27.8.06

HAWAIIAN AIRLINES


Honolulu, Kauai, Molokai, Lanai e Maui. A maneira mais fácil e prazerosa de chegar às paradisíacas ilhas do arquipélago do Havaí é voando e desfrutando dos impecáveis serviços da companhia aérea HAWAIIAN AIRLINES. Em seus aviões os passageiros poderão entender o que significa Mea Ho’okipa (algo como “Sou Anfitrião”), ingressando, antes mesmo de chegar às ilhas, na verdadeira, divertida e alegre cultura havaiana. 

A história 
A companhia aérea tem uma longa tradição em sua terra natal, onde surgiu no dia 30 de janeiro de 1929 com o nome de Inter Island Airways, para realizar voos entre as ilhas havaianas com dois aviões anfíbios modelos Sikorsky S-38 com capacidade para oito passageiros, além de uma aeronave monoplano. A empresa, fundada pela companhia de navegação Inter-Island Steam Navigation Company e idealizada pelo piloto Stanley C. Kennedy, com o objetivo de tornar mais rápido o transporte de passageiros entre as ilhas, realizou seu voo inaugural exatamente no dia 11 de novembro entre Honolulu e Hilo, com parada intermediária em Maui. O voo levava em média 3 horas e quinze minutos. No ano de 1930, a companhia aérea atingiu a marca de 10.367 passageiros transportados. No ano seguinte, a empresa iniciou os serviços de correios aéreos entre as ilhas havaianas. Já em 1935 foram adicionados em sua frota aviões maiores, com capacidade para 16 passageiros.


Somente no dia 1 de outubro de 1941, a companhia adotou oficialmente o nome HAWAIIAN AIRLINES, e, sempre servindo as ilhas do arquipélago, recebeu suas primeiras aeronaves DC-3, que tinham capacidade para 24 passageiros. No ano seguinte, a companhia aérea iniciou os serviços de transporte de cargas. No início da próxima década, em 1952, a companhia adicionou a sua frota o primeiro avião com cabine pressurizada, com capacidade para 44 passageiros. Os aviões DC6 de quatro turbinas chegaram em 1958. No final desta década a companhia aérea já tinha transportado quase 500 mil passageiros. O ano de 1960 foi marcado por um acontecimento histórico: a HAWAIIAN AIRLINES ingressou na “era dos jatos” com a inauguração da rota para a cidade de Los Angeles. Em 1975 chegaram os tradicionais DC-9 (com capacidade para 130 passageiros), que encurtaram o tempo das viagens pela metade na maioria de suas rotas. A HAWAIIAN AIRLINES foi pioneira também na ligação do arquipélago com a costa oeste dos Estados Unidos, iniciando com voos charter em 1980, ao receber suas primeiras aeronaves Douglas DC-8. Com isso, a companhia aérea iniciou serviços regulares para as cidades de Seattle, Los Angeles, San Francisco e Las Vegas. Pouco depois, em 1984, começou a voar para ilhas do Pacífico Sul como Samoa Americana e Tonga. Porém, o grande salto veio em seguida, no ano de 1985, quando a companhia aérea realizou seu primeiro voo transpacífico. Ainda este ano, a empresa introduziu seu programa de milhagem, batizado inicialmente de Golden Plus. O programa seria renomeado para HawaiianMiles em 1998.


Pouco depois, expandiu suas rotas para as ilhas do Pacífico Sul inaugurando voos para o Taiti e Ilhas Cook. Em meados da década de 1990, atravessando graves dificuldades financeiras, acabou tendo boa parte de suas ações adquiridas pela American Airlines. Recebeu desta algumas aeronaves DC-10 usadas, e estabeleceu novos horários, convenientes para as conexões da American Airlines em Los Angeles. Em 2001, iniciou um processo de modernização de sua frota com a aquisição de aeronaves Boeing 717 e 767. Mesmo assim, as dificuldades financeiras persistiram, levando a HAWAIIAN AIRLINES a pedir concordata no dia 21 de março de 2003. Depois de uma longa e dura reestruturação, a empresa conseguiu sair da concordata em 2005. Apesar da situação difícil pela qual atravessou a empresa sempre esteve entre as “Top 10” no ranking americano (maiores companhias aéreas do país).


Em 2008, a companhia aérea voltou a expandir sua malha com a inauguração de um voo para Manila nas Filipinas. Pouco depois, em 2010, continuando sua agressiva política de expansão internacional inaugurou voos para Tóquio no Japão. Em 2011 inaugurou voos diretos para Seul na Coréia do Sul e Osaka no Japão. Pouco depois, a HAWAIIAN AIRLINES passou oferecer assentos de Primeira Classe em voos inter-ilhas para passageiros de conexão com a BusinessFirst. Em 2012 a HAWAIIAN AIRLINES atingiu um marco em sua história ao inaugurar voos diretos para o aeroporto JFK em Nova York, chegando assim a costa leste. Nos anos seguintes a companhia aérea continuou expandindo sua malha com voos para Auckland (2013) e Beijing (2014). Em 2015 a companhia iniciou as operações dos aviões Airbus A330 atualizados com a nova classe executiva com arquitetura inspirada nas paisagens havaianas. Os 18 assentos da aeronave estão envolvidos por elementos que lembram conchas do mar. No ano seguinte, a companhia aérea em colaboração com a The Walt Disney Studios, revelou o primeiro de três aviões Airbus A330 temáticos com pinturas do filme Moana (imagem abaixo), uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. A parceria ia além apenas da pintura na fuselagem das aeronaves. A decoração interna dos aviões também retratava os personagens do filme, e todos os passageiros podiam adquirir, durante os voos, produtos exclusivos como cobertores, toalhas e peças de vestuário para crianças e adulto.


