3.9.06

REDE GLOBO

Documentar o dia-a-dia da diversidade cultural do nosso povo faz parte do cotidiano da TV Globo. A emissora faz telespectadores se enxergarem numa programação feita para os brasileiros, por brasileiros. É o espelho que reflete a nossa cultura, a janela que mostra aos outros povos as cores do Brasil e através da qual se vê o Brasil e o mundo. Sustentar o título de uma das maiores redes de televisão do mundo só é possível com muito trabalho, profissionalismo, investimento em qualidade e criatividade. O maior desafio é preservar a confiança de milhões de espectadores que assistem diariamente à programação da TV GLOBO no Brasil e no mundo.
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A história
Foi em 26 de abril de 1965 que entrou no ar o canal 4, TV Globo do Rio de Janeiro, dando o pontapé inicial para a formação da Rede Globo de Televisão, fundada pelo jornalista e empresário Roberto Marinho. O novo canal foi inaugurado oficialmente às 10h45, emitindo como sinal de teste a canção Moon River, de Henry Mancini. Rubens Amaral pronunciou as primeiras palavras, apresentando a emissora aos telespectadores da cidade do Rio de Janeiro e do estado da Guanabara. Às 11h, foi exibida a primeira atração: o programa infantil Uni-duni-tê, com Tia Fernanda. Ao meio-dia, os desenhos animados Gato Félix e Hércules preencheram a telinha. Os principais destaques do dia foram o noticiário Teleglobo, os programas Sempre mulher, o Musicalíssima e Show da noite, o jornalístico Se a cidade contasse e o infantil Capitão Furacão. Na dramaturgia, estrearam a série Rua da Matriz e a novela Ilusões perdidas.
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No dia 14 de setembro estreou Paixão de outono, primeira novela da cubana Glória Magadan na TV GLOBO. O estilo da autora, contratada para o cargo de diretora de dramaturgia da emissora, era marcado por tramas de época, do gênero capa e espada, e adaptações geralmente ambientadas em países longínquos. A sua sede, no Jardim Botânico, foi o primeiro prédio no Brasil especialmente projetado para abrigar uma emissora de TV. O projeto de construção foi inspirado em uma estação de televisão que o grupo Time-Life tinha em Indianápolis, Estados Unidos. A concessão do canal foi outorgada no governo do presidente Juscelino Kubitschek, e aos poucos outras emissoras da rede entravam no ar: em São Paulo, através do Canal 5, que, desde 1952, funcionava como a TV Paulista; em Belo Horizonte (1968); em Brasília (1971); e em Recife, além das primeiras afiliadas como TV Triângulo (Rede Integração de Uberlândia), TV Gaúcha (RBS TV Porto Alegre) e TV Anhanguera (Rede Anhanguera).
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Vale lembrar que emissora, logo de início, imprimiu um novo conceito de qualidade à televisão brasileira. Também nas transmissões internacionais foi pioneira. A Copa do Mundo de Futebol na Inglaterra, em 1966, foi a primeira transmitida ao vivo; e o lançamento da nave espacial Apollo IX, em 1968 foi a pioneira transmissão via satélite. Em 1966, a autora cubana Gloria Magadan escreveu uma das primeiras novelas levadas ao ar pela GLOBO, "Eu compro esta mulher", vindo depois com igual sucesso, da mesma autora "O sheik de Agadir", que inovou registrando maior número de cenas externas e uma edição mais ágil. A GLOBO iniciou a operação em rede no Brasil, em 1969 com o Jornal Nacional, um marco na história da TV brasileira sendo o primeiro noticiário em rede do país transmitido ao vivo. Foi pioneira também na implantação da TV em cores no Brasil, em 1972, quando no dia 31 de março exibiu o especial "Meu Primeiro Baile", primeiro programa da televisão brasileira inteiramente gravado em cores.
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Em 1973, O Bem-Amado seguiu para o Uruguai dando início à carreira internacional da programação da REDE GLOBO. Já em 1975 a emissora contava com uma programação nacional. Nos anos 70, Vila Sésamo, Sítio do Picapau Amarelo e o Globinho foram os grandes destaques, unindo entretenimento e informação.
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Foi nesta década o momento em que a GLOBO começou a construir o que seria chamado de “Padrão Globo de Qualidade”, em que o horário nobre é preenchido com duas novelas encaixadas por um telejornal curto e sintético, uma telenovela que seria chamada a partir de então de “novela das oito” e, depois, uma linha de shows, filmes ou o Globo Repórter, sempre com bastante regularidade de horário e programação. Este padrão nada mais é do que a chamada “grade fixa”, tanto na vertical (sequência dos programas no dia), quanto na horizontal — respeito à sequência ao longo dos dias da semana — , orquestrada por Walter Clark e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (mais conhecido como “Boni”) em 1960, antes responsáveis pela programação da extinta TV Excelsior. Este padrão seria decisivo para a conquista da liderança de audiência, pois, no final da década, as duas grandes redes, a Rede Record e a Rede Tupi, estavam se deteriorando por falta de recursos e estratégia, sobrando apenas a GLOBO como uma alternativa de certa qualidade.
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Na década de 80, após o sucesso da turma do Balão Mágico, a "rainha dos baixinhos", Xuxa, conquistou crianças e adultos, misturando auditório com atrações musicais e desenhos animados. Depois de duas décadas no ar, Xuxa está agora conquistando uma novíssima geração de baixinhos com o Xuxa no Mundo da Imaginação, um programa de mãe para filhos, cheio de informação, música e faz-de-conta. Também foi na década de 80, em 1982, que a emissora implantou a transmissão via satélite; e, em 1986 lançou o Criança Esperança, uma das ações sociais mais conhecidas do Brasil. Nas décadas seguintes a emissora estreou novelas e programas campeões de audiência, consolidando de vez sua posição de liderança no segmento.
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Em 2 de dezembro de 2007, a transmissão digital chegou à área metropolitana de São Paulo. Em abril de 2008, foi a vez de Belo Horizonte. Em 16 de junho do mesmo ano, a TV Digital entrou no ar no Rio de Janeiro e, em 4 de agosto, chegou a Goiânia. Ao final do primeiro semestre de 2009, as principais cidades brasileiras terão o sinal digital da TV GLOBO.
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A linha do tempo
1966
Em janeiro, a emissora cobre ao vivo as enchentes que inundaram a cidade do Rio. Também nesse ano passa a transmitir o carnaval carioca e a exibir os programas Jornal de Vanguarda e Grande resenha Facit.
1967
Ano da estréia de Abelardo Barbosa animando os domingos com a sua Buzina do Chacrinha, e também do primeiro Festival internacional da canção promovido e transmitido pela TV GLOBO.
1968
O humor de Max Nunes e Haroldo Barbosa, sucesso no rádio, chega à TV GLOBO com o antológico Balança, mas não cai. Aos domingos, Amaral Neto, o repórter revela um Brasil desconhecido do grande público. Também tem início a transmissão da Santa Missa, o programa mais antigo da emissora.
1969
Com a estréia do Jornal Nacional, primeiro a ser transmitido em rede e apresentado por Hilton Gomes e Cid Moreira, tem início a Rede Globo de Televisão. A novela Véu de noiva encerra o gênero capa e espada, inaugurando nova fase na teledramaturgia da emissora.
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1970
O Brasil se emociona com a história de heroísmo e esperança de Irmãos Coragem, um dos maiores sucessos da TV brasileira em preto e branco, e torce pela Seleção Brasileira, tricampeã na Copa do Mundo do México.
1971
Surge o "plim-plim", som das vinhetas de abertura e encerramento dos programas, que se tornaria um dos principais símbolos da REDE GLOBO. Em maio, estréia o Jornal Hoje, revista eletrônica com notícias e assuntos culturais. Foi neste ano que a TV GLOBO começou a usar o teleprompter nos seus telejornais e programas jornalísticos.
1972
Os destaques do ano são o infantil Globinho, apresentado por Paula Saldanha, a novela Selva de pedra, sucesso de público e crítica; o humor inteligente do seriado A grande família (em 29/03/2001, o programa voltaria a ser exibido em nova versão, apresentando grande sucesso) e a parada de sucessos do Globo de ouro, apresentando os maiores sucessos musicais do momento, que ficaria 18 anos no ar. No dia 30 de março o canal transmitiu pela primeira vez, ao vivo, uma prova de Fórmula 1. Disputada no Brasil, no circuito de Interlagos, em São Paulo, a prova não contou pontos para o campeonato oficial. Ainda nesse ano, a emissora exibiu algumas corridas, mas somente a partir de 1973, passou a cobrir regularmente a competição. A primeira prova transmitida teve a narração de Júlio De Lamare, com comentários de José Maria Ferreira, o Giu Ferreira.
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1973
Grandes programas jornalísticos como Globo repórter (programa derivado do Globo Shell Especial, que trazia, na sua primeira fase, documentários realizados por diversos cineastas), Fantástico (revista de variedades com a proposta de unir o espetáculo ao jornalismo) e o Esporte espetacular são criados neste ano; Chico city e Satiricom renovam o humor e O bem-amado marca a chegada definitiva da cor à televisão.
1974
O rei Roberto Carlos estrela seu primeiro especial na Rede Globo, em janeiro. Na teledramaturgia, a novela O espigão discute os malefícios da expansão imobiliária, e O rebu testa os limites da linguagem televisiva.
1975
A novela Gabriela leva o universo de Jorge Amado aos telespectadores, e Pecado capital mobiliza o país em torno de uma discussão sobre ética.
1976
As novelas Saramandaia e O casarão apresentam inovações na linguagem; e Escrava Isaura bate recordes de audiência e se torna campeã de vendas no exterior. No humor, Planeta dos homens é o destaque.
1977
O Sítio do pica-pau amarelo e Os trapalhões (programa humorístico com Dedé, Didi, Mussum e Zacarias, que entraria no Guiness, o livro dos recordes, como o de maior duração da história da televisão) encantam e divertem crianças e adultos. O Bom dia São Paulo inaugura a série de telejornais com ênfase no noticiário local e na prestação de serviços, sendo o primeiro telejornal local matutino do país. No mês de junho ocorre a primeira entrada ao vivo com ENG (Eletronic News Gathering) no Jornal Nacional: a repórter Glória Maria e o cinegrafista Roberto Padula vão à Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, para cobrir um engarrafamento. Também neste ano a TV GLOBO incorpora cor em toda sua programação. Até então, a cor, até era restrita ao jornalismo e à novela das 22h. Outro fato importante, foi a montagem em Roma do seu primeiro escritório de vendas no exterior
1978
Sucesso estrondoso de audiência, Dancin’ days capta o espírito da juventude dos anos 70. O Globo esporte estréia com linguagem descontraída e ampla cobertura esportiva de campeonatos nacionais e internacionais.
1979
Estréia a nova versão do Jornal da Globo, com reportagens, análise e entrevistas. Suspenso em março de 1981, o Jornal da Globo voltou a ser apresentado em agosto de 1982, com novo formato, em substituição ao Jornal Nacional segunda edição. Inicia-se um novo capítulo na história da teledramaturgia, com as séries Carga pesada, Malu Mulher e Plantão de polícia.
1980
Dois programas pioneiros estréiam com enorme sucesso: o Globo rural, criado para informar e prestar serviços ao homem do campo; e o TV Mulher que fala sobre moda, estética, comportamento sexual e direitos femininos.
1981
Depois de participar de vários humorísticos de sucesso na REDE GLOBO, Jô Soares estréia à frente do Viva o Gordo, com um humor cheio de crítica política e social. Também ocorre a estréia do programa musical Som Brasil, criado e apresentado por Rolando Boldrin para divulgar ritmos e temas regionais brasileiros.
1982
Estréia Lampião & Maria Bonita, primeira minissérie da TV brasileira. O Globo cidade entra em flashes diários na programação denunciando os problemas urbanos e cobrando providências das autoridades. Dez anos depois de realizar seu último programa na TV GLOBO, José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, volta à emissora com o Cassino do Chacrinha. O nome do programa era uma homenagem ao seu primeiro grande sucesso no rádio, mais de 30 anos antes.
1983
Guerra dos sexos reúne Fernanda Montenegro e Paulo Autran, estrelas do teatro brasileiro. O Vídeo show resgata momentos da história e dos bastidores da GLOBO. No Bom dia Brasil, o panorama político do país e do mundo. O programa infantil Balão mágico mistura números musicais, sorteios e desenhos animados. Também estréiam os telejornais locais da REDE GLOBO, chamados internamente de Praças TV: SPTV, RJTV, NETV, MGTV e DFTV.
1984
Em Amor com amor se paga, Ary Fontoura conquista o público na pele do avarento Nonô Correia. Conflitos familiares e muito humor marcam Vereda tropical, primeira novela de Carlos Lombardi.
1985
Depois de dez anos no limbo, graças à censura, finalmente vai ao ar, com enorme sucesso, a novela Roque Santeiro. O seriado Armação ilimitada traz a linguagem do videoclipe e da cultura pop para a teledramaturgia. A minissérie Grande sertão: veredas, baseada na obra homônima de João Guimarães Rosa, estréia com grande sucesso.
1986
Primeiro ano da campanha Criança esperança. Xuxa Meneghel chega à REDE GLOBO fazendo enorme sucesso com o Xou da Xuxa. A minissérie Anos dourados conta uma história de amor ambientada na década de 1950.
1987
Carlos Vereza faz sucesso como o vilão de Direito de amar, novela de época inspirada em antiga rádionovela de Janete Clair. Brega e chique marca o retorno de Marília Pêra, afastada da teledramaturgia desde 1974.
1988
Enquanto a novela Vale tudo provoca um debate sobre valores éticos e morais do brasileiro, o programa TV Pirata gera polêmica ao injetar sangue novo no humor da televisão, e a minissérie O primo Basílio, traz pela primeira vez o universo do português Eça de Queiroz para a TV GLOBO. Tela Quente estréia com o filme “O Retorno de Jedi”.
1989
Cassiano Gabus Mendes mistura histórias de capa e espada com crítica política e social na novela Que rei sou eu? No mesmo ano, Fausto Silva chega para conquistar as tardes de domingo com o seu Domingão do Faustão.
1990
O mestre Chico Anysio abre espaço na televisão para grandes ícones do humor brasileiro e revela novos talentos na Escolinha do Professor Raimundo. Estréia o Linha direta, que através da reconstituição de crimes, procura incentivar os telespectadores a fornecerem pistas à polícia. Sua primeira fase durou apenas quatro meses, mas o programa voltou ao ar em 27/05/1999, apresentando grande sucesso.
1991
Dignidade e cidadania são tratadas em O dono do mundo, cuja abertura traz imagens de Charles Chaplin. Luís Fernando Guimarães e Regina Casé misturam documentário, ficção e humor no Programa legal.
1992
O programa Você decide estréia aliando a teledramaturgia à interatividade. Casseta & Planeta, urgente! inventa o “jornalismo mentira e humorismo verdade”. Gilberto Braga faz o retrato de uma geração com a minissérie Anos rebeldes.
1993
Benedito Ruy Barbosa estréia no horário nobre da GLOBO com Renascer. O diretor Luiz Fernando Carvalho confere à novela enquadramentos, cores tons e relevos cinematográficos.
1994
Os valores éticos e morais do brasileiro e a conjuntura política, às vésperas de eleições presidenciais, fazem parte da temática da novela Pátria minha.
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1995
É inaugurado o PROJAC, a maior central de produção de televisão da América Latina. No mesmo ano, o seriado Malhação, inspirado nas soap operas americanas, traz um novo conceito de teledramaturgia para a emissora, e a A próxima vítima, trama policial de Silvio de Abreu, aborda questões como preconceito racial, homossexualismo e menores abandonados.
1996
O Rei do gado aborda pela primeira vez em uma novela a vida dos trabalhadores sem-terra. Sai de baixo, humorístico gravado ao vivo, com platéia, torna-se o grande sucesso das noites de domingo.
1997
A indomada traz de volta as tramas de Aguinaldo Silva, cheias de romance, comédia e realismo fantástico. Malu Mader encabeça o elenco de A justiceira, seriado de ação todo gravado em película. A REDE GLOBO inicia, no Jornal Nacional, a utilização do closed caption, tecnologia que insere legendas no vídeo de televisores, permitindo a deficientes auditivos acompanharem diálogos e falas de programas.
1998
Estréia do primeiro programa brasileiro a ter capítulos produzidos em alta definição: o seriado Mulher, que narra histórias sobre o universo feminino ambientadas em uma clínica especializada em atendimento a mulheres.
1999
Baseada na obra de Ariano Suassuna, a minissérie O auto da Compadecida é o grande sucesso do ano, que tem ainda a estréia do Mais você, apresentado por Ana Maria Braga, e Terra nostra, novela de Benedito Ruy Barbosa que conta – numa mega produção – a saga dos imigrantes italianos no Brasil no final do século XIX e início do século XX.
2000
A novela Laços de família emociona o país com sua trama cheia de conflitos envolvendo relações amorosas e familiares. Jô Soares retorna à Globo, depois de uma ausência de 12 anos, para apresentar o Programa do Jô. Estréia No limite, primeiro reality show produzido e apresentado pela TV GLOBO; e do programa de auditório Caldeirão do Huck, comandado pelo apresentador Luciano Huck.
2001
Estréia de Os normais, humorístico estrelado por Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres, que aposta no humor de observação à maneira das comédias de situação americanas; e O clone, novela de Glória Perez, que se tornou um grande sucesso ao trazer para a tela da GLOBO a cultura islâmica e abordar questões como a clonagem humana e a dependência química.
2002
O seriado Cidade dos homens mostra o duro cotidiano das favelas cariocas através das aventuras dos meninos Acerola e Laranjinha, personagens que entraram para a história da teledramaturgia. Estréia o Big brother Brasil, reality show da empresa holandesa Endemol, produzido em diversos países. A versão brasileira é uma das mais vistas no mundo.
2003
Manoel Carlos faz sucesso com Mulheres apaixonadas, Walcyr Carrasco revitaliza a trama de época com Chocolate com pimenta e Gilberto Braga discute o culto à celebridade e a busca pela fama em Celebridade.
2004
Da cor do pecado é a primeira novela da Rede Globo protagonizada por uma atriz negra. Senhora do destino torna-se fenômeno de popularidade. Cláudia Rodrigues se consagra como estrela do humor no seriado A diarista. Estréia também a Senhora do destino, de Aguinaldo Silva. A novela foi um fenômeno de popularidade, quebrando recordes de audiência e mobilizando a população em torno da trama.
2005
Na série Hoje é dia de Maria, Luiz Fernando Carvalho inventa um novo estilo para a teledramaturgia e aborda o universo dos contos de fada, cantigas infantis e cultura popular brasileira para fazer uma crítica social. Também vai ao ar o Globo Notícias, noticiário exibido diariamente, em rede nacional, em edições curtas de aproximadamente quatro minutos. A rede também lança a TV GLOBO SPORTS no mercado internacional.
2006
O cotidiano das periferias é abordado em Central da periferia, com Regina Casé, e no seriado Antônia, sobre o grupo de hip hop da zona norte de São Paulo. A minissérie JK recria a vida de Juscelino Kubitschek.
2007
A saga acreana ganha as telas em Amazônia – De Galvez a Chico Mendes. Paraíso tropical consagra os atores Wagner Moura e Camila Pitanga. Estréia o jornalístico Radar.
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O jornalismo
As notícias do Brasil e do mundo são veiculadas pela REDE GLOBO com responsabilidade, isenção e imparcialidade. Nada menos do que 80% da população se informam pela TV, nas cinco horas diárias de telejornalismo, em 11 programas, sete transmitidos em rede nacional. Trabalho de 4.700 jornalistas envolvidos na produção diária de telejornais e eventos. Com 11 correspondentes internacionais e 600 equipes de reportagem espalhadas em 121 emissoras do Brasil, o jornalismo da REDE GLOBO chega rapidamente a qualquer lugar, onde estiver a notícia. O “Bom Dia Brasil” apresenta as primeiras informações do dia, num formato sofisticado e leve; o “Jornal Hoje” consolida as notícias da manhã e exibe reportagens especiais de cultura, comportamento, moda e variedades; o “Jornal da Globo” traz as novidades da noite, o balanço e a análise dos principais fatos do dia, e o “Globo Notícia” traz as notícias mais quentes do começo da manhã e do final da tarde. São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro contam, ainda, com o “Radar” que, de segunda a sexta pela manhã, mostra as condições do tempo e do trânsito nessas cidades.
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Líder absoluto do jornalismo da TV brasileira, o “Jornal Nacional” leva aos espectadores tudo de mais importante que acontece no Brasil e no mundo. Pioneirismo é sua marca: foi o primeiro telejornal transmitido em rede para todo o Brasil; o primeiro a mostrar o mundo via satélite e o primeiro a fazer uma transmissão ao vivo. O “Globo Rural” tem edições diárias e uma edição semanal, abordando o Brasil do campo que, apesar da crescente urbanização do país, continua sendo o principal pilar de nossa economia. Documentário semanal, o “Globo Repórter” aborda temas que mobilizam o país em grandes reportagens. Às terças-feiras, no "Profissão Repórter", Caco Barcellos e uma equipe de jovens repórteres, juntos, revelam os diferentes ângulos da mesma notícia. No “Fantástico”, o telejornalismo ganha formato de revista e convive pacificamente com o entretenimento: é o show da vida. O programa é uma marca das noites de domingo no Brasil. Os telejornais comunitários, com dicas de cidadania e serviço em três edições diárias, formam a conexão direta da TV GLOBO e suas afiliadas com cada brasileiro. Os empreendedores encontram todas as notícias de seu setor no “Pequenas Empresas, Grandes Negócios”, incentivo ao investimento na produção.
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A Globo News, o primeiro canal de notícias 24 horas do Brasil, consolidou-se como referência para quem busca notícia e informação. São mais de dez milhões e oitocentos mil telespectadores diferentes a cada mês, que lhe garantem o primeiro lugar entre os canais de jornalismo da TV por assinatura. Suas transmissões ao vivo levam ao público informação qualificada e em tempo real.
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Central Globo de Produção (CGP)
A Central Globo de Produção (conhecida como CGP e apelidado de PROJAC) foi inaugurada em outubro de 1995 e hoje é o maior centro de produção da América Latina, com infra-estrutura, tecnologia e processos de produção para atender a todas as necessidades na realização dos programas de entretenimento da TV GLOBO. Ocupa 1,65 milhões de metros quadrados em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio (sendo 137 mil metros quadrados de área construída), com três cidades cenográficas totalizando 160 mil metros quadrados. São 32 unidades portáteis de produção para gravação das cenas; salas de controle de estúdio, com 26 câmeras; um prédio de arquivo de fitas automatizado e robotizado, com 250 mil cópias; dez estúdios acusticamente tratados, com 8 mil metros quadrados, e avançados recursos de iluminação. Os quatro estúdios dedicados à produção de novelas já disponibilizam tecnologia para gravação HDTV.
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Os criadores têm à sua disposição quatro Unidades Móveis de produção, com 16 câmeras cada uma; 26 ilhas de edição de vídeo e outras dez de áudio; 24 estações de computação gráfica; três estações de produção de conteúdo para Internet; e um prédio de produção de efeitos especiais (tiros/explosões/maquetes). A CGP permite produções para a TV convencional, TV em alta definição e cinema digital. Em 2006, foram construídos, em área planteada, 60.000m² de cenários e montados 770.000m². No mesmo período, foram construídos 86.000m² de cidades cenográficas (área planteada). Somado a isso, a CGP dispõe de um acervo de figurinos com 56 mil peças e 87 mil itens no acervo de contra-regra. Hoje, conta com uma central de geração própria de energia elétrica com capacidade para gerar 43.300 MW/ano, movida a gás natural. O consumo de energia na CGP equivale ao de uma cidade de 75 mil habitantes. Encravada numa área de Mata Atlântica, mantém um milhão de metros quadrados de vegetação nativa e, em 400 mil metros quadrados, foram plantadas 40 mil mudas de espécies locais no início do empreendimento. Há estações próprias de tratamento de água, esgoto e tintas, sistema de refrigeração menos agressivo ao meio ambiente, gerenciamento dos resíduos e reciclagem. O projeto Gerenciamento de Resíduos & Sustentabilidade desenvolvido na CGP conquistou o primeiro lugar no Prêmio Ação Ambiental 2006 instituído pela FIRJAN.
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Com interligação via fibra ótica com a CGP do Rio de Janeiro, a sede da TV GLOBO em São Paulo oferece recursos cada vez mais modernos para a produção de programas. Numa área de 20.591 metros quadrados, são seis unidades portáteis de produção; estúdio exclusivo com 600 metros quadrados e outro de 400 metros quadrados compartilhado com o Jornalismo; sala de controle com seis câmeras; quatro ilhas de edição de vídeo e uma de áudio, esta última também compartilhada com o Jornalismo; estação de computação gráfica; e estação de produção de conteúdo para Internet. A infra-estrutura ainda oferece um galpão de armazenagem de cenários com 750 metros quadrados; refrigeração com gás ecológico e baixo consumo de água (condensação a ar), além de 11 camarins dispostos no bloco dos estúdios. A TV GLOBO inaugurou em 2007 sua nova sede em São Paulo. Com o edifício Jornalista Roberto Marinho, que abriga áreas administrativas e o departamento comercial, a TV GLOBO São Paulo passou a reunir em um único endereço cerca de 1.500 funcionários de 17 áreas distintas. O edifício conta com 15 pavimentos, sendo um andar de convenções, um auditório para 160 pessoas e um estúdio panorâmico no último pavimento.
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O mundo todo ligado
A REDE GLOBO está conectada por fibra ótica digital de alta velocidade para troca de matérias e interligação dos sistemas de informação, o que permite integrar o trabalho de jornalistas das emissoras do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília e mais de 30 afiliadas; intensificar a comunicação corporativa e melhorar a qualidade de transmissão dos programas produzidos em São Paulo. Para a contribuição jornalística, foi implantada também a rede via satélite, que liga pontos situados no Rio, São Paulo e Brasília. Para a distribuição do sinal digital em larga escala, o uso de satélite garante a qualidade da programação para todo o Brasil, coberto por uma rede nacional e nove sub-redes regionais. Um par de canais de satélite está à disposição das equipes de jornalismo de São Paulo, Brasília, Nova York, 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, os dois mil profissionais do Jornalismo da REDE GLOBO que cobrem as notícias do Brasil e do mundo contam com o Globocop – um no Rio e outro em São Paulo. É o mais completo helicóptero de ENG construído, sendo totalmente digital e HDTV, que virou marca de agilidade e precisão na caça à informação. A TV GLOBO também trabalha com dez Unidades Móveis totalmente digitais (considerando a UM Virtual e a UM Computação Gráfica) – garantia de qualidade na produção, na transmissão ou na geração de conteúdo virtual.
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As tecnologias
Se não há um caminho pavimentado até uma televisão de qualidade planetária, a saída pode estar na tecnologia de última geração – e também no atalho da solução artística, por vezes artesanal. O resultado está no ar. A emissora utiliza uma das mais avançadas tecnologias para propiciar aos telespectadores uma transmissão de qualidade com um conteúdo imbatível:
DIGITAL BLOCK: A tecnologia, inicialmente aplicada em "Paraíso Tropical", consiste na extensão virtual de cenários, com a geração de ambientes virtuais a partir da captação de locações reais, utilizando mais de uma câmera. Atualmente esse recurso inovador está sendo utilizado nas principais produções da TV Globo.
TELEMETRIA: Desenvolvido pela Central Globo de Engenharia, o sistema permite acompanhar os atletas durante as competições. Com ele, é possível monitorar os batimentos cardíacos, velocidade de deslocamento, distâncias percorridas e outras informações.
PUBLICIDADE VIRTUAL: A publicidade virtual foi implantada de maneira pioneira pela TV GLOBO em 1996 e hoje se transformou num novo paradigma de comercialização. A Tecnologia de Propaganda Virtual foi desenvolvida em parceria com a israelense Orad e vem sendo utilizada em transmissões esportivas. São imagens que aparecem na tela no intervalo dos eventos, em mensagens comerciais e de programação.
HDTV - Em 1995, a TV GLOBO começou o aparelhamento para a produção em HDTV (High Definition Television), também conhecida como a televisão de alta definição. Pioneira, a emissora transmitiu, em 1998, a Copa do Mundo, em HDTV, para uma platéia seleta em São Paulo que assistiu ao vivo ao espetáculo. A novela "Duas Caras" foi o primeiro programa a ser exibido em HD, com o início da transmissão digital em São Paulo, em dezembro de 2007. Nesse ano, também foi editado o primeiro filme HD "O Exterminador do Futuro 3". Hoje temos 15 horas de programação semanal em HDTV no ar, nos diversos canais digitais da REDE GLOBO.
PRODUÇÃO DIGITAL DE JORNALISMO (Rio de Janeiro) - A produção de Jornalismo está cada vez mais preparada para o futuro! O Controle 3, primeiro controle de eventos/jornalismo da TV GLOBO, conta com uma infra-estrutura capaz de se produzir HDTV com múltiplos canais de áudio (até oito canais). Para a Globo News, a engenharia da TV GLOBO desenvolveu e implantou um complexo e audacioso projeto que permitiria a transição da operação desse canal para um sistema totalmente tapeless, o que gerou grandes ganhos operacionais. E acompanhando as mudanças, as equipes de externas hoje trabalham com motolink e também câmeras que utilizam disco óptico como mídia de gravação. São 26 câmeras em operação, que trazem facilidades aos usuários, pela grande capacidade de armazenamento dos discos, e muitos benefícios à produção de Jornalismo, pelo grande salto em qualidade da imagem captada.
