23.8.06

PERSIL


Os produtos da marca PERSIL garantem uma limpeza total das roupas em cada lavagem, destacando-se pelas importantes inovações no mercado e pela firme política de responsabilidade social e ambiental, ao proporcionarem, não somente economia de tempo através de sua eficácia, como também pela economia de energia elétrica e água, minimizando assim o impacto ao meio ambiente. 

A história 
A história começou em 1907 quando foi criada na Alemanha a marca PERSIL, com o primeiro detergente em pó ativo do mundo, desenvolvido inicialmente pelos doutores Hermann Gessler e Hermann Bauer, professores e químicos da empresa Henkel. O nome da marca surgiu da junção das iniciais de dois ingredientes utilizados no produto: Perborato de Sódio e Silicato de Sódio (a primeira substância era responsável por tirar a sujeira e a segunda branqueava a roupa). Mas a empresa não pôde patentear o nome nos primeiros anos, porque “persil” em francês significa “salsa” e a repartição imperial de patentes negou o registro como nome de um produto químico. A marca PERSIL só foi registrada na Alemanha em 1917, quando ninguém mais associava a palavra ao tempero utilizado na cozinha. Com este lançamento, o processo de lavagem de roupa se tornou muito mais simples e rápido. O tempo gasto nesta tarefa foi assim reduzido substancialmente, bem como o esforço físico das donas de casa. Isto porque, pela primeira vez a fórmula liberava oxigênio durante o ciclo de lavagem, tornando o ato de esfregar muito mais fácil e menos demorado.


O primeiro anúncio publicitário do novo produto apareceu no dia 6 de junho de 1907 (data oficial de lançamento) em um jornal de Düsseldorf. Desse momento em diante, PERSIL se tornaria a marca pioneira na grande maioria das inovações registradas no mercado dos detergentes para roupa. Em 1909, o produto foi lançado no mercado inglês, iniciando assim sua internacionalização. Inicialmente as donas de casa olhavam o produto com desconfiança, mas percebendo sua eficácia, deixava as roupas mais brancas e removia manchas, foi ganhando mercado entre as patroas inglesas. No mercado britânico, a marca foi de propriedade da empresa Crosfield até 1919, quando foi adquirida pela Lever Brothers (atual Unilever). A publicidade foi de vital importância para divulgar a marca e o produto. Cartazes da marca já eram vistos no início dos anos de 1920. Um motivo legendário escreveu história: uma mulher de vestido branco, chapéu florentino e um pacote de PERSIL na mão, criada em 1922. Assim as chamadas “damas de branco” fizeram propaganda do sabão em pó nas décadas seguintes, em cartazes, placas e outdoors posicionados nos melhores pontos das cidades alemãs. E não foi só. Os alemães ficaram pasmos em 1926 quando avistaram aviões escrevendo o nome PERSIL no céu de Berlim. Pouco depois, em 1928, foi inaugurada a primeira escola PERSIL, onde donas de casa podiam aprender mais sobre lavagem de roupa e outros afazeres domésticos.


Na década de 1930 a Lever Brothers adquiriu os direitos de licença da marca PERSIL em vários outros países europeus. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, período em que a produção de PERSIL foi interrompida, pouco a pouco o produto foi voltando às lojas para alegria das consumidoras. A fórmula do detergente foi alterada ligeiramente: branquedores visuais foram adicionados para dar à roupa um branco ainda mais puro. Sua volta ao mercado, cinco anos após o fim do conflito, em 1950, foi avaliada pelo então ministro da economia, Ludwig Erhard, como prova de que a paz era finalmente definitiva. A partir desta década houve uma dramática mudança nos métodos de lavar roupas, exigindo assim um sabão mais mole ou líquido, e com maior eficiência em roupas com fibras sintéticas coloridas. A marca respondeu a essas mudanças com grandes inovações (foi a primeira marca de detergente a veicular um anúncio na televisão), desenvolvimento e pesquisas, lançando produtos mais adequados com a modernidade das roupas na época, como por exemplo, em 1959 com a introdução do primeiro detergente para máquina de lavar roupa.


A década de 1960 foi marcada pela introdução no mercado da primeira versão do detergente indicado para qualquer tipo de roupa e que podia ser utilizado em todas as fases da lavagem. Nas décadas seguintes a marca fez inúmeras melhorias no produto, tornando-o biodegradável; com enzimas removedoras de manchas; sem fosfato, contribuindo para um melhor meio ambiente pela substituição deste ingrediente poluente, marcando uma tendência atualmente adotada por todas as empresas do segmento; entre outras novidades como o detergente líquido na década de 1980, em tabletes, na versão gel ou sem perfume. Durante este período a marca PERSIL foi introduzida em muitos outros países, como em Portugal, em 1990. Com o slogan “Qualidade superior sem fosfatos, roupa radiante e melhor meio ambiente”, PERSIL conseguiu se posicionar como uma importante marca neste mercado, obtendo grande prestígio junto aos seus consumidores.


No final desta década novos produtos surgiram como o PERSIL PROGRESS, com fórmula melhorada para uma roupa perfeita e bem cuidada. Nos anos seguintes a marca apresentou ao mercado inovações como PERSIL POWER PERLS, com uma nova fórmula, à base de pérolas de lavagem, baseada em uma tecnologia patenteada e exclusiva da Henkel; e o PERSIL SABÃO e BRANCO, aproveitando o poder deste tradicional ingrediente na remoção de manchas em uma forma mais moderna. Em 2007, como comemoração de 100 anos da marca, sua linha de produtos ganhou fórmulas mais eficientes, permitindo não somente um melhor desempenho do produto, como também um menor impacto ambiental (com menor consumo de energia), e novas embalagens, além do desenvolvimento de uma estratégia de comunicação mais emocional e próxima do consumidor. A mais recente novidade da marca é PERSIL PROCLEAN, detergente com fórmula revolucionária para lavar, tratar e remover manchas difíceis, que passou a ser vendido nos Estados Unidos em 2015, sendo a primeira vez que PERSIL ingressou no mercado americano. Atualmente os produtos da marca PERSIL podem ser encontrados no mercado em formatos como pó, tablete, líquido, cápsula líquida e gel.


A linha do tempo 
1959 
Lançamento do PERSIL 59, primeiro detergente especialmente desenvolvido para ser utilizado em máquinas de lavar. Um potencializador de espuma e um aroma fresco eram os novos ingredientes do novo produto. 
1970 
Lançamento do primeiro detergente biológico (sem enzimas) do mercado. 
1973 
Lançamento do detergente especialmente desenvolvido para tecidos sintéticos. 
Lançamento do detergente com anti-corrosivos para proteger o mecanismo das máquinas contra ferrugem. 
1986 
Lançamento do primeiro detergente sem fosfato do mercado. 
1987 
Lançamento do primeiro detergente líquido do mercado europeu, que, pela aplicação direta do produto sobre as manchas, permitia um pré-tratamento mais fácil da sujeira difícil e garantia uma limpeza eficaz pela melhor e mais rápida dissolução do produto nas manchas, deixando menos resíduos. 
1990 
Lançamento do PERSIL SUPRA, um detergente ultra-concentrado. 
Lançamento da versão sem perfume. 
1991 
Lançamento do PERSIL COLOR, primeiro detergente que protegia as cores das roupas. 
1998 
Lançamento do PERSIL em tabletes especialmente desenvolvido para máquinas de lavar. 
1999 
Lançamento do PERSIL SENSITIVE, dermatologicamente testado, assegurando assim o cuidado da roupa e da pele, sendo ideal para pessoas com pele sensível. 
2002 
Lançamento do PERSIL ALOE VERA, um detergente com aloe vera. 
2005 
Lançamento do PERSIL PEARLS, com uma nova fórmula, à base de pérolas de lavagem, deixando as roupas mais limpas e protegidas. 
2009 
Lançamento do PERSIL GOLD, um detergente direcionado aos consumidores mais exigentes com a limpeza e o cuidado da sua roupa, garantindo uma limpeza totalmente eficaz até em água fria. 
2010 
Lançamento do PERSIL ActicPower, um detergente ultra concentrado (duas vez mais), disponível nas versões Universal e Color, que garante limpeza total e cores brilhantes, além de eficácia até a 15ºC. 
2012 
Lançamento de PERSIL BLACK GEL, cuja fórmula oferece limpeza total e proteção prolongada para roupa escura e preta. 
2013 
Lançamento do PERSIL SMALL and MIGHTY, uma formulação altamente concentrada do detergente líquido, cuja moderna embalagem permite utilizar a tampa como um medidor para remoção mancha e pré-tratamento. 
Lançamento de PERSIL DUO-CAPS, primeiro detergente em cápsula concentrada e pré-dosada, com dois compartimentos, cuja tecnologia inovadora consegue combinar a fórmula comprovada extra brilho com um potente removedor de manchas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A partir da década de 1960 a marca adotou oficialmente a cor vermelha e, nos anos seguintes, ocorreram diversas alterações na tipografia de letra.


