3.9.06

HOLSTEN


A tradicional cerveja HOLSTEN é uma típica alemã: sabor único, gosto marcante e um aroma inconfundível. E foi exatamente com essas características que a HOLSTEN se tornou uma cerveja global e um dos símbolos do mercado alemão quando o assunto é o líquido sagrado de cevada e lúpulo.



A história

A história da cerveja HOLSTEN teve início no dia 24 de maio de 1879 na região de Altona, em Hamburgo no norte da Alemanha, onde a cervejaria Holsten-Brauerei AG começou a produzir, sob as rígidas Leis de Pureza de 1516, sua famosa cerveja tipo Lager, a qual foi batizada com o nome de HOLSTEN. O nome da cerveja tem origem em uma antiga tribo que vivia na região central da Alemanha. Não demorou muito para a nova cerveja fazer sucesso e conquistar os corações de milhões de alemães, sabidamente conhecidos como apreciadores de uma excelente cerveja. O famoso logotipo da marca, conhecido como “Holsten Knight” (em português “Cavaleiro Holsten”) provavelmente foi inspirado no brasão de armas de Johann III. Em 1890, devido à enorme demanda pela HOLSTEN LAGER, a cervejaria já produzia mais de 60 mil hectalitros do líquido sagrado.




Durante a Primeira Guerra Mundial a cervejaria passou por muitas dificuldades. Depois de superar anos difíceis, a cervejaria voltou a crescer, produzindo 700 mil hectalitros no ano de 1927. Mas, pouco mais de uma década depois, durante a Segunda Guerra Mundial, a produção de cerveja despencou e a cervejaria foi severamente afetada em virtude dos bombardeios do conflito. Depois de se recuperar dos prejuízos da guerra, a HOLSTEN começou a exportar cerveja em lata no ano de 1952, particularmente para o Reino Unido, e no ano seguinte já normalizava sua produção, atingindo níveis iguais aos de antes da guerra. Foi também em 1953 que a cervejaria passou a produzir a HOLSTEN PILSENER PREMIUM, que viria se tornar conhecida no mundo inteiro. Em 1959, a marca alemã comemorou 80 anos de idade, contando com uma frota de 200 caminhões para distribuição de sua cerveja e uma capacidade produtiva de 22 mil garrafas por hora.




Na década de 1970 começou a licenciar a produção de sua cerveja na Inglaterra (1976) e posteriormente na Hungria (1984) e Nigéria (1985), fazendo com que a marca se tornasse conhecida mundialmente. A HOLSTEN passou a ser produzida na Rússia em 1999. No ano de 2004 a tradicional cervejaria dinamarquesa Carlsberg comprou a cervejaria e a marca HOLSTEN, que passou a fazer parte de seu portfólio de produtos e assim se beneficiou da enorme estrutura de distribuição internacional, ingressando em novos mercados ao redor do mundo. Em 2008, dando continuidade ao processo de expansão internacional da marca HOLSTEN, a tradicional cerveja alemã passou a ser fabricada, através de licença, localmente no Irã.




Nos últimos anos a HOLSTEN introduziu diversas variações de sua tradicional cerveja como as versões sem álcool (HOLSTEN ALKOHOLFREI) e com metade de suco de limão (HOLSTEN RADLER), além da HOLSTEN EDEL (uma cerveja tipicamente da cidade de Hamburgo com aroma fresco e frutado), HOLSTEN EXPORT (cerveja de sabor forte e equilibrado com amargura do lúpulo), HOLSTEN EXTRA HERB (cerveja com ervas e especiarias e sabor cítrico), HOLSTEN STARK (cerveja escura e extremamente forte), HOLSTEN BRAUWELT PALE ALE (cerveja em estilo inglês pale ale) e HOLSTEN BRAUWELT MÄRZEN (tipo de cerveja oficial da Oktoberfest).



A evolução visual

O tradicional logotipo da HOLSTEN passou por pequenas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve como figura central o cavaleiro com um escudo vermelho.


Há alguns anos atrás as garrafas da tradicional cerveja alemã foram modernizadas, adquirindo uma imagem mais atual, incluindo um novo design de rótulo.


Os slogans 
Ecken. Kanten. Holsten. (2012) 
Holsten. How men are. 
Pure Brewing Excellence. 
Dedicated to good test. 
The taste you can’t resist. 
The odd lager. (1981)




Dados corporativos

● Origem: Alemanha

● Lançamento: 24 de maio de 1879

● Criador: Cervejaria Holsten-Brauerei AG

● Sede mundial: Hamburgo, Alemanha

● Proprietário da marca: Carlsberg Deutschland Markengesellschaft

● Capital aberto: Não (subsidiária da Carlsberg Group Procurement AG) 

● Chairman: Flemming Besenbacher

● CEO: Andreas Rost

● Faturamento: Não divulgado

● Lucro: Não divulgado

● Presença global: 90 países

● Presença no Brasil: Não

● Segmento: Cervejarias

● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Heineken, Budweiser, Stella Artois, Amstel, Beck’s, Paulaner, Bitburger, Löwenbräu e Grolsch
● Ícones: O cavaleiro de seu logotipo

● Slogan: Ecken. Kanten. Holsten.

● Website: www.holsten-pilsener.de

A marca no mundo
A cerveja alemã é consumida e vendida em mais de 90 países ao redor do planeta, tendo a HOLSTEN PILSENER PREMIUM como principal bandeira internacional. A marca é uma das mais importantes, em termos de vendas, do grupo dinamarquês Carlsberg. A marca comercializa uma linha com mais de 9 tipos de cerveja, além da versão chope.



Você sabia?

O Reino Unido é um dos maiores mercados da HOLSTEN fora da Alemanha, e isto se deve muito ao fato da marca ter patrocinado o tradicional time de futebol do Tottenham Hotspur entre 1983 e 1995, e novamente entre 1999 e 2002. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/10/2016

Nenhum comentário: