6.8.06

TOK & STOK

Quem entra nas lojas Tok&Stok fica facilmente fascinado. Seja pela grandiosidade ou pelos ambientes projetados por designers renomados, os clientes imaginam se tratar de uma empresa nova no mercado, devido aos produtos sempre em consonância com as mais modernas tendências mundiais. Além disso, o consumidor tem a sensação de estar passeando em um shopping center, onde ele circula livremente e encontra pequenos móveis, luminárias, tapetes e inúmeros acessórios complementares à montagem e decoração de qualquer cômodo. E com a facilidade de encontrar tudo para a casa e o escritório no mesmo lugar.

A história
Um casal chega ao Brasil vindo da França e não consegue encontrar nas lojas móveis disponíveis para pronta entrega que unissem design moderno e qualidade. Foi assim, percebendo essa deficiência do mercado, que os franceses Régis e Ghislaine Dubrule decidiram criar a Tok & Stok. O nome resume bem o conceito inovador que seus fundadores desejavam implantar no país: a palavra “Tok” refere-se ao design arrojado de seus produtos e “Stok” menciona a disponibilidade desses móveis para retirada imediata. A cidade de São Paulo teve o privilégio de conhecer, em fevereiro de 1978, a nova proposta em vendas de móveis que os 80m² da primeira unidade Tok&Stok, localizada na avenida São Grabriel, apresentavam. Procurando vender seus produtos de maneira individual, e não “em conjunto” como praticado na época pela maioria das lojas do setor, a empresa proporcionava a seus clientes a montagem de ambientes da maneira que desejassem. Além disso, esse sistema aberto permitia ao cliente realizar a decoração de seus espaços conforme a sua disponibilidade financeira.


Todos os produtos, etiquetados com os preços individuais e propostos dentro de um conceito de modulação (composições que podem ser montadas com elementos vendidos individualmente), eram expostos visivelmente, proporcionando um maior contato do cliente com o produto. A primeira coleção de móveis era estruturada em três linhas: tubular, bambu e madeira clara. A linha tubular era composta por produtos de uma empresa sueca, Innovator Design AB, que começou sua história no Brasil junto com a Tok&Stok trazendo produtos de design de vanguarda. O sucesso do empreendimento foi traduzido pela enorme quantidade de aparições na mídia (capas de revistas de decoração) e pela rápida necessidade de expansão física. Com apenas sete meses de funcionamento a loja precisou ampliar sua área para 600m², devido ao crescimento da coleção.


Um ano depois da inauguração, os cariocas da Barra da Tijuca – região que na época não apresentava uma grande variedade comercial – também puderam conhecer os benefícios das lojas Tok&Stok. As vendas da pequena rede tornaram-se tão fortes que já em 1981 foi preciso abrir o primeiro deposito. Com 3 lojas em funcionamento, a empresa iniciou a elaboração do seu primeiro catálogo de produtos, que tinha o enfoque de apresentar a coleção e permitir ao consumidor fazer o seu próprio orçamento e projeto de decoração. Elaborado em papel craft, com desenhos, esse catálogo informava o código, dimensões e acabamentos dos produtos. Em 1983, a rede que já contava com 5 lojas, inaugurou uma enorme unidade no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Com uma estrutura inicial de 1.750m² a loja era e ainda é a maior da rede, porém hoje possuí mais de 5.500m² de área. Nessa unidade, foram montados ambientes que formavam uma casa completa. Essa exposição dos produtos pôde demonstrar como se daria de maneira prática a sua ambientação no cotidiano dos consumidores, facilitando um maior interesse por parte dos clientes.


No ano seguinte foi inaugurada a unidade do Casa Shopping, na Barra (Rio de Janeiro), sendo pela primeira vez uma loja concebida “sob medida” para a Tok&Stok: em um espaço previsto inicialmente para ser uma loja de material de acabamento, foi possível adaptar durante a construção a circulação e as instalações, planejando tudo da melhor forma. Aparece assim, a entrada com escada, a circulação dirigida, a torre de atendimento e auto-serviço na seqüência, terminando por um pequeno auto-serviço de móveis em conexão direta com o depósito e a saída final com check-out. A loja do Shopping Lar Center, em São Paulo, surgiu em 1987 e trouxe com ela um novo espaço: o Café Design. Esse novo serviço permitiu aos visitantes um espaço para fazer uma refeição rápida ou somente apreciar um bom café no estilo francês. Com o tempo, o Café Design ganhou mais uma função: a de ser um ambiente voltado à exposição de peças exclusivas de renomados designers. Para a inauguração desta nova loja a empresa lançou uma coleção de produtos do badalado designer Philippe Starck entre outros destacados nomes internacionais.


O ano de 1989, além de trazer a nova loja de São José dos Campos (São Paulo), apresentou inovações operacionais. O primeiro sistema informatizado, “SL” (Sistema Loja), foi desenvolvido e implantado pela equipe de TI da empresa. Com ele, a Tok&Stok pôde melhorar significativamente o atendimento aos clientes e passou a ter um maior controle das rotinas realizadas pelas lojas. Em 1990, na sua contínua busca pela informatização, a empresa implantou o primeiro sistema integrado de gestão de compras e estoques, no depósito central, facilitando o gerenciamento logístico. O momento de maior crescimento da rede se deu no ano de 1994, alavancado pelo sucesso do Plano Real. O faturamento da rede cresceu 70% de 1992 a 1994 e a quantidade de itens vendidos subiu de 6.000 para 10.000. Não foi por acaso que nesse ano a empresa recebeu como reconhecimento de seu sucesso o prêmio “Marketing Best” do ano.


A partir daí, a rede só conquistou índices ascendentes. Diante dos vários aspectos pioneiros da empresa, o que mais desafiou a equipe da Tok&Stok foi do sistema de etiquetas de códigos de barras e leitores óticos. Criado em 1995, facilitou o domínio sobre todas as operações referentes a mercadorias que a empresa dispunha para venda. Em 1998, com ares renovados e ainda mais modernos, a empresa aproveitou esse momento e no mesmo ano colocou na Internet a primeira versão de seu site. Mesmo com uma cara ainda muito institucional, essa ferramenta ajudou a afirmar a Tok&Stok como uma empresa atenta às novidades. Já em 2001 foi lançada a segunda versão do site, agora totalmente remodelado, com canais de “chat” e “info”, que permitiam comunicar-se com os clientes e atendê-los através da Internet. Foi também com esse novo site que a empresa possibilitou as vendas pela Internet. As inovações na busca de um melhor atendimento ao cliente não pararam.


Em 2002, as lojas começaram a dispor de uma ferramenta CAD que auxiliava os vendedores a realizarem projetos de decoração com rapidez. Assim, os clientes podiam participar da idealização do ambiente, realizada na hora por profissionais qualificados. Esses arquitetos, com a ajuda dessa ferramenta, sugeriam soluções de ambientação tendo como apoio uma espécie de catálogo com todos os produtos que a rede comercializava. Para consagrar o sucesso da rede, o ano de 2004 veio com muitos prêmios. A empresa foi a primeira organização latino-americana a receber o Global Innovator Award, reconhecendo a Tok&Stok entre as 5 melhores lojas do mundo no segmento de acessórios para casa e presentes. Em 2005 a empresa continuou a conquistar prêmios. Foi então que lançou um novo padrão de loja: a mega-loja Tok&Stok. Eram unidades maiores, com mais espaço para ambientes e produtos serem expostos. Também foi implantado um novo serviço no site destinado aos noivos, permitindo a eles criarem uma área dentro do site personalizada sobre o seu casamento. O Café Design também ganhou destaque e seu cardápio foi renovado, incluindo novos pratos assinados pela chef Ana Soares. Eram diversas opções de almoço e jantar com muita sofisticação. Uma livraria especializada em decoração, design, culinária e afins, também foi uma novidade presente nas novas lojas. Nos anos seguinte a rede continuou crescendo com a inauguração de novas lojas em novos mercados espalhados pelo país.


A linha do tempo
1979
Lançamento da linha BORG em módulos (móveis compostos por base de madeira clara e almofadas soltas com zíper).
1980
Lançamento dos primeiros sofás, com uma linha duplamente inovadora, estrutura de espuma pura, leve e de fácil transporte, além capas removíveis e laváveis de cores variáveis.
1982
Constituição de um novo setor remodelado de mini-mercado, além de imprimir um crescimento considerável na sua coleção.
1984
Montagem do primeiro Babystok, um local onde as crianças podiam se divertir acompanhadas de monitores enquanto os pais faziam compras.
1987
Lançamento dos produtos da coleção DISFORM, uma editora de móveis com sede em Barcelona que administrava a produção e comercializava produtos de muitos designers espanhóis e internacionais de renome como o francês Phillipe Stark, Perry A. King, Ramon Isern-Gemma Bernal, entre muitos outros. O destaque ficava para os lançamentos da linha Expresso do designer Lars Mathiesen, a cadeira Wendy Wright de Philippe Starck, além da cadeira e da mesa Mephisto, projetadas por Kristian Gavoille.
Criação do setor Tok&Stok SOFT, a loja de produtos em tecidos especializada nas roupas da casa. A coleção era desenvolvida em 2 linhas básicas: a linha Vuokko, composta por produtos com padrões exclusivos da marca finlandesa, uma das mais conceituadas e renomadas no setor de design têxtil, e a linha Cotton Line, com a proposta de design colorido e preços mais acessíveis.
1988
Lançamento de um grande catálogo técnico-informativo em formato de revista, que podia ser considerado um marco inédito no mercado de móveis no Brasil. Em papel couchê, com quase 50 páginas, intercalando fotos de ambientes decorados com os desenhos dos produtos das edições anteriores, esse catálogo constituía um verdadeiro “guia de compras”, colocado à disposição dos clientes.
1989
Lançamento da linha de produtos GARDEN, levando os conceitos de beleza e praticidade também aos móveis de jardim. Eram basicamente poltronas e espreguiçadeiras de madeira laqueada branca; alguns móveis tubulares; e poucas cadeiras e poltronas em polipropileno importadas.
1992
Lançamento do segmento de produtos OFFICE, voltados ao escritório.
1996
Início da operação de telemarketing - o Tok&Stok Direct - com a implantação de uma estrutura de vendas 0800 receptiva e a criação de um catálogo de produtos bastante completo exibindo todos os códigos dos produtos. Foi criado um serviço de retaguarda para atendimento aos clientes por e-mail.
1998
Início de um novo conceito definido para a ambientação das lojas denominado Tok&Stok 21, uma homenagem ao novo século que se aproximava e também à idade da empresa naquele ano. O “estilo 21” era caracterizado por um novo conceito de iluminação e de sinalização, com placas no piso, a predominância do branco, além comunicação visualmente mais “limpa”, destacando também o colorido da gama de produtos exibidos.
2001
Lançamento do canal de vendas pela Internet.
2004
Lançamento do selo 2 anos de garantia contra defeitos de fabricação, ratificando o compromisso da empresa com a qualidade, uma conseqüência natural do amadurecimento do processo de desenvolvimento de produtos e do relacionamento com os fornecedores.
2008
Apresentação de um novo modelo de loja chamado Tok&Stok Compact, que oferece toda a coleção de acessórios e objetos de decoração para a casa ou escritório em sistema self-service, conjugado ao sistema de venda de móveis pelo site Tok&Stok e ao serviço de Lista de Casamento. Para diferenciar das demais lojas da rede, este novo conceito trazia uma logomarca que representava uma sacola de presente acrescida da palavra compact, ao lado tradicional logotipo da marca. Esse modelo já possui 4 lojas em operação.


Inovações e serviços
Inovação é a palavra-chave para o sucesso da Tok&Stok. A empresa busca ter em mente esse diferencial desde sua criação até os dias atuais, quando disponibiliza em suas prateleiras mais de 8 produtos novos por dia. A empresa disponibiliza também catálogos, desde os tempos em que era apenas uma pequena rede com 3 lojas em funcionamento. Eles são atualizados anualmente, de acordo com o surgimento de novas linhas de produtos e tendências. Assim, o cliente pode escolher calmamente os produtos para sua maior satisfação. Embora os produtos da empresa sejam embalados para pronta retirada de modo a caber no carro do cliente, se ele preferir, pode contar com o serviço de entrega e montagem. Profissionais treinados cuidam de todo esse processo, possibilitando maior comodidade aos consumidores. Há ainda serviços de assistência técnica, de projetos de decoração e até mesmo uma área chamada Baby Stok, criada para que os pais possam deixar seus filhos se divertindo enquanto passeiam pelos corredores das lojas que mais parecem shoppings.


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação: 1978
● Fundador:
Régis e Ghislaine Dubrule
● Sede mundial: Barueri, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Estok Comércio e Representações Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente:
Régis e Ghislaine Dubrule
● Faturamento: R$ 800 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 34
● Centros de distribuição: 2
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários:
2.200
● Segmento:
Varejo
● Principais produtos:
Móveis, utensílios domésticos e objetos de decoração
● Principais concorrentes:
Etna
● Ícones:
O ambiente moderno das lojas e as etiquetas Ponto Vermelho
● Slogan:
Renove sua Casa. Renove sua Vida.
● Website: www.tokstok.com.br

A marca no Brasil
Atualmente a empresa, maior rede brasileira de móveis e utensílios domésticos, conta com 34 lojas espalhadas por 18 cidades brasileiras. São mais de 130 mil m² destinados a atender as necessidades dos consumidores que buscam acessórios de decoração e móveis. Seus funcionários, mais de 2.200, procuram sempre atender os clientes com agilidade e criatividade, oferecendo produtos que estão em sintonia com as novas tendências mundiais.

Você sabia?
Todos os dias, em todas as lojas da rede, é possível encontrar produtos que levem a etiqueta Ponto Vermelho, significando que eles ficam temporariamente com preço reduzido.
Agilidade e criatividade fazem parte da filosofia da empresa e isso pode ser comprovado pelo ritmo de lançamento de produtos: mais de oito produtos novos são colocados por dia em suas prateleiras, contabilizando a exposição de 9 mil itens e a comercialização de mais de 1 milhão de unidades por mês. Essas mercadorias são provenientes de mais de 600 fornecedores do Brasil e do exterior.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 13/10/2011

8 comentários:

Ferreira disse...

Esta empresa ou é trambiqueira, com produtos caríssimos de péssima qualidade, ou está sendo usada como tal pela síndica do condomínio do edifício Rio Carioca nas Laranjeiras - RJ, já que esta síndica inclui nos últimos balancetes mensais a compra de um sofá horroroso em couro falso preto e dois adornos em matal vagabundo e vidro por 3 parcelas de R$ 857,30, quando 1 já seria demais. Aliás, na minha casa nem de graça deixava entrar tal porcaria! A síndica refere as NF n°s 55111,028716 e 014673 em 10/07/2007 - ch. 001.993 Bradesco. Não refere a loja, mas deve ser Botafogo que fica perto.

Anônimo disse...

Estou fazendo um trablho na faculdade com a Empresa TOK & STOK, porém, pelos comentários de vários clientes, acho que essa empresa deverá ser investigada pela UNIÃO Polícia Federal, tal como aquela empresa que foi investigada DASLU, POIS SE VENDE PRODUTOS DE 3ª LINHA, NÃO PODE ENGANAR O CLIENTE COM MATERIAL DE PÉSSIMA QUALIDADE. cOMO PODE UM brasil desses.
Que empresa, hein !!
Ninguém ver isso ??

Tiago disse...

Legal.. estou a procura de informaçãoes sobre a empresa, pq estou fazenu um trabalho na faculdade sobre a mesma.

andre disse...

Também estou fazendo um trabalho sobre ela, e apesar do desing e facil montagem dos produtos estou verificando q a muitas reclamações em relação a qualidade dos mesmos. Para uma loja de tal conceito isso é muito preocupante.

Anônimo disse...

estamos todos no mesmo barco, fazendo trabalho pra tok & Stok
e isso vem tirando meu sono

Nando disse...

acho que para se falar de alguma empresa, primeiroe preciso conhece-la, consumir seus produtos e serviços. Os produtos sao de otima qualidade,o atendimento e excelente e os valores sao bem altos para pessoas pobres financeiramente e culturalmente. Se vcs nao tem condiçoes de adquirir um sofa de +/- 1500,00 vao comprar em lojas fudidas o resto da vida.....

Anônimo disse...

Tenho produtos adquiridos nesta loja, desde 1.999 e nunca tive problemas, nem com a loja, nem com os produtos. São todos de boa qualidade.

Anônimo disse...

Acho q as pessoas deveriam ser mais cautelosas com os seus comentarios, pra não denegrir a imagem da empresa. Ela tem produtos de boa qualidade com preços bem acessiveis.