10.10.06

WIKIPEDIA


WIKIPEDIA! Guarde este nome, ou melhor, inclua-o nos favoritos de seu navegador de internet. Ao lado do Google, é um dos fenômenos da rede mundial de computadores e com o passar do tempo revolucionou a forma de se adquirir e trocar conhecimento e informações. A enciclopédia, gratuita e escrita apenas por internautas, transformou-se no maior fenômeno editorial e na maior obra de referência do planeta. 

A história 
A WIKIPEDIA, uma enciclopédia online construída pelos próprios internautas, foi criada no dia 15 de janeiro de 2001 por Jimmy Donal Wales e Lawrence Mark “Larry” Sanger, ambos formados em filosofia e que trabalhavam juntos em outro projeto de enciclopédia chamado Nupedia (escrita por especialistas). Eles resolveram criar uma enciclopédia de conteúdo livre que podia ser editada por todos. O nome é uma junção da palavra Wiki (tecnologia para criar sites colaborativos que parte da palavra havaiana wiki, que significa rápido) e enciclopédia. Originalmente na língua inglesa, seus verbetes eram escritos e revistos pelos próprios internautas, em um dos projetos coletivos com maior participação na rede mundial de computadores. Vários autores (colaboradores) podiam trabalhar em conjunto editando sucessivamente a mesma página. Um colaborador podia assumir vários níveis de colaboração: escrever e corrigir erros ortográficos; participar esporadicamente, além de traduzir artigos, divulgar ou participar nas discussões. Isso distinguia a WIKIPEDIA de todas as outras enciclopédias: qualquer pessoa podia modificar os artigos, sendo cada leitor um potencial colaborador do projeto, criando no meio digital o maior fenômeno editorial dos tempos modernos e a maior fonte de referência do mundo com um grande repertório de informações.


Com pouco menos de um mês no ar, a WIKIPEDIA já possuía mil artigos. Em 16 de março deste ano surgia a versão da WIKIPEDIA em alemão, seguida, minutos depois, pela versão em Catalão. Logo depois vieram as versões em francês, espanhol, holandês, português, chinês, esperanto, hebreu, italiano, japonês, russo e sueco. Em apenas um ano de existência, a versão inglesa já possuía quase 10.000 artigos. No dia 23 de fevereiro de 2004 adotou um novo design para a página principal. Foram então escolhidas manualmente entradas para as seções Daily Featured Article, Anniversaries, In the News e Did You Know (em português, Artigos em Destaque, Aniversários, Eventos Recentes e Sabia que). No dia 20 de setembro a WIKIPEDIA atingia o número de 1 milhão de artigos em inúmeras línguas. Nos anos seguintes a WIKIPEDIA cresceu rapidamente, sendo editada em centenas de línguas e dialetos, e atingindo mais de 13 milhões de artigos, 1.7 milhões de imagens e 17.4 milhões de usuários. O simples fato de ter atraído tanta atenção mostrou como o site ganhou importância desde que foi criado. Um estudo de artigos feito pela revista Nature, colocou a WIKIPEDIA em pé de igualdade com a tradicional Enciclopédia Britânica no que diz respeito à precisão dos assuntos de caráter científico. Confira o resultado da pesquisa: 

Britânica: 123 erros, uma média de 2.92 por artigo. 
Wikipedia: 162 erros, uma média de 3.86 por artigo. 

Em janeiro de 2007, a WIKIPEDIA entrou na lista dos dez sites mais acessados nos Estados Unidos. Em 2010, a WIKIPEDIA anunciou uma série de mudanças no visual da página, que incluíam a implantação de um logotipo 3D. Entre as novidades, estavam uma nova página inicial chamada “Vector”, que tornava mais fácil encontrar as funções essenciais do site. Nesta nova página, categorias como artes, biografias, geografia, etc., foram inseridas no cabeçalho superior da tela. No início de 2016, a enciclopédia digital coletiva, universal e gratuita completou 15 anos como o sétimo site mais consultado do mundo, com mais de 30 milhões de artigos, edições em 277 línguas e 365 milhões de leitores.


O processo de atualização da WIKIPEDIA não é apenas diário: ocorre a qualquer instante, muitas vezes em tempo real, principalmente com eventos mais importantes. Sobre isso, a revista Época salientou: “O verbete sobre a presidente eleita do Chile, Michelle Bachelet, trazia a notícia sobre a sua vitória nas eleições momentos após o anúncio oficial”. É, portanto, uma enciclopédia viva e ágil.


