3.9.06

CORAL


A marca de tintas CORAL sempre foi inovadora e geradora de tendências, ultrapassando a fronteira da indústria química para colorir há mais de 60 anos a vida e as paredes de milhões de brasileiros. Com sua expertise em cores, a CORAL se dedicou em encurtar o ciclo de tempo de pintura das casas e a incentivar o brasileiro a usar outros tons além do branco. Afinal, a marca acredita que a cor tem o poder de levar alegria para a vida das pessoas. 

A história 
Constituída em 1954 como Companhia Lubeca, as origens da marca estão ligadas à Argentina, onde o grupo empresarial Bunge y Born mantinha, desde o final da década de 1920, a fábrica de tintas Alba, na época líder em seu segmento de mercado e detentora de alta tecnologia no setor de tintas e vernizes. O nome CORAL foi comprado da rede de lojas Mesbla, que na época era uma grande revendedora de tintas. O produto que levava este nome era uma tinta para utilização em barcos, mas foi escolhido pelo grupo Bunge y Born para batizar a marca de tintas que estava sendo lançada no mercado brasileiro. A primeira unidade produtiva foi instalada em Utinga, região de Santo André, no ABC paulista, em uma moderna fábrica com 7.650 m² de área construída e capacidade de produção de 400 a 500 mil litros por mês. Sua produção iniciou-se em outubro de 1955. O primeiro produto oferecido ao mercado brasileiro foi a Tinta à Óleo Coral, específica para uso em madeira, e esmaltes sintéticos brilhante e acetinado Coralit, para aplicação em madeira e metal, ambos á base de óleo de mamona. Era apenas o início de uma trajetória de sucesso, marcada pela expansão da produção, fortalecimento da marca como sinônimo de qualidade e lançamentos de produtos inovadores. Pouco depois, desenvolveria uma linha de produtos á base de óleo de mamona em base aquosa, chamada Coralar, que evaporava água em vez de solvente, oferecendo menos riscos ao homem e ao meio ambiente. E, ainda nos primeiros anos de existência, a CORAL começaria a produzir também para os setores automotivo e industrial.


Em sua fase inicial a nova empresa contou com o apoio tecnológico e científico dos técnicos e químicos da Alba. Em pouco tempo, com empenho e dedicação dos técnicos, impulsionada por uma competente equipe de vendas, a experiência foi sendo absorvida e aprimorada para atender às exigências do mercado brasileiro. Em 1958, a TINTAS CORAL já despontava entre as principais empresas do setor e, em 1960, destacava-se como uma das líderes de mercado. Ainda neste ano, tintas industriais começavam a ser produzidas na unidade de Santo André. Em 1968, para atender a alta demanda por seus produtos, a empresa inaugurou uma nova fábrica no Recife, com capacidade de produção de 560 mil litros de tinta por ano, ficando responsável pelo fornecimento ás regiões do norte e do nordeste do país.


Na década de 1970, a expansão da capacidade produtiva da CORAL, com a inauguração de uma fábrica em Mauá, em 1974, veio acompanhada de grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, com o consequente lançamento de novos produtos. Entre eles, as tintas á base de látex acrílico com a linha Coralplus. Ainda nesta década, a CORAL lançaria a laca acrílica Coralcril, para pinturas automotivas; o esmalte acrílico termoconvertível e a tinta em pó, para o setor industrial; e além de comercializar acessórios para pintura (como pincéis, mexedores), em 1977 a empresa começaria a fabricar o papel de parede Decoral. Em 1978 a empresa criou a divisão de exportação e não demorou muito para as tintas com a marca CORAL chegarem a outros países. No início da próxima década, em 1982, a empresa lançou a linha de tintas para manutenção industrial.


Em 1992 a marca foi responsável pela introdução no mercado brasileiro do sistema tintométrico (que permite a criação de aproximadamente 6.200 tonalidades diferentes de tintas látex, acrílica e esmalte), tendo sido pioneira também na utilização do espectrofotômetro (instrumento utilizado para a medição da cor). No dia 16 de abril de 1996, com a aquisição pelo grupo ICI (Imperial Chemical Industries), a linha de produtos da CORAL foi reforçada pela Dulux, marca mundial da ICI reconhecida por sua excelência tecnológica e alta qualidade dos produtos. No final desta década, a empresa vendeu sua divisão de tintas industriais e repintura automotiva para se concentrar na linha decorativa, desenvolvendo produtos para a pintura de paredes residenciais e comerciais com ótimo rendimento. Em 2007 a CORAL lançou a tinta Tira Teima, que chegou ao mercado justamente para facilitar a escolha da tonalidade ideal e dar segurança ao consumidor que deseja pintar com cores. Trata-se de um teste de tons vendido em embalagem de 300 ml, especialmente fabricado para ver na parede como ficará a cor selecionada no leque da CORAL, que tem mais de duas mil tonalidades.


Desde janeiro de 2008, a marca CORAL faz parte do grupo holandês AkzoNobel, maior empresa de tintas decorativas do mundo. Neste ano, a marca iniciou um processo de reformulação de suas embalagens e nomes de seus produtos, com o objetivo de ajudar o consumidor no processo de compra, comunicando claramente os benefícios e atributos de cada produto por meio de uma linguagem menos técnica e de fácil entendimento. Com isso, a tinta Coralatex passou a se chamar Rende Muito; o Coralplus Super Lavável foi renomeado apenas como Super Lavável; e Toque Sublime mudou para Decora Toque Acetinado. As inovações contemplaram, ainda, o lançamento das tintas Chega de Mofo, direcionada para o combate ao mofo, e Coral Sol & Chuva, que protege as paredes externas de intempéries climáticas. Em 2012 a marca apresentou a tinta Premium CORAL 3 em 1, com alto nível de cobertura, brancura e acabamento, que conta com tecnologia antibactericida, ação antimofo e não possui cheiro. Um dos lançamentos mais recentes da marca é a tinta acrílica Super Lavável com tecnologia exclusiva Ultra Resist, duas vezes mais resistente à limpeza em relação às tintas premium foscas, que repele líquidos e facilita a limpeza de manchas de chocolate, ketchup, café, refrigerante, suco, lápis, caneta hidrográfica e batom.


Além disso, a marca oferece diversas ferramentas que facilitam a escolha das cores e ainda ajudam as pessoas a combiná-las, entre as quais o Simulador de Ambientes, ferramenta inovadora, interativa e de fácil utilização, disponível no site, com mais de 1.500 cores, divididas em famílias, que oferece a possibilidade de se testar diferentes combinações e composições de ambientes, antecipando assim o resultado e o efeito das cores; o Colour Futures, estudo internacional que reúne especialistas dos quatro cantos do planeta para apontar as cores que serão tendências no ano; o Idéia Cards, guia de combinação com livretos diferentes para cada família de cor; além do Coral Studios, um aplicativo móvel através do qual é possível identificar mais de 2.000 cores e encontrar combinações e produtos na palma da mão. Entre as recentes iniciativas da marca está o lançamento de um aplicativo para tablets e smartphones inédito no Brasil. É o Coral Visualizer, uma ferramenta que ajuda o consumidor a escolher a cor certa que irá transformar a sua casa. O aplicativo permite que as pessoas pintem suas paredes virtualmente e vejam o resultado em tempo real, conforme se movimentam pelo cômodo. O aplicativo consegue detectar a diferença entre parede, móveis e demais objetos para colorir ao redor deles imediatamente.


Graças a sua postura inovadora, durante esses mais de 60 anos, a CORAL se firmou no mercado brasileiro como uma marca geradora de tendências, e assim, ultrapassou as fronteiras da indústria química se posicionando como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, decoração, design e moda. Por isso, desenvolve produtos e serviços de alta qualidade, além de tecnologias que auxiliam consumidores e pintores a transformar casas, escritórios, prédios históricos e todo tipo de construção com uma simples pintura.


Um projeto colorido 
O projeto Tudo de Cor para Você, iniciado em 2009, veio para colocar em prática a missão da marca CORAL, que é levar cor para a vida das pessoas, provando que elas realmente têm o poder de mudar suas vidas e os lugares onde vivem. A partir de então, a CORAL viaja por todo o Brasil, e, com a participação ativa das comunidades, a ação tem deixado muita cor e alegria pelos locais onde passa, plantando nas pessoas o sentimento de zelo e valorização pelo lugar onde vivem e transformando-as em verdadeiras multiplicadoras do projeto.


Até hoje, mais de 615 mil litros de tintas já foram utilizados para renovar mais de 4.750 importantes patrimônios históricos e locais relevantes para as comunidades em diferentes regiões do país, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis e Fortaleza e Paraty. O projeto já impactou mais de 16 milhões de brasileiros em todo o país.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por várias modificações ao longo dos anos. Em 2008, a marca modificou sua identidade visual com a apresentação de um novo logotipo, mais moderno e dinâmico, com uma nova tipografia de letra. Além disso, a palavra “tintas” foi definitivamente retirada da identidade visual. Quatro anos mais tarde, em 2012, apresentou uma nova identidade visual. Mais colorido, o logotipo tem quatro principais mudanças: nova fonte de letra, parecida com o anterior só que de estilo mais moderno; adição de uma figura humana com o objetivo de convidar o consumidor a pintar; novo elemento gráfico na parte de cima, no formato de uma “onda de cor” em movimento, remetendo ao dinamismo e transformação; e variedade de cores. Vale lembrar que todas as marcas da AkzoNobel tem o mesmo ícone colorido. O Brasil exportou esse posicionamento para diversas marcas decorativas da empresa ao redor mundo. O alinhamento faz sentido, mesmo que cada marca mantenha seu nome local.


Os slogans 
Tudo de cor para você. (2009) 
Mudar é crescer. (2007) 
Mudar faz parte da vida. (2006) 
O seu mundo de cores. 
Tudo o que você imaginar.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1954 
● Fundador: Bunge y Born 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: AkzoNobel N.V. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ton Büchner 
● Presidente: Daniel Campos (Brasil) 
● Faturamento: R$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 15 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.200 
● Segmento: Decoração 
● Principais produtos: Tintas, esmaltes e vernizes 
● Concorrentes diretos: Suvinil, Tintas Renner, Lukscolor, Eucatex e Sherwin-Williams 
● Ícones: Sua completa paleta de cores 
● Slogan: Tudo de cor para você. 
● Website: www.coral.com.br 

A marca no mundo 
Pertencente a multinacional holandesa AkzoNobel, a marca CORAL exporta seus produtos para 15 países na América do Sul, Caribe, África e Oriente Médio. Com duas unidades industriais localizadas em Mauá (SP) e Recife (PE), somando 1.200 funcionários, a marca produz aproximadamente 1.000 itens (incluindo tintas sintéticas, látex, acrílicas, impermeabilizantes e vernizes), em um total de 220 milhões de litros por ano, sendo a segunda marca do mercado brasileiro de tintas; além de deter 25% do mercado de tintas imobiliárias. 

Você sabia? 
A marca CORAL tem a paleta mais completa do mercado brasileiro, com 2.016 cores e a única que, além de códigos, traz nomes em todas elas. 
A marca possui o Clube da Cor, onde associados ganham carteirinha de pintores profissionais, recebem informações sobre o mercado de tintas e novos produtos, participam de cursos de especialização e técnicas de pintura. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame, Embalagem Marca e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/6/2017

6 comentários:

Anônimo disse...

oi

Anônimo disse...

O JORNA E NOTA 10 PARABENS ROMULO

Anônimo disse...

esta tintaé boa d+!!! ass paula

Anônimo disse...

Sou artesã e trabalho com pintura em mdf e pintura decorativa em paredes.Fiquei satisfeita com a enorme variedade de cores e principalmente com a qualidade das tintas coral.

Unknown disse...

Olá muito bom conhecer a história dessa empresa!!
Mas na verdade o que quero mesmo é encontrar um antigo funcionário da década de 60, amigo de minha mãe. o nome dele é Abelardo Barbosa.
vou deixa um e-mail: ziloalopes@hotmail.com

Rui disse...

Boa noite! Li o artigo completo e observei que faltam algumas coisas. Faltam slogans antigos como A Cor dos Seus Sonhos e Tinta é Coral. Faltam ainda as logomarcas anteriores a da Tintas Coral que está sobre fundo azul neste artigo.