24.8.06

UNIÃO

São mais de 100 anos de liderança e tradição adoçando a vida das pessoas. A história da marca UNIÃO, aliada à qualidade de seus produtos, representam confiança e comprometimento com o consumidor quando o assunto em questão é adoçar. Afinal não existe família brasileira que não tenha vivido algum momento especial sem a presença da UNIÃO em suas receitas. Não há festa, comemoração, almoço, jantar ou até mesmo um café da manhã trivial sem a doce e alegre companhia da marca UNIÃO.

A história
A Companhia União dos Refinadores foi fundada no dia 4 de outubro de 1910, pelos irmãos e imigrantes italianos, Giuseppe e Nicola Puglisi Carbone, que convenceram os pequenos refinadores de São Paulo, a deixarem a rivalidade e a concorrência de lado e se unirem para formar uma única empresa. O objetivo era tornar o comércio de açúcar mais lucrativo, garantir ao mercado produtos de alta qualidade e conquistar uma clientela fiel. Não tardou para que a estratégia se mostrasse acertada, e tempos depois a UNIÃO incorporou o segmento de café e mudou sua razão social para Companhia União dos Refinadores – Açúcar e Café, lançando no mercado o Café União. A fábrica ocupava uma área de 6.300m2 na Alameda Barão do Rio Branco e contava com 150 empregados, além de dezenas e dezenas de distribuidores e carregadores que vendiam os produtos em domicílio. Em 1928 a empresa foi vendida para usineiros de Pernambuco e passou por reformulações no quadro administrativo. No ano seguinte, o empresário José Ferraz de Camargo assumiu o comando dos negócios e, em 1935, adquiriu o controle total da empresa.


Consolidada como a mais importante marca de açúcar de São Paulo, a UNIÃO passou a investir em infra-estrutura industrial e deu início ao seu processo de expansão. Em 1939 comprou a Açucareira Santista S/A e lançou um novo produto no mercado, o açúcar de confeiteiro GLAÇÚCAR. Na década de 50 a empresa descobriu nas receitas um importante canal de comunicação com seus consumidores e, em 1958, criou a Docelar União - a primeira cozinha experimental do país feita para testar receitas e ministrar cursos de culinária. Em 1973, a UNIÃO teve seu controle acionário adquirido pela Copersucar - Cooperativa de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo, dobrando sua capacidade produtiva de açúcar nos dez anos seguintes.


Pouco depois, em 1975, a UNIÃO lançou novos produtos no mercado: o Coperalcool, o Unialcool, o açúcar granulado Grançúcar e o açúcar cristal Cristalçucar. O Doçucar, também um açúcar granulado, chegou ao mercado em 1985. Em meados do ano 2000, a diversidade de marcas intensificou a competitividade no mercado de açúcar. A UNIÃO, buscando consolidar sua liderança, desenvolveu uma estratégia inteligente para fugir da guerra de preços, desenvolvendo uma campanha publicitária, cujo apelo era “Quem ama fazer doce não arrisca outro açúcar, só usa União”.


Em março de 2003, lançou as Barras de Cereais União (combinações perfeitas de ingredientes naturais, como por exemplo, pedaços de frutas, flocos de aveia, crisps crocantes e coberturas), que chegaram ao mercado trazendo sabor com redução calórica para esta categoria de produto. No início o novo produto fez sucesso entre os consumidores, chegando a deter 8% de participação de mercado. Mas não demorou muito para a UNIÃO desistir da empreitada. Isto porque a marca estava muito associada ao açúcar, o que contrariava os atributos básicos das barras de cereais, normalmente associadas à saúde e nutrição.


Pouco anos depois, em março de 2005, o Grupo NovAmérica adquiriu a UNIÃO e passou a distribuir todos os produtos destinados ao varejo, ampliando sua participação neste segmento de mercado. No ano seguinte lançou a linha UNIÃO PRÓ, voltada para o mercado industrial. Em junho de 2009, a gigante Cosan – uma das maiores empresas do setor sucroalcooleiro no mundo e detentora da licença de uso das marcas Esso e Mobil no Brasil, entre outras atividades – incorporou as unidades industriais, comerciais e portuárias da NovAmérica e, com isso, assumiu também a marca UNIÃO. Ainda este ano, a marca promoveu o lançamento de suas novas embalagens, apresentando uma proposta muito criativa e moderna, trazendo maior diferenciação e apelo de sabor (appetite appeal) para toda a família de produtos.


