3.9.06

TAP AIR PORTUGAL


A TAP Air Portugal procura continuamente proporcionar aos seus milhões de passageiros as melhores e mais fáceis soluções para suas viagens, agregando cada vez mais valor aos produtos e serviços que lhes oferece. Passo a passo, reafirma o compromisso com o futuro, ligando pessoas, economias e comunidades, e firmando-se cada vez mais como a maior exportadora nacional e promotora do país lusitano no mundo. Transmitindo uma forte ligação de Portugal ao mundo e do mundo a Portugal, a TAP desperta em cada viajante a curiosidade tipicamente portuguesa.

A história

Tudo começou exatamente no dia 14 de março de 1945, quando um decreto assinado pelo então Secretário da Aviação Civil, Humberto Delgado, deu origem a uma nova companhia aérea, batizada de Transportes Aéreos Portugueses, e conhecida pela sigla TAP. Inicialmente a nova companhia aérea era uma divisão do Departamento de Aviação Civil do Governo Português e foi oficialmente fundada pelo próprio Humberto Delgado com a ajuda do primeiro tenente aviador Joaquim Trindade dos Santos, e dos pilotos Luís Tedeschi Bettencourt e Benjamim Fernando Fonseca de Almeida. Mas foi somente no dia 19 de setembro de 1946 que seus primeiros aviões, do modelo Dakota DC-3 com capacidade para 21 passageiros, foram colocados em operação, dando início assim a primeira rota comercial com voos conectando as cidades de Lisboa e Madri, e até o final ano, em dezembro, também para a cidade angolana de Luanda e moçambicana de Lourenço Marques (atual Maputo), na então chamada “Linha Aérea Imperial”. Este voo era realizado com nada menos do que 12 escalas e 15 dias de duração (ida e volta).
   

Já a primeira linha doméstica da companhia, entre as cidades de Lisboa e Porto, seria inaugurada em 1947. No ano seguinte, a TAP passou a voar também para as cidades de Paris e Sevilha e, em 1949, para Londres. Como todas as companhias aéreas, a TAP enfrentou tempos difíceis durante a Segunda Guerra Mundial. Após o término do conflito mundial e com o desenvolvimento e demanda da aviação comercial, em 1953 a TAP inaugura duas novas rotas internacionais: Casablanca e Tânger, ambas em Marrocos. A partir de 1955 a rota “Linha Aérea Imperial” passou a ser operada com aeronaves quadrimotores Super Constellation, dos quais a TAP mantinha em sua frota um total de seis unidades, diminuindo assim o tempo de viagem e proporcionando mais conforto aos passageiros. No ano de 1961, a TAP inaugurou o chamado “Voo da Amizade”, entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Em 1962, a TAP ingressaria na era do jato, com o recebimento do primeiro Caravelle, ainda que meses antes tenha realizado voos com um Comet 4B em cooperação com a BEA. Os Caravelle foram operados principalmente em rotas europeias, especialmente para Genebra, Munique e Frankfurt, e no ano seguinte passaram também a servir as rotas para o continente africano.
   

Já em 1964, a empresa transportaria seu milionésimo passageiro depois de 18 anos de sua fundação. No ano seguinte foi posto em operação o primeiro Boeing 707, utilizado em rotas para o continente africano, posteriormente estendida também para Johannesburg, na África do Sul. Com este modelo a TAP iniciaria voos regulares com aeronaves a jato para o Brasil (Rio de Janeiro), em junho de 1966. Ainda nesse ano foi inaugurada a linha para Nova York. Em março de 1967 foi entregue o primeiro Boeing 727-100 e a TAP se tornou a primeira companhia aérea europeia que passou a ter uma frota totalmente composta por jatos. Em 1971 a TAP muda seu hub para o Aeroporto Internacional de Lisboa e acrescenta novos destinos a sua malha aérea, como Boston e Montreal. Com a crescente expansão de suas rotas internacionais, os dois primeiros Boeing 747-200 - conhecidos como Jumbo - foram entregues em 1972. No final desta década, a companhia aérea operava uma frota de 32 aviões modernos que serviam mais de 40 destinos em quatro continentes.
   