A HAWAIIAN AIRLINES ficou extremamente famosa e popular por oferecer seu famoso atendimento Mea Ho’okipa (que significa “Sou Anfitrião”) em todos os voos que realiza entre as ilhas havaianas. Mea Ho’okipa enfatiza a natureza cordial, amigável e gentil dos funcionários da companhia aérea e do povo havaiano. Café Kona fresco, sucos nativos tais como de goiaba e lanches de marcas locais como Maui Chips são oferecidos nos rápidos voos entre as paradisíacas ilhas, a maioria durando em média 25 minutos ou menos. Atualmente a HAWAIIAN AIRLINES é especialista no transporte aéreo entre as ilhas do Havaí, conduzindo passageiros do oeste dos Estados Unidos, Ásia e do Sul do Pacífico para todo o arquipélago do havaiano. E a companhia aérea frequentemente está no topo da lista nos quesitos pontualidade, menor número de cancelamentos de voos e problemas com bagagem.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras remodelações ao longo dos anos. Em 1952 um pássaro bastante típico das ilhas havaianas, chamado Liwi, passou a fazer parte do logotipo da marca. Outra mudança ocorreu em 1966 com a introdução do logotipo chamado Jetbird. Somente no mês de outubro de 1973 a HAWAIIAN AIRLINES introduziu seu famoso logotipo (nas cores laranja e roxa), conhecido como Pualani (em inglês “Flower of the Sky”) e criado pelo renomado escritório de design Landor Associates. Com a chegada do novo milênio, em 2001, a companhia modernizou seu tradicional logotipo, que passou a adotar as cores roxa e rosa. Em 2017 a marca apresentou sua nova identidade visual com um novo design para o ícone Pualani, que ganhou maior destaque.


Desde 1973 o principal símbolo da marca, Pualani, passou por cinco remodelações, ganhando um visual mais atraente e moderno, como mostra a imagem abaixo.


A pintura dos aviões também foi atualizada com o novo logotipo apresentado em 2017. A nova identidade visual dos aviões é mostrada na imagem abaixo.


Os slogans 
Hawaii Flies With Us. (2012) 
Follow me home. (2004) 
Think Hawaii. Go Hawaiian. (2003) 
Hawaii Starts Here. (2002) 
Wings Of The Islands. (1999) 
Hawaii’s flagship airline. (1996) 
Only one airline is Hawaiian. 
Come Share A Moment. 
The colors of paradise.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 30 de janeiro de 1929 
● Fundador: Stanley C. Kennedy 
● Sede mundial: Honolulu, Havaí, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Hawaiian Holdings, Inc. 
● Capital aberto: Sim (2008) 
● CEO & Presidente: Mark Dunkerley 
● Faturamento: US$ 2.45 bilhões (2016) 
● Lucro: US$ 244.1 milhões (2016) 
● Valor de mercado: US$ 2.45 bilhões (junho/2017) 
● Frota: 54 aviões 
● Destinos: 28 
● Passageiros transportados: 11.050.911 (2016) 
● Presença global: 8 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 6.350 
● Segmento: Aviação 
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira 
● Ícones: O atendimento Mea Ho’okipa 
● Slogan: Hawaii Flies With Us. 
● Website: www.hawaiianairlines.com 

A marca no mundo 
Atualmente a HAWAIIAN AIRLINES, sétima maior companhia aérea americana, transporta anualmente mais de 11 milhões de passageiros em seus 54 modernos aviões, que realizam diariamente 200 voos. Suas rotas chegam a 28 destinos domésticos (como Seattle, Los Angeles, Portland, Las Vegas, Oakland, Sacramento, San Diego, San Francisco, Nova York, San Jose e Phoenix), incluindo voos diários para sete destinos diferentes nas seis ilhas havaianas, e internacionais na região da Ásia e do Pacífico, como Samoa Americana, Austrália, Nova Zelândia, China, Japão, Coréia do Sul e Taiti. Tem em Honolulu a sua base principal e opera em seu maior hub, o Aeroporto Internacional de Honolulu e também no hub secundário, no Aeroporto de Kahului, em Maui. 

Você sabia? 
Ao longo de toda sua história a HAWAIIAN AIRLINES, que nunca registrou um único acidente grave, transportou mais de 190 milhões de passageiros com toda segurança. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 29/6/2017

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta faltando algumas marcas como a P&G e a Elma Chips.