24.8.06

SEDA


Se você está em busca de um cabelo incrível, SEDA precisa estar na sua lista de cuidados diários. Desde cabelos lisos a cacheados, secos ou oleosos, a marca é a opção perfeita para milhões de pessoas. Inovadora e pioneira no segmento de cuidados com o cabelo, SEDA se tornou um expert para quem deseja ter cabelos lindos, fortes e bem nutridos. E não se preocupe, o pH do xampu SEDA não agride o couro cabeludo e devolve vida até mesmo aos cabelos mais frágeis. 

A história 
A história da marca começou em 1954 quando a empresa D&W Gibbs, subsidiária da Unilever (conheça essa história aqui), lançou no mercado inglês uma linha de produtos para os cuidados dos cabelos com o nome de SUNSILK, composta inicialmente por um xampu capaz de lavar em apenas uma aplicação, sem ressecar os fios como faziam seus antecessores. O revolucionário produto vinha com duas vantagens extras: embalado em pequenos potes que duravam sete aplicações ou em sachês para uma única lavagem. O sucesso da marca foi tamanho que, no ano de 1959, seus produtos já estavam disponíveis em 18 países ao redor do mundo, especialmente no continente europeu. Pouco depois, em 1962, SUNSILK já oferecia uma linha de xampus para diferentes tipos de cabelo. E, em 1964, a marca ingressou em um novo segmento com o lançamento do primeiro spray de cabelo.
  

Em 1968, quando ainda era comum lavar os cabelos com sabão ou sabonete, os primeiros produtos da marca foram lançados no Brasil com o nome SEDA. A primeira linha era composta por quatro produtos: Beleza, para cabelos normais; Lanolina, para cabelos secos; Limão, para cabelos oleosos; e Ovo, para cabelos opacos. O slogan da campanha publicitária era: “Liberte toda a beleza dos seus cabelos”. As embalagens eram modernas para a época, com design composto de retas e curvas. No ano seguinte, os produtos eram os mesmos, porém em embalagens totalmente diferentes, em formato cilíndrico de 350 ml, trazendo inscrições em inglês. Nesse ano foi lançado também o SEDA HAIR SPRAY, um produto feito à base de uma nova resina, capaz de sustentar um coque banana sem deixar o cabelo duro, como faziam seus antecessores (laquês), podendo ser facilmente removido apenas com uma escova.
   

Novos produtos surgiram em 1971: SEDA TÔNICO, formulado para “cabelos cansados”; e CREME RINSE SEDA, uma espécie de condicionador pós-lavagem embalado em um tubo rosa e com as inscrições “Para enxaguar os cabelos”. Até então, lavar os cabelos significava usar apenas xampu e água. Os nós eram desfeitos à base de muito pente e escova. O novo produto amaciava os cabelos na hora de enxaguar, algo inédito. Um ano depois, o sucesso seria diversificado, e o creme rinse ganharia três versões: para cabelos normais, secos e oleosos. Ainda nesta década a marca introduziu novos produtos, como por exemplo, o xampu SEDA BÁLSAMO (1975), com ingredientes retirados de cascas de árvores que prometiam brilho e proteção; e o xampu SEDA BABOSA (1976), desenvolvido a partir da seiva dessa planta. Com isso, cada vez mais a marca foi conquistando a confiança e a cabeça das mulheres brasileiras.
   

Nos anos de 1980, o conceito de cosmético natural foi reforçado e SEDA lançaria, ao longo da década, xampus, condicionadores e cremes à base de mel (1984), hena (1986), cenoura (1986), alecrim, gérmen de trigo, menta e proteínas da seda (1989). Além disso, em 1981, o creme rinse foi substituído pelo condicionador (palavra até então fora do dicionário de beleza), com a novidade de não conter óleo. O novo creme para enxágue ganhou status de tratamento e virou par obrigatório do xampu. Quem atestava esse casamento perfeito era Dusty Fleming, então cabeleireiro de estrelas como Sophia Loren, Rachel Welch e Jacqueline Bisset. Em 1985, Fleming tornou-se garoto-propaganda da marca SEDA.
   