As versões 
Até o mês de fevereiro de 2017 a WIKIPEDIA continha versões em 295 idiomas e dialetos. A lista abaixo mostra os principais idiomas (ou dialetos), quando foram criados e o número de artigos contidos na versão. 
Inglês (janeiro 2001) - 5.338.775 artigos 
Cebuano (julho 2014) - 4.029.762 artigos 
Sueco (maio 2001) - 3.782.865 artigos 
Alemão (março 2001) - 2.034.283 artigos 
Holandês (junho 2001) - 1.894.186 artigos 
Francês (março 2001) - 1.844.390 artigos 
Russo (maio 2001) - 1.374.733 artigos 
Italiano (janeiro 2002) - 1.336.606 artigos 
Espanhol (maio 2001) - 1.317.217 artigos 
Waray (setembro 2005) - 1.262.279 artigos 
Polonês (setembro 2001) - 1.208.370 artigos 
Vietnamita (novembro 2002) - 1.153.855 artigos 
Japonês (maio 2001) - 1.050.271 artigos 
Português (junho 2001) - 957.202 artigos 
Chinês (outubro 2002) - 927.603 artigos 
Ucraniano - 682.085 artigos 
Catalão (março 2001) - 534.630 artigos 
Persa (dezembro 2003) - 524.144 artigos 
Árabe (julho 2003) - 466.446 artigos 
Norueguês (novembro 2001) - 462.023 artigos


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. O logotipo original era um globo com um texto dentro. Já o globo em que letras de diversos alfabetos se encaixam como em um quebra-cabeça, foi criado no ano de 2007 pelo designer Philip Metschan. Ele transmitia a ideia de conhecimento, de troca de culturas e de um “serviço até então incompleto”. “Faltando peças? E o que tem ali atrás?”. Para nossa sorte, a tecnologia 3D permitiu nos dar a resposta que procurávamos. Em 2010, como parte da renovação visual da enciclopédia colaborativa, foi criada uma versão tridimensional do logotipo.


Graças ao trabalho de Philip Metschan, agora é possível ver o globo em outros ângulos, com novos caracteres (onde foram corrigidos erros de tipografias, apontados pelos usuários nos hieróglifos que compõem o logotipo), e até contemplar o vazio considerável que domina a parte posterior do objeto. Mas a mudança também atende a outras necessidades: era preciso corrigir alguns erros tipográficos e criar uma versão em alta resolução do simpático globinho.


Para visualizar os 52 caracteres inclusos no logotipo da WIKIPEDIA, clique na imagem abaixo para ampliar.


Os slogans 
The free encyclopedia that anyone can edit. 
The Free Encyclopedia. 
A Enciclopédia Livre. (português) 
La Enciclopedia Libre. (espanhol)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 15 de janeiro de 2001 
● Criador: Jimmy Wales e Larry Sanger 
● Sede mundial: San Francisco, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Wikimedia Foundation Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Christophe Henner 
● Diretor executivo: Katherine Roberts Maher 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Idiomas: 295 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 280 
● Segmento: Informação 
● Principais produtos: Enciclopédia online 
● Concorrentes diretos: Encyclopedia.com, Britannica, Larousse, Barsa e How Stuff Works 
● Slogan: The free encyclopedia that anyone can edit. 
● Website: pt.wikipedia.org/ 

A marca no mundo 
Atualmente a WIKIPEDIA, gerida e operada pela Wikimedia Foundation, uma organização sem fins lucrativos, reúne mais de 43.7 milhões de artigos em 295 idiomas e dialetos, mais de 2.4 milhões de imagens e 4 bilhões de palavras. A versão na língua inglesa é a que possui mais artigos, seguida da versão em cebuano (falado nas Filipinas), sueca e alemã. Em média, 800 novos artigos são criados a cada dia na WIKIPEDIA. São 500 milhões de visitantes e 18 bilhões de páginas visitadas todos os meses. O número total de páginas inclui imagens, páginas de usuários, páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projetos, etc. A WIKIPEDIA é o 6º site mais visitado da internet no mundo. 

Você sabia? 
Em maio de 2006, a revista Time nomeou Jimmy Wales entre as 100 personalidades mais influentes da atualidade. 
O servidor principal da enciclopédia online está localizado na cidade de Tampa, estado da Flórida, possuindo ainda servidores adicionais nas cidades de Amsterdã na Holanda e Seul na Coréia do Sul. 
Antes de ser apresentada popularmente na internet comum a WIKIPEDIA começou na chamada Deep Web (internet profunda). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 20/2/2017

Nenhum comentário: