18.9.06

LOCTITE


A marca LOCTITE, mais conhecida pela famosa cola instantânea Super Bonder, é reconhecida mundialmente pela excelência de seus adesivos, colas e selantes, que se tornaram componentes vitais em muitas das máquinas e produtos que vários segmentos da indústria utilizam no dia-a-dia. Atualmente, mais do que colar, a LOCTITE oferece produtos para selar, rebitar e soldar. 

A história 
A história da tradicional empresa americana começou em 1953 no porão da Trinity College no laboratório do Dr. Vernon Krieble na cidade de Hartford, estado americano de Connecticut. Isto porque o professor de química desenvolveu um sistema de inibição de cura para uma resina exclusiva de adesão que endurecia na ausência de ar, um selador anaeróbico destinado ao segmento industrial. Com isso ele fundou a American Sealants Company e inicialmente o produto foi vendido a algumas indústrias da cidade. Baseado em uma conversa com o seu filho Robert, também um químico pós-graduado, o nome LOCTITE foi concebido por sua nora, Nancy. O Dr. Vernon fez um pronunciamento oficial à imprensa durante uma conferência no Clube Universitário em Nova York no dia 26 de julho de 1956 apresentando a marca oficialmente ao público, prometendo resolver e solucionar o antigo problema de porcas e parafusos soltos em máquinas e aparelhos, algo considerado por muitas pessoas impossível na época. A nova resina endurecia na ausência de ar, e depois de adicionada a porcas e parafusos, preenchia os espaços, mantendo-os firmemente no lugar.


Não demorou muito para a empresa organizar uma rede de distribuição na Austrália e inaugurar uma fábrica em Porto Rico em 1962. No ano seguinte a empresa adotou oficialmente o nome de LOCTITE CORPORATION. Nesta época, a empresa desenvolveu sua primeira estratégia de marketing: “Nós não vendemos só uma cola, nós vendemos um sistema inteiro”, destacando o papel essencial de LOCTITE na conservação e longevidade do maquinário industrial. Ainda anos de 1960, os cianoacrilatos (também conhecidos como CA ou “Supercola”), adesivos industriais muito rápidos em temperatura ambiente, descobertos na década de 1940, foram desenvolvidos sob a marca LOCTITE e estrearam no mercado em 1964, sendo inicialmente comercializados apenas para o segmento industrial com o nome Loctite Quick Set 404. A “super cola” não precisava de pressão e nem calor para aderir objetos entre si, e era ativada ao entrar em contato com quantidades ínfimas de água, como, por exemplo, a camada de umidade que cobre todas as coisas de maneira natural.


Vernon Krieble, o professor aposentado que virou empresário e presidente de uma corporação internacional importante, morreu em 1964. Seu filho obteve sucesso como presidente da empresa. Bob Krieble se tornou um líder como o pai, conduzindo a LOCTITE por aquisições, reorganizações, abertura de capital na Bolsa de Valores, fusões e expansões internacionais, antes de se aposentar quase vinte anos depois. Nos anos seguintes a empresa continuou desenvolvendo adesivos, colas e selantes inovadores à base de silicone, acrílico e epóxis. A empresa ingressou no segmento automotivo em 1968, oferecendo produtos que evitassem que a vibração do motor afrouxasse os mecanismos de travamento.


A empresa se fundiu com a Sealants Internacional em 1970 e também adquiriu alguns de seus distribuidores ultramarinos. Para o seu crescimento, a LOCTITE destinou uma quantia crescente de dinheiro para pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e na aquisição estratégica de outras companhias do setor automobilístico, como por exemplo, a Laguna Indústrias Científicas, Permatex e Woodhill Chemical Sales Company. No ano de 1971, a LOCTITE ingressou no segmento de produtos ao consumidor com o lançamento no mercado da “Super Glue” (literalmente uma “Super-Cola”), também conhecida no Brasil como SUPER BONDER, uma cola instantânea com alto poder de colagem e secagem rápida que inaugurou um novo segmento de consumo. Inicialmente, a cola que tornaria a marca LOCTITE famosa no mundo inteiro, era comercializada em pequenos tubos de 3 gramas. Não demorou muito para que a Super Bonder se tornasse presença indispensável em milhões de lares pelo mundo afora, ajudando aos consumidores solucionar problemas de forma rápida e eficiente, ideal para colar os mais diversos materiais como alumínio, acrílico, porcelana, cerâmica, cortiça, plásticos, madeira, couro, papel, cristais, borracha, PVC, fibra de vidro, mármore e granito.


No ano de 1997 a tradicional empresa alemã Henkel adquiriu por US$ 1.2 bilhões a LOCTITE, que passou a fazer parte de um dos maiores conglomerados químicos do mundo. Com isso, os produtos da LOCTITE passaram a se beneficiar da eficiente distribuição da empresa alemã pelo mundo, ingressando nos anos seguintes em novos mercados mundiais. Além disso, o aumento no investimento em pesquisas resultou em novos produtos para diversas áreas de aplicação. Entre seus mais recentes lançamentos estão a Loctite Power Crystal e Loctite Instant Mix, colas epóxi de alta resistência, extra fortes e transparentes, ideais para uso profissional, doméstico e artesanato.


Atualmente, a cola instantânea mais famosa do mundo, e um dos principais produtos da LOCTITE, está disponível em várias versões como: Super Bonder Original, ideal para materiais não porosos e que recentemente ganhou uma melhoria na fórmula, tornando-a mais resistente à umidade e à máquina de lavar louças; Super Bonder Precisão, ideal para aplicações mais precisas devido ao seu bico aplicador; Super Bonder Pincel, que permite a aplicação de uma camada uniforme em superfície mais ampla e evita contato com os dedos; Super Bonder Power Easy, uma cola instantânea em gel e com uma fórmula que inibe a colagem imediata, possibilitando assim reposicionar um objeto ou ter tempo para retirar o produto das mãos; Super Bonder Power Flex Gel, uma cola que contém micropartículas de borracha e oferece resistência ao impacto e à água, além de ser ideal para aderir materiais flexíveis como couro e para aplicações verticais, pois não escorre devido a sua fórmula gel; e Super Bonder Power Flex Gel Control, que possui uma embalagem moderna que permite a aplicação da cola com maior precisão e controle.


Ao longo de sua história, a LOCTITE conquistou continuamente novos mercados, descobrindo oportunidades onde muitos achavam não existir. Nos mercados competitivos de hoje, as empresas precisam da capacidade e flexibilidade para responder rapidamente aos novos desafios. Estas necessidades são atendidas com o forte compromisso com a pesquisa e desenvolvimento (atualmente trabalham nesta área 230 cientistas, entre os quais químicos e engenheiros pós-graduados) que resultou na linha tecnicamente mais avançada de produtos disponíveis atualmente: produtos que agilizam processos de fabricação, reduzem custos, aprimoram a qualidade e atendem, confortavelmente, os padrões nacionais e internacionais. Por isso os produtos LOCTITE fornecem soluções por todo o espectro de tecnologias adesivas e processos de fabricação. São usados em mercados tão diversos quanto o de eletrônica, automotivo, aeroespacial, biomédico e muitas indústrias de fabricação. Já para o consumidor, a marca oferece um portfólio composto por produtos tecnicamente avançados e fáceis de aplicar voltados para os trabalhos de reparo e restauração. Portanto, sempre que precisar de uma colagem perfeita, conte com a LOCTITE.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou apenas por remodelações ao longo dos anos. Há alguns anos atrás a marca LOCTITE alterou sua identidade visual, mantendo a tradicional tipografia da letra, mas acrescentando um retângulo vermelho de fundo.


Os slogans 
Trusted Performance. Proven Results. (2011) 
There’s a Loctite adhesive for every job, including yours. (2008) 
The Adhesive Authority. 
Project solved. (2006) 
Strength at work. (1985) 
Strength at work in the home. (1983) 
Resolve. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 26 de julho de 1956 
● Criador: Vernon Krieble 
● Sede mundial: Westlake, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Henkel AG & Co. KGaA 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Kasper Rorsted 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 125 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Químico 
● Principais produtos: Colas, adesivos, selantes e produtos de revestimento de alto desempenho 
● Concorrentes diretos: 3M, ThreeBond, Krazy Glue e Permabond 
● Ícones: A cola Super Bonder 
● Slogan: Trusted Performance. Proven Results. 
● Website: www.loctite.pt 

A marca no mundo
Atualmente a LOCTITE, que pertence à alemã Henkel, comercializa em mais de 125 países sua completa linha de colas instantâneas, estruturais e de cura pela luz, juntamente com adesivos e selantes flexíveis para diversas áreas, como eletrônica, automobilística, aeroespacial, máquinas construtoras, dispositivos médicos, indústria em geral e consumidor final. Além disso, a LOCTITE oferece uma linha de produtos complementares que inclui lubrificantes, agentes desmoldantes, limpadores, entre outros. 

Você sabia? 
A história de inovação da LOCTITE pode ser comprovada com as mais de 5.000 patentes que a marca registrou em pouco mais de seis décadas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/9/2015

Nenhum comentário: