30.4.07

LAMY


A marca alemã LAMY é sinônimo de qualidade, inovação e design moderno quando o assunto é escrita, orgulhosamente mantendo sua produção em seu país de origem, o que garante o seu slogan: “MADE IN GERMANY”. Graças à sua tecnologia de altíssima qualidade, os instrumentos de escrita produzidos pela marca são objetos extremamente desejados por pessoas que possuem paixão em escrever. 

A história 
A história começou em 1930 na cidade de Heidelberg com Carl Josef Lamy, então representante de vendas das canetas americanas Parker na Alemanha, quando este resolveu comprar a fabricante de canetas Orthos Füllfederhalter-Fabrik, para produzir e comercializar canetas tinteiros de alta qualidade. As primeiras canetas eram muito similares as americanas da Parker. Em 1939 a empresa já alcançava produção de 200.000 canetas anualmente. Somente depois da Segunda Guerra Mundial a empresa resolveu lançar uma linha de canetas de luxo sob a marca ARTUS, utilizando de forma pioneira, plástico sintético em sua fabricação. Era o início de uma inovadora história que utilizava materiais diversos em instrumentos de escrita. Em 1948, a empresa adotou oficialmente o nome de C. Josef Lamy GmbH. Porém, as primeiras canetas a conter a marca LAMY só seriam lançadas no mercado em 1952 com a introdução da linha de canetas tinteiros LAMY 27, compostas por modelos clássicos para concorrer com marcas famosas como Montblanc e Pelikan, e que possuíam avançado sistema de recarga, além de proporcionarem uma escrita mais suave e macia.


Em 1964, com o lançamento da LAMYexact, primeira caneta esferográfica do país, e que possuía grande capacidade de tinta e corpo em aço inoxidável, a marca alemã se firmou como uma produtora de instrumentos de escrita de alta qualidade. A tradição de criatividade e design moderno da marca teve início de 1966 com o lançamento da inovadora LAMY 2000, desenvolvida em cooperação com o designer Gerd Alfred Müller, e fabricada utilizando uma combinação de Macrolon (fibra de vidro fabricado pela Bayer) e aço inoxidável com acabamento escovado, e pena em ouro. Esta linha de caneta, que ganhou algumas variações, além da versão tinteiro, surgiram a esferográfica, roller, lapiseira 0,5 e 0,7 mm e multi-color (4 cores) no sistema de pêndulo, vem sendo produzida desde então com poucas modificações em relação ao modelo original. Com sua forma funcional determinada exclusivamente pela viabilidade, a combinação de materiais resistentes e detalhes técnicos inovadores, incluindo um grampo suspenso, este revolucionário instrumento de escrita definiu novos padrões para o segmento.


A partir deste momento, a marca alemã adotou uma filosofia única: “Um instrumento de escrita LAMY não tinha o propósito de servir ao exibicionismo do designer, engenheiro ou técnico. Suas características técnicas e design focavam nos requerimentos daqueles que as iriam usar, assim como nos critérios básicos que a marca estabelecia para seus produtos”. Nos anos seguintes, o design buscava aumentar o valor prático dos produtos da marca alemã, tornando-os mais inteligentes na forma em que desempenhavam suas funções. Conforto e ergonomia se tornaram prioridade com características de suas canetas. A década de 1980 tem início com o lançamento das famosas canetas LAMY SAFARI, que nos anos seguintes eram comumente vistas nos bolsos das camisas de estudantes e professores de design.


Em 1982, com o slogan “White is nice”, a LAMY WHITE, uma caneta com corpo inteiramente branco, se tornou uma boa opção para o mercado corporativo. Isto porque, a possibilidade de estampar logotipos e nome da empresa, tornou essa linha excelente para ser utilizada como instrumento de comunicação. Pouco depois, em 1984, a empresa lançou outros dois produtos que fariam enorme sucesso: LAMYunic, uma caneta de corpo cilíndrico e estética técnica, com detalhes inovadores; e a LAMY twin, que continha caneta e lapiseira em um mesmo instrumento. Ainda neste ano a empresa viveu uma fase de grande expansão internacional, com suas exportações aumentando em 33%. A partir deste momento, as canetas LAMY podiam ser vistas em abundância em países como Estados Unidos, Austrália e Japão. Em 1987 a marca lançou a LAMYabc, uma caneta-tinteiro para iniciantes, feita de madeira e plástico.


Em 1996 foi lançada a LAMY 2000 na versão comemorativa dos 30 anos com acabamento em madeira resinada especial e detalhes em prata. Com a chegada do novo milênio, a caneta mais famosa da marca alemã ganhou uma edição com acabamento em aço escovado e pena em ouro 18 K. Nos anos seguintes a marca alemã continuou inovando ao lançar, em 2001, a LAMYpico, uma pequena caneta esferográfica de bolso medindo apenas 9 cm, que através de um mecanismo de expansão se torna um instrumento de escrita de tamanho normal (de 12 cm); em 2003, a LAMY dialog 1, uma caneta esferográfica de corpo futurista, triangular e com as extremidades afuniladas, que se tornou um ícone do design; ou em 2007 com a LAMY 2000 com corpo de titânio sólido. Além disso, a LAMY surpreendeu o mercado em 2010 ao lançar uma nova linha de lápis coloridos de alta qualidade para crianças a partir de três anos. Todos os anos a marca alemã lança uma cor especial. Os modelos mais populares da marca, como Safari e Al Star, têm então uma edição especial daquela cor, que depois não irá mais figurar no catálogo da marca. E para 2017 a cor foi petrol.


Atualmente a fama e o enorme sucesso das canetas LAMY são baseados no design, procurando constantemente acompanhar, renovando a cada dia, a tendência de acabamentos com a utilização de materiais modernos e inovadores. Por isso, os instrumentos de escrita da marca alemã podem ser vistos na Bolsa de Valores de Nova York, em conferências em Tóquio ou nas salas de aula de grandes cidades mundiais.


A evolução visual 
A identidade visual da marca alemã passou por apenas uma grande remodelação em sua história. Isto aconteceu em 1983 quando foi apresentado o atual logotipo, criado por Wolfgang Fabian.


Os slogans 
Not just a pen. (2016) 
Design. Made in Germany. (2011) 
My LAMY. (2004)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Lançamento: 1952 
● Criador: Carl Josef Lamy 
● Sede mundial: Heidelberg, Alemanha 
● Proprietário da marca: C. Josef Lamy GmbH 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: Bernhard Rösner 
● Faturamento: €110 milhões (2016) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 400 
● Segmento: Instrumentos de escrita 
● Principais produtos: Canetas e lapiseiras 
● Concorrentes diretos: Parker, Pelikan, Sheaffer, Cross, Waterman, Omas, Aurora, Pilot e Faber-Castell 
● Ícones: O design de suas canetas 
● Slogan: Design. Made in Germany. 

A marca no mundo 
Com produção anual acima de 8 milhões de unidades, a empresa alemã fatura mais de €110 milhões (dados de 2016) comercializando seus produtos (que incluem canetas tinteiro, canetas roller, canetas esferográficas e lapiseiras) em mais de 80 países ao redor do mundo, tendo na Europa seu maior mercado, fazendo enorme sucesso também nos Estados Unidos e Japão. 

Você sabia? 
A LAMY, marca de caneta mais premiada do mundo, oferece garantia por tempo indeterminado para problemas ou defeitos de mecanismos. E para conseguir oferecer tal garantia, desenvolveu um complexo processo de controle de qualidade. 
Por tradição, as canetas LAMY incorporam o princípio Bauhaus de design funcional: “a forma segue a função”. Esta abordagem torna os produtos ícones, com estilo inconfundível e o nome LAMY uma marca por excelência. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 23/2/2018

9 comentários:

aurelio macoli- Educador em cortes disse...

Eu sou Aurélio Macoli e nao abro mao da minha Caneta Lamy!
Eu indico!

Como a empresa diz, É um instrumento da escrita!

Lamy Forever!!

Monka disse...

Sou usuária das canetas Lamy, há mais de 15 anos.
Para mim, este instrumento de escrita é sinônimo de bom gosto e elegância.

j disse...

Eu sou usuário de uma caneta lamy, mas não encontro as cargas para a caneta lamy safari, se alguem sabe, peço o favor de me facultar aonde há cargas para a lamy. Muito obrigado.

Anônimo disse...

Amigo j, procure no ebay que você encontrará tanto os cartuchos como o conversor Z24 para a Lamy Safari.

Anônimo disse...

Comprei uma Lamy Safari Amarela e Pena Fina, já que su pena original é média!
Estou ansiosa para experimentar minha Lamy,pois há pouco mais de 1 mês, tornei-me uma apaixonada por canetas tinteiro!

Anônimo disse...

Eu sou Fagner Lamy e jamais usaria outra caneta.

Luiz Perrone disse...


Estou procurando uma Lamy Safari cor da primeira edição (Laranja Fosco) se alguem tiver e quiser vender estou a disposição inclusive para trocas.

Unknown disse...

Para mim é a melhor caneta do mundo!

Unknown disse...

Uso as canetas da marca lamy desde 2018 e não abro mão dessa marca.lamy é sinônimo de qualidade e bom gosto...