arábia Saudita, Eslováquia e Ucrânia.
2009
Inauguração de suas primeiras unidades na Bulgária e Senegal.


Só na Curves
Na CURVES a cliente realiza um treinamento aeróbico juntamente com um de força muscular, numa única série de apenas 30 minutos. O sistema foi desenvolvido sobre equipamentos de resistência hidráulica simples de usar, elaborados especificamente para mulheres, de forma que não há necessidade de se trocar pinos ou peso. Nada precisa ser configurado. Muitas das sócias dizem que seu tempo na CURVES são os 30 minutos mais rápidos da semana. A total alegria, risadas, conversas e a atenção especial que ela encontra em uma típica academia da rede é diferente de qualquer outro centro de condicionamento físico que ela já possa ter visitado.


A CURVES não é apenas a franquia em condicionamento físico que mais cresce no mundo, é a que mais cresce na história, entre todas as outras modalidades existentes. E, esse resultado foi alcançado quase que exclusivamente baseando-se em boas referências e no típico boca a boca das associadas. Hoje, a rede conta com mais de quatro milhões de sócias. Mulheres de todo o mundo estão descobrindo que a CURVES é única: 30 minutos de exercícios, um centro de perda de peso, além de oferecer todo apoio que precisam para alcançarem seus objetivos. O Ciclo de Treinamento Curves é uma série de atividade física completa que inclui todos os cinco elementos necessários para um perfeito resultado: aquecimento, exercício aeróbico, fortalecimento muscular, resfriamento e alongamento. Além disso:
● Os equipamentos utilizam resistência hidráulica.
● Não há pinos ou anilhas de peso para manusear ou mudar.
● O nível de resistência se adapta a cada usuária, permitindo a execução do Ciclo de Treinamento de forma cômoda e segura.
● A cliente empurra e depois puxa – melhor do que levantar e abaixar pesos. Dessa forma reduz-se a possibilidade de dores e lesões.
● A atividade física sem impactos, além de segura, ajuda a manter uma boa densidade óssea e combate a osteoporose.
● Fortalecer os músculos ajuda no equilíbrio das articulações, que é parte fundamental do tratamento da artrite.
● A CURVES oferece um treinamento de força muscular que as mulheres podem fazer.
● Mulheres de qualquer idade podem exercitar-se em seus aparelhos. Eles são ajustáveis a qualquer nível de preparo físico. A rede possui associadas com menos de 12 anos e até com mais de 105 anos de idade.


Os slogans
Your curves will amaze you.
The Power to amaze yourself.
Amaze yourself.
Fortalecendo mulheres.
(Brasil)


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação:
1992
● Fundador:
Gary e Diane Heavin
● Sede mundial: Waco, Texas
● Proprietário da marca:
Curves International, Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO:
Gary Heavin
● Presidente:
Michael (Mike) Raymond
● Faturamento: US$ 3.6 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Academias:
10.269
● Associados:
+ 4 milhões
● Presença global: 75 países
● Presença no Brasil: Sim (230 academias)
● Funcionários: 250 (sem contar os franqueados)
● Segmento: Ginástica e saúde
● Principais produtos:
Academias de ginástica para mulheres
● Principais concorrentes:
Contour Express e Workout Express
● Ícones:
O sistema de ginástica de apenas 30 minutos diários
● Slogan:
Your curves will amaze you.
● Website: www.curves.com

A marca no mundo
A empresa é a maior franquia de fitness do mundo. Suas mais de 10.250 unidades (no Brasil já passam de 230 com mais de 84 mil alunas) operam em 75 países do mundo (incluindo os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra, África do Sul, Irlanda, Nova Zelândia, Escócia, Japão, Espanha, México e França) e ainda continuam em expansão. Atualmente mais de 4 milhões de mulheres (3 milhões somente nos Estados Unidos) freqüentam a CURVES que tem faturamento anual superior a US$ 3.6 bilhão. A força da marca é tamanha, que somente nos Estados Unidos existe uma unidade da CURVES para cada 2.5 lojas do McDonald’s.

Você sabia?
A CURVES vem sendo constantemente eleita anualmente pela revista Entrepreneur como um dos melhores empreendimentos em franquias e já entrou para o Livro dos Recordes como “A maior franquia de fitness do mundo”. O fato desse enorme crescimento estar ligado, quase que exclusivamente ao boca a boca positivo realizado pelas sócias dos clubes, representa uma verdadeira recompensa para o que esse programa oferece.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 14/11/2011

Nenhum comentário: