15.8.06

MAGUARY


Quando se fala em sucos de frutas concentrados no Brasil, a primeira lembrança na cabeça dos consumidores é a marca MAGUARY, que durante anos e anos se tornou presença constante nas refeições e lanches de milhões de pessoas que exigiam sucos naturais de alta qualidade. Quer seja abacaxi, uva ou caju, a MAGUARY sempre tem um sabor para agradar a todos os paladares de forma saudável, levando o gosto natural da fruta e muito mais praticidade para a mesa do consumidor.

A história
A empresa foi fundada no município de Pedras de Fogo, no estado da Paraíba, no ano de 1953, pela família Tavares de Melo, entre eles Silvio, Romildo, Terezinha e Virgílio, e pelo empresário Clóvis Nóbrega Lima, com o principal objetivo de industrializar as frutas típicas da região, que inicialmente limitava-se a produtos derivados do abacaxi. Pouco depois, ainda nesse mesmo ano, a empresa introduziu no mercado a marca MAGUARY, um suco concentrado originalmente no sabor abacaxi, que não demorou muito para conquistar a mesa do consumidor brasileiro, tornando-se referência indiscutível de sucos de frutas no Brasil, sinônimo de naturalidade e qualidade. O nome “Maguary” é originário de um pássaro da região nordeste.


No início dos anos 70 a MAGUARY ingressou temporariamente no segmento de sorvetes. Em 1974, a empresa instalou uma fábrica em Bonito (PE) e outra em Araguari (MG), permitindo assim a diversificação de sua linha de produtos, tanto com a introdução de outros sabores de sucos de frutas, especialmente caju e maracujá, quanto com produtos derivados de coco e castanha de caju. Nos anos seguintes a marca sempre liderou as inovações no segmento de sucos concentrados, trazendo novidades como a tampa de rosca, a garrafa PET e novos sabores, se tornando referência em qualidade e assumindo a liderança do mercado de sucos concentrados de frutas no país.


Na década de 80 a marca se tornou popular e conhecida através do slogan “Maguary é o suco”. Desde 1984 a marca passou por diversas administrações, até ser adquirida, em 1992, juntamente com suas três fábricas de sucos concentrados pela americana Nabisco, até então mais conhecida pelos seus biscoitos. No ano de 2000 com a compra da Nabisco pela Kraft Foods, a MAGUARY passou a integrar o portfólio de produtos da empresa americana. Sob o comando da nova proprietária, a marca deu início ao lançamento de novos produtos, como por exemplo, em 2003 quando foi introduzido o MAGUARY VIT, um mix de frutas (mamão, maçã e banana) para o preparo de vitaminas.


Além disso, ingressou no mercado de bebidas prontas para beber com o lançamento da linha MAGUARY NÉCTAR, nos sabores maracujá, manga, pêssego, uva e laranja. Outras novidades apresentadas neste ano foram o MAGUARY VITA KIDS, um suco pronto para beber que trazia personagens infantis e jogos nas embalagens, e os sabores caju, nas versões light e regular (inéditas no segmento), e Goiaba, na versão light. Em 2009, a Kraft Foods Brasil vendeu a marca MAGUARY para a Companhia Brasileira de Bebidas (que recentemente mudou seu nome para Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos), representada pelos empresários Romildo, Terezinha e Virgílio Tavares de Melo, da mesma família que havia fundado a MAGUARY no início da década de 1950. Além da linha de bebidas concentradas prontas para beber, a CBB adquiriu as fábricas da Kraft localizadas em Araguari (MG) e Aracati (CE). A direção da nova empresa direcionou o foco da marca MAGUARY para um nicho de mercado com poder aquisitivo maior.


Em 2011 a marca ingressou em novo segmento de mercado ao lançar a MAGUARY PuroCoco (água de coco pronta para beber). No ano seguinte a linha Néctar ganhou dois novos sabores: maçã e tangerina. Recentemente, em 2013, a marca lançou no mercado a linha MAGUARY SuperFrutas, um novo conceito de sucos funcionais (com frutas conhecidas por serem altamente benéficas a saúde), que visa atender aqueles que procuram alimentos diferenciados e mais nutritivos. A nova linha oferece os sabores Cranberry, Framboesa, Tomate e Açaí, em caixinha de 1 litro e versão lata, própria para o consumo individual. Outra novidade foi o lançamento da limonada tradicional pronta para beber (sem conservantes e com frutos selecionados). Hoje em dia a marca oferece frutas selecionadas na forma de sucos concentrados, prontos para beber e uma linha completa de produtos que deixam seu dia a dia muito mais saudável.


A evolução visual
No ano de 2008, com a linha de sucos MAGUARY comemorando 55 anos de mercado, a empresa apresentou uma nova comunicação visual composta por um logotipo mais moderno (em formato de folha), além de novas embalagens. Em 2012 ocorreu uma nova mudança com a adoção de um logotipo mais sofisticado e simples.


As embalagens também passaram por uma grande remodelação, tornando-se mais chamativas nas gôndolas dos supermercados.


Os slogans
Natural na sua casa e na sua vida!
Maguary é o suco. (1980)


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1953
● Fundador: Silvio, Romildo, Terezinha e Virgílio Tavares de Melo e Clóvis Nóbrega Lima
● Sede mundial: Recife, Pernambuco
● Proprietário da marca: Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos S.A. (Ebba)
● Capital aberto: Não
● Presidente: Romildo Tavares de Melo
● Faturamento: R$ 400 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 4
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 600
● Segmento: Bebidas não alcoólicas
● Principais produtos: Sucos de frutas naturais e água de coco
● Concorrentes diretos: Sufresh, Del Valle, Fruthos e Jandaia
● Slogan: Natural na sua casa e na sua vida!
● Website: www.maguary.com.br

A marca no Brasil
A MAGUARY, além de ser a marca de bebidas com maior participação de mercado em seu segmento (sucos concentrados), tem também o importante papel de assegurar o domínio na gôndola de bebidas de frutas não carbonadas, oferecendo ao consumidor mais de 50 diferentes produtos. O resultado disso não poderia ser outro: a liderança absoluta do mercado, com 27% de participação de mercado em valor. Com suas unidades industriais – localizadas em Araguari, Minas Gerais, e em Aracati, no Ceará, têm capacidade de processamento de mais de 200 milhões de litros de sucos, com certificação de qualidade concedida por diversos organismos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 2/5/2013

54 comentários:

Anônimo disse...

Eu, ainda não conheci um outro suco que é tão maravilhoso,
como esse " MAGUARY "

Anônimo disse...

Ao contrario de anos atras, este "suco" esta horrivel parece urina, muito fraco, muito ruim, acho melhor trocar seus novos engenheiros de alimento e voltar como era antes.
Com o preço de meio litro (absurdo R$ 4,00)eu compra 4 garrafas de coca-cola.

Unknown disse...

bom gosto muito do suco Maguary,são uns dos melhores sucos concentrados do brasil porem tenho uma duvida:
COmo eh feita o Tratamento do ar poluido emitido pelas suas chamines e de despejo de efluentes da empresa?
Eu sou um estuadante de Quìmica e estaria grato por suas respostas no meu E-mail que è
Lp_tadashi @hotmail.com
Atenciosamente
Renato Tadashi

Anônimo disse...

Sou consumidora do suco maguary a muito tempo. Certo tempo para cá comecei a usar o suco pronto para beber, de sabor realmente a maguary ganha, porem a tampa é o maior problema, já é a terceira vez que ao abrir ela descola na minha mão, se a empresa não providenciar melhorar o lacre, com toda certeza eu deixarei de ser cliente da Maguary.

Anônimo disse...

Adoro o suco Maguary, mas está acontecendo um problema: A tampa da caixinha já na primeira abertura solta na mão. Sou grande consumidora, porém toda caixinha que abro ela descola a tampa porque?

Anônimo disse...

Gostaria de saber por que não encontro mais o doce de caju cristalizado da Maguary, eu adorava aquele docinho, e ele sumiu dos supermercados. Não fabricam mais? Gostaria de obter resposta: ialbaveloso@yahoo.com
Obrigada, Ialba

Anônimo disse...

gostaria de saber aonde encontro o suco concentrado de laranja, pois é o melhor p fazer bolo de laranja.
obrigada

Anônimo disse...

Precizo do n° da fabriiiicaaaa!!!!

teste disse...

Gostaria de saber onde encontro o doce de caju cristalizado da Maguary aqi no Rio de Janeiro. Sou consumidor de vários produtos MAguary, no entanto, ese doce sumiu das prateleiras. Poderia me ajudar respondendo no email: adrianamontes1@yahoo.com.br

Atenciosamente,
Adriana MOntes

Unknown disse...

Gostaria de saber se a Maguary se interessa por minha produção de maracujá, cerca de 01 ha, situada no município de Três Marias/MG, sendo que tenho como quintuplicar a área acima.
José das Graças G Silva
zecolor@hotmail.com

luiz Carlos lopes disse...

Porque não tem Maguary de GRAVIOLA?

Anônimo disse...

Gostaria de sugerir que a Maguary faça o suco de graviola. Poderiam me responder em meu e-mail?
luizcol@gmail.com
Obrigado.

Carla Gomes disse...

Oi, meu nome é Marinete e sou consumidora dos sucos maguary, mas tenho uma duvida. O suco concentrado de uva tem muita diferença do suco natural?
Gostaria muito de receber a resposta no meu e-mail o mais rapido possivel.
Meu e-mail é carlagomes123@gmail.com.br

Obrigada,

Anônimo disse...

PREZADOS SENHORES:

SOU CLIENTE HÁ MUITOS ANOS DE TODOS OS PRODUTOS FABRICADOS POR ESTA TÃO CONCEITUADA EMPRESA... AQUI EM CASA COMPRAMOS OS PRODUTOS DIVERSOS TODAS AS VEZES QUE FAZEMOS NOSSAS COMPRAS DOMÉSTICAS MENSAIS.

SOLICITO QUE ME ENVIEM UM LIVRO DE RECEITAS ATUALIZADO. E SE POSSÍVEL UM CALENDÁRIO 2008.

ENDEREÇO PRA CORRESPONDÊNCIA:

CAIXA POSTAL 01-0267 - CENTRO
CEP 29001-970 - VITÓRIA - ES

GRATO PELA ATENÇÃO E SEMPRE QUE SURGIR NOVIDADES, FINEZA ME ENVIAR.

ATENCIOSAMENTE,

DIMAS SIQUEIRA FERNANDES

Anônimo disse...

Gostaria de Saber se vocês fornecem Mudas de Maracujá sendo que minha area de plantio é de 3 hectares no Municipio de Varjão de Minas MG .

Por favor entrem em contato o mais rapido possivel .

email helio_abreu@ig.com.br

Anônimo disse...

Eu sempre fui fiel aos sucos maguary em minhas compras mensais, este mês como de costume comprei vários e um de caju que vencerá em 25/04/2008 veio com uma cor muito estranha, parece a cor do suco de maracujá. Não abri a garrafa, espero que me informem o que devo fazer. Gostaria de uma resposta urgente. meire.rosy@gmail.com

Anônimo disse...

Fiquei sabendo que a maguary incentiva pequenos produtores de maracujá comprando sua produção gostaria de saber mais informações, pois tenho minifundio de terra no municipio de Arcos e Formiga(MG).

Atenciosamente,

Gilma Gondin
Email: magiaarcos@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Boa noite, sou estudante e estou fazendo uma analise sobre a empresa maguary, gostaria se possivel de obter maiores informações, para que possa apresentar essa analise para o seminario. O mesmo vai se realizar no dia 26/03/2008. logo qualquer informação é bem vinda.email: phtz@ig.com.br , um abraço

Anônimo disse...

Gostaria de compar doce cajuzinho cristalizado da Maguary, onde encontro em Uberlândia, ou posso fazer o pedido on-line ?

Anônimo disse...

Onde encontro em Uberlandia, doce cajuzinho Maguary ?

Anônimo disse...

Meu pai sempre usou os sucos da MAGUARY,e eu consumo desde que nasci.Tenho o copo medidor com niveis para os diversos sabores. Achei uma otima ideia , os meus sucos ficaram ainda mais saborosos.Sugiro outra promocao com uma jarra de 1 e 2 litros,para consumidores que comprassem 5 unidades, e mais uma diferenca no preco.

Anônimo disse...

cadê o suco de Pitanga ? era ótimo, VOLTEEEEEEEEEEEEEM POIS NÃO ENCONTRO PITANGA EM LUGAR NENHUM DESSE BRASIL, UMA FRUTA TÃO REFRESCANTE E DELICIOSA MERECE IR PRA MESA MAIS FACILMENTE.

Anônimo disse...

Boa noite, somos de Goias entorno de 10 mini agricultores e queremos plantar uns 10 hectar de maracuja e gostariamos se vcs comprariam a nossa produção, entrem em contato por favor.
biacarvalho123@yahoo.com.br

Anônimo disse...

V cs podem colocar umas receitas de sobremesa na embalagem de maguary para varir as donas de ksa obrigado

Mario disse...

Cosumidor dos produtos Maguary há mais de 30 anos. Gostaria de saber se ainda existem aqueles maravilhosos cajuzinhos açucarados que vinham acondicionados em pequenas caixas? Ao reunir-me com minha família neste sábado, relembramos do passado e como a Maguary fez e faz parte das nossas vidas à lembrança foi inevitável. Parabéns pela qualidade dos produtos.

Anônimo disse...

Bom dia! Estou cursando o 7º período de fármacia na faculdade UNILESTE em MG Ipatinga. Estou elaborando um Plano APPCC SOBRE O SUCO MAGUARY e gostaria se possível obter algumas informações sobre a descrição do processo do suco de Maracujá.agradeço pela atenção e aguardo respostas. Consumidora Ana Cláudia Loureiro Figueiredo Claudinhafarmacia@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Sempre compro o suco de maracujá desta marca pois custumo fazer mousse de maracujá de sobremesa com frequência.
Hoje recebi algumas amigas para um encontro e fiz uma mousse. Quando acabei de bater no liquidificar e coloquei na travessa percebi que tinha um cheiro estranho. Fui experimentar e percebi que o suco não era de maracujá, creio que era de manga, ou então que estava estragado pois a cor era amarelo escura, bem estranha. Verifiquei se tinha comprado o sabor errado mais não era o caso, e também não estava vencido.

Enfim, perdi os ingredientes usados e ainda passei vergonha diante de minhas amigas.
Fiquei muito decepcionada.

Aguardo um retorno, slronchi@yahoo.com.br

Sabrina.

Anônimo disse...

Sou um consumidor dos produtos Maguary a muitos anos, e nesses últimos tempos, estou sentindo falta de um suco que vocês fabricavam, e não encontro mais; gostaria de saber o motivo pelo qual, pararam de fabricar o suco de TANGERINA, havia algum perigo à saúde pelos conservantes ou outro motivo ???? Agradeço a atenção desde já; muito obrigado !!!!!!

Anônimo disse...

Pretendo iniciar plantação de maracuja,na cidade de São Roque de Minas,algo em torno de 3 hac,a principio.Gostaria de saber se há interesse na compra da produção e se a maguary oferece apoio.Aguardo retorno no e-mail adricosta_ubatuba@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Vou iniciar uma plantação de 10ha de maracujá podendo chegar a 50ha, próximo a cidade de são joão d'aliança em Goiás e gostaria de saber se a empresa maguary se enteressa em comprar toda a produção, por favor me retornem no email ney_sfarias@hotmail.com, meu nome é Nei Roberto. Grato !

Anônimo disse...

Meu nome e Marcio e sou produtor de melancia e maracuja a empresa enteressa em comprar minha produçao.Estou situado na cidade de abaete mg,meu e-mail macfishi@hotmail.com
skype.macfishi
msn.macfishi@hotmail.com

Anônimo disse...

estou cursando técnico em alimentos, em novembro me formo, mas acontecer isso tenho que fazer o meu tcc, escolhi o suco maguary, sou consumidora ja faz tempo mas para o meu trabalho ser´bem apresentado preciso de mais algumas informações. se possivel aguardarei: divacristiane@yahoo.com.br
obrigada e parabéns pelo sucesso!!!!

Anônimo disse...

Adquiri uma caixa PAK de 1 litro do suco pronto Maguary sabor uva.

O sabor é agradável, parece mesmo uva, mas achei excessivamente adoçado, não sou diabético, mas pessoas diabéticas não podem consumir esse produto.

Daniel Henrique disse...

Se o dono da Maguary fosse esperto, ele não teria vendido a empresa para uma emprasa americana, mas continuo gostando de Maguary mesmo assim, sabendo que foi inventado no Brasil.

Anônimo disse...

A alguns anos, houve uma promoção da maguary, que quem comprasse qualquer suco, ganhava um copo medidor de suco. Eu comprei o suco e ganhei o copo,só que minha filha de 8 anos o quebrou e eu o adorava.Queria muito saber se é possível adquirir outro copo e como eu faço isso.Entrem em contato comigo.Meu email é:
betaniaabdalla@uti.psi.br.
Desde já agradeço a atenção e um forte abraço.
Betânia.

Anônimo disse...

MEU NOME É KÁTIA, TENHO UMA FAZENDINHA É GOSTARIA DE SER PARCEIRA DESTA MARCA. COMO POSSO PLANTAR OS PÉS DE MARACUJÁ E VENDER PARA VC, MORO AQUI PERTO DE ARAGUARI MG.RESPONDA POR FAVOR
KATIA@UAIGIGA.COM.BR

Anônimo disse...

Moro em Vitória - ES , estou precisando encontrar o suco Maguary de Tangerina para uma receita específica com ele e não estou conseguindo encontrar na minha cidade.
Pergunto se este suco saiu do mercado ou não.
Preciso de informações.
meu e-mail : tmbmenezes@uol.com.br

fico muito grato

Tadeu Menezes

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar em Belo Horizonte um lugar para compar o doce de cajú cristalizado da Maguary!
Obrigada!
email raissa_catoni@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Me deu uma nostalgia dos anos 80 e a Maguary me veio a cabeça com um célebre e belo comercial, após problemas no suco, com os seguintes dizeres: "É qualidade Maguary 100%, é 100, é 100% você. Só o melhor pode ser 100%, mas sabor mais vida, mais prazer. Tá tudo bem, tamos aí, tudo 100% maguary." Infelizmente não encontro esta propaganda em lugar nenhum, assim como não encontro a do refrigerante de limão TEEN que era da PEPSI e foi substituído pelo Seven Up. Abraço.
Eduardo - BH

Unknown disse...

moro em Salvador e aqui não estamos encontrando o sabor maracujá, gostaria de obter informações para a sua comprar

Angel disse...

Ola, adoro a maguary e seus produtos, e seria uma otima ideia se produzisem suco de graviola, amo esta fruta e com certeza compraria este suco toda semana....parabéns pelos produtos, são realmente maravilhosos, e gostaria também de receber correspondencia e receitas da maguary...angelroses_23@hotmail.com

Toques de Mulher disse...

Olá

Queremos Maguary em lata ou de caixinha!

Maguary é o scuco, yeah! rsrs

Anônimo disse...

amo suco de caju de garrafa!!!
mas tem um problema,essa tampa nova e horrível de abrir.

Anônimo disse...

eu também quero voltar a consumir o cajuzinho cristalizado da maguary, com a mesma embalagem, claro, aqui no Distrito Federal!

Carolgrosso disse...

Sempre gostei muito do suco maguary mas ultimamente estou preferindo comprar polpa do que a garrafa de suco. Não sei o que aconteceu mas para abrir a tampa da garrafa é preciso usar uma FACA!! Isso é um horror!! O homem é tão inteligente para algumas coisas e para outras... As embalagens foram feitas para facilitar e não complicar!!

Anônimo disse...

Olá...moro em SP capital e faz mais de 5 anos que não encontro o doce de caju da Maguary, se alguém tiver uma dica onde achar para comprar me passem: logisticaamaro@yahoo.com.br

Abs

Lenice disse...

Adoro este suco e também morro de saudades do suco de pitanga.
Há anos atrás era o suco predileto meu e do meu marido.
Por que não fabricam mais?

Anônimo disse...

Nós, em casa tambem sentimos falta, John Sousa

Unknown disse...

Gistaria que voltassem a produzir novamente o doce de caju cristalizado. Ouvi dizer que uma empresa alimentícia de Goiânia irá fabricar.

Unknown disse...

Bom dia gostaria de saber em Portugal o nome de dois ou três importadores de maguary pois tenho uma loja e trabalho com produtos brasileiros mas tenho muita dificuldade em obter o suco
Obrigado

Unknown disse...

Olá, bom dia, porque a maguary não volta a fabricar àqueles doces de caju que vinha na caixa de madeira?
Era uma delícia, que tal essa dica?

Almir disse...

Cadê o doce de caju cristalizado da Maguary ?

Unknown disse...

Onde encontrar cajuzinhos cristalizados aqui em São Paulo.
São simplesmente maravilhosos.

kenia disse...

Esse doce é sabor de infância...