15.8.06

VASELINE (VASENOL)


VASELINE, ou VASENOL como é conhecida no Brasil, é considerada a marca especialista no cuidado com a pele, que desenvolve formulações para atender diferenciadas necessidades de hidratação e tratamento. A sua rica herança histórica, qualidades curativas e eficácia foram repassadas de geração em geração por mais de 140 anos. 

A história 
A história da marca teve início em 1859 quando Robert Augustus Chesebrough, um jovem químico inglês de apenas 22 anos, especializado na área de óleos industriais, ficou sabendo que trabalhadores de um poço de petróleo na cidade de Titusville no estado americano da Pensilvânia estavam utilizando uma substância gosmenta derivada do petróleo para hidratar a pele e tratar cortes e queimaduras. Essa substância tinha um enorme poder de cicatrização. Em Nova York, depois de trazer uma amostra do tal creme gosmento, ele passou anos pesquisando, testando e refinando esse produto que batizou inicialmente de Petroleum Jelly (em português “geleia de petróleo”). Agindo como sua própria cobaia, o químico queimava a pele com ácido ou fogo e em seguida passava o produto nos ferimentos. Era o surgimento da famosa vaselina. Em 1870 ele já estava produzindo o milagroso creme em uma fábrica no bairro do Brooklyn. Vendia o produto de porta em porta, explicando seus benéficos e seu uso correto. Ele também cruzou o estado de Nova York divulgando pessoalmente a vaselina como um super-remédio, capaz de curar tudo (a maioria dos “milagres” descobriu-se depois, acontecia porque a substância gelatinosa impede a proliferação de bactérias). No ano de 1872 o produto foi patenteado, ganhando oficialmente o nome de VASELINE PETROLEUM JELLY. A hipótese mais provável é que o nome seja uma junção de duas palavras estrangeiras, wasser (“água”, em alemão) e elaion (“óleo”, em grego).


Rapidamente a popularidade do produto, 100% natural, rico em minerais e que continha propriedades incríveis que aceleravam a regeneração da pele, aumentou de tal forma que quase todas as casas na América tinham um pote de VASELINE guardado no armário. Em 1874 o produto vendia 1.400 potes por dia. O enorme sucesso fez com que Chesebrough expandisse o negócio para o Canadá, Reino Unido e colônias britânicas. Nesta época as recém-mamães utilizavam o produto como absorvente para as peles assadas de seus bebês, provocadas pelo uso das fraldas. Já profissionais que trabalhavam em temperaturas de frio extremo utilizavam-no para aliviar a pele seca. Até o Comandante Robert Peary (primeiro homem a chegar ao Pólo Norte) levou VASELINE em sua bagagem na viagem sem que a embalagem congelasse. Neste período foi introduzido o famoso Blue Seal (ou Selo Azul) em todas as embalagens dos produtos, representando assim a garantia do melhor e mais purificado produto VASELINE. No final dos anos de 1880, a empresa vendia o produto pelos Estados Unidos à média de um frasco por minuto e quase todos os médicos profissionais reconheciam VASELINE como um remédio eficaz para diversos problemas de pele.


Em 1911, a empresa começou a inaugurar fábricas na Europa, Canadá e África para facilitar a produção e distribuição do produto. Durante a Primeira Guerra Mundial, VASELINE era utilizado pelos soldados em cortes e ferimentos e para prevenir queimaduras solares. E qualquer oficial médico tinha consigo tubos do produto para tratar pequenos cortes ou queimaduras. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa ficou incumbida de produzir um anti-séptico para feridas com vaselina. Como resultado, a marca VASELINE se tornou um símbolo de patriotismo americano. Em 1955, a Chesebrough Manufacturing Co. se fundiu com a tradicional Pond’s Extract Company, dando origem a Chesebrough-Pond’s, Inc. Durante a década de 1960, a empresa continuou sua expansão internacional para países como Argentina, Austrália e Índia.


Demorou quase um século para a marca expandir seu portfólio de produto. Isto somente aconteceu em 1969 com o lançamento da loção VASELINE INTENSIVE CARE (Vasenol Cuidado Intensivo), que continha a fórmula Dry Skin, com alto poder de hidratação. A primeira campanha da marca foi lançada somente no ano seguinte e ficou conhecida como “ Dry Leaf”, levando o produto à liderança em sua categoria no mercado americano. Pouco depois, em 1973, a linha VASELINE INTENSIVE CARE BATH (para o banho) foi introduzida no mercado com grande sucesso.


O creme para mãos foi introduzido no mercado brasileiro com o nome de VASENOL em 1975, e rapidamente, nos anos seguintes, se tornou uma das principais marcas de loções hidratantes para o corpo. O segredo para tanto sucesso no país foi à alta credibilidade conquistada junto às consumidoras. Considerada especialista no cuidado com a pele, suas formulações hidratavam intensamente a pele, ofereciam rápida absorção e não eram oleosas. Além disso, seus cremes deixavam a pele macia e suave ao toque e eram todos clinicamente testados.


Na década de 1980 a diversificação da linha de produtos continuou com o lançamento, em 1985, do VASELINE LIPS THERAPY, que vinha com um prático aplicador para ser passado nos lábios. Rapidamente a marca estendeu sua linha para hidratantes de mãos e unhas, desodorantes para homem e mulher, e até mesmo para uma linha especial desenvolvida especificamente para peles negras. Em 1987, a Unilever comprou a Chesebrough-Pond’s, adquirindo com sucesso, marcas internacionais como a Pond’s e a VASELINE. Pouco depois foi lançado o Vaseline Intensive Care com Aloe Vera, que aumentava ainda mais o poder de hidratação do produto.


Em 1999 o produto foi posicionado no mercado com o lançamento de uma nova campanha publicitária que tinha o slogan “Take Good Care”, baseada no conceito de como você se sentia muito melhor se tivesse uma boa pele. O novo milênio começou com uma grande novidade: em 2001, marca introduziu no mercado sua primeira linha de produto anti-rugas chamada Renew & Protect. Anos atrás a marca lançou no mercado a linha de hidratantes VASELINE SHEER INFUSION com o poderoso complexo Stratys 3, combinação de três ingredientes (o GQ, a Glicerina e o HEU) que juntos com as micropartículas de vaselina original, promovem hidratação imediata (nas três camadas da pele), proteção de longa duração e recuperação continua para a pele extrasseca.


E mais recentemente introduziu a linha VASELINE SPRAY & GO, cremes hidratantes para o corpo para aplicação em spray; e a VASELINE DERMATOLOGICAL, uma completa linha para hidratar todos os tipos de peles. Além disso, a marca desenvolveu e lançou uma linha exclusivamente para homens. O principal produto da marca passou a se chamar VASELINE BLUESEAL, o creme original triplamente purificado. Já no Brasil, em 2013, a marca lançou duas novas linhas para deixar a pele bonita e hidratada. Sua nova formulação combina ingredientes de cacau e aveia com o benefício das micropartículas de vaselina original, hidratando profundamente a pele, sem deixar sensação oleosa.


Hoje em dia, o principal e mais clássico produto da marca é a Geleia de Vaselina. Conhecida mundialmente por sua alta capacidade de hidratação e recuperação do estado hídrico da pele, a Geleia de Vaselina Original é o coração da marca VASELINE e é um importante aliado da mulher no combate à pele ressecada. Chamada de “Wonder Jelly” (“Geleia Maravilha”) nos Estados Unidos, atua como um oclusivo na pele, ou seja, forma uma barreira protetora contra os efeitos do clima, retardando a perda da hidratação natural. O produto é extremamente versátil e pode ser utilizado de várias maneiras pelas consumidoras. É indicado como hidratante para as partes mais secas do corpo, como cotovelos e joelhos, protege a pele no inverno, pode ser usado em lábios ressecados, auxilia na fixação de maquiagens e perfumes, suaviza olheiras, entre outras possibilidades.


A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo da marca VASELINE passou por algumas modificações. O atual logotipo, introduzido em 2004, ganhou uma nova tipografia de letra (mais refinada) e um fundo estilizado.


Apesar de em países de língua portuguesa e espanhola como Brasil, Portugal, Argentina, México e Uruguai, a marca utilizar o nome VASENOL, sua identidade visual segue a linha da marca internacional.


Além disso, há poucos anos atrás a embalagem do produto ícone da marca (o tradicional pote da geleia de vaselina) também passou por uma remodelação, ganhando formas mais modernas e arredondadas.


Os slogans 
The healing power of Vaseline. (2014) 
Keeps your skin radiant always. 
Keeping skin amazing since 1870. 
Keeping skin amazing. (2008) 
Your skin is amazing. (2007) 
Trusted by moisture obsessives everywhere. (2005) 
Stay Smooth. 
Take good care. (1999) 
Scratch Dry. (1986) 
Healing strength for healthier summer skin. (1984) 
O poder da cura de Vasenol. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1870 
● Criador: Robert Augustus Chesebrough 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra e Roterdã, Holanda 
● Proprietário da marca: Unilever N.V. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Paul Polman 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cosméticos 
● Principais produtos: Cremes hidratantes e produtos para a pele 
● Concorrentes diretos: Pond’s, Neutrogena, Olay, Dove, Nivea e Avon 
● Slogan: The healing power of Vaseline. 
● Website: www.vasenol.com.br 

A marca no mundo
Hoje em dia os produtos com a marca VASELINE, que compreendem desde cremes, loções e gel hidratantes para todo o corpo até desodorantes, estão presentes em aproximadamente 60 países em todo o mundo. É a marca líder no mercado americano nos últimos 30 anos em sua categoria. No mundo inteiro, um produto VASELINE é vendido a cada 39 segundos. 

Você sabia? 
A loção VASELINE INTENSIVE CARE é utilizada nos Estados Unidos mais do que qualquer outra, podendo ser usada para remover maquiagem, amolecer cutículas, hidratar os lábios, além do poder hidratante para o corpo todo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 4/2/2016

5 comentários:

Anônimo disse...

onde posso encontrar a loção vaseline,sou de belem-pará

Anônimo disse...

onde posso encontrar a loçao vaseline,pois tenho a doença de darier,e meu médico gostaria de saber a composiçao desta,para poder me receitar.Abraços Meg

Diego disse...

Comprei VASELINE MEN HEALING MOISURE e digo que é o melhor hidratante que já utilizei.

Unknown disse...

Também comprei lá nos Estados Unidos e digo que excelente.

Anônimo disse...

Aonde posso comprar o desodorizante vaseline aloe e vera xxl, pois estou farta de procurar, obg