23.8.06

SHISEIDO


O espírito pioneiro, que combina a estética do oriente com a ciência e a avançada tecnologia comercial do ocidente, sempre serviram de filosofia para a criação dos produtos cosméticos da japonesa SHISEIDO, uma marca centenária conhecida e respeitada em seu segmento pelo mundo afora. Com a missão de proporcionar aos seus consumidores um estilo de vida saudável e prazeroso, a tradicional marca oferece sofisticados tratamentos faciais e corporais, maquiagens e fragrâncias. 

A história 
A SHISEIDO foi fundada em 1872 por Arinobu Fukuhara, um antigo chefe farmacêutico da Marinha Imperial Japonesa, que abriu a primeira farmácia particular em estilo ocidental no distrito de Ginza em Tóquio, o centro da moda e da cultura no Japão. Preocupado com a má qualidade dos produtos farmacêuticos vendidos ao público, ele abriu a SHISEIDO PHARMACY com o intuito de introduzir produtos farmacêuticos nos moldes ocidentais, em uma época em que a medicina à base de ervas ainda predominava. Esta farmácia de vanguarda, fortemente direcionada à pesquisa e ao desenvolvimento, cresceu a ponto de tornar-se uma das mais antigas empresas existentes no Japão. Durante duas décadas e meia seus produtos de maior sucesso foram o primeiro creme dental japonês, chamado Fukuhara Sanitary Toothpaste, lançado em 1888 e anunciado como um produto eficaz na proteção dos dentes e gengivas contra cáries e doenças, devido a sua fórmula revolucionária para a época, que continha flúor; e o tablete vitamínico Kakkegan, introduzido em 1893, tendo como propósito combater a doença do Beribéri, que apesar da causa ainda não ter sido determinada na época, foi baseado na teoria de que a doença era causada pela desnutrição. Sua relação com os cosméticos começou somente em 1897, quando lançou no mercado o Eudermine. Embora a maioria dos cosméticos fosse feita a partir de ingredientes naturais, tais como a lufa, o novo produto baseava-se em uma fórmula “científica” altamente eficaz, derivada da teoria farmacêutica ocidental. Estes conceitos estão evidentes no próprio nome do produto que em grego significa “bom” (eu) e “pele” (derme).


Na virada do século, em 1902, a SHISEIDO instalou uma máquina de refrigerante dentro da farmácia. Copiando a ideia das chamadas drugstores americanas que conheceu durante sua visita aos Estados Unidos e Europa, Arinobu decidiu apresentar este aspecto da cultura americana ao público japonês. O pequeno balcão, que mais tarde se tornaria o restaurante comercial Shiseido Parlour, ficou tão famoso pelas suas vendas de refrigerantes que ele decidiu lançar outro produto raro no Japão, naquela época, o sorvete. Pouco depois, em 1906, quando todos os pós faciais eram brancos, ele resolveu introduzir no mercado os pós de arroz Kaede e Hana, comercializados em duas tonalidades.


Nos anos seguintes a SHISEIDO continuou introduzindo no mercado produtos pioneiros e revolucionários, como por exemplo, o tônico capilar Flowline, lançado em 1915, e que provou ser extremamente eficiente no combate a queda de cabelo e contra caspa devido a sua fórmula altamente científica que utilizava tecnologias patenteadas; em 1917 quando lançou o pó de arroz em sete cores diferentes (branco, vermelho, rosa, verde, roxo, azul e pêssego) a fim de combinar com as roupas ocidentais e também dar à mulher que ainda usava quimono, uma oportunidade de seguir a moda e escolher as cores que realçassem seu tom natural de pele; sua primeira fragrância, feita de flores japonesas (como crisântemo, glicínia, ameixeira e a prímula da noite), introduzida em 21 versões diferentes, introduzida também em 1917; e em 1918, ao introduzir um dos produtos de maior sucesso da marca, o creme gelado (Cold Cream), em sua embalagem com letras douradas gravadas em relevo. A formulação de perfumes na SHISEIDO começou após Shinzo Fukuhara assumir a direção da empresa. Os perfumes, até então, ou eram importados, ou não passavam de cópias mal feitas. Os perfumes criados por ele utilizavam aromas típicos do Japão e os historiadores registram esta como sendo a primeira tentativa real de criação de um perfume no Japão.


