19.9.06

HANES


Uma camiseta básica, confortável e versátil, que combina com inúmeras variações de roupas, é a peça têxtil mais vendida dos Estados Unidos. E leva em sua etiqueta uma marca que se tornou ícone no segmento de vestuário básico: HANES. Mas, não é somente as camisetas da marca que fazem sucesso, roupas íntimas e meias também são extremamente populares. 

A história 
A história da marca começou em 1901 quando John Wesley Hanes, um nativo do estado americano da Carolina do Norte, fundou a empresa Shamrock Mills Company para produzir meias masculinas. No ano seguinte, seu irmão, Pleasant Henderson Hanes fundou a PH Hanes Knitting Company também para produzir meias e roupas íntimas masculinas. A PH Hanes inovou ao introduzir no mercado a roupa íntima masculina de duas peças, uma revolução para a época. No ano de 1910 a Shamrock, já sem seu fundador que havia morrido em 1903, trocou seu nome para Hanes Hosiey Mill e passou a produzir também roupas íntimas feminina, focando-se apenas neste tipo de produto a partir de 1920. Nesta época a PH Hanes expandiu sua linha de produtos passando a fabricar camisetas, pijamas, camisolas e shorts íntimos. A Segunda Guerra Mundial afetou ambas as empresas, que passaram a fornecer náilon e roupas íntimas para quase que exclusivamente abastecer as forças do exército americano. Foi uma forma bem-vinda de sobreviver aos tempos difíceis.


Somente no ano de 1965 as duas empresas se uniram para formar a HANES CORPORATION. Foi nesta década, que a HANES, através de James Gordon Hanes, filho de Wesley, identificou o potencial do náilon, lançado em 1938 pela DuPont, em substituição a seda para a produção de meia-calças, introduzindo assim sua primeira coleção neste segmento, que faria enorme sucesso. Em 1969 a empresa lançou no mercado a Legg’s, que se tornaria uma das marcas de lingeries de maior sucesso mundial. Foi nesta década, que executivos da empresa perceberam que suas tradicionais camisetas brancas estavam sendo pintadas e usadas como roupas normais, permitindo uma enorme variação em sua utilização. Foi então que Keith Alms acreditou ser viável o lançamento de uma linha de camisetas para ser vendida diretamente aos consumidores e empresas que as pintavam. Este fato culminou em 1975, com o lançamento de uma camiseta mais grossa e resistente, batizada de HANES BEEFY-T, que se tornou o produto mais popular da marca. Inicialmente a camiseta era vendida somente para o segmento de customização, pessoas que queriam dar um toque original à peça, mas poucos meses depois, foi introduzida para a venda no varejo em embalagens simples. O sucesso foi instantâneo. A importância dessa camiseta para a empresa é tamanha, que hoje em dia existe o Hanes Beefy-T T-Shirt Hall of Fame, localizado na sede corporativa em Winston-Salem, Carolina do Norte, que reconhece as empresas que construíram seus negócios em torno da famosa camiseta, usando a criatividade, tino comercial e dedicação.


No final desta década, em 1979, após anos de forte crescimento, a HANES foi comprada pela gigante Sara Lee, que estava ingressando no segmento têxtil. Em 1980, a HANES PRINTABLES se tornou uma divisão separada e dedicada a fabricação e distribuição de camisetas estampadas. Ainda nesta década, a marca rapidamente se tornou popular adotando uma estratégia de venda agressiva que incluía parcerias com grandes varejistas e redes de supermercados populares como Walmart e Target. As vendas explodiram. A marca HANES HER WAY foi introduzida em 1986, exclusivamente para mulheres e garotas (adolescentes), inicialmente vendendo apenas lingeries e depois expandindo sua linha com a introdução de acessórios íntimos, meias e a moda casual. A marca logo se tornou um enorme sucesso nos Estados Unidos. Nesta década, a HANES promoveu grandes campanhas publicitárias, se tornando ainda mais popular entre os americanos.


Na década de 1990 a empresa investiu muito forte em publicidade, tendo comerciais estrelados por grandes estrelas como o jogador de basquete Michael Jordan (ainda é o principal porta-voz da marca no mundo) e de futebol americano Joe Montana. Nesta mesma época a marca apresentou seu novo logotipo, um tradicional quadrado estilizado em vermelho, e suas novas embalagens. No ano de 2000 a marca alcançou a liderança no mercado americano em sua categoria, especialmente no segmento de camisetas básicas. Em 2006, a divisão têxtil da Sara Lee Corporation (incluindo a marca HANES) se tornou uma empresa completamente independente e passou a se chamar Hanesbrands.


Depois do sucesso em vendas com as meias HANES em 2007 no Brasil, a empresa, ingressou, no ano seguinte, com suas tradicionais camisetas, em cores básicas, como branco, preto e mescla, e sem costuras laterais. O produto, feito em 100% algodão pré-encolhido, ou seja, não encolhe ao ser lavado, e com costuras reforçadas de ombro a ombro, podia ser encontrado nas lojas do Walmart e Carrefour, além de grandes varejistas como Lojas Americanas. Nos anos seguintes a HANES continuou lançando produtos que seguiam as principais tendências da moda e iam de encontro com o desejo dos consumidores.


Apesar de suas camisetas básicas fazerem um enorme sucesso no mundo, a HANES também é extremamente conhecida por sua enorme linha de lingeries, como por exemplo, Hanes Seamless (traz um novo conceito de moda aliada à tecnologia através de produtos sem costuras nas laterais que proporcionam total conforto, com peças que não marcam sob a roupa e cujo design se ajusta perfeitamente ao corpo), Hanes Soutiens (possuem design super anatômico e se ajustam perfeitamente ao corpo, sendo ideais para o dia-a-dia, pois proporcionam conforto, sustentação e segurança), Push Up Hanes (soutiens com conforto e sensualidade, que aumentam o volume e valorizam os seios), Hanes Amamentação (soutiens confortáveis que proporcionam sustentação e praticidade para esse momento tão especial na vida de uma mulher), Calcinhas Hanes (perfeitas para o dia-a-dia, a grande variedade de modelos possui toque suave e agradável, sendo extremamente confortáveis) e Shapewear (para mulheres que se preocupam com sua imagem corporal, essa linha produz efeito firmador, modelando e realçando as curvas femininas).


A linha do tempo 
1983 
Lançamento de uma linha de camisetas esportivas e moletons, em adição a tradicional linha de camisetas nas versões mangas curtas e longas. 
1995 
Lançamento de uma linha de camisetas com gola em T, além da versão pólo. 
Lançamento de uma linha de lingeries sem costura. 
1999 
Lançamento da camiseta SOFT L’INK, feita 100% de micro-poliéster do lado de fora e 100% algodão do lado interno. A camiseta era ideal para impressão de estampas. 
2001 
A HANES atinge a impressionante marca de 1 bilhão de camisetas Beefy-T comercializadas desde seu lançamento.
2002 
Lançamento da camiseta masculina BEEFY SILVER, feita com uma mistura de algodão e Nativa (fibra extraída do eucalipto). O produto era uma alternativa para quem procurava uma camiseta mais fina e macia que as tradicionais. 
Lançamento da HANES TAGLESS, camiseta sem costuras e etiquetas, proporcionando um conforto muito maior. O processo utilizado é um transfer a quente que aplica as etiquetas de tamanho, composição e instruções de lavagem diretamente no tecido. 
2003 
Lançamento da HANES SILVER FOR HER, uma linha de camisetas versáteis e com design extremamente moderno, especificamente direcionada para segmentos como hotéis, varejo e setor corporativo. 
2004 
Lançamento da camiseta esportiva StayClean, feita com um tecido que não retém o suor. 
2007 
Lançamento, em parceria com o Walmart, de uma linha de têxteis ecológicos, composta por calcinha confeccionada em fibra de bambu e cueca de algodão orgânico. 
2008 
Lançamento de uma nova linha de calcinhas que prometia acabar com um eterno e indiscreto problema feminino: calcinhas que “sobem”, conhecidas em inglês com “wedgies”. 
Lançamento da camiseta NANO-T, extremamente leve e feita 100% com algodão. 
2011 
Lançamento da ComfortBlend® EcoSmart®, uma linha de produtos feitos com até 5% de poliéster reciclado a partir de garrafas de plástico.


Campanhas que fizeram história 
A HANES sempre foi agressiva e ousada em suas campanhas publicitárias. Durante a década de 1970 e 1980, para promover sua linha de meias-calça utilizou o provocativo slogan “Gentlemen Prefer Hanes” (algo como “Cavalheiros preferem Hanes”). Na década de 1990 o slogan foi trocado para outro, não menos provocativo: “The lady prefers Hanes” (em português “Mulheres preferem Hanes”) e pouco depois para “Just wait’ll we get our Hanes on you” (algo como “Espere até ter Hanes em você”) Mas o que resultou na grande popularidade da marca no mercado americano foi a utilização de grandes celebridades em suas campanhas começando com o astro do basquete Michael Jordan ainda na década de 1990.


Em 2000, para o lançamento da camiseta GO TAGLESS, se juntaram ao astro do basquete nomes como Jackie Chan e Brian Regan. Em 2005 a campanha que utilizou o slogan “Look who we’ve got our Hanes on now”, estrelou celebridades como Jennifer Love Hewitt e Matthew Perry, além de Kevin Bacon e Christina Applegate (2006), Cuba Gooding, Jr. (2007) e Sarah Chalke (2008). Em julho de 2008, o ator Charlie Sheen, então astro do seriado Two and a Half Men, se juntou a Michael Jordan como porta-voz oficial da marca. No final de 2010, depois de Charlie Sheen ser detido sob a acusação de ter ameaçado sua mulher com uma faca, a marca rompeu contrato com o polêmico ator.


A evolução visual 
A identidade visual da marca HANES passou por diversas alterações ao longo dos anos. O atual logotipo da HANES foi introduzido no final da década de 1990, diferindo um pouco do anterior, mas mantendo a tradicional cor vermelha, um dos símbolos da marca.


Os slogans 
All you need. (2009) 
Make the world a more comfortable place.
Comfort for the whole family since 1901. 
America’s First Name in Comfort Since 1901. 
Look who we’ve got our Hanes on now. (2005) 
Just wait’ll we get our Hanes on you. (1992) 
They don’t say Hanes until i say they say Hanes. (década de 1980)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1901 
● Fundador: John Wesley Hanes 
● Sede mundial: Winston-Salem, North Carolina, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Hanesbrands Inc. 
● Capital aberto: Não  
● Chairman & CEO: Richard A. Noll 
● Faturamento: US$ 4 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 190 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Vestuário 
● Principais produtos: Roupas íntimas, meias, camisetas e moletons 
● Concorrentes diretos: Jockey, Fruit of the Loom, Gildan, Triumph, American Apparel, GAP, Lupo e Hering 
● Ícones: A camiseta Hanes Beefy-T 
● Slogan: All you need. 
● Website: www.hanes.com.br 

A marca no mundo 
A marca HANES, que pertence à empresa Hanesbrands, proprietária no Brasil da Zorba, Tensor e Kendall, está presente em 80% dos lares norte-americanos, comercializando sua linha de produtos em mais de 75 países ao redor do mundo. Além dos produtos serem vendidos em grande varejistas, a HANES possui mais de 190 lojas próprias. A marca é líder na produção e venda de vestuário básico para uso diário para homens, mulheres e crianças, incluindo em sua linha meias, lingeries e roupas casuais como moletons e as tradicionais camisetas básicas. O faturamento anual da marca é estimado em mais de US$ 4 bilhões. 

Você sabia? 
Anualmente a HANES vende mais de 650 milhões de camisetas básicas e 750 milhões de pares de meias. 
Com mais de 100 anos de história, seus produtos são utilizados por 8 entre 10 americanos. 
As camisetas básicas são também conhecidas como T-shirts (palavra em inglês que vem com o T na frente devido à camiseta quando com as mangas abertas se parecer com a letra T). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 23/1/2016

4 comentários:

Anônimo disse...

adoro as meias hanes como faço para compra-las aqui no brasil?

Anônimo disse...

Olá
Você pode consultar no site www.hanes.com.br e escolher a opção ONDE COMPRAR.

Qualquer dúvida entre em contato através do formulário do site.

obrigado.

Carmena Maria Carvalho Bonfim disse...

Quando estava na Faculdade de Enfermagem, e meu uniforme era saia e blusa, usei muito as Meias Hanes que uma amiga trouxe para mim dos Estados Unidos. Depois nunca mais. Gostaria de saber se aqui no Rio de Janeiro elas são vendidas em algum lugar.


Obrigado.

Carmena.

Anônimo disse...

Carmena,nas lojas Americanas tem de todos os tipos.