30.4.07

TRIUMPH MOTORCYCLES


Não é qualquer fabricante de motocicletas que pode ostentar, apesar de sete anos de interrupção, mais de um século de história rodando nas ruas e estradas no mundo todo, e cujas máquinas foram pilotadas por celebridades como Elvis Presley e Marlon Brando. Produzindo motocicletas sofisticadas que aliam o elegante design à tecnologia de ponta, a britânica TRIUMPH possuí uma linha de produtos bastante diversificada que atende a todos os fãs que curtem motos possantes, exigem status, performance, conforto e elegância.

A história
A história da tradicional TRIUMPH começou na cidade de Londres em 1884 com o alemão Siegfried Bettmann, recém-chegado ao país. O empresário, que até então comercializava máquinas de costura, ficou impressionado com o aumento da frota de bicicletas naquele país e resolveu ingressar nesse novo negócio. Inicialmente as bicicletas eram comercializadas com o nome de Bettmann. Em 1886, ele se juntou ao engenheiro Mauritz Johann Schulte para fundar a TRIUMPH CYCLE COMPANY, e passou a produzir suas próprias bicicletas. O empresário alemão deu o nome de TRIUMPH às bicicletas que vendia, por ser de fácil assimilação em toda a Europa. Somente em 1889 a empresa se mudou para a cidade de na cidade de Coventry. Em 1902, com a evolução da tecnologia, começou a produção de motocicletas. Esses modelos eram primitivos para os padrões de hoje: o veículo de duas rodas nada mais era do que uma bicicleta com estrutura reforçada, equipada com um motor de combustão interna do fabricante belga Minerva, com 2,25 hp de potência, instalado na parte dianteira do quadro. A TRIUMPH considera esse ano sua fundação. Somente três anos depois a TRIUMPH iniciou a fabricação de seus próprios motores. Em 1907 a marca já produzia mil unidades por ano.


A marca ganhou popularidade rapidamente por um motivo: em pleno Fordismo, enquanto os engenheiros de outros fabricantes se preocupavam com a produção em larga escala, Mauritz Schulte, que era responsável pela engenharia da empresa, procurava aprimorar e desenvolver novos mecanismos para as motocicletas. Essa política, em poucos anos, possibilitou o lançamento de outros modelos de excelente qualidade e tecnologias modernas para a época, como por exemplo, a partida a pedal. Durante a Primeira Guerra Mundial, o governo inglês designou à TRIUMPH a missão de equipar o exército britânico e as forças aliadas. De 1914 a 1918 são produzidas 30.000 motocicletas do modelo H, que transportaram soldados nos campos batalha. Acabado o conflito, veio a grande depressão econômica, e os anos de 1920 não foram nada fáceis para a montadora. Por esse motivo, começou a produzir motocicletas “populares”, como a Modelo P, que tinha 494 cilindradas e custava apenas £42. Com preço popular as vendas cresceram e foram comercializadas 20 mil unidades desse modelo. Em 1929 a subsidiária alemão é vendida e em 1930 Siegfried Bettmann é pressionado a deixar o comando da empresa. Também neste ano é produzido o pequeno modelo X, de dois tempos. Nesse período de sua história, a TRIUMPH passou a fabricar até mesmo automóveis, o que dividiu a empresa em Triumph Motor Co. (automóveis) e Triumph Cycle Co. (motocicletas).


Em 1937, sob o comando de Jack Sangster, a divisão de motocicletas lançou um modelo que se tornaria um verdadeiro ícone anos depois: a Speed Twin, conhecida também como Tiger 100. Esta motocicleta atingia 160 km/h, fato que a Honda, por exemplo, só iria conseguir atingir em 1969, com a CB 750. Durante a Segunda Guerra Mundial, mais uma vez, o governo britânico requisitou praticamente todas as motocicletas produzidas pela marca e, apesar da fábrica de Coventry, ter sido destruída nos bombardeios nazistas de 1941, a produção manteve-se durante a guerra, primeiro em instalações temporárias em Warwick, e posteriormente em uma nova fábrica em Meriden, cidade localizada no centro da Inglaterra. Até 1945 foram produzidas e fornecidas ao exército mais de 50.000 motocicletas. A durabilidade dos modelos nos campos de batalha era indiscutível. Os anos de 1940 também marcaram a entrada da TRIUMPH nos Estados Unidos, algo que ocorreu após os norte-americanos terem se impressionado com o desempenho da Speed Twin (T100). Embora bem recebidas por europeus e americanos, as motocicletas da marca só ganharam fama em 1953, quando o modelo Thunderbird (lançado em 1950), de dois cilindros, foi pilotado por Marlon Brando no filme O Selvagem de 1953. Outros dois filmes imortalizaram a marca nas telas: Fugindo do Inferno (1963) com Steve McQueen e Missão Impossível 2 (2000) com Tom Cruise.


Durante a década de 1950, a Inglaterra dominou o mercado mundial de motocicletas com diversos modelos famosos, entre eles o TRIUMPH BONNEVILLE (introduzido em 1959), e que ficou conhecido por ser pilotado pelo ator Steve McQueen, no filme Fugindo do Inferno. Este modelo se tornou um ícone da marca britânica. A história deste mítico modelo começou em 1954, quando o piloto Johnny Allen bateu o recorde de velocidade em uma motocicleta. A bordo do protótipo de uma T110, de 649 cilindradas, ele atingiu impressionantes 343 km/h na pista de Bonneville Salt Flats. Cinco anos mais tarde, a TRIUMPH adicionou um carburador duplo à T110 e realizou um ajuste fino no motor. Nascia desta maneira a mais famosa motocicleta da marca em todos os tempos, a T120, que foi batizada de BONNEVILLE, em comemoração ao feito de Allen.


Em 1969, a TRIUMPH atingiu o pico máximo de produção, com aproximadamente 46.800 unidades fabricadas por ano. Na década de 1970, assim como outras marcas britânicas, como, por exemplo, Norton, BSA e AJS, a empresa passou a sofrer forte concorrência das motos japonesas, o que culminou em uma grave crise financeira, fazendo com que a TRIUMPH encerrasse suas atividades em 1983. Sete anos depois, no Salão de Birmingham, o orgulho inglês era recuperado com o retorno da marca ao mercado. Isto só foi possível porque John Bloor, empresário do ramo imobiliário, havia assumido a empresa e decidido relançar a marca TRIUMPH. Nada de manchas de óleo na garagem: as novas motos eram tão belas, modernas, eficientes e confiáveis quanto uma boa japonesa. Ao ressurgir, a marca começou por modelos que iam de 750 cm³ a 1.200 cm³, e utilizavam o mesmo quadro e motores modulares. Eram medidas de contenção de custos aceitáveis para uma marca que recomeçava do zero. Em 1997 eram introduzidas a Daytona (cujo nome é uma alusão às “24 Horas de Daytona”, uma das mais tradicionais e disputadas provas do automobilismo mundial, que ocorre anualmente nos Estados Unidos) e a Speed Triple, que indicavam a decisão da TRIUMPH de concorrer com os nipônicos no território das poderosas superesportivas.


Em 2001 um novo passo foi dado com o lançamento da BONNEVILLE AMERICA, equipada com um motor bicilíndrico de 800 cm³, destinada ao concorrido mercado americano. Depois de passar décadas praticamente no ostracismo, nos últimos anos a TRIUMPH mudou radicalmente. Apresentando uma série de produtos tecnicamente avançados, os ingleses conseguiram rivalizar com as principais concorrentes em todas as categorias que atuam. O melhor exemplo disso é a Daytona 675, que venceu diversos comparativos mundo afora contra as (até então imbatíveis) japonesas.


Com as publicações especializadas mostrando as qualidades dinâmicas e as revendas oferecendo atrativos econômicos, os clientes se interessaram e as vendas da marca começaram a crescer. Um dos modelos desta “nova geração” é a Tiger 1050. Esta maxitrail também aderiu de vez à “nova” tendência do segmento, isto é, praticamente renunciou a qualquer aptidão off-road para focar-se, unicamente, em uma utilização 100% on-road. Se isso pode desagradar aqueles que não abrem mão de incluir trechos de terra nos seus passeios, quem utiliza a moto apenas no asfalto (por sinal, a maioria) não tem motivos para reclamar.


Depois de encerrar sua parceria com o grupo Izzo, em 2010, que a representava no Brasil, recentemente a marca inglesa investiu R$ 19 milhões na construção de uma fábrica em Manaus, em um centro de distribuição em Louveira, no interior de São Paulo, e na abertura de uma pequena rede de concessionárias para comercializar mais de seis modelos de sua linha, além de roupas e acessórios. Além de Inglaterra e Tailândia, Manaus é o 3º local do mundo a contar com linha de montagem da TRIUMPH.


A linha do tempo
1911
Com o desenvolvimento do Free Engine, na verdade o início do sistema de embreagem, onde o usuário podia dar partida na motocicleta com ela parada, as motos são vendidas sem pedais, apenas com apoios para os pés.
1913
Lançamento do primeiro modelo com motor bicilíndrico de 600cc.
1920
Lançamento da primeira motocicleta TRIUMPH com transmissão por corrente, o modelo SD de 550cc.
1923
Lançamento da LS de 350cc, primeiro modelo com bomba automática de óleo.
1935
Disponibilização do sistema de troca de marchas com o pé em alguns de seus modelos.
1940
O modelo 3TW militar é o primeiro a utilizar alternador.
1946
Lançamento da THUNDERBIRD, que se torna a primeira Superbike do mundo. 1949 Lançamento da TR5, uma motocicleta off-road de 500cc.
1969
Lançamento do modelo TRIDENT de 750cc de três cilindros.
1977
Produção do modelo BONNEVILLE JUBILEU, em homenagem a rainha.
1990
Apresentação de seis novos modelos no Salão de Colônia: Trident 750, Trident 900, Trophy 900, Trophy 1200, Daytona 750 e Daytona 1000.
1995
Lançamento da TRIPLE CONNECTION, uma completa gama de roupas e acessórios, disponibilizando assim aos clientes um conjunto abrangente de vestuário e equipamento da marca.
1997
Lançamento da SPEED TRIPLE, versão da Daytona sem carenagem e com guidão mais elevado, marcando o ingresso da marca no segmento das superesportivas.
1998
Lançamento da SPRINT ST, modelo que definitivamente colocou a marca na rota da curiosidade (e das preferências) dos Sport-touring (motos com motores potentes, mas com uma posição de pilotagem mais confortável).
1999
Lançamento da DAYTONA 955i, uma superesportiva diferenciada, de alto desempenho, que permitia usufruir 100% da sua potência, ao contrário de algumas outras concorrentes da sua categoria. Uma das características mais destacadas do modelo, que garantia ao seu piloto conforto e equilíbrio na condução, era a curva linear de torque do motor, que proporciona um desempenho excepcional em baixas e altas rotações. Esta versatilidade era resultado da tecnologia empregada em seu motor, com três cilindros, uma exclusividade da marca TRIUMPH em relação às demais superesportivas disponíveis em todo o mundo.
2000
Reintrodução do modelo BONNEVILLE, depois de 15 anos de ausência em sua linha de produtos.
2001
Introdução, em comemoração ao centenário da marca, do modelo BONNEVILLE AMERICA, que em 2003 passaria a ser chamada apenas de AMERICA. O modelo, com motor bicilíndrico de 800 cm³, era destinado ao concorrido mercado americano. E foi um enorme sucesso de vendas.
2003
Lançamento da ROCK III, uma enorme motocicleta equipada com motor 2.3 (equivalente à capacidade volumétrica de mais de dois carros populares), que fornecia 140cv a 5.750 rpm, e 362 kg de peso. O modelo assombrou o mundo pelo tamanho, que indicava uma utilização longe dos centros urbanos, onde fatalmente ficaria encalhada no trânsito, como um navio de rodas. Por outro lado, estaria totalmente à vontade nas estradas. Curiosamente, a Rocket III, que atraiu compradores como o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher, chegou sem para-brisa e bolsas laterais para viagens, cacoetes próprios das estradeiras, que tinham que ser instalados como opcionais.
Lançamento da THRUXTON 900, motocicleta de linhas retro com tecnologia atual e comportamento esportivo, além de ser uma legítima representante do segmento batizado de “café racer”. Trata-se de um termo adotado nos anos 60 para classificar os modelos com desempenho superior, muitas vezes com alterações no motor e no visual, feitas pelos próprios donos. É que, naquela época, era comum ver turmas reunidas em frente aos cafés das grandes cidades da Inglaterra, para um bate-papo. Só que com o espírito competitivo e adrenalina misturados, além de pouco juízo, saíam de lá em disputas, medindo forças. Passados quase 50 anos, o termo ficou e foi conquistando cada vez mais fãs. Para batizar o novo modelo e homenagear toda uma geração, a empresa escolheu o nome do famoso autódromo de Thruxton.
2006
Lançamento da DAYTONA 675, uma superesportiva que arriscou a reputação de engenharia da montadora inglesa, já que estava inaugurando uma categoria inédita, fora dos padrões habituais. Para começar, não tinha nem dois, nem quatro, mas três cilindros em linha. Em segundo lugar, não era nem uma 600, nem uma 750, ficando no meio do caminho, com um motor de 675 cm³. Mas para sorte da TRIUMPH o modelo foi aprovado nas ruas pelos consumidores, se tornando um verdadeiro sucesso.
Lançamento da SCRUMBLE, modelo urbano com linhas retrôs e de cilindrada mais baixa: 865 cc. Inspirada em modelo dos anos 50, a motocicleta foi oficialmente apresentada no filme Missão Impossível 3.
2009
Em comemoração aos 50 anos de uma de suas motocicletas de maior sucesso em todo o mundo, lançada em 1959, a marca britânica fabricou uma série especial e limitada, restrita a apenas 650 unidades, do modelo Bonneville, com o cuidado de preservar algumas características originais, mas empregando tecnologia atualizada.
Lançamento da THUNDERBIRD, quarta moto a ostentar esse nome na história da empresa. Desenvolvida para combinar estilo e desempenho, a motocicleta incorpora um espírito mais autêntico e exclusivo. O motor é o novo 1.599cc com injeção eletrônica de combustível, com a mudança de 6 velocidades capaz de desenvolver cerca de 80 cv.
2011
Lançamento da TIGER 800, uma motocicleta com características aventureiras, mas com aptidões mistas (asfalto e terra) e destinada a longas viagens.
2012
Lançamento da TIGER EXPLORER, cuja proposta é encarar qualquer terreno. Equipada com um motor de 1215 cm³, quadro em treliça, freios ABS, controle de tração, piloto automático e acelerador eletrônico (ride-by-wire), como itens de série que, em conjunto com mais alguns mimos, fazem dessa motocicleta uma concorrente de peso no segmento big-trail.


A evolução visual
O logotipo da TRIUMPH passou por inúmeras modificações ao longo de sua história. O primeiro logotipo oficial, de 1902, era uma espécie de escudo. Somente em 1907 surgiu o tradicional logotipo com a assinatura TRIUMPH. Depois de algumas alterações, em 1934 surgiu o icônico logotipo com a letra R esticada. Nos anos seguintes o logotipo sofreu pequenas alterações, adotou oficialmente a cor azul em 1990, e finalmente em 2005, foi modernizado assumindo sua identidade visual atual.


Os slogans
Go your own way.
The Best Motorcycle in the World.
The World’s ONLY Motorcycle.
Nothing handles like a Triumph. (anos 60)
Trusty Triumph. (1910)


Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Fundação: 1886
● Fundador: Siegfried Bettmann e Mauritz Schulte
● Sede mundial: Hinckley, Leicestershire, Inglaterra
● Proprietário da marca: Triumph Motorcycles Ltd.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Lord Digby Jones
● CEO: Nick Bloor
● Faturamento: £342.3 milhões (2012)
● Lucro: £22.3 milhões (2012)
● Vendas anuais: 50.000 unidades
● Presença global: 52 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha
● Funcionários: 1.700
● Segmento: Motocicletas
● Principais produtos: Motocicletas e acessórios
● Concorrentes diretos: Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, BMW e Harley-Davidson
● Ícones: O modelo Bonneville
● Slogan: Go your own way.
● Website: www.triumph.co.uk

A marca no mundo
Com mais de 100 anos de história, a TRIUMPH está presente em mais de 50 países ao redor do mundo comercializando suas motocicletas através de aproximadamente 730 concessionárias. Designada como marca premium, é uma empresa de capital fechado e atualmente oferece 23 modelos de motocicletas. O modelo mais vendido é a Tiger 800, com aproximadamente 8.000 unidades por ano. Com forte atuação em países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Austrália, Itália, Alemanha, Japão, Suíça, Suécia, Bélgica, Holanda e Japão, a TRIUMPH comercializa aproximadamente 50 mil unidades por ano. Equipada com tecnologia de ponta, a empresa tem à sua disposição uma das mais modernas, senão a mais moderna fábrica de motocicletas do mundo. O Triumph Owners Motorcycle Club (clube de proprietários de motocicletas da marca), fundado em 1949, tem hoje em dia mais de 15.000 membros.

Você sabia?
A TRIUMPH também licencia sua marca para uma enorme quantidade de itens, como por exemplo, roupas e acessórios, tudo para agradar e lucrar ainda mais com seus ávidos motociclistas. Somente na Inglaterra, a linha completa de roupas, calçados, objetos de uso pessoal e acessórios para motos soma perto de 35.000 itens.
Um levantamento recente com proprietários de motocicletas TRIUMPH mostrou que 83% recomendariam um modelo da marca e 91% tinham interesse em trocar a sua por uma nova moto da marca inglesa.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 10/6/2013

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