29.4.07

ROYAL SALUTE


Hoje em dia, o uísque ROYAL SALUTE é a mais cobiçada recompensa das pessoas bem sucedidas em todo o mundo. Sua embalagem de porcelana inglesa, verdadeira peça de coleção, e sua alta qualidade, um produto da melhor arte escocesa de destilar uísque, fazem dele uma bebida de luxo respeitada e apreciada por conhecedores exigentes no mundo inteiro. Por isso, ROYAL SALUTE é sinônimo máximo de sofisticação quando o assunto é uísque. 

A história 
A história começou em 1949 na Escócia, época em que reinava George VI e o mercado de uísque crescia rapidamente. A empresa Chivas Brothers, fundada pelos irmãos James e John Chivas, que já tinha adquirido a reputação de produzir os melhores uísques escoceses envelhecidos, possuía a garantia real, dada pelo rei, e com o mercado de uísque ingressando em um período de globalização, a empresa logo se tornou uma peça importante no cenário mundial. Ainda em 1949, na destilaria de Strathisla, um funcionário encheu o último uísque destilado de Chivas Brothers. O barril foi selado e armazenado, até que fosse necessária sua utilização em um momento muito especial. Alguns anos mais tarde, em 1952, o anúncio da morte do rei George VI aguçou o sentimento nacionalista escocês. Sua filha, a então jovem princesa Elizabeth, era casada com o tenente Philip Mountbatten e tinha um filho, o príncipe Andrew da Grécia. Elizabeth seria então coroada rainha no dia 2 de junho de 1953.


Foi então que a destilaria Chivas Brothers decidiu criar um novo uísque escocês para celebrar a coroação. O novo uísque seria criado em torno de uma tradição antiga da Marinha Real Inglesa, na qual dois navios de guerra, ao se encontrarem, disparavam todos os seus canhões num gesto de respeito e intenção de paz. Esta prática evoluiu para uma salva de 21 tiros em homenagem à realeza e aos grandes estadistas. A destilaria decidiu saudar a nova rainha com um uísque envelhecido 21 anos que tivesse o brasão da saudação real, ou “Royal Salute”. Somente a Chivas Brothers tinha em estoque uísques envelhecidos o suficiente para criar tal produto e comercializá-lo. O máster blender da destilaria foi então chamado para criar o uísque ROYAL SALUTE 21 anos, que seria lançado no dia da coroação da rainha Elizabeth II.


No dia da coroação, as garrafas de porcelana verde de ROYAL SALUTE foram enchidas com o precioso líquido e seladas. No mesmo dia em que a primeira garrafa foi presenteada à Rainha Elizabeth II, outras foram colocadas à venda para divulgar a coroação da nova rainha e compartilhar a sua homenagem com seus súditos. Desde então, ROYAL SALUTE esteve associado com poder e prestígio, sendo consumido nos mais altos e refinados ambientes da sociedade, realeza e governos do mundo inteiro. Somente 2.500 caixas foram produzidas em seu primeiro ano de mercado, criando um estilo exclusivo e luxuoso em torno da marca ROYAL SALUTE. Pouco depois, em 1955, o uísque passou a ser comercializado em garrafas de porcelana marrom. O ano de 1960 foi marcado pelo surgimento de um verdadeiro ícone: a tradicional garrafa de porcelana azul envolta em um saco de veludo da mesma cor. No final desta década, ROYAL SALUTE estava disponível em três cores de garrafas: verde, azul e marrom (que seria substituída pela vermelha em 1985).


Nos anos seguintes, ROYAL SALUTE se tornou um uísque respeitado pelos mais exigentes conhecedores e apreciadores da bebida no mundo todo. Em 1993, como comemoração aos 40 anos da coroação da rainha, a marca lançou uma edição limitada e rara do tradicional uísque em uma garrafa de cristal Baccarat com formato de diamante e cor de rubi. A rara garrafa, introduzida primeiramente em Taiwan, possuía as letras do nome ROYAL SALUTE em ouro. Foi também neste mesmo ano que a marca, em comemoração ao casamento do príncipe japonês Naruhito com a princesa Masako Owada, criou uma edição limitada do uísque envelhecido 25 anos vendida em uma elegante garrafa de porcelana branca.


