A rede de hotéis INTERCONTINENTAL oferece conforto, praticidade e serviços excepcionais em dezenas de metrópoles do mundo, sendo um dos destinos preferidos de turistas e viajantes a negócios. Cada propriedade oferece estilo próprio, da elegância clássica ao urban chic, e resorts em paradisíacas praias tropicais, tornando-a a rede ideal para viajantes exigentes e que sabem o que desejam.
A história
Tudo começou logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, período em que aconteceu um boom de turistas e viajantes de avião pelo mundo. Juan Trippe, que estava no comando da tradicional Pan American World Airways (mais conhecida como PanAm), empresa aérea fundada em 1927, percebeu uma grande oportunidade: construir hotéis nas rotas servidas pela companhia aérea que pudessem ser uma opção de hospedagem aos viajantes da PanAm. Foi então que, como parte do plano de expansão da companhia na América Latina e posteriormente no resto do mundo, no dia 4 de abril de 1946, a empresa foi fundada, adotando o nome de InterContinental Hotels Corporation. O primeiro hotel da rede foi inaugurado em 1947 com o nome de Hotel Grande, localizado na cidade de Belém, no Brasil, quando poucos conheciam o conceito de hotel cinco estrelas. Rapidamente outros hotéis foram sendo construídos ao longo de suas rotas, principalmente na América Latina, como por exemplo, o Tamanaco InterContinental, em Caracas na Venezuela, e o Hotel Tequendama InterContinental Bogotá na Colômbia.
Os hotéis serviam não somente milhares de turistas, mas também como base de hospedagem de seus 40 mil funcionários, incluindo comissários de bordo e pilotos. Como uma das primeiras redes internacional de hotéis, cada unidade eram planejada para oferecer uma experiência agradável e única, principalmente aos viajantes à negócios. Ainda na década de 1950 a rede inaugurou sua primeira unidade hoteleira na região do Caribe. A década seguinte foi marcada por uma grande expansão internacional, com a rede inaugurando suas primeiras unidades fora da América Latina, sendo uma das primeiras a estabelecer hotéis na região do Oriente Médio, Ásia e África. Em 1963, num período de duas semanas, a rede inaugurou quatro unidades na Europa. Os anos 60 também ficaram marcados pelo lançamento do Six Continents Club, primeiro programa de fidelidade de hóspedes da indústria hoteleira.
Na década de 1970, várias outras unidades foram inauguradas em cidades importantes dos Estados Unidos como San Francisco e Nova York, e o INTERCONTINENTAL se tornou uma rede de hotéis sofisticada hospedando nomes famosos que incluíram George V e a Rainha Mary, o príncipe Rainier e a princesa Grace, Ava Gardner, Josephine Baker, Martin Luther King Jr. (que escreveu seu mais inspiracional discurso no ano de 1963 em um quarto do hotel de Washington), Nat King Cole, Imelda Marcos, Margaret Thatcher, Louis Armstrong, e os presidentes Ronald Reagan e Jacques Chirac. No início da década de 1980, com a crise financeira vivida pela companhia aérea, a rede INTERCONTINENTAL, então com 83 hotéis localizados em 47 países, foi vendida no dia 10 de setembro de 1981. Os novos proprietários deram prosseguimento ao plano de expansão da rede com a inauguração de unidade em cidades como Nova Orleans, Miami e Washington, além de uma suntuosa unidade na cidade do Cairo, nas margens do Rio Nilo. Na década de 1990, a rede reingressou no mercado mexicano com a inauguração de hotéis em importantes cidades turísticas como Cancun, Cozumel, Cidade do México, Los Cabos, Puerto Vallarta e Ixtapa.
Em 1998 a rede foi adquirida pelo Grupo Bass plc (uma tradicional cervejaria britânica que estava investindo no segmento de hotelaria) por aproximadamente US$ 500 milhões. Nos anos seguintes a rede continuou seu desenvolvimento com inauguração de hotéis e resorts, especialmente nos Estados Unidos. Até 2003, a marca pertencia a Six Continents, uma subsidiária da tradicional cervejaria Bass. Com a separação das unidades de negócios, foi criada a InterContinental Hotels Group, que hoje administra 11 marcas internacionais de hotéis em mais de 100 países, incluindo a INTERCONTINENTAL.
Em 2006, a rede inaugurou dois importantes hotéis: em Londres e na cidade de Boston. No ano seguinte o INTERCONTINENTAL inaugurou seu hotel de número 150 em Dubai; e, em 2008, mais dois novos hotéis foram inaugurados na China, que se tornou um mercado extremamente importante para a empresa. Mais recentemente, em 2010, os icônicos hotéis The Venetian e The Palazzo em Las Vegas, foram integrados a rede INTERCONTINENTAL. Além disso, em 2012, a rede inaugurou um luxuoso e sofisticado hotel na cidade de Doha no Catar. Em 2013, a rede INTERCONTINENTAL HOTELS & RESORTS foi considerada a marca líder de hotel do mundo, pelo quarto ano consecutivo, assim como também melhor hotel para negócios do mundo pelo segundo ano consecutivo, pela World Travel Awards. A INTERCONTINENTAL foi a primeira marca de hotel a oferecer informação de concierge específica para os destinos globais através de sites e vídeos, de forma que os hóspedes possam desfrutar de experiências de viagem mais enriquecedoras aproveitando os profundos conhecimentos das equipes de concierges. Atualmente mais de 50 hotéis da rede INTERCONTINENTAL estão em fase de desenvolvimento e construção ao redor do mundo, com inauguração prevista para os próximos três anos.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Primeiro, com a junção do nome (antes a marca era escrita como Inter●Continental), um novo logotipo foi apresentado, incluindo uma nova topografia de letra, mais sofisticada. Mais recentemente, o tradicional símbolo da marca, a letra “i” dentro de um ícone ovalado, foi remodelado e adquiriu uma imagem muito mais sofisticada.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 4 de abril de 1946
● Fundador: Juan Trippe
● Sede mundial: Denham, Inglaterra
● Proprietário da marca: InterContinental Hotels Group Plc.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Patrick Cescau
● CEO: Richard Solomons
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Hotéis: 183
● Presença global: 66 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Turismo
● Principais produtos: Hotéis de categoria superior
● Slogan: An InterContinental life.
● Website: www.intercontinental.com
A marca no mundo
Atualmente a rede INTERCONTINENTAL é composta por aproximadamente 1985 hotéis e resorts, disponibilizando mais de 60 mil quartos em 66 países ao redor do mundo. A China é o país que possui mais hotéis da rede com 30 unidades, seguida pelos Estados Unidos com 24 hotéis. A rede possui apenas um hotel no Brasil, localizado em São Paulo (recentemente reformado). A rede possuía outra unidade no Brasil, localizada em São Conrado no Rio de Janeiro, mas após a invasão de traficantes no mês de agosto de 2010, a empresa vendeu o hotel para a BHG, que o renomeou para Golden Tulip.
Você sabia?
● Mais de 25 hotéis da rede espalhados pelo mundo são enormes, sofisticados e completos resorts.
● A suíte presidencial do hotel INTERCONTINENTAL em Miami é extremamente famosa por acomodar com conforto alguns hóspedes ilustres. É onde o Presidente Barack Obama se hospeda com frequência quando em visita á cidade. A diária desta suíte custa em torno de US$ 2.000, dependendo da época do ano.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 13/9/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário