15.8.06

TELEFONICA

Experimente fazer uma ligação telefônica através de um telefone fixo ou até mesmo móvel; acessar a Internet por banda larga ou se conectar a um portal de notícias completo. Se você utilizou o número 15 para fazer chamadas de longa distância, a VIVO para chamada de celular, utilizou o SPEEDY para se conectar a Internet e o portal TERRA para se informar das últimas notícias, bem-vindo ao mundo da TELEFONICA, uma das maiores empresas de telecomunicações do planeta que está sempre transformando a tecnologia em algo fácil de entender e usar.
-
A história
A história da empresa tem início em 1884 quando um decreto real garantia a criação de um monopólio no ramo de telefonia em favor do Estado na Espanha. Pouco depois, em 1886, foi autorizada a administração do serviço por empresas particulares, mas a falta de padronização da administração pelas diversas concessionárias criou a necessidade de uma unificação dos critérios para a prestação do serviço. A TELEFONICA surgiu oficialmente em 19 de abril de 1924, na cidade de Madrid, com o nome de Compañía Telefónica Nacional de España. Ao longo das décadas seguintes a empresa cresceu por todo o território nacional, chegando a deter o monopólio das telecomunicações no mercado espanhol até a década de 90.
-
-
No início desta década a empresa começou a atuar no mercado argentino prestando serviços de ligações telefônicas locais e de longa distância, e mais trade de acesso a Internet e telefonia móvel, através da MOVISTAR. Finalmente em 1997, o governo decidiu vender as ações que o Estado possuía e iniciar o processo de privatização da empresa. Foi deste momento em diante que a empresa iniciou sua internacionalização, ingressando em alguns mercados da Europa e muitos países da América do Sul e Central. E foi nesta época que a empresa começou a atuar no Brasil quando comprou a Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT), do Rio Grande do Sul, empresa que não fazia parte do sistema de telecomunicações brasileiro Telebrás.
-
-
Pouco depois, em janeiro de 1999, a empresa mudou seu nome para TELEFONICA DE ESPAÑA. Também, ainda neste ano, por ocasião do programa de privatização da Telebrás, no governo Fernando Henrique Cardoso, a TELEFONICA passou a operar na região sudeste do Brasil, tendo como principal aquisição a estatal paulista TELESP. Além da TELESP, foram adquiridas a Telefónica Celular, pertencente a Telefónica Moviles, presentes nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe e Bahia, sendo resultado da privatização da Tele Sudeste Celular (Rio de Janeiro e Espírito Santo) e Tele Leste Celular (Bahia e Sergipe). Para essas negociações nas regiões sudeste e nordeste, contudo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu que a TELEFONICA deveria deixar de atuar no Rio Grande do Sul.
-
-
Foi também nesta época que a empresa iniciou a diversificação de seus serviços com o lançamento do portal TERRA, que oferecia aos consumidores serviços de acesso, conteúdo e hospedagem na Internet. No ano seguinte, no mês de fevereiro, época em que o serviço ADSL era implantado em países europeus como Espanha, Inglaterra e Alemanha, a TELEFONICA introduziu mais um novo produto no mercado: o serviço de internet de alta velocidade SPEEDY. Em 2003, a TELEFONICA CELULAR, ramo da empresa voltado a telefonia móvel, se uniu à Portugal Telecom, Telesp Celular e Global Telecom, com o objetivo de unificar todas as empresas de telefonia móvel controladas por elas no Brasil, formando assim a VIVO, maior operadora de telefonia celular do Brasil. Em 2004 a empresa detinha 75% do mercado de telecomunicações da Espanha e o monopólio em algumas regiões.
-
-
No ano seguinte, a TELEFONICA comprou a Český Telecom, empresa de telefonia que dominava o mercado de telefonia fixa tcheco. Além disso, também adquiriu a Eurotel, a maior operadora de telefonia móvel do país. No final de 2006, a TELEFONICA criou a VocêTV, TV por Assinatura Via Satélite em parceria com a Astralsat, que desde então conquistou mais de 70 mil assinantes. No Brasil recentemente, a TELEFONICA intensificou a oferta de soluções integradas de comunicação como, por exemplo, com o lançamento do Trio Telefonica, oferta para o mercado residencial no formato triple play que reúne o melhor da TV por assinatura, Speedy (banda larga) e telefonia fixa, com ligações locais à vontade, em qualquer dia e horário.
-
-
Os principais produtos
A TELEFONICA presta os mais variados serviços de telecomunicações através de várias marcas no mundo:
● TELEFONICA: serviço de telefonia fixa na Espanha e América Latina.
● SPEEDY: acesso a Internet em banda larga.
● TERRA: provedor de acesso à Internet (banda larga e/ou discada) na Espanha e América Latina.
● iTelefonica: provedor de acesso gratuíto a internet discada convencional ou permanente (ilimitada).
● TELEFONICA TV DIGITAL: TV por assinatura via satélite.
● ATENTO: serviços de Call e Contact Center, presente em mais de 8 países, incluíndo o Brasil.
● MOVISTAR: serviços de telefonia móvel na Espanha e outros 13 países.
● VIVO: serviços de telefonia móvel no Brasil.
● O2: serviços de telefonia fixa, móvel e banda larga na Inglaterra, Irlanda, Alemanha, República Checa e Eslováquia.
-
-
A fundação
O Grupo TELEFONICA acredita que, além de atuar com responsabilidade no dia-a-dia, deve dedicar recursos, tempo e esforços para realizar projetos de ação social e cultural que permitam contribuir para o desenvolvimento das comunidades em atua. A Fundação Telefônica, que no Brasil tem como foco principal o desenvolvimento de programas nas áreas de educação e defesa dos direitos da criança e do adolescente, é o símbolo principal do compromisso social da empresa. O combate ao trabalho infantil passou a ser uma das principais bandeiras da Fundação, no Brasil e nos países da América Latina. Em 2006 ganhou ainda mais visibilidade dentro do Grupo o programa Voluntários Telefônica, que envolveu mais 2 mil empregados em ações voluntárias diversas promovidas ao longo do ano. Também em 2006, o Grupo TELEFONICA lançou pela primeira vez uma campanha publicitária institucional assinada por sua Fundação, que completava sete anos de atividades. A campanha contou, por meio de animação, histórias reais de crianças e jovens que tiveram a oportunidade de realizar seus sonhos através dos projetos apoiados pela instituição. Presente no Brasil desde março de 1999, a Fundação já implantou cerca de 280 projetos, direta ou indiretamente, mais de 5 milhões de pessoas no país.
-
-
O super-herói
No início do novo milênio, por volta de 2002, a TELEFONICA apresentou a seus consumidores o SUPER 15, um super-herói criado para caracterizar os serviços de longa distância que obteve grande sucesso e ajudou muito na construção da imagem da empresa espanhola no país. Criado pela agência de publicidade DM9DDB, o personagem era visto nos parques e avenidas de São Paulo, onde durante um período, especialmente nos finais de semana, 15 patinadores, 15 ciclistas e equipes de rappel (alpinistas), trajados como o herói circulavam. A campanha do Super 15, além de um sucesso de recall, fez com que a operadora saísse do zero para a liderança de DDD e DDI no estado de São Paulo em apenas 15 meses. Antes disso, apenas a Embratel possuía o serviço. Junto com o tradicional slogan “Super 15, o herói do seu bolso”, o super-herói se tornou um ícone da marca no país.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Espanha
● Fundação:
19 de abril de 1924
● Fundador:
Governo da Espanha
● Sede mundial: Madri, Espanha
● Proprietário da marca: Telefonica S. A.
● Capital aberto:
Sim
● Chairman & CEO: César Alierta
● COO:
Júlio Linares
● Faturamento: €58.6 bilhões (2008)
● Lucro: €7.6 bilhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 120.5 bilhões (setembro/2009)
● Clientes: 260 milhões
● Presença global: 23 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Maiores mercados:
Espanha, Portugal, Argentina e Brasil
● Funcionários:
257.000
● Segmento: Telecomunicação
● Principais produtos: Telefonia fixa e móvel, Internet
● Mascote: Super 15 (no Brasil)
● Website:
www.telefonica.com
-
A marca no mundo
A TELEFONICA, terceira maior empresa de telecomunicações do mundo em número de clientes, tem atuação em 23 países, prestando serviços para aproximadamente 260 milhões de pessoas. O principal mercado é a Espanha (onde é a maior operadora de telefonia fixa e móvel, através da TELEFONICA MOVILES, e proprietária ainda do Terra Networks S.A. e da Telefónica Publicidad e Información, empresa que responsável pela publicação das páginas amarelas no país), seguido de Portugal, Argentina, Brasil, Peru, México, Chile, Colômbia, El Salvador e Guatemala. No Brasil, mercado que representa mais de 13.5% da receita global do Grupo, a empresa tem mais de 50 milhões de clientes, com 12 milhões de linhas fixas e 2.1 milhões de acessos Speedy. Os números globais da TELEFONICA impressionam: 200.85 milhões de telefones móveis; 42 milhões de telefones fixos; 14.8 milhões de acessos a Internet e 2.4 milhões de assinantes de TV a cabo.
-
Você sabia?
Mais de 60% do faturamento da empresa espanhola vem dos mercados externos.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 8/9/2009

2 comentários:

Anônimo disse...

A MAIOR LADRONA DE TODOS OS TEMPOS
GRUPO TELEFONICA!
ESPANHOES FILHO DA PUTA

Anônimo disse...

Dias melhores virão...