Em 1995 a destilaria lançou outra de suas preciosidades: ROYAL SALUTE LXX, uma edição limitadíssima feitas com raros uísques envelhecidos por até 70 anos. Dois anos mais tarde as icônicas garrafas foram reformuladas, adquirindo um visual moderno sem perder a tradição. Em 2002, o ROYAL SALUTE ganhou a honra mais alta que poderia conquistar: o troféu por ser o melhor blended uísque tanto no International Wine and Spirits Competition quanto no International Spirits Challenge. Em 2003, as tradicionais cores de suas garrafas foram oficialmente renomeadas para Rubi (vermelha), Safira (azul) e Esmeralda (verde). Nos anos seguintes, a marca desenvolveu outros uísques, ainda mais refinados e exclusivos, sob a marca ROYAL SALUTE. Um exemplo é o ROYAL SALUTE TRIBUTE TO HONOR (“Tributo a Honra”), lançado em 2012 e um dos uísques mais caros do mundo (onde cada garrafa acomoda uma mistura preciosa dos uísques mais raros, cada um com pelo menos 45 anos de idade). Esta edição limitada (apenas 21 garrafas ao preço de US$ 200 mil) é uma homenagem às joias antigas da coroa escocesa. Cada um dos frascos artesanais em porcelana preta, são incrustados com diamantes (brancos e pretos) de 22 quilates, ouro e prata, e cujo design foi feito por Stephen Webster, um badalado joalheiro londrino. Engenheiros aeronáuticos foram consultados durante todo o processo de design devido à alta complexidade de ordenação das joias na garrafa. E se não bastasse tal consultoria de luxo, a fabricante de porcelana francesa Revol foi contratada para produzir 400 garrafas apenas para encontrar 21 exemplares perfeitos.


Preciosidades em garrafas 
Hoje em dia os uísques da família ROYAL SALUTE são as bebidas oficiais das celebrações da realeza britânica. A marca oferece uma pequena gama de uísques que são capazes de atender, e surpreender, até aos mais exigentes conhecedores: 
ROYAL SALUTE 21 ANOS 
Uísque apresentado em uma garrafa de porcelana inglesa com um brasão verde, que por si só é o melhor exemplo de trabalho manual das melhores misturas de uísques que o compõem. É o uísque super premium 21 anos mais vendido do mundo. 
ROYAL SALUTE HUNDRED CASK 
Cada edição deste uísque, lançado no mercado em 2004, pode conter diferentes uísques dependendo de quando eles atingem a maturação perfeita. Somente após ser identificada essa maturação o máster blender da destilaria assegura a excelência e consistência de cada edição. Cada garrafa é apresentada em decânteres especiais de porcelana, inspirada na coleção real de porcelana chinesa, decorada com ouro. O paladar é rico em aromas de ameixas doces, marzipã e baunilha. Seu irresistível sabor quente e defumado é o resultado do excepcional envelhecimento. 
ROYAL SALUTE STONE OF DESTINY 
Este excepcional uísque, introduzido em 2005, tem seu nome inspirado em um dos mais poderosos símbolos da história escocesa. Por anos, “a pedra do destino” (tradução de “stone of destiny”), teve um papel essencial nas cerimônias de coroação de reis e rainhas, pois era utilizada como o assento que dava o selo de autoridade à nova realeza. A pedra foi usada pela última vez na coroação da rainha Elizabeth II, dia do lançamento de ROYAL SALUTE em homenagem à nova realeza. Poucos produtos conseguem atingir a idade, esplendor e herança de Royal Salute Stone of Destiny. Todos os uísques que compõe o produto foram envelhecidos no mínimo 38 anos. O produto é um supremo uísque escocês que oferece notas ricas de cedro e amêndoas, com toque de xerez. Frutas secas persistem ao final com um sabor apimentado tornando seu consumo uma experiência única para um verdadeiro conhecedor de uísque. 
ROYAL SALUTE 50 ANOS 
Criado para celebrar os 50 anos da coroação da rainha Elizabeth II, apenas 255 garrafas foram produzidas. Os barris de carvalho utilizados para a criação de ROYAL SALUTE 21 anos foram monitorados durante anos pelo máster blender Colin Scott, e, em 2003, ROYAL SALUTE 50 ANOS foi criado. O produto é apresentado em uma garrafa numerada de porcelana azul com o brasão da “Wade of England” entalhado em uma placa de ouro e prata. No centro, as armas do navio Royal Salute original, com dois leões em prata pura e ouro 24 quilates, feitos à mão pela empresa inglesa Freemen of the Worshipful Company of Goldsmiths. O uísque tem aromas frutados doces balanceados com toques florais, de carvalho e castanha defumada. Sabores de passas frutadas e floral doce, enriquecidos com um doce defumado. O paladar final é profundo e suntuoso com um frutado doce e quente e um defumado seco. Cada garrafa deste raro uísque chega custar aproximadamente US$ 10.000. 
ROYAL SALUTE 62 GUN SALUTE 
Criado em 2010, é uma mistura especial de uísque que vai surpreender os melhores paladares, acostumados a desfrutar bebidas da mais alta qualidade. É o resultado de um processo que envolveu quatro gerações de uísques envelhecidos pelos menos 40 anos. O raro e limitado uísque está contido em uma garrafa preciosa, feita pela Dartington Crystal, fábrica inglesa que utiliza a técnica sueca de vidro soprado. As cinco mil garrafas disponíveis foram cobertas com ouro 24 quilates, além de uma tampa de cristal lapidada e processada. 
ROYAL SALUTE DIAMOND JUBILEE 
Edição limitada para celebrar os 60 anos de reinado de Elizabeth II foi lançada em 2011 e apresentada em um luxuoso frasco de porcelana na cor azul, que representa uma das cores das pedras da coroa britânica, a safira, e traz alguns detalhes na cor prata como o filete com o nome do uísque, idade do mesmo e brasão da destilaria. A tampa da garrafa é uma rolha revestida também na cor prata. Sua embalagem é uma caixa artesanal com um display para a visualização do rótulo. A edição foi lançada em mais de 20 mercados ao redor do mundo.


