27.8.06

METLIFE


A MetLife é uma marca de confiança há mais de 140 anos para milhões de clientes ao redor do mundo, onde através de produtos inovadores se tornou referência quando o assunto é seguros, planos de aposentadoria e soluções de poupança. Com a MetLife, famílias, corporações e governos têm a disposição soluções que oferecem garantias financeiras em suas vidas e proteção a potenciais riscos. A missão é simples, transformar-se em sinônimo de proteção financeira para toda a família, tornando-se referência em seguros e previdência complementar. 

A história 
A história começou no ano de 1863 quando um grupo de homens de negócios da cidade de Nova York, liderado por William P. Stewart, após levantar US$ 100 mil, fundou a National Life and Limb Insurance Company. A nova empresa segurava marinheiros e soldados contra acidentes e doenças durante o período da Guerra Civil Americana. Em 1868, após várias reorganizações e cinco difíceis anos, a empresa resolveu se focar na venda de seguros de vida para a classe média americana. Os proprietários resolveram, no dia 24 de março, mudar o nome da empresa, para Metropolitan Life Insurance Company (que viria a ficar conhecida pela abreviatura MetLife), em virtude da popularidade que tiveram como homens de sucesso no chamado “Metropolitan District”. Ao final de seu primeiro ano de operação a empresa havia comercializado 1.477 apólices de seguro. Porém os tempos difíceis não terminaram e, em 1879, a empresa resolveu copiar o mercado inglês importando agentes de seguradoras para oferecer treinamento para seus funcionários, rapidamente absorvendo os métodos ingleses de sucesso nessa área. Como resultado disso, no ano seguinte a empresa já estava vendendo aproximadamente 700 apólices industriais por dia. O sucesso foi tão grande nos anos seguintes que em 1909 a empresa já era a maior seguradora de vidas do mercado americano.


Apesar das enormes dificuldades vividas a partir da década de 1920, a MetLife suportou muito bem o período da chamada Grande Depressão Americana, tanto que em 1930 segurava quase metade dos homens, mulheres e crianças que viviam nos Estados Unidos e Canadá. Neste período a empresa ajudou a milhares de agricultores a recomprarem suas fazendas e restaurar assim a produtividade. Além disso, em uma atitude que demonstrava toda a confiança no país durante este difícil período, a MetLife financiou a construção de dois grandes símbolos da cidade de Nova York: os edifícios Empire State Building e Rockefeller Center. Depois da Segunda Guerra Mundial, com uma posição firme e sólida a MetLife ingressou em um período de crescimento. Em 1950 a empresa passou a assegurar a vida dos funcionários do governo americano. A partir dos anos de 1970, a empresa iniciou a diversificar sua linha de produtos com o lançamento dos seguros para automóveis e casa, que foram adicionados ao seu portfólio em 1974 e, em 1979, a MetLife oferecia além dos seguros individuais e de grupos, pensões e investimentos. As primeiras operações fora da América do Norte foram estabelecidas na Coréia do Sul e Taiwan em 1989.


Pouco depois, em 1991, a MetLife passou a ser a primeira seguradora na América do Norte a ultrapassar o valor de US$ 1 trilhão de seguros de vida em vigor. No ano seguinte a expansão internacional tem continuidade com operações na América Latina. No início do novo milênio, em 2001, a empresa ingressou no setor bancário com a criação do MetLife Bank, que foi vendido recentemente para o JP Morgan Chase. Ainda neste ano, respondeu aos atentados terroristas de 11 de setembro com medidas enérgicas como o pagamento de créditos de imediato, a concessão de bolsas e investindo mais de US$ 1 bilhão em ações negociadas na Bolsa de Valores.


Os anos seguintes foram marcados pelo crescimento da empresa através de aquisições, como em 2002 quando comprou a Hidalgo S.A., tornando-se a maior seguradora de vida no México; em 2005, quando adquiriu a Traveler’s Life & Annuity e praticamente todos os seguros internacionais do Citigroup, reforçando ainda mais sua liderança nos Estados Unidos e expandindo suas capacidades de distribuição mundial; e recentemente, em novembro de 2010, quando pagou US$ 15.5 bilhões pela compra da American Life Insurance (Alico), divisão internacional de seguros de vida pertencente a AIG, reforçando ainda mais sua presença no Japão e na Europa.


A ligação com o Snoopy 
A MetLife se tornou ainda mais conhecida e popular quando passou a utilizar o carismático personagem Snoopy e sua turma como garotos propaganda da marca. Essa parceria entre Charles M. Schulz (criador dessa divertida turma) e a MetLife começou na década de 1980 quando a seguradora e sua então agência de propaganda, a Young & Rubicam (Y&R), buscavam uma campanha publicitária inovadora. O principal objetivo era criar uma comunicação publicitária memorável que a diferenciasse de seus concorrentes e reforçasse os valores da marca como confiabilidade, solidez financeira, flexibilidade e longevidade. Além disso, a marca buscava mudar sua imagem um tanto aristocrática. Inspirada na figura de Linus, um personagem que transmite confiança e proteção com seu inseparável cobertor azul, a MetLife procurou Schulz, que era segurado da empresa há mais de 30 anos. Ele gostou tanto da ideia e, em 1985, a Turma do Snoopy fez sua estreia publicitária nas campanhas da marca.


Desde então, foram feitos mais de 70 comerciais para televisão, inúmeros anúncios e folhetos, todos utilizando os personagens da turma do Snoopy para transmitir mensagens sobre a força financeira da empresa, a prontidão no pagamento das indenizações, a ótima reputação e outras características da MetLife. Com isso o despretensioso beagle preto e branco apareceu em todos os materiais de comunicação da MetLife, se tornando uma poderosa mascote para a empresa arregimentar milhões de clientes. Snoopy chegou até a fazer parte do logotipo da marca. A MetLife tem garantida a utilização dos direitos de imagem do personagem Snoopy e sua turma até 2015. O resultado dessa parceria, que já dura três décadas, é perceptível até os dias de hoje, já que nos Estados Unidos, mais pessoas lembram-se das propagandas da MetLife do que de qualquer outra do segmento de serviços financeiros. As propagandas da Turma do Snoopy fortaleceram a reputação de solidez financeira e características como confiabilidade, conhecimento e produtos “amigáveis”, o que colaborou com o aumento de interesse na compra dos produtos da seguradora, principalmente entre as pessoas com menos de 50 anos.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por algumas alterações ao longo de sua história. A primeira grande alteração ocorreu em 1998 quando a empresa adotou o nome MetLife e a cor azul em tonalidade mais clara. Nos anos seguintes a identidade visual passou por pequenas modificações como a utilização do personagem Snoopy como símbolo.


Os slogans 
Guarantees for the if in life. (2011) 
Peace of mind. Guaranteed. (2008) 
Have you Met Life today? (2001) 
Get Met. It Pays. (1985) 
Come to Metropolitan. Simplify your life. (1979) 
Metropolitan Life – where the future is now. (1973) 
We sell life insurance. But our business is life. (1970) 
The Light That Never Fails. (1909)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 24 de março de 1868 
● Fundador: William P. Stewart 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: MetLife Inc. 
● Capital aberto: Sim (2000) 
● Chairman & CEO: Steven Kandarian 
● Faturamento: US$ 73.29 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 6.19 bilhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 56.4 bilhões (abril/2015) 
● Segurados: 100 milhões 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 68.000 
● Segmento: Serviços financeiros 
● Principais produtos: Seguros pessoais, de vida e automóvel, previdência e capitalização 
● Concorrentes diretos: Allianz, Mapfre, Zurich, Geico, State Farm, AXA, Nationwide, Progressive, Aflac e Allstate 
● Ícones: O personagem Snoopy 
● Slogan: Guarantees for the if in life. 
● Website: www.metlife.com.br 

A marca no Brasil 
A MetLife chegou oficialmente ao país no ano de 1999 quando firmou parcerias com a Libra Clube e o Novo Clube, oferecendo uma vasta experiência em planos privados de proteção e uma posição já consolidada internacionalmente. Pouco depois, em 2002, adquiriu a Seguradora América do Sul (Seasul), com forte atuação na comunidade nipo-brasileira. Nos anos seguintes a MetLife cresceu no mercado brasileiro através de novas aquisições como a compra da carteira corporativa da Seguradora Zurich, em 2003; da Soma Seguradora, primeira especialista em seguro de vida no Brasil, e da carteira corporativa da Combined Seguros, ambas em 2004; e da Odonto A em 2005, ingressando assim no segmento de seguros odontológicos. Atualmente a MetLife é a 2ª maior seguradora independente em seguros de vida do país, oferecendo planos odontológicos, seguros de vida individual e em grupo e planos de aposentadoria. A empresa está presente em mais de 27 localidades, possui 12.000 corretores registrados e 6.000 ativos, 15.500 clientes corporativos e mais de 5 milhões de segurados.


A marca no mundo 
Além dos Estados Unidos, onde é líder de mercado em seguros de vida individual e de grupos, a MetLife está presente em mais de 60 países (incluindo Brasil, México, Reino Unido, Japão, Canadá, Coréia do Sul, Chile, Austrália, entre outros) sendo responsável pelo seguro de 18 milhões de famílias americanas e 37 milhões de funcionários das empresas seguradas. A empresa, por meio de suas subsidiárias, atende mais de 100 milhões de clientes nas Américas, Ásia, Oceania, Europa e Oriente Médio. A MetLife oferece um amplo portfólio de produtos que incluem seguros de vida, acidente pessoais, seguros saúde, seguros para casa e automóvel, previdência, capitalização, produtos de poupança e de resseguro por meio de agentes, distribuidores terceirizados, como os bancos e corretores, e canais de venda direta. 

Você sabia? 
Em 1912, a empresa, em parceria com a Cruz Vermelha Americana, transformou sua sede em um centro de apoio aos sobreviventes do Titanic e suas famílias. 
A MetLife garantiu desde 2011 o naming rights do moderníssimo estádio de futebol americano das equipes do New York Jets e do New York Giants. Batizado de MetLife Stadium, a empresa adquiriu os direitos de uso do nome do estádio por 25 anos, tornando-se assim a seguradora oficial da arena esportiva e das equipes. 
Em 2015, a MetLife conquistou o primeiro lugar entre as seguradoras de vida e saúde na lista da revista Fortune de “Empresas Mais Admiradas do Mundo”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 22/4/2015

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