10.10.06

RITE AID

A rede de farmácias RITE AID se transformou em um gigante do setor combinando o visual moderno de suas lojas, a força de sua marca, uma distribuição perfeita, uma tremenda equipe de vendas com uma tecnologia soberba para servir ao cliente de uma forma agradável.

A história
A primeira loja da rede foi aberta no mês de setembro de 1962 com o nome de Thrif D Discount Center, na pacata cidade de Scranton, estado da Pensilvânia, pelo advogado Alexander Grass, após trabalhar por anos na mercearia de seu sogro quando moço. Inicialmente a sua primeira loja comercializava medicamentos, produtos de beleza, artigos de papelaria e utensílios para cozinha a preços competitivos e com descontos generosos. Ao final do primeiro ano a loja tinha faturado mais de US$ 250 mil. Era um futuro promissor para um negócio que havia começado de forma tão modesta. Nos próximos anos a empresa cresceu rapidamente, inaugurando novas lojas, expandindo-se para outros cinco estados do nordeste já em 1965. Passou a chamar-se oficialmente RITE AID em 1968 ao inaugurar sua vigésima segunda loja, especializada somente em produtos de higiene e medicamentos. Com incrível aumento de seu faturamento em virtude da venda de medicamentos com prescrição médica, a empresa abriu seu capital na Bolsa de Valores ainda nesse mesmo ano.


Dez anos depois de ser fundada, a rede já operava 267 lojas em 10 estados americanos. Em 1981, a RITE AID se tornou a terceira maior rede de farmácia do país e em 1983 ultrapassou a barreira de US$ 1 bilhão em faturamento. No ano de 1987 a rede operava 420 lojas nos estados da Flórida, Maryland, Washington D.C, Delaware, Indiana, Nova York, Ohio, Virginia, West Virginia, Carolina do Norte e Pensilvânia. A década de 90 trouxe bons números e grande desenvolvimento para a empresa. Começou em 1995 com a aquisição da Perry Drug Stores, maior rede de farmácia do estado de Michigan. Ainda neste ano atingiu a marca das 3 mil lojas em funcionamento, transformando-se na maior rede de farmácia do país, em relação ao número de lojas. No ano seguinte continuou a era de aquisições ao comprar a Thrifty PayLess Holdings (com 1 mil lojas) expandindo seu negócios para a costa oeste do país. Depois ingressou na região da costa do Golfo através de novas aquisições.


No ano de 1999, firmou parceria com a GNC (General Nutrition Center), maior produtora e revendedora de vitaminas e suplementos dos Estados Unidos, colocando uma loja da marca dentro de suas unidades. Foi neste período que a empresa viveu sua maior crise: O ex-chefe-executivo, Martin Grass, filho do fundador, foi condenado a oito anos de prisão em 2004 e multado em US$ 500 mil por orquestrar e esconder uma fraude contábil na RITE AID. Além disso, quatro outros executivos da empresa, incluindo o ex-chefe financeiro e o ex-vice-presidente, foram condenados. Apesar dos escândalos contábeis, a partir de 2003, a RITE AID introduziu seu novo formato de loja, dando total destaque aos itens de farmácia. O novo formato de loja privilegiava amplos corredores para locomoção, profissionais e farmacêuticos para atendimento de emergência e dúvidas. A nova estratégia também estava baseada nos medicamentos, especialmente contra alergias e uma completa seção de produtos para diabetes e controle de peso, e programas de incentivo e educação para uma vida mais saudável.


Em 2005 a rede introduziu no mercado o Living More, um programa de fidelidade para pessoas idosas que oferecia 10% de desconto em medicamentos, além de outros benefícios adicionais como ligação grátis 24 horas/sete dias por semana e acesso online a um farmacêutico, além dos pontos acumulados servirem para ganhar tanto uma supervisão da saúde como descontos em produtos. Esse programa de fidelidade seria descontinuado em 2010 para o lançamento de um novo, batizado de wellness+, que em pouco tempo já contava com mais de 30 milhões de associados. No dia 4 de junho de 2007 a empresa concretizou a compra por US$ 2.6 bilhões das redes de farmácias Brooks e Eckerd, adicionando mais de 1.850 lojas e passando assim a ter uma presença mais marcante em muitos estados americanos, se transformando na maior rede da costa leste do país e terceira maior, atrás somente da CVS e do Walgreens.


Os slogans
With us, it’s personal.
(2006)
Our rights, right now, Rite Aid.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1962
● Fundador: Alexander Grass
● Sede mundial: Camp Hill, Pensilvânia
● Proprietário da marca:
Rite Aid Corp.
● Capital aberto: Sim (1968)
● Chairman: Mary Sammons
● CEO & Presidente: John Standley
● Faturamento: US$ 25.2 bilhões (2010)
● Lucro: - US$ 555.4 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 979.1 milhões (junho/2011)
● Lojas: 4.715
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 91.800
● Segmento: Farmácias
● Principais produtos: Remédios e produtos para higiene e beleza
● Maiores concorrentes:
Walgreens e CVS
● Slogan:
With us, it’s personal.
● Website: www.riteaid.com

A marca no mundo
A RITE AID, terceira maior rede de farmácias dos Estados Unidos, possui mais de 4.700 lojas, localizadas 31 estados americanos, mais o Distrito de Columbia, com vendas anuais superiores a US$ 25 bilhões e 91 mil empregados. O site da empresa na Internet recebe anualmente mais de 16 milhões de visitas. Em 2010 os medicamentos com prescrição médica responderam por 67.8% das vendas da rede.

Você sabia?
Cada loja da RITE AID comercializa aproximadamente 28 mil itens nos segmentos de medicamentos com prescrição médica, produtos de beleza e cosméticos, produtos de higiene pessoal, bebidas, comidas, presentes e utensílios para casa.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 21/6/2011

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens!! Amei teu blog!!
Ele tem me ajudado muito, e provavelmente ira me ajudar ainda mais pra um curso que estou fazendo na Universidade de San Francisco, na California (Mkt e Comunicacao Integrados).

Qq coisa, este eh meu site tbm. www.mochilaativa.blogspot.com. O assunto eh totalmente diferente do seu, mas reuno um pouco das minhas paixoes nele.
Sucesso! Abraco!
Estela

Anônimo disse...

Sensacional este seu blog. Mandei o link pra um designer que trabalha comigo e ele também adorou. Parabéns! :)