27.8.06

GREY GOOSE VODKA


A marca GREY GOOSE, uma das “hot brands” da atualidade, ocupa lugar de destaque no mercado super premium de vodca, concebida para expressar a essência real do sabor e das características de seus ingredientes, preservando sua pureza. Um produto de qualidade indiscutível aliado ao design de uma garrafa premiada e ações de marketing sofisticadas. A GREY GOOSE é reconhecida mundialmente como uma das melhores vodcas do mundo, recebendo vários prêmios importantes, como a medalha de platina no World Spirits Championship, premiação mais alta da categoria no mundo. 

A história 
Na maioria dos casos, quando um novo produto é lançado no mercado, ele tem que conquistar clientes e se tornar desejado pelos consumidores, ou seja, criar uma demanda. Aqueles produtos que chegam para atender a um determinado público são minoria. E a vodca GREY GOOSE faz parte desse seleto grupo. A história da marca começou em 1997 quando a mente brilhante do empreendedor americano Sidney Frank, um bilionário excêntrico, resolveu introduzir uma marca de vodca na categoria super premium. A GREY GOOSE, primeira marca de vodca francesa, foi desenvolvida especialmente para o mercado americano, ávido por destilados de qualidade Premium (superior). Começou a ser produzida e engarrafada na bela região de Cognac na França. Elaborada com os melhores grãos franceses (trigo 100% puro), vindos da região de La Beauce e água mineral naturalmente filtrada através de rochas calcárias da fonte de Gensac localizada em Cognac. Cinco etapas contínuas de destilação eram responsáveis por fazer da GREY GOOSE uma vodca de aroma complexo e refinado, mais aveludada, com visual transparente e brilhante. Tudo sob o olhar crítico de François Thibault, “mâitre de chai” (mestre de adega) da GREY GOOSE, até a bebida atingir seu ponto ideal e um sabor perfeito.


Tanto cuidado concedia a GREY GOOSE um paladar exclusivo que remetia ao delicado doce de amêndoas francesas, suntuoso e suave, amanteigado e encorpado, que derretia na boca e deixava uma lembrança duradoura. Outro ponto marcante para o rápido sucesso da marca era sua sofisticada garrafa feita em vidro fosco e com grande diferenciação das existentes no mercado, como por exemplo, sua tampa com rolha. O nome “Grey Goose” foi escolhido porque os gansos cinzas são presença constante na região de Cognac, onde regularmente são vistos bebendo água em uma fonte em frente ao Hôtel de Ville. A vodca chegou ao mercado americano com o preço de US$ 30 a garrafa de 750 ml. O preço elevado em relação às demais marcas ajudou a criar uma percepção de qualidade ao produto. E pouco depois de ser lançada no mercado a vodca ganhou reputação pela sua alta qualidade e conquistou vários prêmios internacionais. Chegou a atingir 96 pontos no “World Spirits Championship”, o máximo já conquistado por uma vodca nessa competição, uma das mais prestigiosas do mundo. A marca também se tornou um sucesso no mercado americano em particular graças à garotos-propaganda como George Clooney e Brad Pitt.


Tanto sucesso acabou despertando a atenção da empresa Bacardi-Martini, que em 2004 pagou U$ 2.2 bilhões pela marca. Foi a maior quantia desembolsada por uma única marca de bebida alcoólica em toda a história. Em janeiro de 2005 a Bacardi-Martini trouxe a marca para o mercado brasileiro, se destacando por inserir uma tendência pouco vista por aqui, a apreciação da vodca pura. Nos últimos anos a marca introduziu no mercado novas embalagens como as garrafas de 50 ml, 375 ml, 1.000 ml, e 1.750 ml, além de novas variações da vodca com sabores como L’Orange (laranja), que contém a essência natural de um quilo de laranjas, colhidas ao longo do ano na Flórida, no Brasil e na Nova Guiné, e introduzida em 2000; Le Citron (limão), cultivados na região mundialmente famosa de Menton, na França, e introduzida em 2002; La Vanille (baunilha) introduzida em 2003; e La Poire (pera), com aromáticas peras Williams de Anjou, cultivadas na região do Loire conhecida como “Jardim da França”, e introduzida em 2007.


