19.9.06

KIPLING


Suas bolsas, mochilas e acessórios agradam principalmente ao público mais jovem, com design arrojado, funcionalidade e durabilidade, características fortes da marca. Experimente andar em qualquer lugar e encontrará um despojado macaco de pelúcia pendurado em alguma bolsa ou mochila. Saiba que é um produto KIPLING, uma marca que além de esportiva está se tornando uma grife fashion. A marca tem muito apelo entre as crianças, adolescentes em idade escolar e jovens mulheres, que cresceram carregando uma mochila KIPLING nas costas. 

A história 
A KIPLING foi fundada no dia 16 de janeiro de 1987 na cidade belga de Antuérpia por três amigos, Xavier Kegels, Vincent Haverbeke e Paul Van de Velde, este último um engenheiro marítimo, que tinham como ideia original criar uma linha de mochilas de náilon de ótima qualidade, confortáveis e funcionais, com um estilo único, e toques de diversão e aventura. Depois de conseguir US$ 300 mil com investidores, eles começaram a fabricar as mochilas escolares para crianças e vendê-las para lojas da cidade belga.


O nome KIPLING surgiu quando os designers estavam procurando uma palavra que não significasse nada em língua nenhuma e fosse fácil de pronunciar no mundo inteiro. O nome escolhido para a marca foi o sobrenome do escritor britânico Joseph Rudyard Kipling, autor de “O Livro da Selva” (The Jungle Book), que se tornou internacionalmente um clássico para crianças também conhecido pelo seu personagem principal: Mogli, o menino lobo. Foi também deste livro que surgiu a ideia do famoso primata (chamado de Kipling Monkey), que virou a grande referência da marca entre os consumidores na figura de um simpático e divertido macaco.


Rapidamente a marca introduziu outros produtos, proporcionando ao consumidor diversas opções entre bolsas, malas, frasqueiras, mochilas, carteiras, estojos e nécessaires, estabelecendo um estilo próprio através do design inovador, original e inconfundível, com cores marcantes e estampas divertidas. Um enorme passo para internacionalização da marca foi dado em 1993, quando os produtos KIPLING começaram a ser distribuídos nos Estados Unidos. Nos anos seguintes a empresa cresceu rapidamente no cenário internacional e se tornou uma marca global, especializada em bolsas e mochilas, mas também vendendo outros acessórios como sandálias, chaveiros e armações de óculos. Nesta década a marca passou a ser popular em países como Holanda, Itália e França, conquistando cada vez mais consumidores ávidos por um estilo descontraído.


Em 1997, a marca desembarcou oficialmente no Brasil trazendo junto com seus produtos o macaco, símbolo da marca, que conquistou crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo. A unidade brasileira ocupa uma posição de prestígio para a empresa. Em termos de faturamento, está posicionada como uma das três maiores do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Itália. Desde agosto de 2003, a KIPLING pertence ao grupo americano VF Corporation, que na época pagou US$ 180 milhões pela marca de bolsas e acessórios. Após a venda, a marca começou a apostar fortemente no desenvolvimento de produtos e design modernos, com suas campanhas publicitárias tendo um apelo de moda e não mais focadas apenas em crianças e animais como acontecia antes.


Um dos modelos de maior sucesso da marca é o Fundamental, mochila com alças reguláveis, dois zíperes em diagonal na frente e um lateral, além do chaveiro de macaco. Este artigo tem mais de dez anos e é um dos mais vendidos em todo o mundo. Outro modelo que faz bastante sucesso é a Backtroll, uma mala com rodinhas para viagem. Em 2006 a marca começou a anunciar nas mais badaladas revistas de moda na Europa, iniciando assim seu posicionamento mais fashion.


Apesar do sucesso da marca, em 2007, a KIPLING decidiu que era hora de mudar. “Queremos torná-la mais fashion”, disse o inglês Richard Macey, então presidente mundial da empresa, “A partir de agora a KIPLING será uma grife mais contemporânea”, completou ele. As bolsas de náilon coloridas continuaram a existir, mas uma nova linha foi adicionada ao portfólio de produtos. A marca começou a produzir itens a partir de materiais como couro e jeans e decidiu usar estampas mais ousadas. Os macacos, símbolos indefectíveis da grife, ganharam versões feitas de plástico e metal. As lojas foram reformuladas e passaram a ter um visual mais limpo e moderno. Para reforçar a nova imagem, a marca participou pela primeira vez da São Paulo Fashion Week, evento de moda mais badalado do Brasil. No desfile da estilista Gloria Coelho, modelos carregaram uma versão revisada das bolsas KIPLING, feita de couro. No lugar do macaco de pelúcia, a marca exibiu um de metal. A marca investiu também em desfiles de moda na Bélgica e na França. A prioridade era ampliar a oferta de produtos. Por esse motivo, a cada estação, mais de 250 novos itens são lançados no mercado.


A estratégia deu resultado. Em 2008, projeções indicavam um aumento de vendas da ordem de 50%. A mudança de estratégia tem a ver com a própria evolução de seus clientes, que têm dado preferência a produtos mais descolados e com menos ares de adolescente. Um dos fatores do imenso sucesso da KIPLING pode ser creditado a Isabelle Chéron, então diretora diretora criativa da marca (assumiu o cargo em 2006), que passou a lançar coleções assinadas em parceria com renomados designers como a estilista brasileira Glória Coelho, a belga Cathy Pill, as espanholas Anna e Macarena da El Delgado Buil, Girls from Omsk (Bélgica), a cantora Fergie da banda Black Eyed Peas e o britânico Peter Pilotto. Além disso, nos últimos anos a KIPLING lançou uma completa linha de calçados, composta por sandálias, sapatilhas, sneakers e botas, que carregam a mesma ousadia irreverente da marca.


A mascote 
Porque pendurar um macaco em suas bolsas? Porque quando você pensa na marca KIPLING, pensa no macaco. Afinal de contas o primata é um símbolo de diversão, irreverência e aventura, principais características dos produtos KIPLING em seu lançamento no mercado. No início, o macaco da KIPLING existia apenas em seu logotipo. Mais tarde, porém, o macaquinho virou um chaveiro de pelúcia e se tornou um personagem e marca registrada da KIPLING, sendo reconhecido em todo mundo. Foi uma grande jogada de marketing que transformou o macaco em um acessório dos produtos da marca, o que contribuiu para aumentar seu carisma entre seu público. Inicialmente só havia um tipo de macaquinho, que era facilmente reconhecido pelo seu tamanho e cores fortes. Mas, conforme a marca evoluiu em suas coleções de produtos, a mascote também ganhou novas versões. Ultimamente a marca tem se associado a grandes nomes da moda, arte e design, para desenvolver novas versões da mascote, que hoje em dia é item de coleção.


Cada macaco tem um nome próprio, desta forma a marca personifica seus produtos e estreita o laço emocional com o consumidor, que procura o seu nome em cada mascote. Esses nomes não são escolhidos ao acaso. Cada um é o nome de um funcionário da empresa. A KIPLING foi altamente inteligente e uma das pioneiras em endobranding, ao homenagear os seus funcionários e aumentar o engajamento deles com a empresa. Ao todo já foram lançados mais de 500 modelos diferentes do tradicional macaco KIPLING.


A identidade visual 
O tradicional logotipo da marca, na cor verde ou preta, é reconhecível pelo primata, cujo final da longa cauda representa o pingo da segunda letra “i”. Já em seus produtos a KIPLING utiliza o logotipo da direita (imagem abaixo).


Dados corporativos 
● Origem: Bélgica 
● Fundação: 16 de janeiro de 1987 
● Fundador: Paul Van de Velde, Vincent Haverbeke e Xavier Kegels 
● Sede mundial: Bornem, Bélgica 
● Proprietário da marca: VF Corporation 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Eric Wiseman (VF Corporation) 
● Presidente: Steve Rendle 
● Diretora de Criação: Tina Debo 
● Faturamento: US$ 750 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 285 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Itália e Brasil 
● Segmento: Moda e acessórios 
● Principais produtos: Bolsas, mochilas, malas, carteiras e calçados 
● Concorrentes diretos: Paul Frank, Eastpak, Jansport e Marimekko 
● Ícones: O chaveiro de macaco 
● Slogan: Make Happy. 
● Website: www.kipling.com.br 

A marca no mundo 
Hoje em dia, a KIPLING comercializa seus produtos em mais de 80 países ao redor do mundo, encontrados em mais de 5.000 pontos de venda, 500 corners dentro de lojas de departamento e 285 lojas próprias em cidades como Paris, Londres, Tóquio, Hong Kong e São Paulo. No Brasil são mais de 30 lojas. Somente a coleção básica da marca conta com mais de setenta modelos de bolsas. Toda a produção da empresa, aproximadamente 7 milhões de peças por ano, é feita em fábricas localizadas na China. O trabalho de criação dos modelos é realizado na sede da empresa, na cidade belga de Bornem. A cada minuto são vendidas 28 bolsas ou mochilas da marca no mundo. 

Você sabia? 
Mais de 40 milhões de pessoas no mundo tem pelo menos uma bolsa ou mochila da marca KIPLING. Na Bélgica, país de origem da irreverente marca, existem mais bolsas KIPLING do que pessoas. 
A marca trata as consumidoras fiéis, engajadas e apaixonadas pela KIPLING como Viks (Very Important Kiplinger’s). 
A marca belga pertence à VF Corporation, proprietária de marcas famosas como Wrangler, Lee, The North Face, entre outras. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 11/11/2015

24 comentários:

mariana disse...

Caaaara !
não sabia q a kipling vendia tanto assim ;D
eu tenho 3 : 2 bolsas (uma rosa e outra roxa)
e tbm uma mochila verde

e acho mttu fofos os macacos tenho 3



amo eeeles

;@@@@

Anônimo disse...

nunca imaginei q a Kipling vendia tanto. Sou super fã da marca desde a muito tempo, minha primeira bousa foi comprada na Bélgica ha +/- 7 anos e a tenho intacta ate hoje.Eu tenho 2 macacos de celular, 1 estojo, 1 carteira, 2 mochilas, 1 bousa, 1 macaco pequeno e 2 óculos(porque tenho miupia). acho a marca d ++++++++
I (L) Kipling

Andressa disse...

eu amo a kipling
essa marca é tudo de bom!
tenho varios macaquinho e adoro !

Anônimo disse...

desde a primeira vez que vi os macaquinhos da kipling me apaixonei agora não saiu sem a companhia deles "jamais sem meus amigos macaquinhos"!!!!!

kkkkkkkkkk disse...

caraaaa essa bolsas sam um maximo
mas carinhas ne
bom eu enho 90 repitidas augumas mais a cores diferentes ou modelos diferentes e cores igual!
bom tenho 16 carteiras 60 pochentes como ja falei 90 bolsas 200 macaquinho sem ser da bolsa 80 macaquinho de celular
bom adoraria conhecer quem tem mais bolsas da kipling ne
bom e a dona q invetou isso tambem so a maiior fãããã delaaaaaa
assim entre no orkut e faça parte da minha comunidade é tudo de bom e o meu orkt é i love adorar bolsa da kipling hihihihihihihihihihihihihihihi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


aaaaa simmmmm
eu esqueci uma coisaaaaaaaaa
a minha irmã so tem 1


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

bichinha e o meu irmão tem 70

beijão dona da ipling e ve se arranja mais modelos pq eu ja tenho todos ok???

procurei em internet viajei para ouros paises so para comprar bolsas da kiplind e tudo da kiplind ate a minha mãe tem 8 carteiras 32 bolsas hihihihihihi menos a minha irmã bichinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a simmm se a minha irmã tiver vendo isso bichinha de vc kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to ate chorando de rir meninaaaaa

Anônimo disse...

essa ultima menina e mentirosaaa. credoo! nunca vii!

eu amo a kipling

tenho uma mala e tres bolsas =)

Rayssa disse...

Tenho 2 e quero comprar mais uma bolsa.. Alguem ai vende? Qualquer coisa me mande os modelos que tem para vender.. gostaria de um cinza mais escuro, ou tons de vermelhos mais escuros e vinho tb! meu email é rayssa_m16@hotmail.com. Se alguem tiver para vender, estou interessada.
Grata.

Marina disse...

Eu tenho :uma bolsa e um estojo mais quero ter mais coisas dessa marca que é d+!
Eu amo as minhas macaquinhas !!!
tenho ROSA-ELLA
LARANJA-DIANA

Cláudia Leite disse...

Bom vocês sabiam em quem eles se inspiraram para dar o nome da marca?Em Jospeh Rudyard Kipling o MAIOR poeta do imperalismo inglês. Talvez vocês nem saibam quem ele realmente foie o q seja imperalismo, mas se abrirem qualquer livro de historia do ensino medio veram o que foi de fato o imperalismo, q explora as pessoas cada dia mais. Talvez seje bom vocês apreciarem aonde estão depositando seu dinheiro e quem estão faturando por tras disso. Talvez por isso seja tão facil alienar os brasileiros pela falta de instrução. Cláudia Leite

Anônimo disse...

eu amo kipling eu tenho 2 bolsas e 1 carteira. no dia das crianças vou ganhar uma muchila.eu amo os macaquinhos.:)

Anônimo disse...

kipling!*-*
è visiante:P
não sabia que vendia tantas:)
ohsaoshaoshaoshash
beijos:*

camila disse...

muito legal:P
não sabia que era tão famosa:)
é viciante:P
oashhsaosholsoahs!dimais
beijos:*

Anônimo disse...

nossa como eu amo a Kipling!!

eu tenho 316 macakinhos,um estojo,3 bolsas....E agora eu quero ter uma mala...

bjooo.O

Anônimo disse...

a kipling é ótima, tenho uma mala, e 4 bolsas... só q robaram um macaquinho meu qm quiser me dá um maquinho original e vermelho eu agradeço rsrsrs bjs!!
por favor as outras pessoas q forem escrever alguma coisa ñ exagere na conversa tá? xauzinho

Eduardo disse...

qui legal ficar sabendo de tudo isoo.
:)

blog da chayanne! disse...

nunk pensei q as bolsas kinpling iriam me trazer momentos tão especial,amei todos os modelos das bolsas e principalmente os macaquinhos q são tão fofos! eeeu morro de ciumes deles tds e das bolsas tbm
eeu tenho 3 bolsas (azul,cinza e rosa. diferentes modelos)e uma mochila linda azul...
e outra só aceito macaquinho original da loja,macaquinho falso q nem mtas peesooas por ai tem isso naum combina cmg!!!
bjs

Anônimo disse...

nossa essas bolsas são de mais eu tenho uma é linda amu a kipling !! thanks for voces existirem !!

Anônimo disse...

Pow seria ótimo se as pessoas que por aqui passaram. Em vez de comentar sobre "vantagens", contando vantagens exorbitantes sobre a quantidade de produtos dessa marca. Deveriam comprar um Dicionário para aprenderem a ESCREVER. Pois, são erros garrafais, gritantes.. enquanto as pessoas gastam dinheiro com "moda" não investem em cultura, estudo. Só para refletir!!!

carla disse...

nossa acho a kinpling o maximo!!!essa foi umas das coisas que fizeram nesse seculo que conquistasem o mundo todo e de todas as idades

Anônimo disse...

Adoooooro essa marca! Eu vivo sempre atrás das novidades, só essa ano já conquistei cinco modelos diferentes!Eu admiro pela qualidade, design, durabilidade,praticidade... Adorei saber a origem da marca Kipling, muito interessante, isso é cultura, parabéns aos criadores! Muito sucesso e que possamos compartilhar essa grande marca por muitos e muitos anos! Sucesso sempre!Nathy

Anônimo disse...

Essa marca é realmente incrivel,sem falar dos macaquinhos que são o maximo!!z

Anônimo disse...

Você tem o meu respeito parabens

LORENA disse...

GEEEEEENTE, A KIPLING IRÁ ABRIR UMA LOJA NO OUTLET DO RIO DE JANEIRO COM ÓTIMOS PREÇOS !!!! VENHAM CONFERIR. ESPERAMOS POR VOCÊS!

Anônimo disse...

Adorei!! A Kipling é a melhor marca de bolsa pra mim. Eu tenho uma bolsa e um estojo, queria comprar uma mochila mas elas são muito caras!