18.9.06

DIAMANTE NEGRO

O tradicional, delicioso e inconfundível DIAMANTE NEGRO combina o irresistível chocolate ao leite Lacta com pedacinhos crocantes de castanhas de caju e mel. Com sua fórmula especial de chocolate ao leite com misteriosos crocantes, o chocolate cheio de estilo, charme e mistério, atravessou gerações sendo uma das guloseimas mais apreciadas do país.
-
A história
A história começou quando o primeiro chocolate ao leite crocante da tradicional fabricante Lacta foi lançado no mercado brasileiro em 1938 e batizado simplesmente de Chocolate Lacta. Era ano da Copa do Mundo de Futebel, e Leônidas da Silva, famoso jogador da Seleção Brasileira, pertencente ao Flamengo, foi apelidado pelo jornalista francês Raymondo Thourmagem de “Diamante Negro” impressionado com a destreza do jogador negro. Inspirando-se neste episódio, a Lacta colocou o nome de DOAMANTE NEGRO no recém lançado chocolate em 1940. Porém, para diferenciá-lo do jogador, adotou o símbolo do diamante estilizado em sua embalagem. Na primeira versão, o produto foi lançado com uma embalagem tipo envelope e o tablete possuía 21 gramas.
-
-
Nas décadas seguintes o chocolate se tornou extremamente popular, não somente por seu inconfundível sabor, mas também pelo slogan “Viver é bom, com diamante negro é melhor”. Em 1986 o tablete de 21 gramas deixou de existir e foi substituído pelo DIAMANTE NEGRO 30 gramas em embalagem flow-pack (totalmente selada). Neste mesmo ano, a Lacta lançou o produto em dois novos tamanhos: 50 gramas (embalagem flow-pack) e 200 gramas (embalagem envelope). Do lançamento até essa primeira mudança, o layout da embalagem passou por algumas modificações, sendo que a principal delas ocorreu justamente no ícone da marca, o diamante. Em 1997, as embalagens passaram por uma modernização (tipo de letra e ícone), porém sem perder as características básicas que identificaram a marca no decorrer dos anos: as cores preta e prata e o diamante.
-
-
Em 2002, em comemoração aos 90 anos da Lacta, ocorreu mais uma modificação sutil: a imagem do chocolate na embalagem passou a ser mais fiel às cores e texturas reais do produto e a figura da pedra preciosa ganhou mais destaque. Em 2007, a principal novidade da marca para o período da Páscoa foi o formato exclusivo de diamante desenvolvido para os ovos DIAMANTE NEGRO. A lendária frase de Marylin Monroe “Os diamantes são os melhores amigos das mulheres” serviu com fonte de inspiração para a marca unir dois ícones do universo feminino, diamante e chocolate, e criar o ovo DIAMANTE NEGRO no formato desta cobiçada jóia. A criação da ''Jóia'' consumiu dois anos, entre pesquisas internas e com consumidores, investimentos em moldes e tecnologia que resultaram em um produto exclusivo e inédito: um saboroso diamante com quilate de 350 gramas.
-
-
Também neste ano, pela primeira vez em sua história, DIAMANTE NEGRO experimentou uma extensão de marca, introduzindo no mercado, em parceria com a Kibon, o sorvete com sabor do tradicional chocolate em edição limitada. O sucesso do sorvete foi tanto, que no ano seguinte, o sorvete voltou a ser comercializado no período de verão. No mês de junho de 2009, com a intenção de investir em embalagens diferenciadas foram lançadas as caixas para presentes do DIAMANTE NEGRO, inspiradas nas requintadas caixas de bombons encontradas nas butiques de chocolates européias. Com formato de diamante e na cor preta, as caixas sofisticadas têm 18 unidades do chocolate dispostos como jóias em uma bandeja, que são recobertos por uma película protetora para preservar a característica crocante do chocolate.
-
-
Atualmente o DIAMANTE NEGRO é oferecido aos consumidores nas versões de 25g, 70g e 170g. Além disso, na época da Páscoa, são comercializados os ovos DIAMANTE NEGRO.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento:
1938
● Criador:
Lacta
● Sede mundial:
Curitiba, Paraná
● Proprietário da marca:
Kraft Foods Inc.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Mark Clouse (Kraft Foods Brasil)
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
5 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Segmento:
Alimentação
● Principais produtos:
Chocolates
● Ícones:
O diamante
● Slogan:
Viver é bom, com diamante negro é melhor.
● Website:
www.lacta.com.br
-
A marca no mundo
DIAMANTE NEGRO é hoje a 2º marca de chocolate em tabletes do mercado brasileiro, com aproximadamente 8,2% de participação, sendo também a marca de chocolate ao leite mais consumida do mercado. Exportado para alguns outros poucos países do Mercosul, a tradicional marca tem seus produtos, chocolates e sorvetes, distribuídos em todo território nacional.
-
Você sabia?
A empresa pagou ao jogador Leônidas da Silva somente dois contos de réis na época para utilização do nome em seu chocolate, sendo que ele nunca mais cobrou nada pelo uso da “marca”.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última atualização em 10/9/2009

5 comentários:

Anônimo disse...

Quando o chocolate foi lançado o sr. Leônidas jogava no Flamengo, veio para o S.Paulo apenas em 43 com o apelido já em uso (dado por um jornalista francês anos antes).

Anônimo disse...

Diamante Negro não tem nenhuma propaganda (impressa, tv, rádio...)?

ESPM disse...

não tem não. crie você mesmo para o trabalho de criação III

leda matarazzo disse...

Lêda Matarazzo...

Nossa, Diamante Negro é o melhor chocolate que já comi... é uma coisa incrível... crocante e delicioso... hummm.
adoro...

aluno disse...

po, da exemplo de 4 pecas no PDV ai!