5.9.06

IMAGINARIUM

Quem nunca passou pelo sufoco de querer presentear alguém sem repetir clichês ou presentes? Este é justamente um dos nichos que a IMAGINARIUM, rede de lojas de presentes e decoração, aborda no mercado brasileiro. Possuindo como marca registrada a irreverência e criatividade de seus produtos, a IMAGINARIUM tem sempre presentes que surpreendam, emocionem e levem diversão para o dia-a-dia das pessoas.

A história
A história começou no mês de setembro de 1985 na cidade de Teresópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, quando a arquiteta Karin Engelhardt, juntamente com seu marido Luiz Sebastião Araújo Rosa, que era médico, começou a criar e fabricar artesanalmente artigos natalinos em uma pequena oficina na garagem de sua casa para vender na vizinhança. Sendo produtos criativos e de excelente qualidade, eles logo receberam dos consumidores a aprovação e começaram a serem vendidos por diversas empresas no Rio de Janeiro, como a Mesbla e a rede Tok Stok. Para acompanhar a crescente demanda das vendas foi organizada a primeira loja piloto em Teresópolis no mês de novembro de 1987. Além disso, como estratégia de marketing, foi adotada a marca “Christmas” para distinguir as referidas mercadorias.


Com instalações adequadas, a existência de um mercado de decorações promissor e, também, confiando largamente no potencial criativo da arquiteta designer, tornou-se possível diversificar os produtos comercializados pela K.E. Rosa Artesanatos Ltda. com a fabricação de produtos de decoração em geral. Já em setembro de 1990, os resultados da instalação da nova fábrica e da aceitação dos produtos com a marca “Christmas” resultaram na inauguração da primeira loja franqueada em Niterói. E, como o sucesso das peças entre os clientes era cada vez maior Luiz decidiu largar sua profissão para entrar no mercado de franquias e se mudou com a família para Florianópolis em Santa Catarina. Assim, em 1991, foi criada a IMAGINARIUM, que iniciou como uma pequena, mas moderna loja de presentes criativos, pautados por aspectos como funcionalidade, bom humor e jovialidade, e, mais tarde, mudou seu foco, e se tornou literalmente uma “loja de boas idéias”.


A marca IMAGINARIUM nasceu investindo em novos produtos: muita madeira, muito aconchego, inúmeros produtos de cozinha, todos sugerindo experiências para serem compartilhadas em família, entre amigos ou para a simples celebração da existência. Em 1995, já havia 15 franquias da IMAGINARIUM espalhadas pelo Brasil, provando o total sucesso da marca e seus criativos produtos. A fuga do tradicional e da busca pela diferenciação, nos anos seguintes, permitiu à marca focar o design como referência maior. Isto se traduziu em atitude, onde mais que uma função, um objeto representa um sentimento, uma emoção transmitida, que o diferencia dos demais – um conceito batizado de fundesign.


No início de novo milênio, a rede experimentou sua primeira experiência no segmento de vestuário com o lançamento de uma coleção de camisetas. Hoje, a linha inclui, além de camisetas, bonés, calcinhas, cuecas, moletons, bolsas e bijuterias. Em 2005, a IMAGINARIUM atendeu a uma antiga reivindicação de seus consumidores e criou sua loja virtual que funciona dentro do site oficial da empresa. No ano seguinte, a rede já possuía 70 lojas espalhadas pelo país e 150 mil clientes associados ao Funclube, um programa de fidelidade que concede direito a descontos especiais em lojas, além da possibilidade de participar de um espaço virtual exclusivo, criado dentro do site oficial da marca.


Hoje a IMAGINARIUM é uma das mais bem-sucedidas franquias do país, e, nos últimos seis anos, abriu mais de 60 novas lojas nas principais cidades brasileiras. A cada mês são colocados 25 novos produtos nas prateleiras de todas as lojas da rede, o que envolve um grande dinamismo na produção, pois 75% destes novos itens são criados pelos designers da própria empresa. Com uma média de lançamentos de um produto novo por dia, a marca se destaca por promover a constante renovação de seu extenso mix de produtos, que agrega, sob a inspiração do fundesign, objetos para decorar a casa, presentes e acessórios de uso pessoal. Baseado nisso os números da empresa demonstra o enorme sucesso da marca IMAGINARIUM: aproximadamente 600 lançamentos por ano; mais de 5.000 produtos vendidos diariamente; e lojas que recebem mensalmente a visita de mais de 300 mil pessoas.


O centro de criação
Todos os conceitos criativos da marca surgem em um espaço moderno e arejado na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, onde mais de 90 pessoas são responsáveis pela geração de idéias, criação de produtos e das divertidas vitrines. O espaço ainda abriga uma equipe de desenvolvimento de produtos e gerenciamento de coleção, que cuida para que os produtos cheguem até o consumidor do jeitinho que foram imaginados; equipe de design gráfico, responsável por toda a comunicação visual das lojas e produtos; equipes de Vitrine e Visual Merchandising, que trabalham para que todas as franquias tenham sempre o mesmo padrão, onde quer que estejam; equipe Imaginarium na Medida, responsável pela rede de pontos-de-venda em lojas multimarcas; e a equipe de Marketing, responsável por todas as ações de comunicação da marca.


A evolução visual
Nos primeiros 19 anos, a IMAGINARIUM teve quatro diferentes logotipos, que representavam a evolução natural da marca em seu segmento de atuação. Em 1995 ocorreu a primeira mudança quando o logotipo ganhou uma casinha estilizada com a letra “i” dentro. Em 1999 a casinha foi totalmente modernizada. Até o ano 2000, a IMAGINARIUM concentrava seu portfolio em produtos para a casa, tanto que o logotipo era uma casa. A nova mudança, que ocorreu em 2001, foi justamente em virtude da ampliação de seu mix de produtos e segmento de atuação. Surgia então o famoso balão de pensamento.


Em 2011, ano em que a IMAGINARIUM completou 20 anos de mercado, seu logotipo passou com uma grande transformação e ganhou movimento para acompanhar a evolução do mix de produtos e do comportamento da empresa. É uma marca que se preocupa em traduzir, por meio dos seus produtos e do seu posicionamento, um jeito mais divertido, leve e irreverente de ver o mundo. E, se uma marca é um estado vivo recheado dos atributos físicos, psicológicos e emocionais de uma empresa, a IMAGINARIUM tem significativas que justificam a atualização do logotipo. A essência de toda a mudança foi orientada pela irreverência, diversão, liberdade e surpresa que a marca transmite. Além dos ajustes no lettering, que está mais orgânico, com um desenho mais exclusivo e moderno, o balão de imaginação assume um papel ainda mais relevante na comunicação. O resultado é aparentemente simples, mas muito significativo: o balão ganha vida. A partir de agora, ele é a janela através da qual se tem um recorte divertido do mundo. Ele contém, mas também é conteúdo. É um espaço fértil, original, divertido, irreverente, independente, com atitude. Os dez anos de intenso trabalho com o ícone, que antecedeu o atual momento de mudança, deram autonomia para dar total liberdade ao balão de imaginação.


O novo projeto de identidade não se esgota no desenho da marca, mas se estende às mais diversas aplicações. Para que tudo tenha mais sentido e seja ainda mais completo, foi criada uma estampa institucional de apoio, que está presente não só nos pontos-de-venda, mas também em muitas peças comemorativas, como por exemplo, camisetas, canecas e canetas. O texto que compõe a padronagem foi pensado com todo cuidado, para dar significado àquilo que mais a IMAGINARIUM preza: a liberdade de imaginar. O gráfico é rico em detalhes, e o texto da estampa institucional traduz o jeito de pensar da marca fazer fundesign:
Quem imagina, imagina algo em algum lugar.
Quem imagina?
Eu, tu, ele, nós, avós, eles.
Todas as pessoas, no plural ou no seu singular.
Imaginar é verbo transitivo direto. Imagine direto. Transite pelo seu imaginar.
Imaginar é verbo infinitivo. [imagine infinito]
Que rima com amar, cantar, HA HA HA, blá blá blá.
É divertido imaginar.
Solte o verbo.
Imagine por inteiro,
Imagine de verdade.
Imaginar é provocar a realidade.


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
1991
● Fundador:
Luiz Sebastião Rosa e Karin Engelhardt
● Sede mundial:
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
● Proprietário da marca:
Imaginarium Franchisin Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente:
Carlos Zilli
● Faturamento: R$ 90 milhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas: + 90
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários:
750
● Segmento:
Decoração
● Principais produtos:
Artigos para presente e decoração
● Ícones:
O conceito Fundesign de seus produtos
● Website: www.imaginarium.com.br

A marca no Brasil
Hoje em dia, a rede tem mais de 90 lojas localizadas nos principais centros de compras do país, como por exemplo, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Porto Alegre e Belo Horizonte (englobando 21 estados), e mais de 600 pontos multimarcas e 17 quiosques, estando presente em 10 estados brasileiros. O formato denominado como “Imaginarium Na Medida”, permite que lojas multimarcas de presentes e decoração possam ter em seu espaço comercial um corner com produtos da marca. A empresa também opera uma divisão de brindes. A equipe IMAGINARIUM está distribuída em três sedes: em Florianópolis está localizado o Escritório de Criação, e em Teresópolis ficam o Escritório de Franquias e o Centro de Distribuição. Por ano chegam a ser lançados 574 novos produtos - mais de um lançamento por dia; e o Funclube, um dos projetos mais importantes da empresa, atualmente conta com 350 mil sócios.

Você sabia?
15 diferentes vitrines temáticas por ano são montadas simultaneamente em todas as lojas da rede.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), jornais (Valor Econômico), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 16/11/2011

Um comentário:

iPaulinho disse...

Trabalhei para esta empresa de artesanato, era simples os objetos mas bem bacana pena.