24.8.06

JONTEX


Seu nome é preservativo. Popularmente é conhecido como camisinha. Mas no Brasil muitos o chamam de JONTEX. A linha de produtos JONTEX foi desenvolvida especialmente para atender às necessidades dos consumidores que querem praticar sexo com responsabilidade e segurança, sem abrir mão do prazer e do conforto. Foi estimulando o prazer com segurança que a marca se tornou popular e líder no mercado brasileiro. Por isso, sinta o prazer da intimidade com JONTEX. 

A história 
A marca de preservativos JONTEX foi introduzida no mercado brasileiro no longínquo ano de 1936 pela empresa americana Johnson & Johnson (conheça essa outra história aqui), em uma época que falar sobre sexo ainda era imenso tabu. O nome da marca é a junção das iniciais sem a letra H da palavra JOhNson e das três últimas letras da palavra láTEX, principal matéria-prima do produto. No logotipo a letra “O” era representada pelo símbolo utilizado para designar o sexo masculino. Pelo grande tabu que envolvia o assunto, a marca fez sua primeira campanha publicitária somente em 1973. Nesta época, sua comunicação tinha vocação totalmente educativa. A campanha tinha como título “Tudo o que você queria saber sobre doenças venéreas e tinha medo de perguntar”. Quase no final desta década, em 1978, a JONTEX introduziu no mercado o que viria a ser tornar um campeão de vendas: o preservativo lubrificado, que oferecia maior conforto em todos os sentidos, desde sua colocação até a penetração.
  

Para agradar cada vez mais seus consumidores, a JONTEX começou literalmente a inventar moda, com a introdução, em 1980, da versão colorida de seus preservativos. Três anos depois, surgia a JONTEX COMFORT PLUS, versão anatômica com formato especial e com mais lubrificante, o que proporcionava melhor ajuste e muito mais conforto. Nesta década, com o crescimento da Aids, o uso de preservativos aumentou, levando a marca a intensificar sua propaganda. No começo dos anos de 1990, a marca concentrou e direcionou seus esforços, especialmente na área de comunicação e marketing, para a época do Carnaval, sendo presença constante na mídia neste período. Patrocinando blocos carnavalescos e distribuindo preservativos, ter seu nome vinculado a essa festa popular entre os brasileiros foi fundamental para a construção de sua marca nos últimos 30 anos. Nesta época, em 1991, a marca introduziu no mercado a JONTEX ULTRA, um preservativo que utilizava um processo de fabricação diferenciado, adquirindo maior espessura do que um preservativo convencional e, portanto, resistência superior.
  

Uma mudança importante foi a troca de embalagem, que era de papelão, até o final dos anos de 1990, para as de plástico. O público-alvo das campanhas também mudou: desde 2000, o foco passou a ser os jovens de 18 a 24 anos, em vez de incluir adultos até 40 anos. Em 2002 a linha de produto foi ampliada com o lançamento da JONTEX SENSITIVE, que proporcionava mais sensibilidade, pois utilizava um processo de fabricação diferenciado, adquirindo uma menor espessura, com a mesma segurança de um preservativo convencional. Um dos mais populares lançamentos da marca aconteceu em 2008, quando foi introduzido no mercado a JONTEX SENSATION, preservativo onde existem pontos em alto relevo que oferecem a proteção de sempre, mas com um estímulo extra para o prazer.
   

Outra novidade foi o lançamento de um Kit que combinava a qualidade e conforto dos produtos JONTEX à diversão e erotismo do Kama Sutra (uma espécie de enciclopédia do sexo escrita por Mallanaga Vatsyayana, teólogo hindu dos séculos 3 e 4, e que descreve 529 posições sexuais) para deixar tudo ainda mais delicioso no relacionamento do casal. O Kit vinha com um jogo de cartas com 30 ilustrações do Kama Sutra, em uma releitura divertida e atual. Ainda em 2008, a JONTEX deu mais uma amostra de ousadia em suas ações de marketing ao instalar 20 máquinas automáticas nos principais bares e faculdades da cidade de São Paulo, como uma nova alternativa para o consumidor encontrar o seu produto, afinal, o clima que rola na balada e na faculdade não avisa o momento de chegar.
   

Em outubro de 2009 a marca JONTEX, referência de segurança junto aos consumidores como resultado de uma tradição de mais de 70 anos, foi adquirida por aproximadamente US$ 101 milhões pela Hypermarcas, então uma das maiores empresas de bens de consumo com capital de origem brasileira e que possuía o maior e mais diversificado portfólio de marcas no segmento de cuidados pessoais.
  

Em 2012, a JONTEX renovou e relançou toda sua linha de produtos. Acreditando que o preservativo pode ser um acessório sexual que estimula os casais a explorarem os prazeres da intimidade, sendo utilizado no dia a dia para criar novas e diferentes experiências, a marca apresentou inovações para estimular a descoberta e o erotismo a dois. Entre as novidades: JONTEX MARATHON, preservativo lubrificado com efeito retardante; JONTEX ACQUA XL, com aroma de hortelã que garante uma sensação gostosa e refrescante; JONTEX LUBRIFICADO XL, preservativos com 55 mm (enquanto os preservativos tradicionais têm 52 ou 53 mm de diâmetro); e JONTEX SENSITIVE XL, com menor espessura, que oferece maior sensibilidade ao casal. Além disso, a marca lançou o lubrificante íntimo JONTEX GEL, indicado para casais que buscam uma relação sexual ainda mais confortável e prazerosa.
   

Em 2013 a marca lançou sua linha de produtos flavorizados. Com sabores e aromas exclusivos (frutas vermelhas, frutas cítricas e maçã verde), as novidades eram direcionadas para casais que desejam experimentar novas sensações, instigando-os a explorarem juntos os prazeres da intimidade na relação. Em 2015 foi vez de estrear o primeiro gel 3 em 1 do mercado: além de lubrificar, o produto possuía sabor e aroma (Cereja e Menthol) e podia ser utilizado para fazer massagem. Em janeiro de 2016, a anglo-holandesa Reckitt Benckiser (conheça essa história aqui), gigante mundial dos produtos de limpeza e higiene pessoal e proprietária de marcas como Veja, Naldecon, Vanish (conheça essa história aqui) e Sustagen, adquiriu as marcas JONTEX e Olla da Hypermarcas por R$ 675 milhões.
   

Pouco depois, em 2018, apresentou aos consumidores a sua próxima geração de preservativos. Produzida em material altamente tecnológico (poliisopreno), a nova Jontex Sensação Pele com Pele transmite o calor do corpo, diferente do látex, proporcionando uma sensação natural de toque da pele. Mais recentemente a marca lançou Jontex Sensação Invisível (apresentado como o mais fino preservativo da marca), sob o conceito “Mais próximos do que nunca”, e Jontex Orgasmo e Sintonia (preservativo desenvolvido para proporcionar uma intensa experiência sexual para ambos, ajudando a atingir o clímax simultaneamente. O produto possui um lubrificante especial para retardar o orgasmo do homem e texturas exclusivas para intensificar o prazer da mulher).
  

Pioneira no segmento de preservativos, JONTEX acredita que o prazer ocupa um lugar significativo na vida de todos. A marca acredita na química, porque quando você se conecta com alguém, o sexo se torna mais excitante. Além de promover sexo seguro, JONTEX conta com uma linha de preservativos e lubrificantes com soluções inovadoras que ajudam a intensificar as sensações no momento de troca íntima.
  

Campanhas que fizeram história 
Em 2009, a marca lançou a campanha “Sexpert, Deixe sua marca”. A ação tinha como principal objetivo reconhecer e engajar os homens “sexus espertus”, ou seja, homens que tinham a “pegada” e sabiam conquistar uma mulher de forma marcante. O Sexpert cultiva a autoconfiança, a determinação e a expertise no jogo da sedução. Habilidades que já existem, em maior ou menor grau, dentro de todo homem e podem ser sempre aperfeiçoadas, independente de classe social, idade ou biótipo. A campanha tinha um conceito central forte que inseria a marca naturalmente em um diálogo real e existente entre os jovens. A comunicação visual da campanha Sexpert contava com um X estilizado que também estava presente nas novas embalagens de JONTEX. Existem diversas interpretações para o “X”. Ele pode simbolizar o cromossomo comum entre homens e mulheres ou ainda a marca que o Sexpert deixa na lembrança das mulheres.
  

Mais recentemente, em 2020, a marca lançou uma campanha inspirada pelo lançamento da nave espacial Falcon 9, da SpaceX (conheça essa outra história aqui), em parceria com a Nasa, para celebrar o produto Jontex Orgasmo em Sintonia. O filme é uma referência direta ao foguete norte-americano, e passa a fazer alusão ao produto da marca quando mostra um homem retardando a contagem regressiva do lançamento na estação especial, como se esperasse algo. Até o momento em que a mão de uma mulher entra em cena e, juntos, eles acionam o lançamento e ressaltam o principal benefício do produto, o aumento do prazer da intimidade a dois, que proporciona ao casal o mesmo ritmo. Tanto a locução quanto o letreiro do filme ressaltam a seguinte mensagem: “Cheguem JuntXs ao espaço. Jontex Orgasmo em Sintonia. Retardante para ele, acelerante para ela. Sintonizante para os dois”. Para assistir ao filme clique aqui.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Apesar dessas mudanças, o logotipo da marca sempre manteve sua estrutura original, além de manter o principal símbolo de reconhecimento: a letra O representando o símbolo do sexo masculino.
  

As embalagens também acompanharam as mudanças visuais da marca, se tornando cada vez mais modernas e atraentes aos olhos dos consumidores. As novas embalagens apresentadas em 2012 ganharam um visual mais moderno e sofisticado. Cada embalagem possui uma cor e um símbolo sexual exclusivo que remete de maneira sutil e extrovertida às posições do Kama Sutra. Por exemplo, em Jontex Lubrificado, o consumidor encontrava a posição do “pêndulo”, enquanto em Jontex Confort Plus, o símbolo se referia à “roda da fortuna”.
  

Os slogans 
Uma escolha muda sua vida pra sempre. (2018)
Esse é o X da questão. (2017) 
O prazer da intimidade. 
O Mais Seguro. 
Quem ama, usa Jontex. 
Não tem contra-indicações.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1936 
● Criador: Johnson & Johnson do Brasil 
● Sede (Brasil): São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser Group plc 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Laxman Narasimhan 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Preservativos e lubrificantes 
● Concorrentes diretos: Durex, Olla, Blowtex, Prudence, Preserv, Skyn e K-Y® 
● Ícones: Suas campanhas que falam a linguagem dos jovens 
● Slogan: O prazer da intimidade. 
● Website: www.jontex.com.br 

A marca no Brasil 
Com forte distribuição em todo território nacional, a completa linha de produtos com a marca JONTEX, que engloba desde preservativos até gel lubrificante, pode ser encontrada não somente em farmácias, mas também em supermercados e lojas de conveniências. A marca é líder absoluta de mercado com 25% de participação. 

Você sabia? 
Todos os produtos da marca JONTEX são testados eletronicamente, possuem reservatório na ponta para evitar vazamentos e lubrificante, que proporciona mais conforto, oferecendo assim toda a segurança. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Propmark) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/10/2021

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/


6 comentários:

Unknown disse...

Curiosidade. Qual o significado da letra "O" cortada?

Anônimo disse...

existem variações de tamanho?

Gustavio Morais disse...

Ótimo post. Apenas necessita atualizar-se, após a aquisição da marca pela Hypermarcas.

Anônimo disse...

É uma letra na Dinamarca e Noruega (Ø). Tem som entre O e E. Mas ninguém sabe que é uma letra.

Iceman Gobbi disse...

Boa pergunta, e pelo visto respondida ali por um colega! Uma letra na Dinamarca e Noruega, quem diria hain?! Fiquei de cara, q essa empresa exista de tão longa data, 1936! Em pensar q eu só tava procurando o q tinha nessa tal nova linha de extra-larges e se vale ou não a pena comprar, mas vi tanta tecnologia que ao menos experimentar eu preciso! Sem dizer q pra quem já teve camisnhas rasgadas, e a tradicional "super resistênte" nunca, aliás nunca uma Jontex, em comparação com marcas como a fuleira Blowtex, vale mesmo a pena confiar na Jontex é o que penso!! Enfim, site inusitádo, algo falando até sobre isso heheh!! De qualquer jeito me ajudou, vai ser só Jontex na cabeça pelo visto hehe!! E deixo isso de conselho, caso alguém esteja em dúvida! :))

Anônimo disse...

Sugiro atualizar a história da Jontex. Hoje ela e a Olla são da Reckitt Benckiser no Brasil. Você também poderia contar a história da concorrentes Prudence e Blowtex.