27.8.06

GROLSCH


Quando se fala em cerveja inglesa se pensa em Ale, irlandesa lembra-se do tipo Stout, belga vem à cabeça o tipo Lambic. Mas quando se fala em cerveja holandesa logo vem à mente o tipo Lager. E nenhuma cerveja deste tipo é mais conhecida mundialmente que a marca GROLSCH com sua exclusiva e inconfundível garrafa e sua excelência na fabricação desde 1615, utilizando água de nascente natural e um longo período de maturação, que resultam em um sabor característico e encorpado apreciado por milhões de consumidores. 

A história 
A autêntica e tradicional cerveja holandesa GROLSCH PREMIUM LAGER foi lançada pela cervejaria “De Klok” (que depois viria a se chamar Grolsch Brewery), fundada no dia 11 de maio de 1615 por Willem Neerfeldt na região de Groenlo, localizada próximo à fronteira com a Alemanha, sendo elaborada somente com ingredientes naturais. Era uma cerveja encorpada, de cor clara, qualidade superior e sabor inconfundível. As quatro principais razões para a qualidade desta cerveja eram o malte, a cevada, a água e o tempo de maturação. O responsável por seu surgimento foi o mestre cervejeiro Peter Cuyper.


Até 1897, a cerveja GROLSCH era vendida somente em barris, e foi quando ocorreu o surgimento, do que viria a se tornar o ícone da marca: a garrafa chamada de “Swing-Top” com sua tradicional e inconfundível tampa de porcelana no tamanho de 16 oz (450 ml). A garrafa era, e ainda é, de fácil abertura, necessitando apenas de dois dedos para abri-la. O surgimento da garrafa possibilitou o consumo da GROLSCH em qualquer lugar, incrementando sua participação de mercado e aumentando muito sua procura por parte dos consumidores. Além disso, a nova tampa mantinha a qualidade e o frescor da cerveja.


A cerveja começou a ser exportada somente em 1946. Na década de 1950, a GROLSCH cunhou o famoso slogan “Craftsmanship is Mastery”, que durante anos faria parte de sua comunicação. A década de 1970 foi marcada pelas primeiras exportações da cerveja GROLSCH (em garrafas e latas) para os Estados Unidos e, em 1977, para o Reino Unido. No ano de 1995 a GROLSCH foi eleita a cerveja oficial da Família Real Holandesa, única a conseguir este feito. Ainda neste mesmo ano foi considerada a melhor cerveja lager do mundo. Nos anos seguintes a marca ampliou seu portfólio de cervejas com o lançamento da Grolsch Premium Blonde Lager (uma versão mais fraca, com apenas 4.2% de graduação alcoólica e 30% menos calorias que a versão regular, que resulta em um sabor mais delicado e floral), Grolsch Amber Ale (cerveja tipo Ale produzida com os melhores ingredientes naturais, resultando em um sabor encorpado e adocicado) e a Grolsch Premium Weizen (cerveja de trigo comercializada pela primeira vez na Holanda para celebrar a inauguração da nova cervejaria da empresa em Enschede).


No final de 2005, a marca introduziu no mercado holandês o famoso barril de 6 litros direcionado para o mercado doméstico. Foi neste mesmo ano que a cervejaria lançou sua maior e mais ousada aposta, direcionada para o mercado americano: a Grolsch Premium Light, uma cerveja com 30% menos calorias e apenas 3.7% de teor alcoólico que a versão original. Outra novidade da marca holandesa foi a Grolsch Lemon 2.5, uma cerveja com um toque delicado de limão e apenas 2.5% de teor alcoólico.


No dia 19 novembro de 2007, a Koninklijke Grolsch N.V., então segunda maior cervejaria da Holanda, atrás apenas da Heineken, foi comprada por €816 milhões pela SABMiller. Neste mesmo ano a cervejaria lançou sua nova garrafa retornável, batizada de Crown Seal: totalmente verde, com a marca GROLSCH impressa diretamente no vidro e um gargalo um pouco maior (resultando em 10% a mais de líquido do que a garrafa anterior). Para comemorar o lançamento a GROSLCH introduziu uma campanha que tinha como slogan “Beer may be seen again”. Outra novidade foi a garrafa com as novas tampas Swing-Top (volteadoras) um ícone da nova identidade visual da cerveja, criada em homenagem aos 111 anos da marca. Para o desenvolvimento do novo design das garrafas foi levado em conta o desejo da marca em disseminar o uso da tampa volteadora na Holanda e no mercado externo. O layout contemporâneo da embalagem buscou posicionar o produto entre o público jovem. Foi também criado um novo modelo de engradado para 16 garrafas.


Sempre ousada e criativa em suas ações de marketing, em 2010, a marca lançou o novo serviço “Grolsch Köel Hotline”, que oferecia a troca de cervejas quentes por geladas. O serviço consistia em uma carreata de motos com pilotos vestidos a caráter, que desfilavam por áreas bastante movimentadas, levando na boleia geladeiras repletas de GROLSCH na temperatura ideal para serem bebidas. Pouco depois, em 2012, a marca introduziu no mercado um novo layout para suas embalagens, que retratavam fielmente os valores da GROLSCH: independência, autenticidade, herança artesanal e um posicionamento premium.


No ano de 2014 a marca apresentou uma grande novidade: GROLSCH RADLER, uma bebida mista (cerveja e suco de fruta) com apenas 2% de álcool, que pouco depois ganharia a versão sem álcool. Em 2016, a cervejaria belga AB InBev confirmou a venda de sua divisão de bebidas da Europa para a japonesa Asahi Group, incluindo as marcas Peroni e GROLSCH. A venda fazia parte do acordo feito pela AB InBev com reguladores europeus para que a compra da SABMiller fosse aprovada. Hoje em dia, a marca GROLSCH, além da sua linha regular de cervejas, também possui uma linha de cervejas especiais e sazonais, entre as quais a Grolsch Herfstbok, com seu sabor encorpado, forte e adocicado.


O ícone 
O principal ícone da marca GROLSCH surgiu no ano de 1897: SWING-TOP, uma garrafa de abertura fácil com tampa de porcelana, uma junta de borracha e uma braçadeira de metal, reconhecida internacionalmente há mais de 120 anos. “A melhor garrafa para a melhor cerveja”, como dizia a empresa, foi criada por Theo J. de Groen. Esta garrafa se tornou popular devido aos primeiros anúncios publicitário que exaltavam suas vantagens: 
● Qualidade: a cerveja sempre está fresca. 
● Facilidade de uso: não era necessário abridor. 
● Comodidade: não era preciso beber a cerveja toda de uma vez, podendo ser fechada para preservar o líquido.


A cor da garrafa inicialmente era verde, mas depois se transformou em marrom/âmbar somente para o mercado doméstico holandês. Ao longo dos anos, a garrafa sofreu adaptações para acompanhar os modernos processos de produção. E foi somente em 1966 a garrafa passou pelas primeiras e pequenas modificações estéticas, apenas para acompanhar a modernidade dos tempos, mas manteve suas características peculiares. Depois de passar por mais uma modificação em 2008 quando a garrafa ganhou um formato mais longilíneo e um melhor grip, o que tornou muito mais fácil segurá-la, recentemente a garrafa teve seu design atualizado. Acompanhe na imagem abaixo a evolução deste ícone do design.


A evolução visual 
O logotipo da marca holandesa passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 2016 a marca apresentou sua nova identidade visual. A principal mudança ocorreu no símbolo, que ganhou a imagem da tradicional garrafa Swing-Top. E por ser feita com dois tipos de lúpulos explica o fato do símbolo acima do nome conter dois talos.


O rótulo da tradicional cerveja também foi atualizado com a nova identidade visual.


Os slogans 
Unconventional by Tradition since 1615. (2016) 
Untraditional since 1615. (2009) 
Excellence in brewing since 1615. 
Beer may be seen again. (2007) 
Beer the Grolsch way. (2005) 
There’s beer and there’s Grolsch. (2001) 
When it’s time, it’s time for Grolsch. (1997) 
Unleasch a Grolsch. (1996) 
One day … you no longer drink beer, you drink Grolsch! (anos de 1980) 
Craftsmanship is Mastery. (anos de 1950) 
Beer is best again. (anos de 1940)


Dados corporativos 
● Origem: Holanda 
● Fundação: 11 de maio de 1615 
● Fundador: Willem Neerfeldt 
● Sede mundial: Enschede, Holanda 
● Proprietário da marca: Koninklijke Grolsch N.V. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Asahi Breweries, Ltd.) 
● CEO: Naoki Izumiya 
● Faturamento: €700 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Maiores mercados: Holanda, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá 
● Funcionários: 1.000 
● Segmento: Cervejaria 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Heineken, Amstel, Carlsberg, Tuborg, Holsten, Beck’s e Stella Artois 
● Ícones: A garrafa Swing-Top 
● Slogan: Unconventional by Tradition since 1615. 
● Website: www.grolsch.com 

A marca no mundo 
A cerveja GROLSCH é a número dois na categoria lager na Holanda e muito conhecida e apreciada mundialmente, sendo consumido anualmente mais de 200 milhões de litros e aproximadamente 200 milhões das tradicionais garrafas Swing-Top. Somente a Inglaterra tem permissão para fabricar a famosa cerveja fora da fábrica na Holanda, sendo exportada para mais de 70 países. Os maiores mercados internacionais da marca são Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, França, Austrália e Nova Zelândia. 

Você sabia? 
A cervejaria Koninklijke Grolsch é respeitada pelas técnicas tradicionais de lagering de sua cerveja por dez semanas sem qualquer pasteurização. 
A cerveja GROLSCH PREMIUM LAGER responde por aproximadamente 95% das vendas de toda a cervejaria. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/2/2018

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