15.8.06

WHIRLPOOL


Em milhões de cozinhas pelo mundo afora, refrigeradores, fogões, fornos microondas, lava-louças e filtros de água levam estampados, de uma forma ou de outra, a marca americana WHIRLPOOL. Maior produtora de eletrodomésticos do planeta, a empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de mais de um século criando as melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. 

A história 
A história da marca de eletrodomésticos WHIRLPOOL começou exatamente no dia 11 de novembro de 1911 na cidade de Benton Harbor no estado americano do Michigan, quando os irmãos Louis e Frederick Upton, e o primo Emory, uniram forças para fundar, com ajuda financeira de US$ 5.000 provenientes de Lowell Basford, a empresa Upton Machine Company, responsável pela fabricação das primeiras máquinas de lavar roupa com motor elétrico. A primeira encomenda veio quase imediatamente, quando a Federal Electric fez um pedido de 100 máquinas de lavar. Porém, todas as máquinas (feitas de madeira) de lavar e torcer roupas, com motor elétrico, encomendadas no primeiro pedido apresentaram defeitos de funcionamento, mas, graças ao empenho de um dos fundadores da empresa, o Sr. Louis Upton, todas foram consertadas sem custo algum a tempo de salvar a reputação da nova empresa que acabara de nascer. A Federal Electric ficou tão impressionada com a ética da nova empresa, que imediatamente dobrou seu pedido.


Cinco anos mais tarde, a empresa recebeu outra importante encomenda de 100 máquinas da famosa loja de departamento Sears Roebuck & Co., para serem vendidas sob a marca Kennmore. Começava aí uma parceria de sucesso com uma das maiores e mais populares varejistas do país. Os resultados foram tão positivos que, passados alguns meses, a demanda superou a produção. Em 1917 a empresa revolucionou o mercado industrial depois de oferecer vários benefícios a seus trabalhadores, entre os quais férias remuneradas. Depois de sobreviver à grave crise econômica provocada pela Primeira Guerra Mundial, a empresa, em 1929, se fundiu com a Ninetten Hundred Washer Company, outra fabricante de lavadoras, formando então a Nineteen Hundred Corporation. Ainda neste mesmo ano fechou outro grande contrato de parceria para fornecimento de seus produtos para a loja de departamento Sears. Em 1938 a empresa lançou a primeira lavadora com agitação motorizada. Assim como boa parte do parque fabril americano, os equipamentos da empresa foram utilizados a partir de 1942 para a produção de materiais bélicos para suprir o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. A produção de lavadoras somente se normalizou em agosto de 1945, logo após o final da guerra.


As primeiras lavadoras automáticas com a marca WHIRPOOL foram introduzidas no mercado em 1948. O nome WHIRLPOOL foi utilizado pela primeira vez em 1906, pela Horton Manufacturing Company, como marca de suas máquinas de lavar, que seria adquirida em 1922 pela Nineteen Hundred Washer Co. Em 1949, a empresa lançou a primeira campanha publicitária de alcance nacional para tornar a marca WHIRLPOOL conhecida, além de aumentar a área de distribuição de seus produtos. Nesta época, novos produtos já faziam parte de sua linha, como por exemplo, ferros de passar. A década seguinte foi marcada pelo crescimento da empresa, impulsionado por relevantes mudanças. A primeira delas aconteceu no ano de 1950, quando a empresa trocou oficialmente seu nome para WHIRLPOOL CORPORATION. Ainda este ano, a empresa voltou a dar um grande passo em direção a inovação ao lançar as primeiras secadoras automáticas. A partir de 1955, uma nova gama de produtos foi acrescida a sua linha, entre os quais refrigeradores (através da aquisição da empresa Seeger Refrigerator Company), condicionadores de ar, fogões, etc. Além disso, comprou a divisão de ar-condicionado da tradicional RCA e mudou o nome da marca para RCA WHIRLPOOL (a marca viria a ser comercializada novamente como WHIRLPOOL em 1966).


No ano de 1958 a empresa fez os primeiros investimentos na Brasmotor, permitindo assim ingressar no mercado brasileiro de eletrodomésticos, sendo a primeira tentativa da WHIRLPOOL de atuar em um mercado estrangeiro. No mês de outubro de 1960, a empresa conseguiu um contrato com a NASA para desenvolver e construir a primeira cozinha espacial experimental. A cozinha incluía uma miniatura de refrigerador termoelétrico, freezer, fogão de três bocas, sistema de aquecimento de água e dispositivo para armazenamento de alimento. Esse projeto foi a primeira tentativa dos engenheiros da WHIRLPOOL de trabalharem com o problema de gravidade zero, e muitas de suas inovações e soluções, que seriam introduzidas no futuro, saíram deste projeto. No ano de 1961, quando completou 50 anos de vida, a empresa atingiu um faturamento de US$ 438 milhões. Em 1967 se tornou pioneira ao introduzir uma linha de atendimento ao consumidor 24 horas por dia, conhecido hoje em dia como Customer Interaction Center. Nesse mesmo ano, pela primeira vez em sua história, a empresa atingiu faturamento superior a US$ 1 bilhão.


Em 1969, a empresa lançou mais um produto inovador: o compactador de lixo doméstico. Pouco mais de uma década depois o faturamento já havia dobrado e a empresa não parava de crescer, lançando novos produtos, como por exemplo, uma linha de lava-roupas com controles digitais. Além disso, em 1977 a WHIRLPOOL relançou o forno microondas, segmento no qual a empresa havia atuado por um curto período de tempo nos anos de 1950. Esta década também foi marcada pelo estabelecimento de um novo modelo de negócio focado na eficiência de energia e sustentabilidade ambiental, fabricando produtos mais eficientes e adotando novos métodos de produção. A década de 1980 foi marcada pelo início da expansão internacional da WHIRLPOOL. O resultado dessa estratégia de sucesso foi uma expansão enorme da empresa, atingindo vários mercados mundiais: Europa, México, Canadá, China, África do Sul, Argentina e Brasil.


Em 1985 a empresa lançou a primeira linha de aspiradores com a marca WHIRLPOOL, segmento que abandonaria uma década mais tarde. A famosa e tradicional marca KitchenAid, que fabrica eletrodomésticos premium desde 1919, foi adquirida pela empresa em 1986. Pela primeira vez, no ano de 1993, a marca se tornou a número do mercado inglês, irlandês, holandês e belga. E ainda este ano, conquistou o prêmio no programa de refrigeradores super eficientes, com uma geladeira que não utilizava cloro flúor carbono (CFC). Já no ano de 1998, lançou sua nova lavadora com economia de água e eletricidade, sendo a primeira na indústria. Em 1999 começou a desenvolver soluções para o lar como ligações elétricas e serviços domésticos com o objetivo de facilitar a vida dos consumidores. Além disso, introduziu no mercado em 2001 a primeira linha completa de eletrodomésticos com o selo ENERGY STAR, um indicativo que o produto consome menos energia do que outros da mesma categoria. Depois de adquirir o controle acionário da americana Maytag no dia 31 de março de 2006, a WHIRLPOOL se tornou a maior indústria de eletrodomésticos do mundo, ultrapassando a sueca Electrolux. Em 2010, inaugurou o “World of Whirlpool”, um centro especializado na experiência de seus produtos, localizado na cidade de Chicago, estado de Illinois, que apresenta 12 ambientes como cozinhas de demonstração, showrooms de lavanderia interativos, espaços de reunião exclusivos e incríveis áreas de entretenimento no último piso com vista para o Rio Chicago.


No ano do seu centésimo aniversário, a WHIRLPOOL produziu sua lavadora de número 150 milhões. A marca histórica foi alcançada na planta de Clyde, estado de Ohio, onde está a maior fábrica de lavadoras do mundo. E ao completar cem anos, a WHIRLPOOL se tornou admirada por suas marcas, diferenciada por talentos de alto desempenho, inovadora e com foco no consumidor e comprometida com a sustentabilidade. Definitivamente é uma empresa que entende e antecipa desejos e necessidades dos consumidores, criando assim a próxima geração de produtos que vai tornar a vida ainda mais prática.


Um século de inovação 
Mais de um século se passou e muita coisa mudou. A geladeira azul da vovó, que continha apenas um pequeno congelador, passou a ser duplex com sistema de refrigeração frost free (controlado eletronicamente) e com dispenser de água e gelo na porta. Os fogões a lenha, que ocupavam quase toda a cozinha, se tornaram compactos com o uso de gás como fonte de energia, isso sem falar no forno microondas. A WHIRLPOOL, que completou mais de 100 anos de atuação no mercado, faz parte dessa história. Durante todo esse período, a empresa sempre buscou estar presente na vida de milhões de pessoas, inovando e oferecendo as melhores soluções para proporcionar agilidade e praticidade em atividades simples do lar. Inovar e oferecer aos consumidores produtos cada vez mais diferenciados e dotados de atributos sustentáveis é uma busca constante da WHIRLPOOL. Além dos colaboradores das áreas de design, tecnologia, inovação e inteligência de mercado, que estão dedicados ao processo de inovação, a empresa conta com instâncias como o I-Board e o Comitê de Inovação, responsável pela análise e definição dos conceitos diferenciados aplicados aos novos produtos e negócios.


Na WHIRLPOOL, uma solução só pode ser considerada inovadora se apresentar atributos únicos, estimular os consumidores e ter a capacidade de gerar valor para os acionistas. Nos últimos sete anos, a empresa multiplicou por onze sua receita obtida por meio de soluções classificadas como inovadoras. Em 2015, 25% do faturamento da empresa foi proveniente de produtos classificados como inovadores. Entram nessa categoria tanto soluções adotadas nos próprios eletrodomésticos como formas diferenciadas de realizar negócios. Por isso, as marcas da empresa são sinônimos de inovação e sustentabilidade, sempre lançando produtos eficientes energeticamente, com tecnologia de ponta e que oferecem soluções únicas para estimular e encantar os consumidores. Como resultado, a empresa conta com um portfólio variado para atender a todos os públicos, sempre com excelente relação custo-benefício. Por isso, a empresa investe continuamente em processos produtivos mais limpos e na eficiência energética dos eletrodomésticos, minimizando impactos referentes ao consumo de recursos naturais e à geração de resíduos e efluentes. Essa preocupação traduz-se em produtos cada vez mais eficientes e em benefícios para o meio ambiente. A cada década, aproximadamente, a empresa coloca no mercado produtos que economizam até 50% de energia em relação à geração anterior, incluindo tanto o gás dos fogões como a eletricidade nos demais produtos, como refrigeradores.


No Brasil a WHIRLPOOL lançou nos últimos anos grandes inovações como o primeiro refrigerador frost-free de uma porta do mundo; aspirador com sinais coloridos que indicam o melhor bocal e a melhor potência para limpar; lavadoras que permitem usar a mesma água para diferentes lotes de roupa; primeiro fogão a gás com opção de forno a vapor; e o primeiro condicionador de ar tipo janela e com umidificador do mercado brasileiro. Afinal, a WHIRLPOOL nasceu para fazer a diferença na vida das pessoas. Apaixonada por soluções criativas, a marca oferece produtos adequados ao estilo de cada consumidor. Sempre levando inovação, alta performance e sustentabilidade para o mercado.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A marca WHIRLPOOL foi adotada somente em 1948 e seu primeiro logotipo era vermelho. Depois de passar por alterações em 1956 e 1960 (quando utilizou o nome RCA WHIRLPOOL), um novo logotipo foi adotado em 1966.