APARATO TECNOLÓGICO (SÃO PAULO) - Para a maior cidade do Brasil, o mais completo aparato tecnológico. A sede da TV GLOBO em São Paulo, desde a sua inauguração no início de 1999, caminha para se tornar um dos maiores pólos televisivos do país. À disposição de jornalistas, artistas, técnicos e outros profissionais estão avançados recursos tecnológicos que permitem a produção de informação, educação e entretenimento. O Globocop, sete UMJs (Unidade Móvel de Jornalismo), Unidade Móvel display, dois motolinks para vencer os obstáculos do trânsito da megalópole e 39 equipes de reportagem garantem a máxima rapidez na transmissão da informação. Há ainda sistemas portáteis para transmissões ao vivo de trens, ônibus, carros e até motos. A CTRS (Central de Transmissão e Recepção de Sinais) de São Paulo permite a gravação e utilização de até 55 sinais diferentes e simultâneos, de qualquer parte de São Paulo, do Brasil ou do mundo. A sede paulista da TV GLOBO conta com três estúdios, onde funcionam 18 câmeras digitais. O estúdio 3 possui seis câmeras HDTV, grua robotizada, iluminação computadorizada e sistema de áudio digital que permite mixagem e transmissão em surround. Para grandes eventos externos, a emissora conta com uma unidade móvel digital de 20 câmeras. Uma novidade na sede de SP é o Glass Studio. Estúdio construído com a transparência para a cidade e que conta com quatro câmeras HD. Um centro exibidor digitalizado e com tecnologia de servidores proporcionou mais qualidade e confiabilidade às transmissões. Uma nova torre de transmissão foi construída, permitindo a instalação de novas antenas, numa preparação para o início das transmissões digitais.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – Para consolidar sua vocação de líder no setor, a TV GLOBO investe pesado em Tecnologia da Informação. Essa estratégia rende à emissora o primeiro lugar no mercado de mídia e comunicação – indo da segurança na informação aos caminhos para transações comerciais via Internet, da automação nos procedimentos administrativos à mobilidade na transmissão de dados. A qualidade do atendimento pode ser percebida em sistemas como o Sis.com, a serviço do mercado publicitário, permitindo a venda de espaços comerciais on-line e aproximando os clientes da empresa. A TV GLOBO lançou ainda o SIM (Sistema de Informações de Mídia), que permite às afiliadas e agências construírem seus próprios planos de mídia. Dentro da mesma lógica, a emissora garante o acesso a sistema e serviços de tecnologia a qualquer hora e em qualquer lugar. Além do uso dos notebooks, o aperfeiçoamento dos dispositivos portáteis, como os PDAs (Personal Digital Assistant), associados à telefonia móvel de última geração, tem permitido acesso cada vez mais seguro a informações de rede corporativas. No Jornalismo, a tecnologia da informação atua em benefício dos profissionais. Na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, foi montada uma infra-estrutura de acesso ao iNews (apoio à produção que oferece mais agilidade às equipes da redação), à Internet e aos serviços da rede corporativa, permitindo que os serviços "acompanhassem" os jornalistas com seus notebooks. Foram ampliadas as facilidades de acesso a informações e comunicação para os produtores e repórteres em campo (fora das redações), através da implantação da Redação Móvel e da Unidade Móvel de TI com a 1ª antena móvel de acesso à Internet via satélite, que foram amplamente utilizadas na operação do PAN 2007. No Esporte, destaque para o Scout, um sistema de estatísticas que enriquece as transmissões com dados para orientar as análises do comentarista e do narrador. O conceito de interatividade também se desenvolveu na TV GLOBO. A tecnologia garante que vários programas usem mecanismos de votação, por meio de telefone fixo, mensagens de celular ou votos pela Internet. O SAI (Sistema de Apuração de Interatividade) assegura a transmissão das informações, que chegam à emissora e são postas à disposição do diretor do programa. Além disso, um Painel de Controle do Produto permite ao produtor acesso às informações mais relevantes para a gestão de um produto (datas de exibição, status de gravação das cenas, status da pós-produção, frentes de texto e de gravação, andamento das gravações do dia, etc.).
TECNOLOGIA NOS REALITY SHOWS: Quem gosta de espiar não imagina o que é necessário para montar a estrutura nos reality shows. Desde "No Limite", adotou-se o uso de minicâmeras, microfones sem fio e sistemas de edição não-lineares, trazendo para a TV novos formatos que conquistaram a audiência dos espectadores. O “Big Brother Brasil” – o programa do verão nas TVs brasileiras – teve sua oitava edição em 2008, mas guarda um recorde de execução na sua sétima edição, em que a infra-estrutura tecnológica foi completamente reconstruída em seis meses. Uma casa-estúdio – onde eram captadas as imagens e o áudio do programa e que contava com 38 câmeras e 62 microfones –, duas Unidades Móveis de vídeo, um prédio de apoio com facilidades de edição, um estúdio, transmissão e recepção de sinais, outro estúdio de contribuição e um palco externo formavam o "mundo BBB". Atualmente o "BBB" está estruturado de acordo com importantes tendências tecnológicas. A exibição do programa está totalmente digital e a operação já trabalha com um sistema integrado tapeless (transferência de conteúdo via rede de dados, dispensando o uso de fitas), o que representou um grande aumento da qualidade técnica e da produtividade operacional.
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Um gigante
A base do trabalho da TV GLOBO está expressa num conjunto de números impressionantes. Com a energia que consome, a emissora abasteceria uma cidade de 240 mil habitantes; se concentrasse num só lugar toda a área construída para sua operação no Rio e em São Paulo, ocuparia o equivalente a 62 campos de futebol. Exemplos de uma infra-estrutura que acompanha as dimensões da aposta da TV GLOBO na qualidade de seu trabalho. A empresa se espalha por 38 imóveis operacionais, no Rio, em São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Brasília. Nas cinco capitais, nada menos que 26 estúdios – dez deles na CGP/RJ – abrigam os programas da emissora. Em São Paulo, foi concluída a construção do edifício Jornalista Roberto Marinho no terreno da sede, com 24.000m² de área construída. Somente no Rio e em São Paulo, a "metrópole" Globo consome 270.000 metros cúbicos d'água por ano, volume suficiente para saciar quase 370 mil pessoas. O consumo mensal de energia chega a 5.900 kWh, que fariam reluzir à noite uma cidade como Angra dos Reis (RJ) ou São Caetano do Sul (SP). Por conta disso, a CGP já foi concebida com auto-suficiência na produção de energia. Sua frota de 420 veículos – utilizada nas mais diversas operações das áreas de jornalismo, produção e transmissão – é monitorada por satélite.
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A logística é composta por oito almoxarifados, com 17.802 itens em estoque e 49 mil equipamentos e acessórios armazenados (material de engenharia de televisão e cenografia). Ainda passam pelo sistema de armazenamento 47 mil itens de estoque e 214 mil equipamentos e acessórios mensais. O arquivo de mídia é destaque nesse cenário. Responsável pela preservação do acervo da emissora, o prédio climatizado onde estão guardados os documentos eletrônicos tem dois robôs automáticos de 11 metros de altura e 40 metros de profundidade, e capacidade para abrigar 350 mil fitas. Por mês, pelo menos 80 mil delas entram e saem do arquivo. Ali, ainda é feita a reutilização de cerca de 70% das fitas, gerando economia de mais de R$ 5,6 milhões por ano.
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Outras mídias
CANAL INTERNACIONAL
- é o primeiro canal brasileiro a ser transmitido ao exterior via satélite, cabo e IPTV, com qualidade digital, 24 horas por dia, voltado para os brasileiros e lusófonos no exterior. Lançado em 1999, o canal conta com 500 mil assinantes premium ao redor do mundo, em 114 países nos cinco continentes. A programação é composta de noticiários em tempo real, esportes ao vivo, novelas, minisséries, programações infantis e de variedades. O canal é transmitido por dois sinais de satélite, o primeiro abrange a Europa, o Oriente Médio e a África, com sinal customizado para a TV Globo Portugal, e o segundo cobre a região das Américas e Oceania, com customização para o Japão.
GLOBO TV SPORTS - é a unidade de negócios responsável pela distribuição de eventos esportivos brasileiros no exterior, incluindo campeonatos de futebol, Stock Car, futsal, vôlei de praia e maratonas. Lançada em 2006, está presente em 132 territórios, alcançando milhões de fãs do futebol em todas as regiões do mundo. Sob a marca "Brazilian Magic Football", são transmitidos os melhores campeonatos, ao vivo, com narração, comentários e estatísticas em inglês. O programa semanal "Footbrazil" traz matérias especiais sobre os bastidores, os treinos e o perfil dos jogadores, e é transmitido semanalmente via satélite em inglês a nível mundial.
LICENCIAMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS - desde a criação da Globo Marcas, em 2000, foram licenciados mais de 1.500 itens em diversas categorias de produtos e hoje contamos com um acervo de 147 títulos diferentes de DVDs, além de 90 títulos de livros lançados com conteúdos da TV Globo. De brinquedos a cosméticos, de alimentos a roupas, além de DVDs e livros, os produtos licenciados conseguem estender ao dia-a-dia dos nossos telespectadores um pouco mais das marcas da TV, além da possibilidade de guardarem para sempre o conteúdo de seus produtos prediletos. O ano de 2007 foi marcado pelo grande desafio de início da operação da Loja Virtual Globomarcas –
http://www.globomarcas.com/ –, um canal de venda para o telespectador, com o objetivo de disponibilizar produtos licenciados com as nossas marcas. Através de um hot site para a marca BBB7 e, em seguida, com seis marcas com lojas próprias, comercializamos de DVDs a camisetas, utensílios domésticos e brinquedos. No licenciamento de produtos, 2007 foi o ano do Pan, alcançando 44 contratos e mais de 1.000 produtos lançados com a marca e contribuindo significativamente para o envolvimento da população com o evento. Além do Pan, "Malhação", "Mais Você" e "Sítio do Picapau Amarelo" foram as marcas com maior representatividade nos lançamentos, com um total de 75 novos acordos e mais de 500 novos produtos lançados. No segmento de conteúdo, foram lançados 33 novos títulos, com destaque para o lançamento das minisséries "Riacho Doce", "Amazônia" e "A Pedra do Reino", além do grande sucesso Chico Anysio 50 anos. No canal bancas, "A Casa das Sete Mulheres" fez um grande sucesso e bateu recorde de vendas. No segmento editorial, em parceria com a Editora Globo, foram lançados dez novos títulos, entre eles a Revista do Fantástico e o Almanaque TV Globo.
GLOBO FILMES - foi criada em 1998, como braço cinematográfico da TV Globo, com o objetivo de produzir obras de qualidade e valor artístico, valorizar a cultura nacional, fortalecer a indústria audiovisual brasileira, atrair novos talentos e aumentar a sinergia entre o cinema e a televisão. Desde a retomada do cinema brasileiro, nove entre os dez maiores sucessos nacionais de bilheteria são co-produções da Globo Filmes, como "2 Filhos de Francisco", com mais de cinco milhões de espectadores, "Carandiru", "Cidade de Deus" – que recebeu quatro indicações ao Oscar em 2004, "Se Eu Fosse Você", "Lisbela e o Prisioneiro", "Cazuza – O Tempo Não Pára" e "Olga". Todos eles superaram os três milhões de espectadores, um marco de público para o cinema nacional. Preocupada em desenvolver projetos que aproximem cada vez mais o público brasileiro do cinema nacional, a Globo Filmes já produziu um leque diversificado de gêneros cinematográficos: obras infantis, como as de Xuxa e Renato Aragão; adultos de várias espécies, como "Os Normais – O Filme", "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", "Meu Nome Não é Johnny" e "Primo Basílio", e os voltados para toda a família, como "A Grande Família", "O Auto da Compadecida" e "Caramuru". O critério de seleção de projetos é guiado pela busca de obras com conteúdo nacional de qualidade e com potencial popular.
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SOM LIVRE - nasceu nas novelas, mas hoje registra em seus arquivos uma parte fundamental da história musical brasileira. Desde 1971, quando surgiu com o objetivo de comercializar trilhas sonoras dos folhetins da TV GLOBO, a gravadora cresceu até se transformar em gigante da indústria fonográfica. A evolução conduziu ao desenvolvimento de compilações e CDs de artistas, até a contratação de um elenco de primeira: Tim Maia, Rita Lee, Barão Vermelho, Cazuza, Luiz Melodia, Elis Regina, Moraes Moreira, Djavan, Novos Baianos, entre muitos outros. Três décadas e meia depois, a Som Livre redesenha lançamentos a partir do conteúdo das Organizações Globo. A gravadora expandiu sua grade aos canais Globosat, ao Sistema Globo de Rádio, à linha de shows e até à Globo Internacional. Cabe à Som Livre comercializar ainda os DVDs da TV Globo, como licenciada da Globo Marcas. Dentro da sua proposta, a gravadora ajuda a desenvolver marcas das Organizações Globo, como a série Perfil, sinônimo de compilação definitiva de intérpretes do primeiro time da música brasileira. A série vendeu mais de 4 milhões de cópias até 2007. Outras séries são Teletemas, Em Foco e 100% – em conjunto com a Globoradio focadas em temas de novelas e artistas populares consagrados – e Audiência, que narra através de grandes músicas a relação de um artista com a TV Globo. Finalmente, para voltar a gerar conteúdo próprio e fazer frente ao crescimento do mercado digital, a Som Livre vem lançando trabalhos de grandes nomes da música brasileira, como Jorge Benjor, Eduardo Lages, Nana Caymmi, Tony Platão e Lulu Santos.
GLOBO.com - é responsável pela distribuição do conteúdo das Organizações Globo na Internet e auxilia as empresas na oferta de seu conteúdo via celular. Na Internet, são aproximadamente 350 sites de parceiros e afiliadas da TV GLOBO, que atraem até 19 milhões de usuários/mês em 2007 e constroem o relacionamento entre as marcas das Organizações Globo e seus consumidores, através da mídia que mais cresce no mundo. De 2007 para 2008, a Globo.com atingiu a liderança no Ibope nas quatro categorias em que se concentrou: notícias, entretenimento, esportes e vídeos. Líder em notícias, G1 tem uma redação 100% dedicada à Internet, o que possibilita apurar e publicar matérias com maior rapidez e precisão. No portal, o usuário pode ler a notícia no G1, ouvir a versão da CBN e ver vídeos dos telejornais da TV Globo, oferecendo uma experiência rica e inigualável para entender a cidade, o país e o mundo. O "Globo Esporte" é líder absoluto em esportes e reúne todo o conteúdo do grupo nessa área. Além da cobertura em tempo real dos campeonatos de futebol e provas de F1, atletismo, vôlei e outras modalidades, há o fantasy game Cartola F.C. Em entretenimento, no site do "Big Brother Brasil", o usuário acompanha o dia-a-dia dos participantes e vota, influenciando no resultado do programa. O Ego traz uma cobertura completa do mundo dos VIPs e recebe quase dois milhões de usuários/dia. A Globo.com conta ainda com o melhor acervo de vídeos do país, gerando aproximadamente 80 milhões de views/mês das produções da Globosat e da TV Globo, quase 90% da programação. Os sites interativos, como o GloboVideoChat, 8P, Kit.net, Globovox e outros, geram cerca de 800 milhões de pageviews/mês e são mais um canal entre o usuário e o grupo. A Globo.com também auxilia nos projetos focados em telefonia celular das Organizações Globo, com resultados positivos. Prova disso são os recordes de interatividade nas edições dos programas "Big Brother Brasil" e nas promoções de Copa do Mundo, iniciativas pioneiras que estimularam o público ao uso destas ferramentas. Muito mais está planejado para celular em 2008, com o foco na melhoria das operações de interatividade e aproveitamento das oportunidades geradas pelo aumento da base de rede 3G.