Em 1923 a empresa começou a formar sua rede de distribuição e lojas pelo país. Os donos de lojas recebiam um treinamento especial de modo a garantir que os consumidores em todo o país pudessem desfrutar dos produtos e serviços com os mesmos padrões de qualidade. “Procuram-se mulheres de família respeitáveis…”. Assim começava um anúncio de 1934, criado para recrutar as chamadas “Miss Shiseido”, que recebiam formação em técnicas de beleza, ciência de maquiagem, dermatologia, fisiologia, falar em público, moda, arte ocidental e etiqueta. Esta década contou ainda com uma grande novidade: a criação em 1937 do Clube Camélia, um serviço oferecido aos clientes fiéis da SHISEIDO. O Clube Camélia Japonês cresceu até atingir, atualmente, um número aproximado de 10 milhões de membros. Concomitantemente, lançou uma publicação de moda periódica, HANATSUBAKI (Camélia). A publicação tem suas origens nas primeiras revistas culturais do Japão feitas por uma empresa de cosméticos e publicadas pela SHISEIDO a partir de 1924, para serem distribuídas aos consumidores na rede de lojas em todo o país. A revista trazia artigos sobre temas variados como a moda nacional e internacional, viagens e artes. Ensaios e comentários feitos pelas principais figuras literárias da época também faziam parte desta revista. Atualmente os membros do Clube Camélia recebem informações sobre beleza, moda e novos produtos por meio da revista “Hanatsubaki”, uma publicação cultural com tiragem de 200.000 exemplares, distribuída a todos os membros do clube.


Em 1939, os pesquisadores de vários departamentos de toda a empresa foram chamados para, juntos, formarem um centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos na cidade de Yokohama. Já em 1953 foi criado o Instituto de Ciência da Beleza para realizar pesquisas sobre os aspectos fisiológico, psicológico e filosófico ligados aos cosméticos. O Instituto realiza estudos sobre ciência humana, ciência da beleza e moda, oferecendo contribuições singulares nesses campos. Em 1957 a SHISEIDO iniciou suas vendas em Taiwan, com exportações para Cingapura e Hong Kong, logo em seguida. Em 1962 ingressou no mercado do Havaí e, em 1965, constituiu a subsidiária americana, para dar início à comercialização de seus produtos no país. As vendas na Europa começaram pela Itália em 1968 e oficialmente na Oceania, pela Nova Zelândia em 1971. Os anos seguintes seriam marcados pela entrada da marca no segmento de maquiagens com o lançamento de suas primeiras coleções. A década de 1980 foi marcada pelo surgimento de uma imagem internacional homogênea e inúmeros lançamentos de novos produtos como uma linha completa de produtos de cuidados com a pele (creme, loção, etc.), além de cremes bio-revitalizantes, e uma linha de maquiagem criada por Serge Lutens.


Nas próximas duas décadas, cosméticos (contendo ingredientes da mais alta tecnologia para hidratação, balanceamento e energização da cútis) e maquiagens modernas foram lançadas no mercado com enorme sucesso. Em 1996 a SHISEIDO, a empresa de cosméticos mais antiga do mundo, desembarcou oficialmente no Brasil. Nessa época os produtos eram comercializados por um distribuidor local. A partir de 2000 a empresa instalou-se como uma subsidiária no país. Seus produtos são fabricados e importados do Japão, Estados Unidos e França e vendidos em quase todo território nacional. Atualmente, A SHISEIDO oferece consultas personalizadas aos seus consumidores com o objetivo de realçar a beleza individual de cada um ao máximo. Todas as consultoras de beleza da marca são altamente treinadas e preparadas para atender as necessidades de cada consumidor e oferecer os produtos mais adequados a cada tipo de pele. Além disso, as linhas de tratamento oferecem ativos inteligentes e pioneiros, em grande parte patenteados pela SHISEIDO. A eterna busca pela juventude e bem-estar norteia cada lançamento. A maquiagem oferece cores variadas para cada tom de pele ou desejo, mas sempre oferecendo tratamento facial junto com a cor. A linha solar é indispensável à mulher moderna, que busca proteção, praticidade e beleza acima de tudo. A fragrância Zen é o toque final de requinte, exclusividade e sofisticação. Além da qualidade de seus produtos, o objetivo da marca é oferecer o OMOTENASHI: espírito de hospitalidade, respeito e delicadeza.


A linha do tempo 
1932 
Lançamento da DE LUXE CREAM, primeira linha Premium de produtos de tratamento para a pele. A linha se destacava pelos belos frascos de vidro e pela caixa de pó de arroz, que ganhava a função de porta-joias assim o produto acabava. 
1937 
Lançamento da loção CARMINE, o primeiro de uma série de cosméticos medicinais que incluíam a prevenção de acne e produtos clareadores. A linha se baseava na crença da SHISEIDO de que é importante melhorar a pele, e não apenas cobrir as falhas com maquiagem. Essa loção, embora tenha sido copiada pelas empresas de cosméticos concorrentes, permaneceu como sendo a única loção medicinal no Japão até a década de 1950. 
1964 
Lançamento do perfume ZEN, primeiro produto da SHISEIDO desenvolvido especificamente para o mercado internacional. Evocando o mistério oriental através de sua fragrância sutil, a embalagem do perfume utilizava desenhos laqueados tradicionais inspirados nos motivos que adornam um templo em Kyoto do século XVI. 
1977 
Lançamento da linha de maquiagem INOUI. Como resultado de um esforço conjunto das equipes da SHISEIDO no Japão, Estados Unidos e Itália, a nova linha foi criada com base na estética ocidental, diferentemente de outros produtos marca que se baseavam em conceitos orientais. Tendo como alvo a mulher executiva contemporânea, foi comercializada sem a flor camélia, marca registrada da SHISEIDO. 
1978 
Combinando a imagem de objetos laqueados com a mais avançada tecnologia existente, a SHISEIDO criou MOISTURE MIST, que rapidamente se tornou o carro-chefe da linha de maquiagem internacional da marca. 
1980 
Lançamento da FACIAL, primeira linha de produtos para o cuidado com a pele da marca, criada exclusivamente para os mercados internacionais. A linha foi formulada para manter o equilíbrio entre a hidratação, óleos naturais e fatores energizantes. 
1982 
Lançamento da FACIAL CONCENTRATE, primeira linha de cuidados faciais antienvelhecimento da marca. Suas extraordinárias qualidades hidratantes e energizantes para a pele da mulher mais madura fizeram dela uma linha muito bem aceita nos mercados internacionais. 
1988 
Lançamento da BIO-PERFORMANCE, que utilizava uma nova abordagem dos problemas da pele. O novo produto empregava dois ingredientes exclusivos, amplamente aceitos pela pesquisa biotecnológica da SHISEIDO – o Bio-EPO e o Ácido Bio-Hialurônico - ambos altamente eficazes na revitalização das células ao mesmo tempo em que protegem e hidratam a pele. Esta linha foi reforçada em 1993 com o lançamento do Bio-Performance Advanced Super Revitalizer, que incluía o Complexo de Queratina Hidrolizada a fim de obter efeitos antiperoxidantes ainda maiores. O lançamento do Bio-Performance Advanced Super Revitalizer Whitening Formula com arbutina foi recebido com entusiasmo por aquelas consumidoras que buscavam os benefícios desta fórmula avançada para a proteção da pele contra problemas de manchas e sardas. 
1989 
Lançamento da coleção de maquiagem SHISEIDO, exibindo cores criadas por Serge Lutens, que protegia suavemente, embelezava e realçava todos os tipos de pele. As cores delicadas da coleção combinavam aspectos das últimas tendências com os benefícios extraordinários dos produtos de cuidados faciais para enriquecer e revitalizar a pele, ao mesmo tempo em que conferiam proteção contra os danos externos. As formas que evocavam a espiritualidade da cultura japonesa – um seixo ou um elegante galho de bambu - são combinados com a sofisticação e o luxo europeus. 
1991 
Lançamento do VITAL PERFECTION, que conferia à pele um equilíbrio perfeito entre a hidratação natural, nutrição e energia, utilizando ingredientes como EPC-K, um componente exclusivo que ajuda a inibir a oxidação. Também protegia a pele dos efeitos nocivos causados pelo meio ambiente intensificando as funções naturais de equilíbrio, e tornando-a, desta forma, mais bela e suave. 
1992 
Lançamento do perfume L’EAU D’ISSEY, criado pelo renomado estilista Issey Miyake. Como extensão da linha, em 1998 foi lançado o LE FEU D’ISSEY. Também foram lançados com enorme sucesso as fragrâncias masculinas de ambas as linhas. 
1994 
Lançamento do PURENESS, destinado às peles mais jovens, de natureza oleosa a normal, que cumpria com eficácia as funções de hidratar, tonificar e refinar a textura, enquanto restaurava sua claridade. 
1996 
Lançamento da BENEFIANCE, uma linha que combatia rugas e o envelhecimento da pele. O Ácido Bio-Hialurônico hidratante, o Complexo Protetor ECT antioxidante e outros ingredientes revolucionários atuavam para revigorar a fisiologia da pele madura e melhorar sua textura, suavizando as rugas, diminuindo o ressecamento e intensificando sua elasticidade. 
1997 
Para comemorar o centenário do EUDERMINE, produto que vinha sendo continuamente aperfeiçoado e melhorado, tanto no que diz respeito à sua embalagem, quanto à sua formulação, foi relançado com uma nova fórmula e passou a ser chamado de Eudermine Revitalizing Essence. Foi lançado simultaneamente no Japão e no exterior como o símbolo do mundo de beleza SHISEIDO e de sua filosofia corporativa, passando a ser considerado, através dos anos, como uma parte importante do patrimônio da empresa. 
Lançamento do perfume RELAXING FRAGRANCE, que chamou muito a atenção pelos desenhos e cores de seu frasco. 
1999 
Lançamento da linha SHISEIDO ENERGIZING FRAGRANCE, que propunha uma sensação exuberante de bem-estar. 
Lançamento da THE SKINCARE, um produto de tratamento de pele de última geração contendo o exclusivo ingrediente Fator Fito-Vitalizante que atua na restauração da membrana basal e ajuda a melhorar seu funcionamento. 
2000 
A SHISEIDO chega ao século XXI com uma nova linha de maquiagem: SHISEIDO THE MAKEUP, que utilizava “Advanced Luminous Technology” para controlar visualmente a cor e a textura da pele, realçando sua beleza interior. Sua embalagem era sensual, com curvas e texturas confortáveis. Criada para obter o máximo de beleza, prazer e bem-estar, atingiu o ponto mais alto da ciência e da estética.
2004 
Lançamento de linha masculina de cosméticos SHISEIDO MEN.  
2009 
Lançamento do FUTURE SOLUTION LX, um creme poderoso que contém a mais avançada tecnologia para todos os problemas de envelhecimento da pele a partir de 30 anos, contra rugas e linhas finas, flacidez e muito mais. 
2012 
Lançamento do CAMELLIA COMPACT, um pó compacto em duas cores suntuosas de rosa, que combinadas entre si, criam uma maquiagem com tonalidades sofisticadas. Além da coloração, há também um iluminador, para dar um efeito brilhante à pele. Com toque aveludado, o blush e a embalagem são inspirados na camélia, flor símbolo da marca japonesa 
2013 
Lançamento do FULLMAKE WASHABLE BASE, um primer com tecnologia que permite a remoção da maquiagem aplicada sobre ele apenas entrando em contato com água quente, com temperatura aproximada de 40 graus Celsius. 
Lançamento da linha IBUKI, que ajuda a proteger e aumentar a resistência das células da pele, protegendo das ações nocivas do sol, poluição, ar seco, falta de sono e estresse.


A galeria 
As atividades culturais da empresa estão voltadas à preservação e exibição de seu patrimônio cultural, tal como foi transmitido de geração a geração ao longo dos anos, e o apoio e contribuição ao bem-estar social e às artes. Atualmente situada no subsolo do Prédio da SHISEIDO em Ginza, na cidade de Tóquio, a Galeria de Arte Shiseido é uma das mais antigas galerias de arte sem fins lucrativos do Japão. Tem, através dos anos, abrigado mais de 3.000 exposições de cerca de 5.000 artistas e exerceu um papel importante de apoio a novos talentos. A galeria teve sua origem no hall de exposições da Loja de Cosméticos da SHISEIDO. Mostras de mercadorias sazonais, como leques e lenços começaram a ser realizadas no hall a partir de 1919. Shinzo Fukuhara, o primeiro presidente da empresa, pensou em utilizar este espaço como uma galeria quando os produtos não estivessem sendo expostos. O hall foi oferecido a artistas jovens e desconhecidos sem ônus algum. A fim de apoiar financeiramente as atividades criativas dos artistas desconhecidos, ele sempre adquiria uma obra dentre as que estavam em exposição. A primeira exposição foi a de Reichiro Kawashima, um pintor de estilo ocidental desconhecido na época, mas que mais tarde seria reconhecido como um importante representante da arte do gênero no início do século XX no Japão.


O símbolo 
No final do século XIX, a marca registrada da farmácia SHISEIDO era um falcão que aparecia na embalagem da pasta de dente FUKUHARA. No entanto, com a virada do século e a mudança para a área de cosméticos um novo símbolo mais feminino fez-se necessário. O símbolo original da flor da camélia com nove folhas foi desenhado, em 1915, pelo próprio filho do fundador da empresa como símbolo do produto mais conhecido da SHISEIDO, CAMELLIA HAIR OIL. Na década de 1920 surgiu um desenho de sete folhas, muito parecido com aquele lançado em 1974 e que permanece até hoje, com pequenas atualizações.


O nome 
O nome Shiseido tem origem de uma expressão chinesa que significa “Todas as coisas que vêm da Mãe Terra”, da qual foi tirada de um clássico poema chinês chamado O Rei Li, escrito há aproximadamente 2.000 anos. O mesmo nome pode ser interpretado também como “louvar as virtudes da terra que alimenta uma nova vida e produz valores importantes”. Os três caracteres de origem chinesa “Shi”, “Sei” e “Do” significam “recursos”, “vida” e “casa” respectivamente.


Os slogans 
You’re beautiful. 
Japanese Women Are Beautiful. (2007, Japão) 
For beautiful human life. (1997) 
The pureness of youth can be kept as long as you care. (1995) 
Peace and wealth in a smell. (1982) 
Beauty comes forward. 
This moment. This life. Beautifully. (2005, corporativo)


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 1872 
● Fundador: Arinobu Fukuhara 
● Sede mundial: Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: Shiseido Company, Limited 
● Capital aberto: Sim (1949) 
● Chairman: Shinzo Maeda 
● CEO & Presidente: Masahiko Uotani 
● Faturamento: US$ 6.3 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 272.7 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 8.4 bilhões (junho/2015) 
● Presença global: 87 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 28.000 
● Segmento: Cosméticos 
● Principais produtos: Maquiagens, perfumes e produtos para a pele 
● Concorrentes diretos: Coty, Estée Lauder, Elizabeth Arden, Helena Rubinstein e Lancôme 
● Ícones: A Camélia 
● Slogan: This moment. This life. Beautifully. 
● Website: www.shiseido.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente os produtos (tratamento facial, capilar, corporal, maquiagem, produtos solares e fragrâncias) com a marca SHISEIDO são comercializados em mais de 85 países através de 30.000 pontos de venda, como grandes redes de drogarias, lojas de departamento e varejistas especializados. A empresa ainda tem no Japão aproximadamente 40 unidades do SHISEIDO BEAUTY SALOON, uma espécie de salão de beleza e SPA, cuja primeira loja foi inaugurada em 1956. Além do seu principal Centro de Pesquisa no Japão, a SHISEIDO estabeleceu outros 13 centros na Europa, América e Ásia, onde trabalham mais de mil cientistas. Estes centros realizam pesquisas nos moldes reguladores relacionados aos cosméticos de cada país. No mundo inteiro a empresa, além de suas unidades fabris no Japão, possui sete fábricas localizadas nos Estados Unidos, França, Alemanha, China, Taiwan, Vietnã e Nova Zelândia. Além disso, a divisão profissional da empresa desenvolve produtos específicos para salões de beleza. Com vendas anuais superiores a US$ 6 bilhões em 2014, aproximadamente 50% deste montante vêm do mercado japonês. 

Você sabia? 
O logotipo atual da marca foi criado em 1928 pelo designer Mitsugu Maeda. 
No prédio que também abriga o Instituto de Ciências da Beleza, foi inaugurada em 1985 uma escola para treinar artistas de beleza e esteticistas altamente profissionais. 
Para celebrar 120 anos desde sua fundação, em 1992, a SHISEIDO inaugurou o Museu Corporativo ao lado da Casa de Arte Shiseido. O local dedica-se a coletar e preservar informações sobre a empresa (quinta maior do mundo no segmento de cosméticos), a história dos cosméticos e da moda feminina e outros tipos de materiais importantes relacionados à cultura. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 19/6/2015

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