25.8.06

McCAIN


Elas são crocantes, naturais, parecem estar sempre fresquinhas e são cortadas em vários formatos como palitos, smiles ou bolinhas. Com catchup, maionese ou mostarda, elas ficam ainda mais deliciosas. Se você já comeu batata frita alguma vez na vida, onde quer que seja, muito provavelmente já consumiu a marca McCain, líder mundial e especialista em batatas. 

A história 
A história começou no dia 24 de maio de 1956 na pequena cidade rural de Florenceville, em New Brunswick no Canadá, quando os irmãos McCain - Harrison e Wallace - cuja família era uma das mais respeitadas produtoras e distribuidoras de sementes de batata e batatas in natura desde 1909, fundaram a empresa McCain Foods Limited e inauguraram no ano seguinte uma fábrica para produzir batata pré-frita congelada, ingressando assim em um segmento relativamente novo para a época. Os irmãos descobriram a fórmula da batata pré-frita perfeita: crocante por fora, macia por dentro e capaz de permanecer sequinha depois que sai do fogo. Inicialmente a nova empresa empregava apenas 30 funcionários que produziam, congelavam e distribuíam as batatas, resultando em vendas de pouco mais de US$ 150.000 no primeiro ano de funcionamento. Depois de se firmar no mercado canadense, muito em virtude da praticidade de seus produtos, afinal as batatas já vinham descascadas e cortadas, a McCain resolveu partir para um desafio maior. A conquista do mercado europeu começou em 1965, quando os produtos da marca foram introduzidos no continente, começando pelo mercado inglês, e ganhando ainda mais destaque quatro anos depois, com a inauguração de sua primeira fábrica na própria Inglaterra.


A expansão internacional continuou em 1968 com o ingresso na Austrália, e no ano seguinte com a introdução de seus produtos no gigante mercado norte-americano, que viria a se tornar o mais importante para a empresa no mundo. Em 1976 a marca começou uma diversificação em sua linha de produtos com o início da fabricação de pizzas semi-prontas e congeladas, além das batatas congeladas para microondas. Nesta década a empresa inaugurou inúmeras fábricas em países como Austrália, Alemanha, Canadá, Holanda e Estados Unidos, crescendo em um ritmo alucinante em importantes mercados mundiais. E este crescimento, resultou na década de 1980, no ingresso da McCain em outros segmentos de mercados, com o início da industrialização de vegetais (brócolis, ervilha e milho), peixes e comidas prontas congeladas. Na década seguinte expandiu-se internacionalmente através de aquisições de outras empresas e construções de novas fábricas em mercados estratégicos. A marca desembarcou no Brasil em 1992, inicialmente com os produtos importados das fábricas do Canadá e da Europa. Mas o sucesso foi tamanho, que pouco depois, em 1996, para atender à crescente demanda no Brasil e outros países da América do Sul, a empresa inaugurou uma moderníssima fábrica na Argentina, localizada em Balcarce.


No ano seguinte adquiriu a divisão food service de uma das mais tradicionais marcas de comidas congeladas do mercado americano: a Ore-Ida. Não demorou muito para surgirem outros cortes de batatas como a Smiles (a tradicional carinha sorrindo), a Noisettes (bolinhas) e a Rondelles (batatas cortadas em rodelas finas, de aspecto requintado e original, pré-fritas e super congeladas), além de novos produtos como a batata doce, com corte diferenciado (como espiral), no estilo artesanal, e novos sabores como o clássico sabor do presunto ressaltado pelo cremoso purê de batata; parmesão, crocante por fora e dourada por dentro; e provençal, preparado com a medida exata de batata, alho e salsinha, resultando em um sabor intenso, único e particular. Outra novidade foi o lançamento da versão de sua famosa batata-frita para ser preparada no forno e da linha Jackets, batatas inglesas inteiras prontas para irem ao forno.


Em julho de 2007, a empresa adquiriu a IAASA - Indústrias Alimentícias Argentinas S.A, dona da marca de pizzas congeladas Sibarita. A aquisição fazia parte do plano estratégico da McCain, que ao completar 50 anos de operação no mundo, queria incrementar ainda mais seu portfólio de produtos com o intuito de conquistar a liderança no mercado latino americano de alimentos congelados. Em março de 2009 a empresa inaugurou no Chile uma nova fábrica de produção de purê de batata desidratada, aumentando ainda mais sua expansão no continente. Em 2012, comprou a divisão de batatas da empresa Belga PinguinLutosa pelo valor de US$ 290 milhões. A aquisição foi extremamente importante para os planos de expansão internacional da McCain. Nos últimos anos a marca continuou seu processo de inovação oferecendo produtos que atendam aos desejos dos consumidores, como por exemplo, a batata Frisé, que além de ser macia por dentro e muito crocante por fora, chama a atenção pelo seu formato diferente e divertido; e a Maxi Chips, uma exclusividade da marca, que como o nome já diz, são batatas cortadas em formato chips, ou seja, corte fino em grandes rodelas, que fritas ficam extremamente crocantes e saborosas.


Já no mercado brasileiro, em 2013, a marca lançou o Happy Hour McCain, uma ação com 23 de bares de São Paulo para levar aos consumidores novas opções de porções para os momentos de confraternização de final de ano. Nesta ação foram apresentados os lançamentos da marca: Palito de Mussarela e Batata Rústica. No segundo semestre de 2014, foi desenvolvida a campanha “McCain Naturalmente Gostosa”, que teve como principais ações a mudança do logotipo, renovação das embalagens, ampliação da visibilidade da marca e lançamento de produtos, seguindo um alinhamento global.


A especialista em batatas 
Rica em carboidratos e vitamina C, a batata contém o maior número de proteínas dentre todas as outras espécies de raízes e tubérculos. Além disso, se adapta aos mais diversos climas e seu plantio não requer muita quantidade de terra. E quando você vê as batatas McCain apetitosas e douradas, não imagina o caminho que elas fizeram para chegar até seu prato. Por isso a McCain não somente é líder na produção de batatas fritas congeladas, como também é a maior especialista do assunto, mantendo uma equipe com mais de 150 profissionais de agricultura nos seis continentes, que compartilham experiências e conhecimentos em práticas agrícolas sustentáveis e de alto rendimento com agricultores de todo o mundo.


Toda esta preocupação tem como objetivo principal obter variedades mais produtivas, com melhor desempenho agroindustrial e que gerem baixo impacto ambiental, uma vez que, as variedades de batata desenvolvidas são mais eficientes na utilização dos recursos como a água e nutrientes e são mais resistentes a pragas. Contando com a matéria-prima da mais elevada qualidade e com a mais moderna tecnologia disponível, as batatas são processadas obtendo assim diversos cortes de produto. As batatas McCain não são deliciosas por acaso. Existem 3.200 produtores trabalhando para desenvolver as melhores batatas do mundo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma grande remodelação ao longo de sua história. Isto aconteceu em 2013, inicialmente nos mercados canadense e britânico, com a apresentação de um novo logotipo. A mudança foi radical: uma paisagem composta por um sol nascendo e uma ave voando (nas embalagens o logotipo se torna mais complexo, com mais aves e árvores vermelhas). O novo logotipo remete a natureza e ao campo, passando a imagem de produtos naturais. Isto para acabar com qualquer dúvida que paira na cabeça dos consumidores de que pode haver algo a mais dentro de cada embalagem. É só a batata que é colhida, descascada, palitada, pré-frita e congelada.


Os slogans 
Share something good. (2014)
It’s all good. (2010) 
Good food. Better Life. (2009) 
Great Food, Good Sense. (2007) 
Think Again. Think Mcain. (2006) 
It’s all good to taste. (2006) 
Think McCain and Smile (2004) 
The potato experts. (2005) 
They go with anything. (2002) 
Good honest food. (2001) 
The chip lover’s chip. (2001) 
The first name in French Fries. (1997) 
McCain, Naturalmente Gostosa. (Brasil, 2014) 
Muito mais que batata. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Canadá 
● Fundação: 1957 
● Fundador: Harrison e Wallace McCain 
● Sede mundial: Toronto, Canadá 
● Proprietário da marca: McCain Foods Limited Company 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Allison McCain 
● CEO & Presidente: Dirk van de Put 
● Faturamento: US$ 7 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas: 41 
● Presença global: 160 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 18.000 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Batatas e produtos congelados 
● Concorrentes diretos: Conagra Foods, Ore-Ida, Bonduelle, Sadia e Bem Brasil 
● Ícones: As batatas smiles 
● Slogan: Share something good. 
● Website: www.mccain.com.br 

A marca no mundo 
A McCain Foods, líder mundial em batatas pré-fritas congeladas, emprega mais de 18 mil pessoas em 41 fábricas espalhadas por mais de uma dezena de países em todos os continentes, alcançando faturamento de US$ 7 bilhões anualmente. É responsável pela venda de 1/3 das batatas palito do mundo, tendo seus produtos comercializados em mais de 160 países. Suas fábricas produzem mais de 650 mil toneladas de batatas por hora. A empresa tem ainda a divisão Food Service, que produz batatas pré-fritas congeladas para supermercados, hotéis, bares, padarias e redes de restaurantes como McDonald’s, Pizza Hut e Outback. 

Você sabia? 
Na América Latina possui 2.800 clientes, como restaurantes, lanchonetes, cozinhas industriais, entre outros, sendo 60% deles no Brasil. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro, EmabalgemMarca e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 14/10/2015

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber o que eu preciso fazer para trocar um pacote de batatas que quando as frito ficam enxarcadas? Obrigada

matheus disse...

gostaria de ter um telefone de um representante de batatas,pois possuo um comercio e gostaria de comprar em grande quantidade,moro em são paulo,e aguardo um retorno poe email o meu nome é giovana e o meu email é sgiovana2007@ig.com.br

Anônimo disse...

GOSTARIA DO TELEFONE DAFABRICA, TENHO UMA EMPRESA QUE REPRESENTAALGUMAS MARCAS M UBERLANDIA, E GOSTARIA DE NEGOCIAR PARA REPRESENTAR SUA MARCA DE BATATA PALITO PRE´FRITA. MEU E-MAIL É brasilcongelados@yahoo.com.br

Anônimo disse...

sou de curitiba gostaria que entrase em contato para me passar preço de batata por atacado
fone 41 3225-57-17
falar com natal
após as 14:00 horas

GLEDISON disse...

sou da baixada santista gostaria de saber os preços do pacote de 2,5 kl para revender e se tiver outros produtos interessantes e puder me passar , muito obrigado .
email nathannico@hotmail.com