Também iniciou o lançamento de edições especiais e limitadas, como as 100 garrafas que foram desenhadas pela Emporio Armani e vendidas exclusivamente para a loja da marca em Berlin, e para as comemorações de fim de ano composta por uma garrafa de sua puríssima vodca super premium, uma taça Martini de cristal Strauss, personalizada pela GREY GOOSE, um livreto contendo receitas de deliciosos coquetéis e uma linda caixa de couro azul. Em 2010, A vodca francesa lançou uma edição limitada criada pela marca de luxo suíça Chopard. A garrafa tinha desenhos diferentes e vinha embalada dentro de uma gaiola feita com fios de prata entrelaçados, apresentando como adorno um ganso de cristal fosco sobre um globo brilhante e reluzente. O mais legal dessa edição, batizada de “Magnum Grey Goose Vodka by Chopard”, era a exclusividade: somente 10 peças foram comercializadas ao preço de US$ 815.


Em 2012, estendeu sua linha de vodca com sabores ao introduzir a GREY GOOSE CHERRY NOIR, com a adição de cerejas pretas, que resulta em um perfeito balanço de sabor e aroma. Mais recentemente, em 2014, a marca mais uma vez deu mostras de seu pioneirismo no setor ao lançar a GREY GOOSE VX (cuja abreviação, segunda a marca, é “vodka exceptionelle”), uma vodca misturada com um toque de conhaque feito exclusivamente pela marca que usa uvas da província de Champanhe, na França. A preciosidade da ousadia vem embalada em uma garrafa bojuda com designer atemporal.


A evolução visual 
Recentemente a GREY GOOSE apresentou uma nova identidade visual para sua marca. O tradicional ganso passou a ser posicionado acima do nome e uma pequena tira com as cores da França (seu país de origem) foi adicionada. Apesar disso, nos rótulos das garrafas o logotipo anterior foi mantido, com o ganso posicionado dentro da primeira letra O.


Os slogans 
Fly Beyond. (2013) 
World Best Tasting Vodka.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Lançamento: 1997 
● Criador: Sidney Frank 
● Sede mundial: Cognac, França 
● Proprietário da marca: Bacardi & Company Limited 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Mike Dolan 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Maiores mercados: Sim 
● Funcionários: 650 
● Segmento: Bebidas Alcoólicas 
● Principais produtos: Vodcas 
● Concorrentes diretos: Belvedere, Cîroc, Absolut, Chopin, Stolichnaya, Zyr e Ketel One 
● Ícones: O design da garrafa 
● Slogan: World Best Tasting Vodka. 
● Website: www.greygoose.com 

A marca no mundo
Atualmente a marca é comercializada em mais de 100 países, estando presente nos restaurantes e festas mais exclusivas do mundo, podendo ser degustada em deliciosos coquetéis como o tradicional Cosmopolitan, variações de Martini ou pura, servida gelada, ideal para sentir seu perfeito sabor. Atualmente a marca vende mais de 23 milhões de litros por ano. 

Você sabia? 
Desde 2009 a marca organiza o maior campeonato de coquetelaria do Brasil, o Grey Goose Vive La Révolution. O vencedor recebeu um prêmio em dinheiro e uma viagem à França para o programa “Le Voyage”, onde o visitante conhece os campos de trigo de Picardy e a fábrica de Cognac, além de ter contato com pessoas especializadas em fazerem de GREY GOOSE uma das melhores vodcas do mundo, como o mestre de adega, que acompanha toda a destilação e mistura dos ingredientes, François Thibault. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 12/6/2015

4 comentários:

Anônimo disse...

Texto muito bem elaborado que retrata o que realmente esta iguaria representa !
Parabéns

Anônimo disse...

Qualidade e luxo juntos em 1 garrafa,sabor envolvente !!!

Roll
Noz

alex disse...

Namoral essa Grey Goose me encantou desde de o meu primeiro toque com o seu doce e suave paladar...e essa garrafa realmente encanta...eu amo grey goose !

Anônimo disse...

Olá, meu marido é simplesmente é aficionado na vodka grey goose, conhecemos esta bebida fantástica em jurerê internacional, quero presentea-lo em seu aniversário com o estojo de couro azul que acompanha a taça e a bebida, e não consigo encontrá-lo... e é daqui há 1 mês, preciso do seu auxílio, pois a matéria figura muito bem o que esta bebida representa, meus parabéns... conto com vc! careninamelo@hotmail.com