3.9.06

CVS PHARMACY®


Em algumas gôndolas salgadinhos, sucos, chocolates e biscoitos. Em outras, remédios, com ou sem prescrição, vitaminas e produtos para primeiros socorros. Em um canto câmeras fotográficas e filmadoras, além de inúmeros produtos eletrônicos. Perfumes, cosméticos e uma enorme variedade de produtos de maquiagem. Tudo em um ambiente moderno, espaçoso e com muitas conveniências. Isto tudo pode ser encontrado em qualquer loja da CVS Pharmacy®, maior rede de farmácias dos Estados Unidos, que oferece soluções inovadoras e baseadas na comunidade para tornar os cuidados de saúde mais simples, mais acessíveis e mais baratos. 

A história 
A história da CVS Pharmacy® começou no dia 8 de março de 1963, quando a primeira loja, que vendia cosméticos e uma grande variedade de produtos voltados para a saúde, foi inaugurada na pequena cidade de Lowell, estado americano de Massachusetts, pelos irmãos Stanley e Sidney Goldstein, com a ajuda de um sócio, Ralph Hoagland. Inicialmente a loja se chamava Consumer Value Stores. Em 1964, o logotipo original da rede, que já contava com 17 lojas, foi desenvolvido e apareceu nos exteriores das lojas pela primeira vez utilizando a abreviação CVS. Somente em 1967, a empresa começou a operar lojas que tinham o departamento de farmácias, vendendo remédios com prescrição médica, inaugurando unidades em Warwick e Cumberland, localizadas em Rhode Island.
  

Dois anos depois a rede foi vendida para a varejista Melville Corporation, o que aceleraria sua expansão nessa década. No ano seguinte, a CVS Pharmacy® já contava com mais de 100 lojas, rompendo a marca de US$ 100 milhões em vendas no ano de 1974, especialmente depois da aquisição das 84 unidades da rede Clinton Drug and Discount Stores. Em 1978, a rede deu início à inaugurações de pequenas lojas, com ênfase em produtos de beleza, cosméticos e saúde, localizadas no interior de movimentados centros de compra. Tornou-se a décima quinta maior rede de farmácia dos Estados Unidos em 1980, quando possuía 408 lojas e vendas superiores a US$ 400 milhões. No final desta década, em 1988, a CVS Pharmacy® comemorou seu 25º aniversário, encerrando o ano com cerca de 750 lojas e vendas de US$ 1.6 bilhões.
   

As aquisições de outras redes de farmácias ganharam força na década de 1990, começando com a compra de 500 lojas da People’s Drug (todas convertidas em CVS Pharmacy® em apenas quatro anos) permitindo o ingresso em importantes mercados como a capital Washington, Pensilvânia, Maryland e Virginia; prosseguindo com a aquisição, em 1997, das 2.500 lojas da rede Revco, então maior negócio na história do setor farmacêutico de varejo nos Estados Unidos; com o ingresso na cidade de Chicago, dominada pela sua maior concorrente, a rede Walgreens (conheça essa outra história aqui); e culminando, em 2004, com a compra da rede Eckerd Stores e suas 1.260 lojas, que tornaram a CVS Pharmacy® a maior rede americana de drogarias em quantidade de lojas. Além disso, em 1999, a rede lançou a CVS.com, a primeira farmácia online totalmente integrada nos Estados Unidos.
  

Em 2007, fruto de uma fusão bilionária entre a CVS Pharmacy® e a empresa de benefícios farmacêuticos Caremark, foi formada a principal fornecedora americana de serviços integrados na área de medicamentos: CVS CAREMARK. Entre os serviços de valor agregado, destacavam-se: administração de Programas de Benefícios em Medicamentos (PBM), entregas via correio, atuação diferenciada para medicamentos de alta complexidade, farmácia online (CVS.com) e MinuteClinic (consultórios médicos em farmácias para atendimentos de menor gravidade). A nova empresa (renomeada em 2014 para CVS HEALTH) responde, entre abastecimento e gestão, por aproximadamente 2.5 bilhões de prescrições por ano, superando as marcas de todos os demais concorrentes.
   

No ano seguinte, a empresa adquiriu a rede Longs Drugs e suas 529 lojas, aumentando ainda mais sua atuação no mercado americano. Em 2009, a rede comemorou a inauguração de sua loja de número sete mil na cidade de Little Canada, estado de Minnesota. No dia 3 de setembro de 2014, a CVS Pharmacy® se tornou a primeira rede de farmácias do mercado americano a parar de vender cigarros e produtos relacionados ao tabaco em todas as suas lojas. A decisão custou aproximadamente US$ 2 bilhões em vendas perdidas, mas fez a varejista do setor farmacêutico reforçar o posicionamento de marca. Para anunciar essa importante decisão, a CVS Pharmacy® lançou uma enorme campanha que utilizava o slogan “CVS Quits for Good”. A rede também criou o seu próprio programa de incentivo à interrupção do hábito de fumar.
    

Em 2015, a CVS Health gastou US$ 14 bilhões comprando a Omnicare, fornecedora de serviços farmacêuticos (aumentando assim sua participação em comodidades voltadas a terceira idade), e a rede de farmácias da varejista Target (conheça essa história aqui), com 1.600 lojas em 47 estados e 79 clínicas de diagnósticos de doenças simples. Essa aquisição levou a empresa a operar em novos mercados, como Seattle, Denver e Portland. Durante a pandemia de COVID-19, as lojas da CVS Pharmacy® tiveram um papel fundamental e, somente em 2021, realizaram mais de 32 milhões de testes e aplicaram mais de 59 milhões de vacinas. Além disso, a empresa tem avaliado mudanças na população, padrões de compra do consumidor e necessidades futuras de saúde para garantir que tenha os tipos certos de lojas nos locais certos para os consumidores e para os negócios. Como parte dessa iniciativa, a empresa reduzirá a densidade de lojas em alguns locais e fechará aproximadamente 300 lojas nos próximos três anos.
  

A CVS Pharmacy® é considerada uma das marcas mais inovadoras do mercado americano. O que a diferencia de outras redes de farmácia em todo o mundo é o fato de ter o seu próprio laboratório de inovação digital, aonde cria dispositivos inteligentes e aplicativos que promovem e melhoram os cuidados com a saúde. Hoje em dia a CVS Pharmacy® está reinventando o formato de farmácia para fornecer uma experiência de cuidados de saúde acessíveis, solidário e personalizado, tanto em suas lojas quanto online (através do CVS.com, um dos principais sites de saúde do mercado americano, com mais de 2 bilhões de visitas em 2021). Seus farmacêuticos estão completamente aptos a indicar medicamentos, aplicar vacinas e oferecer conselhos sobre prescrição de medicamentos e suplementos.
  

A linha do tempo 
1993 
Término da instalação de leitores óticos em todas as suas lojas. 
1994 
Lançamento do PharmaCare, um programa de gerenciamento de serviços farmacêuticos para empregados, organizações assistenciais, seguradoras e agências governamentais. 
1995 
Lançamento da GOLD EMBLEM, marca própria composta por biscoitos, amêndoas, amendoins e água mineral. 
1997 
Estabelecimento da CVS ProCare (atualmente renomeada para CVS Specialty), uma farmácia especializada em pacientes com doenças de alto risco, oferecendo os mais avançados medicamentos, informações detalhadas, serviços especiais e atendimento superior. 
2000 
Lançamento da ESSENCE of BEAUTY, marca própria de produtos para o banho, mais tarde estendida para a área de cosméticos. 
2001 
Lançamento do cartão ExtraCare, tornando-se a primeira varejista farmacêutica nacional a lançar um programa de cartão fidelidade. Atualmente possui mais de 75 milhões de membros, tornando-o o maior programa de fidelidade dos Estados Unidos no setor de varejo. 
2004 
Todas as lojas CVS Pharmacy® passaram a receber prescrições eletrônicas de medicamentos. 
2005 
Instalação, em três de suas lojas, das primeiras MinuteClinic, clínicas para pequenos diagnósticos, aplicação de vacinas, atendimentos de lesões e acidentes (como pequenas queimaduras, cortes e até picadas de insetos) e tratamentos de pequenas enfermidades como gripe, dor de cabeça, dor de garganta, irritação dos olhos, bronquite, infecção nos ouvidos e sinusite. Atualmente, mais de 1.200 lojas da CVS Pharmacy® em 35 estados contam com esse atendimento, que já orientou mais de 50 milhões de pacientes através de uma dedicada equipe de enfermeiros e médicos assistentes. 
2008 
Inauguração no dia 3 de novembro em Washington da primeira loja 360 BEAUTY, especializada em produtos para pele, cosméticos e fragrâncias de marcas famosas e luxuosas. A rede abandonou este conceito em 2012. 
2013 
Aquisição da rede Drogaria Onofre (conheça essa outra história aqui) no Brasil. Em 2019, após não conseguir ganhar escala e ainda se envolver numa disputa com os antigos controladores da Onofre, a família Arede, a CVS vendeu a rede para o grupo Raia Drogasil. 
2014 
Inauguração na cidade de Miami das doze primeiras lojas da CVS Pharmacy® y más, drogarias especificamente voltadas para o público hispânico com produtos exclusivos, incluindo rótulos bilingue. Atualmente existem mais de 200 lojas nesse conceito em mais de 90 cidades americanas nos estados da Califórnia, Flórida, Nevada, Oklahoma, Texas e Porto Rico. 
Lançamento da Radiance® Platinum, uma completa linha de vitaminas e suplementos premium sem preservativos. 
2017 
A CVS Pharmacy® continua a expandir o acesso ao medicamento de reversão de overdose de opioides - Naloxona - em mais de 40 estados como parte da abordagem multifacetada da rede para combater a crescente epidemia de abuso de medicamentos prescritos no país. 
2020 
Lançamento, em virtude da pandemia, do E-Clinic, uma nova solução de telessaúde para suas MinuteClinic, que realizou quase 20.000 consultas online.


O novo conceito de loja 
Em 2019, a rede começou a testar um novo conceito de loja, batizado de CVS HealthHUB, com a inauguração da primeira unidade na cidade de Houston, no Texas. O novo conceito dedica mais de 20% de seu espaço aos serviços de saúde e bem-estar, com foco em cuidados preventivos, atividades de bem-estar e educação e gerenciamento de condições crônicas como asma e diabetes. Com isso, a CVS HealthHUB oferece serviços de saúde para ajudar aos pacientes a gerenciar melhor as condições crônicas, auxiliando assim a obter melhores resultados de saúde e reduzir os custos médicos; aconselhamento educacional sobre diabetes liderado por farmacêuticos; planos de cessação do tabagismo para pacientes e cuidadores; programas comunitários (salas de bem-estar para eventos em grupo, como exames de saúde, orientação nutricional e de estilo de vida); maior seleção de produtos focados em saúde e bem-estar geral; e aconselhamento confiável e atendimento personalizado. Tudo com a facilidade de entrar em uma unidade CVS Pharmacy® local. Com a pandemia de COVID-19 em 2020, a empresa ampliou e acelerou este novo conceito ao inaugurar 650 unidades. Em 2021, a empresa expandiu o conceito nacionalmente e atualmente conta com 1.500 CVS HealthHUB em operação.
  

As marcas próprias 
A CVS Pharmacy® possui inúmeras marcas próprias em vários segmentos vendidas exclusivamente em suas lojas, que representam 22% de seu faturamento anual: CVS Health (mais de 2.500 medicamentos que não precisam de prescrição médica), 360 Beauty (cosméticos e acessórios), Gold Emblem™ (bolachas, balas, chocolates, amêndoas e amendoins), Live Better™ (produtos de bem-estar), Total Home (produtos para limpeza doméstica), Radiance® Platinum (linha de vitaminas e suplementos sem preservativos), Goodline Grooming Co. (cuidados com a pele, cuidados com a barba e lâminas de barbear), Pet Center (produtos para animais de estimação) e Calibre® (produtos de papelaria). Além dessas marcas próprias, a rede possui contratos de exclusividade para vender produtos de marcas como Skin+Pharmacy (medicamentos dermatológicos), Nuance Salma Hayek (linha de produtos de beleza desenvolvidos pela atriz Salma Hayek), PreVentin-AT (produtos anti-idade) e Lumene (cosméticos).
  

A evolução visual 
A identidade visual da CVS Pharmacy® passou por algumas mudanças ao longo dos anos. O logotipo original da marca (todo em vermelho, cor tão associada à marca) era composto pelo nome por extenso “Consumer Value Stores” e um emblema com as iniciais CVS. Somente em 1969 a marca adotou um logotipo composto apenas pelas iniciais CVS em vermelho. Finalmente em 1996, a identidade visual da marca passou a ostentar a palavra “pharmacy”. Em 2016, a marca apresentou seu novo logotipo que ganhou um coração vermelho estilizado do lado esquerdo, alinhando sua comunicação com sua empresa proprietária, a CVS Health.
  

Os slogans 
Health is Everything. (2014) 
For All The Ways You Care. (2007) 
Expect something extra. (2005) 
Life to the fullest. (2002) 
Care that touches everyone, one at a time. (2000) 
Just what you’re looking for.
   

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 8 de maio de 1963 
● Fundador: Stanley Goldstein, Sidney Goldstein e Ralph Hoagland 
● Sede mundial: Woonsocket, Rhode Island, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: CVS Pharmacy Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da CVS Health Corporation) 
● Chairman: David Dorman 
● CEO: Karen Lynch 
● Faturamento: US$ 150 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 9.900 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 210.000 
● Segmento: Varejo (farmácia e drogaria) 
● Principais produtos: Medicamentos, vitaminas, alimentos e cosméticos 
● Concorrentes diretos: Walgreens, Rite Aid, Walmart, Kroger, Publix, Albertsons e Amazon 
● Slogan: Health is Everything. 
● Website: www.cvs.com 

A marca nos Estados Unidos 
A CVS Pharmacy®, maior rede de farmácias/drogarias do mercado americano com faturamento superior a US$ 150 bilhões (em 2021), tem mais de 9.900 lojas em 50 estados do país, 20 centros de distribuição e 31 mil farmacêuticos, além de vender mais de 2.5 bilhões de medicamentos com prescrição todos os anos. Diariamente a rede atende mais de 4.5 milhões de clientes. Aproximadamente 75% de suas lojas operam 24 horas por dia, 20% possuem o sistema de Drive-Thru e mais de 1.200 unidades contam com clínicas de diagnósticos de doenças simples. Suas lojas oferecem aos clientes conveniência e valor em uma ampla variedade de produtos de saúde, bem-estar, cuidados pessoais e beleza, bem como mercadorias em geral, lanches e mantimentos. 

Você sabia? 
Aproximadamente 85% da população americana vivem a 10 milhas de uma loja da rede CVS Pharmacy®. 
Durante anos, os executivos da rede gostavam de afirmar que a abreviação CVS significava “Convenience, Value, and Service” (“Conveniência, Valor e Serviço”, em português). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Valor Econômico, O Globo e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 4/8/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/ 

2 comentários:

Unknown disse...

Parece uma boa estratégia :) Veremos como corre...

Carlos Ribeiro,
Organic Pharmacy

Unknown disse...

Sempre que posso peço pra algum amigo trazer TYLENOL 650mg. Pois aqui no Brasil não tem😥