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A evolução visual
O logotipo da REDE GLOBO sofreu várias alterações ao longo dos tempos. Seus três primeiros logos não tinham nada a ver com o atual. Isso começou a mudar em fevereiro de 1975, quando o talentoso Hans Donner cria a novo logotipo, todo em azul, e muito parecido com o atual. O desenho sugeria a Terra englobando uma tela de televisão, que por sua vez reproduz a imagem do próprio planeta. Novas modificações ocorreram em 1988 (quando a esfera ganhou a cor prateada na parte externa e muitas cores internamente), em 1993, 1995, 2000 e 2005.
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A REDE GLOBO apresentou em 2008 seu novo logotipo pelas mãos de Hans Donner. Os efeitos cromados continuam, mas o símbolo teve suas luzes e reflexos simplificados, além disso, a parte colorida interna deixou de ter os losangos e passou a ter linhas diagonais. O novo logotipo foi elaborado especialmente para homenagear a chegada da televisão digital brasileira aberta.
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Os slogans
Que seus sonhos sejam verdade. (1971, final de ano)
O que é bom está na Globo. (1973)
Assista agora mais um campeão de audiência. (1980)
Essa gente que você não vê, faz a televisão que você vê. (1982)
O que pinta de novo, pinta na tela da Globo. (1985)
Vem que tem, na Globo tem. (1986)
A Globo pega pra valer. (1989)
Globo e você, tudo a ver. (1991)
Invente, tente, faça um 92 diferente. (1992, final de ano)
A Globo bola o que rola. (1996)
Quem tem Globo, tem tudo. (1997)
O futuro já começou. (1997, final de ano)
Um caso de amor. (1998)
Uma nova emoção a cada dia. (1999)
35 anos no coração do Brasil. (2000)
A gente se vê por aqui. (2001)
Em 2007 nossos sonhos serão verdade. (2006, final de ano)
Em 2009, fique mais perto de quem você gosta. (2008, final de ano)
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O gênio por trás da marca
Roberto Pisani Marinho nasceu no Rio de Janeiro no dia 3 de dezembro de 1904. Participou do movimento tenentista, porém foi um dos primeiros a sair do Forte de Copacabana. Herdou ainda jovem o jornal O Globo, fundado por seu pai, Irineu Marinho em 29 de julho de 1925, o qual ele ampliou, fundando uma cadeia de rádios entre as quais se destacam a Rádio Globo e a Rádio CBN (somente de notícias) e a REDE GLOBO DE TELEVISÃO em 1965, que se tornou o principal canal de televisão do país. O jornalista sempre defendeu o liberalismo econômico, com aliança estratégica com os Estados Unidos. Foi adversário de políticos como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Leonel Brizola e o Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Com muito trabalho, respeito e didicação, Roberto Marinho construiu ao longo de quase quatro décadas um império de mídia que tem imensa influência social e política no Brasil.
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Com sua primeira esposa em 1946, Stella Goulart Marinho, teve quatro filhos: Roberto Irineu Marinho, Paulo Roberto Marinho (falecido aos dezenove anos, em 1970), João Roberto Marinho, e José Roberto Marinho. O segundo casamento foi com Ruth Albuquerque, em 1971. Seu último casamento, o terceiro, foi com Lily de Carvalho Marinho, em 1991. Foi o sétimo ocupante da cadeira nº 39 da Academia Brasileira de Letras embora nunca tenha escrito um livro, eleito em 22 de julho de 1993 na sucessão de Otto Lara Resende. O jornalista e empresário morreu no dia 6 de agosto de 2003, aos 98 anos de idade.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1965
● Fundador: José Roberto Marinho
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca:
Organizações Globo
● Capital aberto: Não
● Presidente: Roberto Irineu Marinho
● Faturamento: R$ 7.5 bilhões (2008)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: R$ 3.53 bilhões (2008)
● Emissoras: 121
● Audiência:
+ 180 milhões de pessoas
● Presença global:
+ 130 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 9.600
● Segmento:
Comunicação
● Principais produtos: Canal de televisão abertos e por assinatura
● Ícones: O "plim-plim", som das vinhetas de abertura e encerramento dos programas
● Slogan:
Globo. A gente se vê por aqui.
● Website:
http://www.globo.com/
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A marca no Brasil
A REDE GLOBO, quarta maior emissora do mundo, alcança atualmente 99,50% dos telespectadores potenciais, praticamente toda a população brasileira. Ostenta uma grande capacidade de segmentação, graças à sua rede de afiliadas. Anunciantes de todos os tipos, tamanhos e ambições têm espaço em 121 emissoras, 116 delas afiliadas, que levam a programação a 98,44% dos municípios e a mais de 183 milhões de brasileiros. São 28 grupos de comunicação e 9.600 profissionais estampando a diversidade brasileira por dezenas de sucursais e microssucursais. As afiliadas podem usar até 14 horas semanais para levar notícia e entretenimento ao público de sua localidade. A maior produção é a jornalística, com um pouco mais de 62 mil horas por ano (média de 5.167 horas por mês), mas há cerca de outros 90 programas locais, em 12 gêneros diferentes (entrevista, culinário, educativo, rural, saúde, show, esporte e turismo), somando mais de 3 mil horas de exibição. São cerca de 650 equipes de reportagem nas emissoras. É a maior equipe de jornalistas do país, com mais de 3.000 profissionais que levam ao ar a grande notícia: o Brasil. Uma rede com tais dimensões é capaz de atender a todos os mercados e segmentos. Cerca de 40 mil clientes investem em TV por meio de nossas afiliadas a cada ano. Além da programação, os eventos locais são vistos pelo mercado como oportunidades especiais de mídia e associação de marca. Cerca de 90% da programação é produção própria, o que torna a TV GLOBO a principal geradora de emprego para artistas, autores, jornalistas, produtores e técnicos. Esses profissionais produzem cerca de 2.500 horas anuais de novela e programas, recorde mundial de teledramaturgia, além das mais de 1.800 horas anuais de telejornalismo.
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A marca no mundo
Para a TV GLOBO, as fronteiras começaram a se dissolver em 1973, quando a minissérie “O Bem-Amado”, sucesso de Dias Gomes, foi exportada para o Uruguai. Há mais de 30 anos, a GLOBO TV INTERNATIONAL distribui programas para mais de 130 países. No catálogo oferecido, estão mais de 300 títulos de dramaturgia. Em 2007, mais de 25 mil horas de programação foram licenciadas para mais de 50 países, traduzidas para 24 idiomas diferentes, alcançando uma audiência média de 100 milhões de telespectadores todos os dias.
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Você sabia?
Até os dias atuais, mais de 300 produções foram comercializadas para aproximadamente 130 países: comédias, dramas, suspenses e aventuras traduzidos para idiomas como espanhol, inglês, francês, catalão, alemão, sueco, mandarim, polonês e russo.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é, Veja e Época), sites especializados em Marketing e Branding e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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Última atualização em 9/1/2009

4 comentários:

Anônimo disse...

a globo estah me perdendo

chato de plantão disse...

Este artigo merece uma revisitada, tá mto incompleto.

Recomendo assitir o documentário inglês "Muito Além do Cidadão Kane" no youtube antes de escrever novamente sobre a marca Rede Globo.

josival bezerra disse...

Ao Chato de Plantão! Acho que a proposta deste blog é focar as marcas e as histórias que elas representam. Sobre o documentário, há uma abordagem da figura do roberto marinho e das organizações globo. Sei que é um documentário emblemático, pois nos conta a "verdadeira" história da globo. Mas o "Mundo das Marcas" não enveredar por este caminho.

Moses Gomes disse...

DEPOIS DE TRINTA DE QUATRO ANOS, FOI FEITO POR DIRETOR MUSICAL, MOSES GOMES PELA PRIMEIRA VEZ, A MÚSICA QUE TRADUZ CLARAMENTE PARA O PÚBLICO, O SIGNIFICADO DA LOGOMARCA DA REDE GLOBO.

A MÚSICA COLA FÁCIL, E AINDa EXPRESSA o CRESCIMENTO DA EMISSORA DO BRASIL PARA O MUNDO;

TENHAM UMA IDÉIA DO REFRÃO:

A GLOBO ESTÁ NO MUNDO INTEIRO
E O MUNDO INTEIRO ESTÁ NA GLOBO.


Que visão Genial, e o cara conseguiu colocar em música, de forma super popular, fácil pra qualquer um entender. Moses Gomes realizou esta façanha em música e Acertou de Cheio!

dá pra ver no youtue.

Waléria Campos (Jornalista)