19.9.06

VISCONTI


A tradição alimentar italiana da marca VISCONTI está presente nas mesas natalinas com seus deliciosos panetones, na Páscoa com as saborosas colombas e no dia a dia de milhões de brasileiros com seus fresquinhos e crocantes biscoitos e torradas, além dos macios bolos caseiros. Marcando presença o ano inteiro na vida dos brasileiros a marca VISCONTI traz mais sabor na hora de se alimentar. 

A história 
Para entender a história da panificadora VISCONTI é preciso compreender antes como surgiu o que durante anos foi principal produto da marca: o panettone. Uma das histórias conta que no dia 5 de setembro de 1395 durante os festejos das entregas das insígnias Ducais, surgia na cidade de Milão por obra e arte do mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, Duque de Milano, o famoso panettone. E foi baseado nesta delícia italiana que no ano de 1962 um grupo de empresários italianos, entre os quais a família Ferrua, fundou a empresa VISCONTI na cidade de São Paulo para produzir e comercializar o tradicional doce milanês típico das festas natalinas. O nome escolhida para a nova empresa foi uma homenagem ao inventor deste tradicional doce. A primeira sociedade da VISCONTI foi realizada em 1970 com a Família Genova, que fabricava o papelão utilizado para a produção das embalagens dos panettones. Durante mais de duas décadas os panettones da marca VISCONTI foram presença constante nas comemorações natalinas de milhões de brasileiros.


Em 1982, surgiu a Visagis S.A. Indústrias Alimentícias, fruto da união de duas empresas que representavam, cada uma a seu modo, o que há de mais tradicional da cozinha italiana do norte e do sul. De um lado, a Indústria Brasileira de Conservas Agis Ltda., fundada por italianos em 1960 em São Roque, cidade do interior de São Paulo, para produzir frutas cristalizadas, utilizando a técnica da escola siciliana. De outro, a VISCONTI produzindo e comercializando panettones, o tradicional bolo milanês. Foi do excelente relacionamento comercial entre as duas empresas que surgiu à proposta de fusão, cujo intuito era reduzir os custos de produção. A empresa resolveu manter o nome VISCONTI, já conceituado no setor de alimentos.


O sucesso do produto original levou a empresa a diversificar sua linha de produtos em meados da década de 1980 com o lançamento da Colomba Pascal (tradicional doce muito consumido no período da Páscoa), torradas e de uma linha de bolos prontos. Rapidamente as torradas (hoje disponível também na versão light e integral, além do tamanho menor), rapidamente fizeram sucesso por serem leves, fresquinhas e com uma crocância irresistível. No início da próxima década a VISCONTI amplia ainda mais sua linha de produtos, iniciando a produção de chocolate e lançando seus primeiros ovos de páscoa.


Em 1997, com o objetivo de inovar e aumentar sua linha de produtos, a empresa lançou mais três novidades no mercado: os Bolinhos (Pelezinho), o Io-Io Cream e as Balas do tipo “Tic-Tac”. No ano seguinte mais uma ação ousada: a VISCONTI adquire a Fritex, empresa fundada em 1954 no tradicional bairro do Ipiranga em São Paulo e pioneira na produção de salgadinhos para aperitivos como batatas-frita (embalada em latas) e amendoins (em saquinho plástico). Com isso a empresa ingressou em mais uma nova categoria de produto.


No início do novo milênio, a tradicional Bauducco iniciou o processo de compra da marca VISCONTI, inicialmente com a aquisição de 50% e, após alguns meses, a compra completa, realizada com o objetivo de reerguer a marca e trazer de volta sua essência tradicional ao mercado. Além disso, em 2001, a VISCONTI vendeu para a americana Hershey sua divisão de chocolates, que incluía também a marca Io-Io Crem. Em 2002, tendo como objetivo tropicalizar o sabor da sua linha de bolos caseiros, a VISCONTI apresentou ao consumidor a exclusiva versão banana com caramelo, que completava a linha com os sabores laranja, chocolate, fubá e o tipo formigueiro. A mudança visual da marca realizada em 2004 fazia parte do amplo projeto do reposicionamento da VISCONTI, que incluía a criação das novas embalagens de Natal (as latas ganharam novas cores e temas, sendo posicionadas como uma opção de presente), seguida pelas colombas (nas versões com frutas, frutas cristalizadas e gotas de chocolate), torradas e bolos.


Pouco tempo depois, em 2006, a VISCONTI lançou no mercado uma nova linha de biscoitos, nas versões recheado (chocolate, creme e morango), wafer (chocolate, morango e creme, que mais recentemente ganhou a versão limão), água e sal, cracker e amanteigado (nos sabores chocolate, coco e leite), marcando presença nas gôndolas dos supermercados o ano inteiro. No ano seguinte, os produtos da Fritex (cujo nome estava associado à ideia de fritura, algo pouco animador para o consumo no momento em que a indústria se esforçava para banir a gordura trans dos alimentos) passaram a serem comercializados com a marca VISCONTI, que ingressava assim na categoria de salgadinhos, estendendo sua linha de produtos. Porém, em 2011, a linha de salgadinhos deixa de existir, restando apenas a Batata Palha como produto no setor de salgados da VISCONTI, disponível nas versões tradicional, temperada e extra fina. A marca também investiu no público infantil através de sua linha de bolinhos recheados que passaram a contar com a imagem dos Simpsons em suas embalagens. Mais recentemente a marca lançou o irresistível biscoito tipo Maria, sempre delicioso, crocante e saboroso.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por grandes reformulações ao longo dos anos. A primeira modificação mais acentuada ocorreu em 2004 com a apresentação de um novo logotipo, que possuía uma nova tipografia de letra e grande predominância da cor azul. Quase uma década depois, em 2013, a VISCONTI iniciou um novo processo de posicionamento de marca que culminou com a apresentação de uma nova identidade visual, que ganhou uma “roupagem” completamente nova e mais moderna.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1962 
● Fundador: Um grupo de empresários italianos 
● Sede mundial: Guarulhos, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Pandurata Alimentos Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Massimo Bauducco 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Panettones, biscoitos, torradas e bolos 
● Concorrentes diretos: Nestlé, Arcor, Marilan, Mabel, Adria e Pullman 
● Ícones: Os panettones e a cor azul 
● Slogan: A vida sem cerimônia. 
● Website: www.visconti.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a marca VISCONTI é a vice-líder de mercado na categoria panettone, comercializando em todo território nacional sua completa linha de produtos que inclui colombas pascais, biscoitos recheados, bolos recheados, biscoitos amanteigados, torradas e salgadinhos (batata palha). 

Você sabia? 
Os tradicionais panettones com frutas da VISCONTI são elaborados sem lactose e sem gorduras trans. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/9/2014

3 comentários:

Anônimo disse...

nossa adoro panetone visconti como e uma marca muito boa mas este ano estou presa pelo sr roberto irineu marinho e nao estou podendo ir comprar por que tem atras

Unknown disse...

Eu amo panetone viscont mas honde vivo não encontro mas quando vou ao Brasil aproveito

Unknown disse...

Nossa família é cliente Visconti e Bauducco desde sempre, eu desde 1965 !!
Este ano ficamos chateados com um PANDORO que veio todo amassado e deformado, impedindo minha filha de apresentar para a família, seus novos conhecimentos adquiridos na faculdade de gastronomia, durante a Ceia de Reis, tradicional em nossa família, de origem italiana.
Reclamamos no site e enviamos fotos do produto e de nossa Ceia de Reis onde aparecem outros 07 produtos da PANDURATA / BAUDUCCO / VISCONTI e a resposta por email foi um frio: Aguardem até 45 dias pelo reembolso !!!
RIDÍCULO !! 45 dias ???
Não estamos preocupados com um reembolso !!
Queremos ajudar a resolverem estes problemas para que não ocorram novamente e desta forma permitir que voltemos a adquirir produtos PANDURATA, sob as Marcas Bauducco, Visconti e agora também Tommy., com a confiança de sempre.
Aguardo um telefonema, de preferência do gerente de qualidade da empresa, para uma conversa construtiva.
Luís Henrique