Após passar por mais uma remodelação em 1992, mais recentemente, em 2010, a marca modernizou levemente seu tradicional logotipo, que ganhou uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
Every day, care™. (2015) 
Where Moments Matter™. (2014) 
The Power to get more done. (2009) 
Every Home… Everywhere… with Pride, Passion and Performance. (2005) 
Sensing the difference. (2004) 
Just Imagine. (2000)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 11 de novembro de 1911 
● Fundador: Louis, Frederick e Emory Upton 
● Sede mundial: Benton Charter Township, Michigan, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Whirlpool Corporation 
● Capital aberto: Sim (1955) 
● Chairman & CEO: Jeff Fettig 
● Faturamento: US$ 20.9 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 783 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 12.3 bilhões (novembro/2016) 
● Fábricas: 70 
● Presença global: 170 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 97.000 
● Segmento: Eletrodomésticos 
● Principais produtos: Refrigeradores, máquinas de lavar roupas e louças, secadoras e fornos elétricos 
● Concorrentes diretos: Electrolux, LG, Samsung, Bosch, Miele, Frigidaire, Haier, Midea e GE 
● Slogan: Every day, care™. 
● Website: www.whirlpool.com.br 

A marca no Brasil 
Apesar de fazer investimentos no país desde 1958, a WHIRLPOOL ingressou de vez no mercado brasileiro somente ano 2000 quando comprou e assumiu o controle total da Multibrás, proprietária e fabricante das marcas Brastemp e Consul (fundada em 1950), além da Embraco, produtora de compressores. A empresa foi pioneira no segmento de máquinas de lavar, sendo a primeira a pensar no design, a oferecer cesto de inox, painel eletrônico, vidro temperado na tampa, entre outras inovações. Líder mundial em eletrodomésticos, no Brasil a empresa atualmente comercializa uma extensa e completa linha de eletrodomésticos com as marcas Brastemp (responsável por lançar a primeira lavadora de roupas automática do país, com o inédito sistema de lavagem por agitação e centrifugação, em novembro de 1959), Consul e KitchenAid e tem fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é a quarta colocada no registro de patentes no país e a subsidiária brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. Emprega 11.000 colaboradores em suas três unidades, sendo 700 dedicados exclusivamente à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos, área onde são investidos anualmente cerca de US$ 100 milhões. Além disso, anualmente conduz entre 60 e 80 pesquisas com aproximadamente 10 mil consumidores para aperfeiçoar o desenvolvimento de suas linhas. A empresa ainda possui 23 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. 


A marca no mundo 
A WHIRLPOOL, maior produtora de eletrodomésticos do mundo (detentora de 20% do mercado mundial, é capaz de fabricar mais de 1.5 eletrodomésticos por segundo, o equivalente a 5 mil unidades por hora), possui vendas anuais superiores a US$ 20 bilhões (dados de 2015) e forte presença nos mercados da América do Norte (que responde por 50% das vendas globais), América do Sul, Europa, além da Ásia e África, estando presente em mais de 170 países. A empresa é proprietária de 13 marcas como Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Brastemp e Consul, além da marca própria WHIRLPOOL. Sua gama de produtos é composta por lavadoras e secadoras de roupa, refrigeradores, freezer, frigobares, máquinas de lavar louça, ar-condicionado, fogões, microondas, fornos elétricos, além de equipamentos compactos como processadores de alimentos, batedeiras e liquidificadores. 

Você sabia? 
A empresa possui mais de 70 fábricas e centros de pesquisa e tecnologia em todo o mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/11/2016

7 comentários:

Unknown disse...

Amo Brastemp.... Os produtos são de muita qualidade.... Fico feliz em conhecer essa história. 😍

João Catalão disse...

Sou fan...

Fran disse...

Que legal

Unknown disse...

Melhores marcas, produtos de excelência!!!

Unknown disse...

Amei em conhecer essa história da whirpool S/A

Unknown disse...

Amei essa história

Anônimo disse...

Gostei de conhecer empresa e suas histórias