No início da próxima década, além de adicionar Barcelona como novo destino, criar a classe executiva em suas aeronaves, admitir a primeira mulher piloto (Teresa Carvalho), a TAP lançou em 1981 a revista de bordo Atlantis. Esta revista esteve disponível a bordo de qualquer avião da companhia durante 16 anos e levava o melhor de Portugal para o mundo. A revista seria substituída em 2007 pela UP!, uma nova revista de bordo que mantinhas reportagens focadas no melhor que se faz em Portugal e levando os clientes a viajar por lugares inesquecíveis antes de pousar.
  

De 1983 em diante foi realizada a primeira modernização de sua frota, com o recebimentos das primeiras aeronaves Boeing 737-200 e Lockheed L-1011-500. Em 1984, a TAP ampliou seus serviços com a criação da operadora turística Air Portugal Tours e, em 1985, com a inauguração do Museu TAP, um espaço que contava a rica história da companhia aérea portuguesa. No final desta década, a TAP recebeu seu primeiro avião da Airbus (conheça essa outra história aqui), um A310-300. Seria o início de uma nova era na empresa, que culminaria com uma frota composta totalmente por aeronaves do consórcio europeu. A TAP iniciou os anos de 1990 transportando pela primeira vez em um ano mais de 3 milhões de passageiros. Atenta às necessidades dos portugueses, a companhia aérea lançou em 1996 o seu site na internet, disponibilizando nele vários tipos de serviços e agilizando o atendimento. Em 1997, a empresa inovou ao instalar um simulador de voo Airbus para treinamentos de seus pilotos e criou a tecnologia dos tíquetes eletrônicos para voos domésticos.


Fundada como empresa estatal, privatizada em 1953, novamente estatizada em 1975, foi privatizada mais uma vez em 1993, ao final de um conturbado e lento processo. Em 2001, ano em que transportou mais de cinco milhões de passageiros, a TAP estendeu os conhecidos “voos azuis” (nos quais são proibido fumar) a todas as rotas. Ainda em 2001 a TAP passou a ser a companhia aérea europeia com presença mais marcante no mercado brasileiro. Atualmente a companhia aérea portuguesa oferece voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife e Salvador, para Lisboa, além de conectar a cidade do Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. São 11 cidades servidas no Brasil (13 rotas) e mais de 80 frequências semanais. E já anunciou reforço de voos em 2024, onde serão 91 por semana, uma média de 13 por dia, reafirmando a TAP como a mais importante companhia aérea internacional a ligar o Brasil à Europa. A TAP é atualmente considerada a quarta maior companhia aérea em operações ao Brasil, com 1.6 milhões de passageiros transportados de e para o país em 2022.
   

A TAP celebrou seu 60º aniversário no dia 14 de março de 2005, data em que passou também a integrar a Star Alliance, a maior aliança global de companhias aéreas, em uma demonstração pela excelência de seus serviços. Esse ano ainda foi marcado pelo lançamento do novo programa de passageiro frequente chamado TAP Victoria (relançado em 2018 com o nome de TAP Miles&Go), que oferece vantagens únicas pelas milhas acumuladas. Em um movimento ousado, no ano de 2007, a TAP adquiriu a companhia aérea Portugália Airlines (atualmente TAP Express), considerada durante 5 anos consecutivos a melhor companhia aérea regional da Europa. A partir de 2008, a emissão de bilhetes passa a ser 100% em formato eletrônico.
   

Pouco depois, em 2009, ampliou sua malha de rotas ao inaugurar voos para as cidades de Moscou, Helsinki e Varsóvia. Acompanhando a evolução do mercado, nos anos seguintes a TAP redesenhou a sua estratégia comercial e lançou novos produtos destinados a diferentes público-alvo. Em 2015, após um longo processo, a TAP teve 61% do seu capital vendido para um consórcio formado pelos empresários Humberto Pedrosa e David Neeleman, este último fundador da Azul (conheça essa outra história aqui) e JetBlue (saiba mais aqui). No mesmo ano, um novo governo socialista português decidiu retomar controle da empresa e aos poucos adquiriu a participação dos sócios privados. Em 2016, a TAP adicionou à suas rotas a lucrativa e concorrida Ponte Aérea Porto-Lisboa, que hoje adota a mesma política de frequências, flexibilidade e conforto oferecida nas Pontes Aéreas Funchal-Lisboa e Madri-Lisboa. Em 2017, a companhia aérea voltou a usar o nome TAP Air Portugal. Com as novas e modernas aeronaves A330neo e A321LR e como grande aposta, a TAP resolveu cruzar o Atlântico e adicionar em 2018 rotas para os Estados Unidos. Hoje, são nove os destinos servidos e mais de 150 voos por semana, nos Estados Unidos e também no Canadá. No ano seguinte, a TAP alcançou um feito e tanto ao transportar 17.05 milhões de passageiros.
   

Em 2020 (ano atípico devido à pandemia causada pela COVID-19) a TAP enfrentou dificuldades, assim como todo setor aéreo. A TAP manteve suas operações operando voos repatriando portugueses e transportando toneladas de carga médica e humanitária. E isto culminou com o Estado Português assumindo 100% do capital da companhia, depois que seus problemas econômicos se acentuaram em virtude da pandemia. Mesmo assim, a atividade em 2021 mostrou uma recuperação significativa, mas foi ainda impactada pela pandemia. E não foi o suficiente diante dos enorme prejuízos. Com isso, a Comissão Europeia anunciou a aprovação do plano de reestruturação da companhia aérea TAP Air Portugal, juntamente com um auxílio de €2.55 bilhões do Estado português, seu principal acionista.
  

Mesmo com todas as dificuldades desses anos, a TAP nunca se descuidou de seus produtos e servições ofertados e, em 2022, foi mais uma vez premiada no World Travel Awards como “Companhia Aérea Europeia Líder para a África e para a América do Sul”. E em 2023, foi classificada pela AirlineRatings.com como a terceira melhor Companhia aérea da Europa e a 13ª melhor do mundo. Além disso, para responder à crescente procura por viagens entre Paris e Lisboa e proporcionar aos seus passageiros um serviço de excelência, a TAP lançou a “Ponte Aérea” com oito voos diários entre as duas capitais. Nesses últimos anos, a TAP tem consolidado o seu reposicionamento em alguns dos seus principais mercados, nomeadamente África, América do Norte e América do Sul. Afinal, é a companhia aérea portuguesa líder entre a Europa e o Brasil e tem apostado fortemente nas ligações com os Estados Unidos e o Canadá.
  

A moderna frota 
Atualmente a TAP é proprietária de uma das mais modernas e jovens frotas aéreas da Europa, com a idade média de 8 anos. Aviões modernos e eficientes, que valorizam o conforto e os ganhos em eficiência operacional, são os cartões de visita da TAP no mundo. A frota é composta por aproximadamente 100 aeronaves, principalmente os modelos A330neo (sendo a primeira companhia aérea a voar com este modelo no mundo), A321neo e A320neo, para voos de médio e de longo curso. Já o A321neo Long Range é a joia da coroa. Um avião Narrow Body que consegue voar distâncias de longo curso e atravessar o Atlântico, tirando vantagem da localização privilegiada do Hub da empresa, em Lisboa. A TAP ainda possui aeronaves A330-200, A321-200, A320-200 e A319-100. Essa frota inclui a TAP Express, companhia aérea regional que opera em voos de curto e médio curso, com aviões Embraer 190 e 195.
   

A TAP tem como missão a sustentabilidade e inovação em sua frota. Por exemplo, em 2016, foi a primeira companhia europeia a instalar a tecnologia sharklet - dispositivos na ponta da asa que permitem aumentar a eficiência e reduzir as emissões de CO2. Já em 2022, foi a primeira a operar um voo em Portugal com combustível SAF (Sustainable Aviation Fuel) a bordo.
  

A evolução visual

A identidade visual da TAP passou por inúmeras alterações ao longo de sua história. O logotipo original da marca já continha a sigla TAP, abreviação de Transportes Aéreos Portugueses. A primeira remodelação ocorreu em 1947, quando o logotipo foi radicalmente alterado. Mas não durou muito. Isto porque em 1953, a companhia aérea apresentou uma nova identidade visual que voltou a dar destaque para o nome TAP, agora em vermelho. Em 1979 ocorreu uma remodelação mais radical com a adoção do nome TAP Air Portugal, com a sigla TAP em vermelho e com um novo design, posicionada à esquerda, e a frase Air Portugal em preto.
   

No mês de fevereiro de 2005 a companhia aérea passou por outra grande reformulação visual, adotando a designação TAP Portugal e introduzindo seu novo logotipo, muito mais colorido e moderno, e que caracterizava-se sobretudo pela sobreposição das três letras (TAP), destacando-se os tons verdes e vermelhos (cores da bandeira portuguesa). A companhia aérea nacional portuguesa desejava transmitir com isto um rejuvenescimento de sua marca, de modo a reforçar seu posicionamento e sua conotação com o país de origem. Em agosto de 2017, o logotipo foi apenas modernizado, pois a companhia aérea voltou a utilizar o nome TAP Air Portugal.
  

Os slogans 
Abraça o Mundo. (2023) 
Embrace the world. (2023) 
Quando a TAP descola, descola Portugal. (2019) 
Viagens top só com preços TAP. (2016) 
TAP, de braços abertos. (2011) 
TAP Voa mais alto. (2005) 
Flying the world your way. (1990)



Dados corporativos

● Origem: Portugal 

● Fundação: 14 de março de 1945

● Fundador: Humberto Delgado

● Sede mundial: Lisboa, Portugal

● Proprietário da marca: Transportes Aéreos Portugueses S.A.

● Capital aberto: Não

● CEO: Luís Rodrigues

● Faturamento: €3.48 bilhões (2022)

● Lucro: €65.6 milhões (2022)

● Frota: 98
● Destinos: 90

● Passageiros transportados: 13.8 milhões (2022)

● Presença global: 36 países

● Presença no Brasil: Sim

● Funcionários: 11.000

● Segmento: Aviação

● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira 
● Concorrentes diretos: Iberia, Lufthansa, Air France, KLM, British Airways, Austrian Airlines, Brussels Airlines, ITA Airways, Finnair, EasyJet e Ryanair
● Slogan: Abraça o Mundo.

● Website: www.flytap.com

A marca no mundo

Atualmente a TAP - maior companhia aérea portuguesa - voa para aproximadamente 90 destinos em mais de 35 países da África, Europa, Oriente Médio, América do Norte e do Sul, região em que se destaca como a transportadora europeia líder de operação para o Brasil, além dos voos domésticos. A companhia aérea transporta mais de 13.8 milhões de pessoas por ano (dados de 2022), opera uma frota de 98 aeronaves (incluindo 20 aviões da TAP Express), realiza mais de 2.500 voos semanais, possui mais de 6 milhões de clientes no programa de fidelidade TAP Miles&Go e emprega 11 mil funcionários. A TAP possui seu hub principal de operações no Aeroporto Internacional Humberto Delgado em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso à Europa e posição estratégica em relação à África, América do Norte, Central e do Sul. A divisão cargueira - conhecida como TAP AIR CARGO - opera voos para mais de 22 destinos e transportou mais de 93 mil toneladas em 2022. 

Você sabia?

Cada avião da TAP é batizado com o nome de uma grande e influente personalidade portuguesa, como por exemplo, Fernando Pessoa (poeta e dramaturgo), D. Maria I (a primeira rainha reinante de Portugal), Marquês de Pombal (nobre que reconstruiu Lisboa) ou Amélia Rey Colaço (uma das mais famosas atrizes de teatro do século XX). 
Em 1989, a TAP inaugurou os primeiros “voos azuis” (nos quais era proibido fumar). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem e Estadão), canais de TV (RTP), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/10/2023 

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4 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente uma marca portuguesa :)

Anônimo disse...

Boas as informações do blog. Já que foi comentada como única marca portuguesa, sugiro a inserção da famosa marca Vista Alegre-V.A., líder mundial no setor de porcelanas de luxo e fundada em 1824 e com belo logotipo. É anunciante de revistas como Vogue e outras. Também os famosos 'porto'da Sandeman, com seus rótulos maravilhosos, e o 'Mateus Rosé', o vinho mais vendido do mundo. Ainda no segmento de luxo, cristais MGlass e porcelanas Alcobaça são outras portuguesas interessantes.


Saudações, S.C.

Delgado disse...

Viva

Encontrei também 2 outros artigos de marcas portuguesas. O azeite Gallo e o azeite Andorinha.
Uma rectificação, em relação a Alcobaça é de referir a marca de porcelanas de design SPAL, mas não menos importante, a marca de cristal de luxo Atlantis.

Unknown disse...

Excelente blog e excelente artigo!
sugiro um artigo sobre a EDP... mais difícil mas é a 4ª maior empresa de energia renovável do mundo e a maior empresa portuguesa!

continuação de bom trabalho!