Em virtude da marca PERSIL ser comercializada por duas empresas diferentes, a alemã Henkel (imagem à esquerda e cujo novo logo foi introduzido em 2007) e a anglo-holandesa Unilever (imagem à direita), esta sob licença, são utilizados dois logotipos diferentes. O logotipo de PERSIL da Unilever segue o padrão visual de algumas de suas marcas no segmento, como por exemplo, Omo.


Os slogans 
Experience Premium Clean. (2015) 
For Whatever life throws. (2013) 
Dirt is good. (2007) 
Brighter Whites. 
Something to rely on. (1973) 
Persil and nothing else. (1956) 
Persil Washes Whiter. (1955) 
What is washable - Persil washes. (1950)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Lançamento: 6 de junho de 1907 
● Criador: Henkel 
● Sede mundial: Roterdã, Holanda e Düsseldorf, Alemanha 
● Proprietário da marca: Henkel AG & Co. KgaA e Unilever N.V. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Paul Polman (Unilever) 
● CEO: Kasper Rorsted (Henkel) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Higiene e limpeza 
● Principais produtos: Detergentes para roupas 
● Concorrentes diretos: Tide, Omo e Ariel 
● Ícones: O pioneirismo no segmento 
● Slogan: Dirt is good. 
● Website: www.persil.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca PERSIL, pertencente a empresa alemã Henkel em alguns países (como Alemanha, Holanda, Itália, Polônia, Estados Unidos, Egito, Líbano, Arábia Saudita e Síria) e a Unilever (Inglaterra, França, Irlanda, China, Austrália e América Latina, exceto México) sob licença em outros, é comercializada em mais de 60 mercados diferentes ao redor do mundo, possuindo forte presença no continente europeu em países como a Alemanha, Inglaterra e França. 

Você sabia? 
Em alguns países a Henkel comercializa PERSIL com nomes como Le Chat (França), Wipp (Espanha e China) e Dixan (Grécia, Itália e Chipre). 
Todos os anos os pesquisadores lavam e avaliam 2.2 milhões de manchas, dos mais variados tipos, para depois desenvolverem novas versões mais eficazes do produto. 
Pelo menos 1/4 das máquinas de lavar da Inglaterra utilizam PERSIL como sabão. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites gerais (Terra), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 6/10/2015

2 comentários:

Harley disse...

Na verdade, o Persil é o equivalente ao OMO na Europa, ambas as marcas são da Unilever e tem o mesmo símbolo no logotipo.

Unknown disse...

Sou brasileira mas até agora nunca usei um produto tão eficaz quanto essa marca ótimo ótimo