26.9.06

HARPER'S BAZAAR


A tradicional revista HARPER’S BAZAAR é um dos mais poderosos instrumentos de venda para quem vive e faz moda. Alta credibilidade, segmentação, consolidação de marcas, exposição de detalhes e formação de opiniões. A revista oferece tantas vantagens para quem trabalha com moda que é praticamente impossível lançar e manter uma grife sem utilizar a HARPER’S BAZAAR como mídia. Sofisticada, elegante e provocante, é o principal recurso para as mulheres que buscam estilo. 

A história 
A história da prestigiosa revista americana começou quando Fletcher Harper, um dos editores da Harper Brothers, resolveu criar uma revista feminina que abordasse moda, além de assuntos domésticos, direcionada para a típica dona de casa da classe média da época. Logo após a Guerra Civil Americana, no dia 2 de novembro de 1867, circulou o primeiro número da HARPER’S BAZAR (nesta época escrita com apenas uma letra A), sendo a primeira revista nesse segmento a ser introduzida no mercado americano. Seu primeiro número, que circulou em forma de folhetim, foi algo inédito do segmento no mercado editorial americano. Afinal, antes somente em Paris lia-se sobre moda e seus correlatos. Estilistas consagrados como Charles Frederick Worth já causavam furor nos olhos atentos da elite americana. Nesta época, os modelos apresentados na revista ainda eram ilustrados e não fotografados. A partir de 1894, quando a primeira capa colorida da revista apareceu, além das influências da Art Nouveau, a HARPER’S BAZAR começou a utilizar belas ilustrações e fotografias para ilustrar suas páginas.


A revista foi publicada semanalmente até 1901, quando se tornou mensal. Em 1913, a tradicional revista foi comprada por US$ 10 mil (uma verdadeira fortuna para a época) pelo império Hearst de publicações, comandado por William Hearst. Sob a tutela de um novo comando a revista foi revitalizada, principalmente com a utilização de fotografias elaboradas e especificas sobre o tema principal (moda). Somente em 1929 a revista passou a se chamar oficialmente HARPER’S BAZAAR (agora escrito com duas letras A). Neste mesmo ano a revista lançou sua primeira edição internacional no Reino Unido.


Rapidamente se tornou uma revista de grande influência entre as mulheres americanas e o mundo da moda, principalmente sob a direção de Carmel Snow, que foi a editora de 1933 a 1958, período em que a HARPER’S BAZAAR promoveu estilismo, fotografia e ilustração. Ela foi a responsável por montar uma equipe extremamente talentosa que incluía o designer gráfico Alexey Brodovitch (responsável pela criação do tradicional logotipo da revista, conhecido como “Didot”) e a editora de moda Diana Vreeland (publicou sua primeira coluna em 1936 e trabalhou na revista até 1962, quando se transferiu para a concorrente Vogue). Além disso, essa talentosa equipe redefiniu o design editorial com a utilização de espaços brancos, tipografia limpa, textos fluentes e fotografias marcantes e bem posicionadas. No ano de 1945 introduziu no mercado a JUNIOR BAZAAR, uma nova revista direcionada para mulheres mais jovens.


Nas décadas seguintes passaram e desfilaram por suas páginas verdadeiros ícones da moda mundial como a editora Anna Wintour, os fotógrafos Richard Avedon, Diane Arbus e Man Ray, além de artistas como Andy Warhol e das modelos mais consagradas do mundo. Nos últimos anos a revista lançou várias edições internacionais, como por exemplo, na Austrália, em 1998, cuja primeira capa estampava a bela Nicole Kidman. O Brasil também ganhou sua edição, lançada oficialmente em novembro de 2011, cuja estrela da capa era Gisele Bündchen, que usava um maiô da grife Chanel, em fotos com temáticas pop dos anos 60 clicadas pelo fotógrafo Terry Richardson em New York. Além disso, a revista expandiu a forma como seus leitores recebem seu conteúdo, além da versão impressa, oferece suas matérias através do site, aplicativos e da versão eletrônica. Atualmente, todos os meses, a HARPER’S BAZAAR publica os trabalhos de estilistas, escritores, fotógrafos e designers dentro de uma perspectiva sofisticada do mundo da moda, da beleza e da cultura popular.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 2 de novembro de 1867 
● Criador: Fletcher Harper 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Hearst Corporation 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: David Carey (Hearst Magazine) 
● Editor chefe: Glenda Bailey 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Edições internacionais: 31 
● Circulação: 754.000 exemplares/mês 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Mídia 
● Principais produtos: Revista de moda 
● Concorrentes diretos: Vogue, Elle, Cosmopolitan, Marie Claire, Vanity Fair, InStyle e W 
● Slogan: Where fashion gets personal. 
● Website: www.harpersbazaar.com.br 

A marca no mundo 
A HARPER’S BAZAAR, mais antiga revista de moda do mundo, possui leitores em mais de 90 países no mundo e 31 edições internacionais em países como Estados Unidos, Austrália, Canadá, Hong Kong, Espanha, Japão, Coréia do Sul, Brasil, Rússia, Singapura, Emirados Árabes e Reino Unido. A revista tem circulação mensal de 754.000 exemplares. Aproximadamente 89% de seus leitores são do sexo feminino. A revista possui enorme circulação nas cidades de Nova York, Los Angeles, Chicago, San Francisco, Filadélfia e Washington. 

Você sabia? 
Durante anos a tradicional revista foi conhecida pelo icônico slogan “The well-dressed woman and the well-dressed mind” (em tradução livre “A fonte de estilo para as mulheres e as mentes bem vestidas”). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/12/2014

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