A ideia de tratar os cabelos durante a lavagem foi levada além durante a década seguinte com o lançamento de SEDA 2 em 1 (em 1991), que unia em um mesmo produto xampu e condicionador; e da linha SEDA PRO (1993), voltada para o mercado profissional e composta por xampus, condicionadores e cremes pós-lavagens. Nesta época os laboratórios de SEDA fervilhavam de novas ideias e pesquisas. A primeira aposta foi na linha SEDA CERAMIDAS, lançada em 1996 e composta por xampus e condicionadores especificamente desenvolvidos para cabelos opacos e quebradiços. O sucesso puxou outro: SEDA MELANINA (1997), desenvolvido no Brasil para tratar cabelos escuros, na época caso de 66% das mulheres no país; SEDA HIDRALOE (1998), desenvolvido especialmente para cabelos crespos e cacheados, e primeiro produto do gênero que respondia ao biótipo da maioria das mulheres brasileiras, transformando-se em um enorme sucesso; e o SEDA DNA VEGETAL (1999) especificamente desenvolvido para cabelos longos. Além disso, cada vez mais as linhas de xampus e condicionadores ganharam derivações, como cremes de tratamento e cremes de pentear.
    

No final da década de 1990, SEDA havia transformado a maneira de tratar os cabelos das brasileiras e era líder em xampus e condicionadores no país. Com a chegada do novo milênio, SEDA continuou trazendo inovação e novidades ao mercado brasileiro, como por exemplo, linhas específicas para cabelos crespos, cacheados e tratados quimicamente, e até uma linha específica para o tratamento e controle da caspa. A marca também ingressou em novas categorias de mercado. Um exemplo foi o lançamento em 2002 de SEDA PRO COLOR, ingressando assim no emergente segmento de tinturas. Nesse mesmo ano, ousou ao ativar uma ação batizada de CAMARIM SEDA, um caminhão de 20 metros de comprimento transformado em um salão de beleza itinerante, cujo objetivo era aproximar a marca das consumidoras.
  

Em 2005, ocorreu o relançamento de toda a linha de xampus e condicionadores, que apresentou novas embalagens, cores e design, sem alterações na fórmula. Era a oportunidade para implantar um novo conceito na comunicação da marca SEDA. Ela se inspirava na ideia de que tudo o que é bom de fazer despenteia e, ao mesmo tempo, é fundamental para ser feliz. Já que ninguém devia abrir mão da felicidade para manter a aparência, a campanha lançou o mote “Despenteie-se”, que valorizava o bem-estar e a beleza que vinham de dentro para fora, típicos de mulheres que estão de bem consigo mesmas.
  

Em meados de 2009, SEDA adotou um novo posicionamento de mercado, o que resultou no início de uma bem sucedida parceria com sete dos maiores especialistas internacionais em cabelo. Eles foram os co-criadores das novas linhas de produtos, que chegaram às prateleiras totalmente reformuladas e com novo visual, para unificar a imagem e posicionamento da marca globalmente (apesar de nomes diferentes em outros países). Com investimento milionário, foi um grande ponto de virada da marca no mercado brasileiro, iniciando assim um posicionamento Premium de SEDA. Outra inovação da época foi o lançamento da nova linha SEDA S.O.S. CHOCOLATE, cuja grande novidade era o xampu sem sal em sua composição, que não resseca os fios, pois limpa sem agredir ou alterar a química do cabelo.
  

Um dos grandes sucessos lançados pela marca nos últimos anos é a linha SEDA BOOM, introduzida em 2017 com a pretensão de contemplar as diferenças e particularidades que existem entre os cabelos crespos e cacheados. Toda a comunicação da linha foi pautada no universo das youtubers e apresentou o “cachômetro”, uma tabela criada pela SEDA para auxiliar as consumidoras a encontrar o produto adequado para a espessura do cacho. Os primeiros produtos da linha foram os cremes para pentear em embalagens grandes de 1 quilo. Pouco depois, a linha ganharia xampus, condicionadores e até geleia capilar.
  

A marca SEDA também continua investindo na estratégia de linhas co-criadas por influenciadoras, especialistas e celebridades. Como aconteceu em 2020. “Cabelo incrível demais para ficar parado”. Foi com essa mensagem que SEDA convidou as influenciadoras Rayza Nicácio, Gabi Oliveira e Gigi Grigio para co-criarem três novas linhas que explorassem todas as possibilidades e curvaturas de cabelos. Com isso, surgiu a linha Pós-Danos, assinada por Rayza Nicácio, com xampu, super condicionador e máscara de tratamento, todos enriquecidos com mel e óleo de abacate, ingredientes com propriedades nutritivas e conhecidos por proporcionar um cabelo com mais brilho, corpo e maciez. Assinada por Gabi Oliveira, outra novidade é a linha Crespoforce, voltada para os cabelos crespos e composta por xampu, condicionador e creme para pentear enriquecidos com manteiga de karité e óleo de marula. Para fechar o trio de novidades, a atriz Gigi Grigio chegou com a linha Ondas Anti-Frizz, voltada para cabelos ondulados e cujos produtos continham em sua fórmula leite de coco e água de arroz, a combinação única é responsável proporcionar um cabelo macio, hidratado e, claro, sem frizz.
  

SEDA sempre apostou em intensas pesquisas para o entendimento dos desejos de suas consumidoras. Um dos resultados dessa avaliação concluiu que, hoje, a mulher desenvolveu novos valores e tornou o ato de embelezar-se um ritual para celebrar a vida. Com isso em mãos, a marca sempre desenvolve novos e revolucionários produtos para todos os tipos de cabelos e de mulheres. Vale ressaltar que os produtos da SEDA não são testados em animais em nenhum lugar do mundo, sendo certificados pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) como uma marca livre de crueldade.
  

A linha do tempo 
2000 
Lançamento de SEDA KERAFORCE, primeira linha do mercado especificamente desenvolvida para cabelos crespos. 
Lançamento de SEDA COLOR VITAL, que matinha a cor dos cabelos tingidos. 
Lançamento da linha SEDA SELECTIVE, específica para cabelos mistos, oleosos na raiz e secos nas pontas. 
2001 
Lançamento da linha SEDA CONTROL, composta por xampu e condicionador anticaspa. 
Lançamento da linha SEDA VERÃO INTENSO com Complexo Hidro Protetor, criado para devolver ao cabelo a vitalidade e a flexibilidade perdidas em função da exposição ao sol, à água e ao vento. 
2002 
Lançamento da linha SEDA CITRIC FRESH, para cabelos com fios oleosos. 
Lançamento da linha SEDA LISSAGE, que ajuda a conservar os cabelos retos, graças à fórmula rica em proteínas hidrolisadas, que relaxa e nutre as fibras. 
A linha SEDA HIDROLOE, pioneira no tratamento de cabelos cacheados, é relançada com uma fórmula que reduzia o “efeito frizz”, aqueles fios rebeldes que deixam os cabelos com a aparência de desarrumados. 
2004 
Lançamento da linha SEDA GUARANÁ FRESH, para cabelos normais. 
2005 
Lançamento da linha SEDA REALCE DA COR, para atuar na duração, proteção e destaque da cor dos cabelos, sejam eles tingidos ou naturais. 
2006 
Lançamento da linha SEDA ANTI-SPONGE, para cabelos rebeldes e eletrizados. A campanha publicitária fez sucesso com um leão de juba armada que, depois de usar o produto, ficava com ela delineada, escorrida e lisa. 
Lançamento da linha SEDA QUEDA CONTROL, com vitaminas para fortalecer os fios. O produto tem sua eficácia comprovada por 8 em cada 10 mulheres - frase que recebeu destaque na embalagem, o que inspirou o slogan “Mulheres contra a lei da gravidade”, usado na campanha de lançamento. 
2007 
A marca redefine sua estratégia de xampus para cabelos danificados criando a linha SEDA S.O.S. Ela incorpora as linhas Ceramidas (para agressões do dia-a-dia) e Keraforce (para cabelos de afrodescendentes com tratamentos químicos) e inova com a variante S.O.S. Reparação 360º, para proteger cabelos do uso constante de secador, tinturas e chapinhas. 
Lançamento da linha SEDA CHOCOLATE INTENSE com Extrato de cacau e Pró-Vitamina B5 em sua fórmula, para nutrir e dar brilho a cabelos quimicamente tratados, com escova progressiva ou térmica. 
2010 
Lançamento dos cremes para pentear com a exclusiva tecnologia Memorizers, formulados em parceria com os experts de SEDA. Diferentemente dos fixadores em spray, esses cremes têm formulação mais leve, que deixa os fios maleáveis e permite o restyling ao longo do dia. 
2011 
Lançamento da linha SEDA PRO-NATURAL, que possuía em sua fórmula micromoléculas de tecnologia avançada capaz de penetrar profundamente nos fios e deixá-los muito bem nutridos A nova linha foi co-criada por Jamal Hammadi, proprietário de um badalado salão de Los Angeles e especialista em combinar ingredientes naturais nas fórmulas de produtos para os cabelos. 
Lançamento da nova linha de spray para pentear SEDA, com fórmula leve e frascos com gatilho aplicador, que garantia a micro-vaporização do produto em todo o cabelo e uma rápida absorção. A linha apresentou quatro variantes: Liso Perfeito e Sedoso (para dar acabamento a cabelos naturalmente lisos), Liso Extremo Total (para melhorar o aspecto de fios alisados), Cachos Comportados e Definidos (para remover o volume, o frizz e definir os cachos) e SOS Ceramidas (para reforçar fios danificados).
2013 
Lançamento das linhas SEDA KERAFORCE ORIGINAL e SEDA KERAFORCE QUÍMICA, a primeira, idealizada para os cabelos crespos naturais, e a segunda para os que passaram por relaxamentos ou alisamentos. Os produtos eram enriquecidos com queratina e óleo de argan. 
2018 
Lançamento do xampu Seda Pretos Luminosos, cujas embalagens eram feitas com pelo menos 1/3 de plástico reciclado recolhidos de praias do litoral brasileiro. 
Lançamento da linha SEDA MICELAR BY NIINA, co-criada com a influenciadora e youtuber Niina Secrets, e que recentemente passou a contar com Ácido Hialurônico em sua composição. Com xampu e condicionador, a linha ficou mais poderosa proporcionando cabelos hidratados. 
2019 
Lançamento da linha SEDA SUPER CONDICIONADOR, na qual cada produto foi desenvolvido para diferentes necessidades que os cabelos podem ter. A linha era composta por: Força e Brilho (para cabelo fraco, quebradiço e sem brilho, conta com arginina na composição, o que garante cabelo com brilho e fortalecido), Recuperação Intensiva (para cabelo muito danificado, possui queratina na fórmula, que penetra em cada fio para um resgate e recuperação imediata dos cabelos) e Hidratação Máxima (para cabelos com frizz e secos, conta com uma fórmula extremamente hidratante enriquecida com elastina hidrolisada). 
2020 
Lançamento de SEDA JOIAS DO SERTÃO, uma linha inspirada na pluralidade, cultura e riqueza dos ingredientes do Sertão Nordestino, composta por xampu, condicionador, creme de pentear e creme de tratamento, que utilizam ingredientes como óleo de coco, babosa, mandacaru, cajá, óleo de rícino e café. 
2021 
Lançamento da linha de SEDA Colágeno + Vitamina C, que foi cocriada com a influenciadora e expert em beleza Niina Secrets. A nova linha apresentava xampu, condicionador, máscara de tratamento e creme para pentear, que continha ingredientes como Colágeno (conhecido por proporcionar firmeza aos fios) e Vitamina C (famosa por ser um poderoso antioxidante que inclusive atua como um potencializador da luminosidade, trazendo muito brilho para os fios). 
Lançamento da nova linha infantil SEDA JUNTINHOS, desenvolvida com exclusividade para os pequenos (3 a 12 anos) e seus pais. Inspirada no universo das Rainhas e Princesas da Disney (conheça essa outra história aqui), a novidade chegou com três variações completas voltadas para todas as curvaturas de fios: Cachos Encantados (linha inspirada no universo da Moana), Crespos Encantados (linha inspirada no universo da Tiana) e Brilho Encantado (linha inspirada no universo de Frozen). Todas as variações contam com xampu, condicionador e creme para pentear. A exceção fica por conta dos produtos de Frozen, que possui ainda um produto 2 em 1 (xampu e condicionador), que foi desenvolvida para quem precisa de praticidade e agilidade na hora do banho.


Trabalhando com os maiores experts 
Líder do mercado de xampus no Brasil, em meados de 2009 a marca SEDA adotou um posicionamento mais premium e ligado ao mundo da moda. Com isso, a marca iniciou uma parceria de longo prazo com sete dos maiores especialistas internacionais em cabelo. Eles eram co-criadores das novas linhas de produtos, que chegaram às prateleiras no dia 1 de setembro. O Brasil foi o primeiro país a receber a nova linha, que apresentava a assinatura “Novo Seda. Seus cabelos com um toque de expert”. Apenas para o lançamento das sete linhas, cada uma delas desenvolvida com o respaldo desses sete especialistas, foram investidos R$ 25 milhões.
  

A embalagem foi o primeiro ícone que mostrou a mudança desta nova linha: ficou mais elegante, moderna e fácil de manusear. O uso das cores nas embalagens foi mantido, para auxiliar as consumidoras a identificar a linha para seu tipo de cabelo. No entanto, a paleta foi alterada para tons mais inovadores, vibrantes e adequados a cada linha. E por fim, novos e mais sofisticados perfumes foram desenvolvidos pela renomada perfumista Denise Belcham, responsável por fragrâncias finas de vários perfumes luxuosos. Os sete especialistas que trabalharam em conjunto com a SEDA foram: 
Rita Hazan, uma das melhores do mundo em técnicas de coloração e manutenção de cores co-criou a fórmula da linha Seda Pretos Luminosos, com melanina, para ressaltar o brilho dos tons escuros. 
Teddy Charles, especialista em volume e criador de estilos radicais para passarelas e revistas, co-criou a fórmula de Seda Anti-Sponge com Hydracate™ Complex para ajudar a controlar o volume do cabelo e micro-colágeno. 
Thomas Taw, cabeleireiro e dono da boutique BobSoho Salon, um salão referência em reparação e reconstrução dos cabelos, co-criou com SEDA a fórmula das linhas S.O.S. SEDA, como Reconstrução Estrutural, com Bio Queratina que garantia reconstrução de um ano de danos acumulados nos cabelos em apenas 10 dias. 
Yuko Yamashita, inventora da técnica de alisamento definitivo ajudou a reformular as linhas Seda Liso Perfeito, que passou a conter Proteína Hidrolisada; e Seda Liso Extremo, que passou a conter Aqua Lisina, ingredientes que ajudam a alinhar os cabelos da raiz às pontas e reduzir o efeito frizz por mais tempo. 
Dra. Francesca Fusco, dermatologista mundialmente renomada e especialista nos cuidados do couro cabeludo co-criou as novas fórmulas de Seda S.O.S. Caspa, com Zinco Piritiona, conhecido agente anticaspa; e Seda S.O.S. Queda, com Pró-Retinol, cuja fórmula fortalece a fibra capilar. 
Mauro Freire, um dos mais conceituados cabeleireiros brasileiros. Conhecido por cortar os cabelos sempre secos e com navalhas e pela fissura por devolver brilho aos cabelos ajudou a desenvolver a fórmula de Seda Brilho Gloss, com micas luminosas, que restaura o brilho natural dos cabelos. 
Ouidad, proprietária de dois exclusivos salões curly-only (somente-cachos) colaborou com o desenvolvimento das novas fórmulas das linhas Seda Cachos Comportados, com Hydro Elastina, que ajuda a manter a hidratação dos cachos; e Ondas Definidas, com Elastina, que ajuda a manter as ondas mais definidas e uniformes.
  

Para divulgar o lançamento da nova linha SEDA CO-CRIAÇÕES, a marca montou um salão na badalada Rua Oscar Freire, em São Paulo. Nesse local, batizado de SEDA URBAN SALON, de 18 de setembro a 15 de outubro, convidados tiveram uma experiência diferenciada: passaram por uma análise de sua estrutura capilar (análise do fio e do couro cabeludo), que mostraram os pontos de ressecamento e desgaste. Além disso, para o conforto da consumidora, cadeiras especialmente desenvolvidas possibilitavam que a lavagem e secagem fossem feitas no mesmo local. Neste momento, o especialista explicava sobre como deixar o cabelo mais saudável. E não acabava por aí. No final do processo, o convidado podia conferir o resultado através de uma foto tirada no local e a análise capilar ainda era enviada por e-mail junto com sugestões para a manutenção de um cabelo saudável.
   

Campanhas que fizeram sucesso 
Em 2008, como marca líder do segmento, responsável por antecipar tendências e necessidades de suas consumidoras, SEDA saiu mais uma vez à frente e apresentou ao mercado brasileiro novidades que iam além do lançamento de produtos ou campanhas publicitárias: a partir desse ano, todo seu portfólio chegava às prateleiras de roupa nova. A nova fase da marca trazia rótulos modernos, cores vibrantes e nova segmentação de plataformas, especificando o benefício de cada item como “Cores” ou “Formas”, por exemplo. Tratava-se de um projeto de marketing global da marca. Além do Brasil, países como México e Argentina adotaram o mesmo conceito: Life Can’t Wait!. No Brasil, “A vida não pode esperar” permeou toda a campanha global, além de marcar a nova fase de comunicação de SEDA. Nesse sentido, a função da campanha era a verdade universal de que o cabelo, mais que qualquer outro atributo físico exerce um papel importante no poder de transformação e auto-expressão das garotas e mulheres.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca SEDA passou por remodelações e modernizações ao longo dos anos. O logotipo original na cor marrom passou por acentuadas remodelações nos anos seguintes, adotando diferentes tipografias de letra e cores. Em 2008, a marca lançou seu novo posicionamento no mercado e com isso uma nova identidade visual: o nome ganhou nova tipografia de letra, o logotipo ganhou o símbolo de um moderno ponto de exclamação e a cor rosa. Depois de passar por uma nova remodelação em 2011, a marca SEDA apresentou em 2016 uma nova identidade visual: que praticamente manteve a estrutura da anterior (fundo oval em rosa), mas com a palavra COCRIAÇÕES escrita sem o hífen. O logotipo também adotou um tom de rosa levemente mais vivo. Esse logotipo também pode ser aplicado sem a palavra “cocriações”.
  

Um dos principais ícones da marca SEDA sempre foi suas embalagens, que ao longo dos tempos evoluíram não somente para agregar modernidade, praticidade e seguir as principais tendências do design, mas também para acompanhar a evolução visual de SEDA. Uma alteração importante ocorreu na década de 1970, quando suas embalagens passaram a estampar um rosto feminino com seus belos cabelos. Além disso, a embalagem tornou-se mais larga nos fundos e mais fina em cima. A tampa era branca e o corpo de plástico transparente. Em 1985, outra grande mudança: a tampa de rosquear foi substituída por uma nova tecnologia chamada “flip-top”, que proporcionava muito mais facilidade na abertura da embalagem. Em 2001, alguns detalhes do rótulo mudaram, além da adoção de cores mais vivas e diversificadas na embalagem, uma adaptação e alinhamento ao estilo internacional da marca. Em 2009, uma mudança radical: a embalagem ficou mais elegante, moderna e fácil de manusear, além de ganhar curvas sinuosas. Em 2016, as embalagens ganharam um novo design, mais conservador e com linhas mais retas. Acompanhe abaixo a evolução deste ícone ao longo dos anos.
  

Os slogans 
Seu cabelo do seu lado. 
Cabelo incrível demais para ficar parado. (2020) 
Seda. Seu cabelo com toque de expert. (2009) 
A vida não pode esperar. Por que seu cabelo deveria? (2008) 
Seda faz por você mais do que qualquer outro cosmético. (1972) 
Liberte toda a beleza dos seus cabelos. (1968)
  

Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1954 (Sunsilk) e 1968 (Seda) 
● Criador: D&W Gibbs 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Unilever N.V. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Gerardo Rozanski (Brasil) 
● Faturamento: €1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Xampus, condicionadores e cremes 
● Concorrentes diretos: Elseve, Pantene, Garnier, Dove, Palmolive, Aussie, Wella, Niely e Natura 
● Ícones: O pioneirismo no segmento 
● Slogan: Seu cabelo do seu lado. 
● Website: www.seda.com.br 

A marca no mundo 
SEDA, a marca líder no mercado brasileiro de xampus com 25% de participação, e de pós-xampus (cremes e condicionadores) com 27%, oferece uma completa linha com mais de 90 produtos para diferentes tipos de cabelo, alguns deles desenvolvidos especialmente para o biótipo das mulheres brasileiras. A marca, que está presente em mais de 40 mercados mundiais, é comercializada nos países latino-americanos como SEDAL e no resto do mundo com o nome SUNSILK. Sendo muito forte especialmente na América Latina e na Ásia, é a marca mais vendida na Argentina, Bangladesh, Bolívia, Brasil, Indonésia, Índia, Paquistão, Sri Lanka e Tailândia. 

Você sabia? 
Segundo pesquisas, aproximadamente 50% das mulheres brasileiras usam SEDA como marca mais frequente. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca, Vogue e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/6/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

8 comentários:

Camila Kluppel disse...

O xampoo Seda com certeza é um fantástico case de sucesso. Uma marca que se reeiventa a cada dia, sendo sempre uma criadora de tendências em todo o mundo. Grande abraço e parabéns pelo blog.

Unknown disse...

Seda.Adoooooro.

Unknown disse...

Gostaria que voltasse o pos química pois para mi essa linha é ótima.obrigado

Unknown disse...

Seda foi tudo de maravilhoso nos meus cabelos des de criança quando lançaram o seda ceramidas

Unknown disse...

seda queda marcou minha vida
meus cabelos fica tudo

Unknown disse...

Adoro.

Jhony disse...

Olá, adorei seu conteudo e gosto muito deste site,
as postagens são muito interessante por isso recomendo
a todos que tem bom gosto.
Aproveitando a oportunidade quero deixar uma dica!!!
Se você já tentou de tudo para deixar seu CABELO LISINHO,
e quando olha no espelho ainda está insegura ou insatisfeita com o resultado?
Eu indico o HIDRALISO - Alisante de Chuveiro
Acesse esse link e saiba como:
https://bit.ly/hidraliso_original_site_oficial

Danilo Cruz disse...

Antes da exclamação, fio de cabelo, ou "S", de 2008, a marca da Seda era muito inconsistente, sempre mudando radicalmente, era uma marca fraca. Em 2011 a tipografia toda em caixa baixa finalmente foi mantida com o passar dos anos e alterações, sendo assim outra item que facilita no reconhecimento da marca.
A mudança contínua das embalagens me incomoda um bocado, parece necessidade de sempre parecer uma novidade, por ter um público maior feminino eu entendo essa necessidade de parecer novo e na moda, mas eu me incomodo.