A elaboração de uma joia 
O ROYAL SALUTE é a união perfeita dos mais finos uísques escoceses de malte e de grão, sendo cada um deles envelhecidos individualmente em barris de carvalho especialmente selecionados, por pelo menos 21 anos. Os uísques que compõem o tradicional ROYAL SALUTE são extremamente raros e escolhidos de um inventário singular de uísques de malte e de grão que pertencem a tradicional destilaria Chivas Brothers. O planejamento para a produção deste uísque suntuoso pode começar com até 30 anos de antecedência. Na hora certa, os uísques de malte individuais são retirados de seus barris, misturados, e então transferidos para barris de carvalho especialmente selecionados. Os uísques de grãos individuais são também retirados dos seus barris, misturados, e repostos em barris de carvalho. Depois de um período adicional de “casamento”, os uísques de malte e de grão são reunidos para produzir o ROYAL SALUTE. O processo de misturar estes uísques requer habilidades únicas, aperfeiçoadas com a ajuda de gerações de máster blenders. O ROYAL SALUTE é então apresentado luxuosamente em frascos de porcelana inglesa. Os artesões em Wade levam quatro dias para decorar cada frasco com o emblema da Chivas Brothers, na qual se incorpora a imagem de Robert The Bruce. O frasco traz o ditado Gaélico que pode se traduzido como: “fidelidade e estabilidade desde 1801”.


A evolução visual 
Recentemente a identidade visual da marca passou por uma alteração. Apesar de manter a mesma tipografia de letra, o principal símbolo da marca, um leão, foi estilizado e ganhou ainda mais destaque.


Dados corporativos 
● Origem: Escócia 
● Lançamento: 2 de junho de 1953 
● Criador: Chivas Brothers Distillery 
● Sede mundial: Paisley, Escócia 
● Proprietário da marca: Pernod Ricard S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: Laurent Lacassagne 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Uísques super premium 
● Concorrentes diretos: Macallan, Hibiki, Old Pulteney e Johnnie Walker 
● Ícones: A tradicional garrafa de porcelana 
● Slogan: The Ultimate Scotch Whisky. 
● Website: www.royalsalute.com 

A marca no mundo 
O tradicional ROYAL SALUTE, líder absoluto na categoria de uísques super premium, é exportado para 90 países ao redor do mundo. Ainda hoje, cada garrafa de ROYAL SALUTE é produzida na icônica destilaria de Strathisla. Os maiores mercado da marca são China, Taiwan, Coréia do Sul, Vietnam, Filipinas, Estados Unidos, Malásia, Japão e travel retail (aeroportos e Duty Free). 

Você sabia? 
O preço de mercado do ROYAL SALUTE 21 anos varia entre US$ 200 e US$ 900. 
O ROYAL SALUTE é na verdade um Chivas Regal de alta estirpe, uma espécie de uísque com título de Sir. 
Na Europa e no mundo, a marca trabalha sua comunicação no patrocínio ao polo a cavalo, especialmente com times das principais realezas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/1/2014

6 comentários:

Unknown disse...

Boa noite! Gostaria de saber qual cor seria mais interessante deste whiskey para dar de presente? Rubi, Esmeralda ou Safira ?
Abraços

moski disse...

vai do seu bolso (:

Unknown disse...

Está interessado senhor Paulo henrique

Unknown disse...

Gostaria de mais informações sobre uma garrafa antiga só não consigo mandar as fotos mas assim que entrarem em contato eu passo as fotos e o vídeo dela

Unknown disse...

Bom dia sou Thiago gostaria de saber como faço para comprar esses Royal salute

Anônimo disse...

Gostaria de saber se tem colecionador dessas garrafas tenho duas,e gostaria de vender pra colecionador