15.8.06

RC COLA

A marca RC COLA proporciona aos americanos uma sensação refrescantemente diferente há mais de um século. Milhões de pessoas através de muitas gerações cresceram com o sabor e as borbulhas do tradicional refrigerante que se tornou um verdadeiro símbolo em seu segmento nos Estados Unidos.
-
A história
A história começou em 1905 na cidade de Columbus, estado americano da Geórgia, pelas mãos do jovem farmacêutico Claude A. Hatcher, que iniciou a produção de refrigerantes no porão do supermercado de propriedade de sua família. Ele nomeou sua linha de refrigerantes com sabores de frutas de ROYAL CROWN (Coroa Real), batizando o refrigerante de cola de CHERO COLA. Pouco depois, outros produtos foram adicionados a linha como Ginger Ale, Royal Crown Strawberry (refrigerante com sabor de morango) e Royal Crown Root Beer. Com o rápido crescimento das vendas, foi criada em 1912, a empresa Chero Cola Company, renomeada Nehi Corporation em 1928, depois do lançamento de uma linha de bebidas a base de frutas nos sabores de laranja, uva, entre outros. Atualmente esta linha de refrigerantes de frutas é chamada de RCQ Flavors e está disponível nos sabores de laranja, uva, morango e limão, além de duas exóticas combinações, kiwi com morango e manga com melão.
-
-
Neste mesmo ano a empresa passou a fornecer o xarope de cola concentrado para empresas engarrafadoras. Com a morte do inventor e fundador da empresa em 1933, o vice-presidente H.R. Mott assumiu o controle dos negócios e começou uma grande reformulação. O refrigerante de cola ganhou uma nova fórmula, criada pelo químico Rufas Kamm, sendo relançado no mercado em 1934 com o nome de ROYAL CROWN. A nova fórmula fez sucesso imediato, a empresa foi renomeada para Royal Crown Cola Company e crescia num ritmo alucinante. Os consumidores, devido ao enorme sucesso, começaram a chamar o refrigerante abreviando seu nome, surgindo assim à marca RC COLA.
-
-
Nos anos 40 o produto já podia ser encontrado em 47 dos 48 estados americanos. A marca continuou se expandindo e começou a fazer propagandas mais agressivas, inseridas em publicações tradicionais como o Saturday Evening Post e Good Housekeeping, enfatizadas por estrelas de Hollywood como Joan Crawford, Bob Hope, Bing Crosby e Lucille Ball, que também podiam ser vistas em centenas de outdoors espalhados pelo país endossando a marca RC COLA. No ano de 1954 a marca foi a primeira a distribuir e comercializar refrigerantes em lata nos Estados Unidos, também sendo a pioneira em disponibilizar a garrafa de 16 onças no ano de 1958.
-
-
Seu pioneirismo continuou através dos anos com o lançamento do primeiro refrigerante de baixa caloria, chamado Diet Rite, em 1962, que ganhou o slogan “Go fresher with RC: Overnight - America’s Number One”, e inicialmente era direcionado para diabéticos e pessoas com restrições alimentares. Dois anos depois introduziu as primeiras latas feitas totalmente de alumínio. A década de 70 foi marca pela grande expansão internacional da marca, que começou a ser comercializada em vários outros países. Em 1980 introduziu o primeiro refrigerante de baixa caloria sem cafeína chamado RC 100. O refrigerante Diet Cherry RC, primeiro diet sabor cereja do mercado, foi lançado em 1985.
-
-
Em meados da década de 90, a marca introduziu no mercado americano um refrigerante de cola Premium, batizado de Royal Crown Draft Cola, produzido utilizando somente com ingredientes naturais de alta qualidade e água extremamente pura. No ano de 1998 o produto ganhou novas embalagens, um logotipo mais moderno e dinâmico, e um novo slogan “Be Free, Drink RC”. No ano seguinte, a marca aumentou sua linha de produtos com o lançamento da RC EDGE, um energético de cola com alto teor de cafeína, taurina e ginseng. Em 2000, a marca foi adquirida pela empresa inglesa Cadbury Schweppes. Em 2001, a divisão internacional da empresa foi comprada pela canadense Cott Corporation, que passou a ser responsável pela produção e licenciamento da linha de refrigerantes no mercado fora da América do Norte.
-
-
A marca chegou ao Brasil no ano de 2003, disponibilizando aos consumidores, inicialmente na região nordeste, as versões Premium e Light. A marca chegou a construir fábrica no Brasil, mas depois acabou vendendo-a para a Coca-Cola e deixou de comercializar o refrigerante até 2008, quando uma pequena empresa mineira voltou a produzi-lo e comerciá-lo em Belo Horizonte e Manaus. Recentemente a marca passou a fazer parte da Dr Pepper/Seven Up, Inc., uma antiga subsidiária da Cadbury Schweppes.
-
-
A evolução visual
Em 1998 a marca RC COLA resolveu modificar de forma radical sua identidade visual. O novo posicionamento e conceito da marca foi seguido por um logotipo completamente remodelado, que possuía um visual mais moderno e jovem.
-
-
Os slogans
1998: Be Free, Drink RC.
1995: Just like in America!
1994: Shake things up.
1990: Take the RC Challenge.
1989: New look, same great taste.
1988 Decide for yourself.
1985: Some people go out of their way for the taste of RC.
1980: Here's to fun.
1975: Me and my RC.
1974: RC - its just right for you.
1970: We cool off hot towns.
1964: Go fresher - Go RC!
1962: Royal Crown is made fresher to taste fresher.
1956: Better Taste Calls for RC!
1941: Best by taste test.
1939: Royal Crown is Tops in Taste.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 1905
● Fundador: Claud Hatcher
● Sede mundial:
Plano, Texas e Toronto, Canadá
● Proprietário da marca: Dr Pepper Snapple Group e Cott Beverages Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Jerry Fowden (Cott Corporation)
● CEO & Presidente: Larry Young (Dr Pepper Snapple Group)
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
60 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Refrigerantes
● Principais produtos: Refrigerantes de cola e frutas
● Principais concorrentes: Coca-Cola e Pepsi-Cola
● Slogan:
Refreshment for a Thirsty World.
● Website:
www.rccolainternational.com
-
A marca no mundo
O refrigerante está presente em mais de 60 países ao redor do mundo, sendo o terceiro, feito a base de cola, mais vendido do mercado americano. Apesar de ser pouco conhecida no Brasil, a marca é a terceira mais vendida no segmento de refrigerantes de cola nos Estados Unidos com enorme distância das líderes Pepsi e Coca-Cola.
-
Você sabia?
Recentemente o RC COLA foi eleito como melhor refrigerante de cola dos Estados Unidos em testes sem identificação de marca. Segundo a pesquisa realizada, a RC COLA tem 4% a mais de preferência sobre a Coca-Cola e 6% sobre a Pepsi nos mais de 5 milhões de testes cegos feitos no país.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 28/1/2010

3 comentários:

osiris disse...

que pena que uma marca tão gloriosa e que teve uma ótima receptividade no mercado deixe-nos com agua na boca saindo assim do mercado... e uma pena!!!!!

daniel disse...

Mas a RC "Arci-Cola", voltou pro Brasil novamente!!!. Verdade, desta vez vai entrar pela outra porta dos fundos, Costa Oeste do Estado De Paraná, bem na fronteira com o vizinho país Paraguai. A engarrafadora é a C.O. Indústria e Comércio de Bebidas Ltda... Isto é muito bom, nê?. O sabor é excelente, com muito gás... já tâ sendo comercializado agora neste mes de maio, em garrafas PET de 2 litros pra começar.
Um abraço e obrigado.
DK-76

Gilmar Amaro disse...

Eu me amarrava