Recentemente, com a queda de consumo de açúcar refinado no Brasil, a UNIÃO iniciou o lançamento de produtos com um apelo mais saudável e preparou novas investidas nessa área. Primeiro, a empresa relançou o tradicional livro de receitas UNIÃO. Após parceria fechada com a Avon e a Editora Gold, fascículos com receitas que usam o açúcar light da marca começaram a ser vendidos de porta em porta por milhões de revendedoras da empresa de cosméticos. Ao mesmo tempo em que os fascículos chegavam ao mercado, o açúcar UNIÃO ORGÂNICO, derivado de canaviais plantados sem o uso de agrotóxicos, era lançado. Depois dele surgiram em 2010 o adoçante UNIÃO DIET SUCRALOSE (adoçante dietético à base de Sucralose, um derivado da cana, que possui o sabor que mais se aproxima do açúcar e não deixa sabores amargos residuais) e o açúcar UNIÃO DEMARARA, que passa por menos processos industriais. A linha de Food Service, que já contava com o Açúcar Líquido Invertido, também foi ampliada com a inclusão do Açúcar Impalpável, do Creme Confeiteiro e do Fondant União Pro: produtos de alta performance, elaborados com matérias-primas diferenciadas para um excelente resultado nas receitas produzidas em padarias, confeitarias, sorveterias e doçarias.


Além das novidades introduzidas recentemente, hoje em dia a completa linha de produtos da marca UNIÃO, produzida com matéria-prima selecionada e com qualidade superior, que atende todas as necessidades culinárias e estilos de vida: Açúcar Refinado Especial (maior teor de pureza em relação a sacarose, dando mais sabor a bebidas e preparações culinárias), Adoçante de Mesa Light (adoça duas vezes mais que o açúcar tradicional, proporcionando a redução pela metade da quantidade de açúcar utilizada e sendo ideal para adoçar bebidas e preparar receitas de forno e fogão), saches de Açúcar Refinado Granulado (desenvolvidos para adoçar na medida certa e de forma prática e higiênica), Açúcar Cristal (extraído da primeira fração do processo de fabricação do açúcar, é freqüentemente utilizado na preparação de doces e bolos), Açúcar Refinado Granulado Premium (submetido a um processo controlado de cristalização, no qual os grãos são menores e mais uniformes, conferindo-lhe uma aparência nobre e cristalina, como pequenos diamantes), Açúcar Refinado Premium em Cubos (desenvolvido para adoçar bebidas em geral com requinte e na medida certa), Açúcar de confeiteiro Glaçúcar (produto de grãos finos, ideal para o preparo de glacês, chantilly e suspiros) e Açúcar Refinado Granulado Doçucar (refinado em cristais grossos, excelente para o preparo de caldas, doces caramelizados, fios de ovos, quindins e frutas em conserva).


Um marketing doce
O espaço UNIÃO DOCELAR (na época uma cozinha experimental) foi criado em 1958, graças ao sólido relacionamento da marca com seus consumidores. Tudo começou um ano antes quando uma consumidora imigrante italiana enviou à empresa uma receita de sua autoria feita com açúcar UNIÃO. Interessada na iniciativa, a diretoria da empresa testou e aprovou a receita, que foi publicada nas embalagens de seus açúcares, dando início à interatividade da marca com suas consumidoras mais fieis. O sucesso foi tão grande que em pouco tempo, muitas receitas passaram a ser recebidas. Foi criado então o Doce Lar União que, além de testar os pratos, oferecia cursos gratuitos de culinária. A cada mês, cerca de 300 receitas eram testadas e as duas melhores eram publicadas nas embalagens dos produtos UNIÃO. Essas receitas deram origem aos famosos livros da UNIÃO, o primeiro lançado em 1960 com o nome de 200 Receitas União. A coleção (26 edições, mais de 2.000 receitas publicadas e aproximadamente 15.5 milhões de exemplares distribuídos até o momento) se tornou uma espécie de patrimônio familiar, passado de mãe para filha. Com o objetivo de resgatar receitas que marcaram décadas de convívio familiar e diversos eventos festivos, a UNIÃO lançou recentemente a Biblioteca Virtual, que reúne o conteúdo de todos os livros de receita já publicados pela marca.


A cozinha experimental foi transformada no espaço UNIÃO DOCELAR e, passou também a ministrar cursos gratuitos. A partir daí, o espaço assumiu um papel estratégico no relacionamento com os consumidores participando de feiras e eventos do setor. No espaço, os visitantes podem degustar receitas preparadas com adoçante de mesa UNIÃO LIGHT e outros produtos da linha, todas feitas com a proposta de levar alimentos cada vez mais equilibrados e gostosos aos seus consumidores. Para celebrar essa doce amizade, em 2007 foi inaugurado um novo espaço, onde era possível encontrar as mais famosas sobremesas já criadas com os açúcares da marca através da UNIÃO DOÇARIA, além de uma galeria onde era contada toda a história da marca. O espaço estava localizado na Rua dos Pinheiros, nº 972, no bairro de Pinheiros (São Paulo). A estreita relação com seus consumidores e a presença da marca nos momentos felizes de muitas famílias também são vistos como valorosos patrimônios pela UNIÃO.


Campanhas que fizeram história
A UNIÃO lançou, em julho de 2002, uma nova assinatura, “Viver é o Máximo”, que passou a integrar toda a comunicação institucional e de marketing da marca. A campanha apresentou peças publicitárias que transmitiam a importância de prestar mais atenção nas boas situações da vida, deixando de lado os pequenos problemas do dia-a-dia. Toda a alegria de um almoço de domingo em família ou a cumplicidade entre amigas preparando um delicioso bolo compunham algumas cenas da campanha. O objetivo da campanha era passar para as pessoas a idéia de que o prazer de comer um doce ou preparar um prato bem-feito (consumido com moderação), só melhora o sabor da vida.


A evolução visual
O logotipo da marca UNIÃO mudou bastante ao longo de sua história. A identidade visual atual reflete a modernidade e compromisso da marca em oferecer produtos de alta qualidade ao consumidor.


A tradicional embalagem do açúcar UNIÃO também poassou por inúmeras modificações ao longo dos tempos.


Os slogans
Viva momentos de união.
(2007)
Viver é o máximo. (2002)
Fazendo sua vida mais doce.


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
4 de outubro de 1910
● Fundador:
Giuseppe e Nicola Puglisi Carbone
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Cosan Alimentos S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente: Colin Butterfield
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários:
3.000
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos:
Açúcares
● Concorrentes diretos:
Açúcar da Barra e marcas próprias (supermercados)
● Ícones:
Os saches de açúcar
● Slogan:
Viva momentos de união.
● Website: www.ciauniao.com.br

A marca no Brasil
A marca UNIÃO, líder no mercado varejista brasileiro há quase 100 anos, dedica-se em atender com qualidade superior seus consumidores cada vez mais exigentes e preocupados com bem estar e uma vida saudável. Possui uma linha com diversos tipos de açúcares, especialmente desenvolvidos para atender todas as ocasiões, que são distribuídos em mais de cem mil pontos de venda em todo o país, com forte presença nas regiões sul e sudeste.

Você sabia?
Atualmente, a Cia. União é a maior refinadora de açúcar do país e está entre as dez maiores do mundo.
O SAC da empresa, considerado modelo entre os especialistas, também é importante elo de comunicação com o consumidor. É por meio dele que chegam dúvidas, elogios, sugestões e novas receitas que são recebidas e aprimoradas pelas consultoras da marca.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 9/2/2012

Nenhum comentário: