15.8.06

OSCAR MAYER


Experimente pedir um cachorro quente em qualquer parte dos Estados Unidos. Dificilmente você não encontrará dentro do pão uma salsicha da OSCAR MAYER, marca que virou sinônimo de uma categoria, se transformando em um verdadeiro ícone da culinária americana. 

A história 
Tudo começou em 1883 com o imigrante alemão Oscar Ferdinand Mayer e seu irmão Gottfried (um legítimo “wurstmacher” ou “mestre na arte de fazer salsichas”), que haviam aprendido o ofício trabalhando em açougues da cidade de Detroit, e resolveram passar a fabricar e vender suas próprias salsichas alemãs, em um pequeno estabelecimento localizado na vizinhança germânica na zona norte da cidade de Chicago, estado americano de Illinois. Desde o início, as especialidades da pequena empresa eram: Bratwurst (salsichas feitas com carnes de porco, vaca e, por vezes, vitela), Weißwurst (salsichas brancas), e Liverwurst (linguiças de fígado). Mais tarde vieram os bacons, as banhas e os presuntos. Os produtos fizeram um enorme sucesso na região e os irmãos Mayer assistiram seu pequeno negócio crescer, introduzindo ideias criativas que revolucionaram a indústria alimentícia americana. O tino comercial dos irmãos ficou bem claro quando devido à alta demanda por seus produtos, em 1900, eles começaram a entregar encomendas em carroças puxadas a cavalo nas casas dos fregueses. Era o começo do sistema de entrega à domicílio. Poucos anos depois, em 1904, os irmãos começaram a comercializar seus produtos com um nome (inicialmente com a marca Edelweiss) devido às imitações por parte de seus concorrentes.


No ano de 1906, o serviço de inspeção alimentício (conhecido na época como Food Safety Inspection Service), aprovou os produtos OSCAR MAYER, fazendo com que a marca ganhasse ainda mais credibilidade perante seus consumidores. Em 1919, a empresa passou a se chamar oficialmente Oscar Mayer & Co. Foi nesta época que a empresa experimentou uma expansão significativa quando adquiriu uma planta de processamento, em Madison, estado de Wisconsin. Na década de 1920, a marca apresentou muitas novidades que mudariam os hábitos de consumo alimentício do consumidor americano: introduziu, em 1924, o bacon em pedaços (fatias), que passou a ser vendido, envolto em papel celofane; para distinguir suas salsichas das marcas concorrentes, em 1929, começou a embalá-las em papel com uma fita amarela e o nome OSCAR MAYER (utilizado oficialmente pela primeira vez) e o selo de aprovação do serviço de inspeção alimentício; além do revolucionário método de empacotamento de produtos em pedaços a vácuo, que seria criado trinta anos mais tarde.


Outra grande novidade foi a inauguração, em 1941, na cidade de Madison do centro de pesquisa, que tinha como objetivo o desenvolvimento de novas embalagens e métodos de empacotamento. A higiene e conservação dos alimentos nas embalagens parecia ser uma obsessão para a empresa, tanto é que, em 1944, os produtos passaram a ser embrulhados com o papel amarelo mecanicamente, ou seja, sem nenhum contato humano. Nos anos seguintes seus produtos conquistaram ainda mais credibilidade no mercado em virtude da introdução de algumas medidas importantes: as linguiças passaram a serem empacotadas a vácuo (1950) e o pioneirismo em colocar data de validade nas embalagens dos produtos feitos a base de carne (1971). Além disso, Oscar, que ficou conhecido como “O Rei da Salsicha”, foi pioneiro na arte de prolongar a vida útil da carne industrializada. Fato que abriu o mercado externo para os produtos da empresa.


Sua internacionalização teve início em 1972, quando a empresa adquiriu a Prima Meat Packers de Tóquio, com a finalidade de introduzir seus produtos no Japão. Era o começo de uma grande escalada internacional. Por quase um século a OSCAR MAYER permaneceu como uma empresa independente controlada pelos descendentes dos irmãos Mayer. Somente em 1981 os acionistas da empresa resolveram vender a OSCAR MAYER para a General Foods Corporation, que tinha condições ainda mais de expandir a fábrica, estimular as vendas e o negócio em geral. Esta década foi marcada por inúmeros lançamentos, como por exemplo, em 1998 com o LUNCHABLES, uma conveniente linha de refeições prontas para consumo, voltada para o público infantil, que incluía oito diferentes combinações entre carne, queijo, pizzas, nachos, tacos e bolachas. No ano seguinte a empresa foi adquirida pela gigante Kraft Foods.


Utilizando-se da enorme infraestrutura, e principalmente do poderio financeiro de sua nova proprietária, a OSCAR MAYER, ampliou rapidamente sua linha de produtos, iniciando em 1990 com o lançamento da salsicha com menos gordura; e em 2003 com a introdução da linha OSCAR MAYER DELI FRESH MEATS, composta por frios, como peito de peru, presunto, salame e rosbife, embalados com três opções de corte (fatias grossa, finas e muito finas). Em 2012, ocorreu o lançamento da OSCAR MAYER SELECTS, uma linha de frios e salsichas sem nenhum conservante artificial e ingredientes mais puros. Além disso, a marca lançou no mercado uma deliciosa linha de sanduíches prontos, disponível em várias combinações de recheio. Em 2015, com a fusão da Kraft Foods com a H.J. Heinz, a marca passou a fazer parte do portfólio da The Kraft Heinz Company.


O ícone 
Em 1936, com o objetivo de divulgar a marca OSCAR MAYER pelos Estados Unidos, foi lançado o OSCAR MAYER WIENERMOBILE (algo como “Carro-Salsicha”), um automóvel contendo a carroceria em forma de cachorro-quente, cuja base representa um pão e a parte superior uma enorme salsicha, e pintado nas tradicionais cores da OSCAR MAYER. A ideia de sua concepção foi de Karl G. Mayer, sobrinho do fundador da empresa. O automóvel custou US$ 5 mil e logo era visto rodando pelas ruas da cidade de Chicago divulgando as salsichas alemãs vendidas pela OSCAR MAYER. Entre 1950 e 1954 mais cinco novos veículos foram construídos sob chassis Dodge e Willys. O automóvel se tornou um ícone da marca, aparecendo inclusive em filmes de cinemas, ganhou réplicas em miniaturas (conhecidas como Wienerwhistles), dadas como brindes ou vendidas ao público, e passou a ser reconhecido em todo país, participando de eventos promocionais, feiras, atividades escolares e datas comemorativas importantes. Em 2004 a marca realizou um concurso em que os clientes podiam ganhar o direito de usar o Wienermobile por um dia. Este ícone sob rodas também faz parte da cultura pop americana, aparecendo como destaque em um episódio de Os Simpsons. Atualmente, com uma frota composta por seis automóveis, cada Wienermobile roda aproximadamente mil milhas por semana, ou 50.000 milhas por ano. Os motoristas destes veículos são carinhosamente chamados de Hotdoggers.


A imagem abaixo mostra a evolução de design do icônico veículo promocional ao longo dos anos.


A comunicação 
A marca OSCAR MAYER investiu desde cedo na comunicação: em 1917 já veiculava seu primeiro anúncio impresso. Anos depois, em 1950, patrocinou seu primeiro show televisivo. Mas foi em 1963 que a OSCAR MAYER se tornou extremamente popular com o lançamento do jingle “The Oscar Mayer Wiener Jingle”, escrito por Richard Trantlage e cantado por Philip Bova, exaustivamente veiculado nas rádios e televisões americanas. Rapidamente o jingle se transformou em um dos maiores sucessos na história da publicidade americana. 

Oh, I wish I were an Oscar Mayer wiener 
That is what I truly want to be 
‘Cause if I were an Oscar Mayer wiener 
Everyone would be in love with me. 

Devido ao enorme sucesso da primeira versão, uma segunda, mais completa, foi lançada pouco depois, em 1965. 

Oh, I’d love to be an Oscar Mayer wiener. 
That is what I'd truly like to be. 
‘Cause if I were an Oscar Mayer wiener, 
Everyone would be in love with me. 
Oh, I’m glad I’m not an Oscar Mayer wiener. 
That is what I’d never want to be. 
Cause if I were an Oscar Mayer wiener. 
There would soon be nothing left of me!


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 1961 foi apresentado um novo logotipo nas cores amarela e vermelha e uma nova tipografia de letra. O tradicional logotipo da marca passou por uma pequena alteração em 2010, quando foi levemente afinado e adotou uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
A Better Way Since ’83. 
It’s unanimous food. It’s Oscar Mayer. (2014) 
It doesn’t get better than this. (2010) 
For the love of lunch. (2008) 
You can count on Oscar. (2006) 
Nutrition disguised as fun. (2004) 
You’re in control. (2004, Oscar Mayer Lunchables)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1883 
● Fundador: Oscar F. Mayer 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Oscar Mayer Company 
● Capital aberto: Não (subsidiária da The Kraft Heinz Company) 
● Presidente: Mark Magnesen 
● Faturamento: US$ 3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 15 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 4.000 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Salsichas, linguiças, bacons e frios 
● Concorrentes diretos: Jennie O, Butterball, Ball Park, Hebrew National, SmithField, Nathan’s Famous, Hormel Foods e Hillshire Farm 
● Ícones: O veículo Wienermobile 
● Slogan: It’s unanimous food. It’s Oscar Mayer. 
● Website: www.oscarmayer.com 

A marca no mundo 
A marca OSCAR MAYER, que pertence atualmente à empresa The Kraft Heinz Company, produz uma completa linha de alimentos, incluindo salsichas, linguiças, produtos fatiados para lanches como presuntos, bacons, salames, mortadelas e peito de peru, além de lanches prontos e carnes industrializadas, que são vendidos em mais de 15 países ao redor do mundo, tendo a América do Norte como seu maior mercado. A marca OSCAR MAYER domina o segmento de frios nos Estados Unidos, com 38% das vendas no varejo, e é a segunda maior em vendas de bacon e salsichas. O faturamento anual da marca é estimado em US$ 3 bilhões. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 24/11/2016

2 comentários:

Unknown disse...

gostaria de saber onde comprar as salsichas da Oscar Mayer, aqui no estado de São Paulo.

Anônimo disse...

Gostaria tbm de saber onde comprar aqui em sao paulo essa salsicha americana?