6.8.06

FOOT LOCKER


Quando o assunto é tênis ou acessórios esportivos, não importa para que modalidade ou finalidade, não existe outro endereço para se encontrar as principais e mais famosas marcas mundiais que uma das inúmeras lojas da rede FOOT LOCKER, um verdadeiro ícone americano deste segmento cujo uniforme de seus funcionários se assemelha as vestimentas de um juiz de futebol americano. 

A história 
A história da maior rede de calçados esportivos dos Estados Unidos começou quando a empresa de varejo F.W. Woolworth Company, fundada em 1879, comprou em 1963 a rede de lojas de calçados G.R. Kinney Corporation. Com o crescimento do segmento e a alta demanda por calçados esportivos, a divisão de calçados da empresa resolveu inaugurar no dia 12 de setembro de 1974 a primeira loja FOOT LOCKER no Puente Hills Mall, em City of Industry, um subúrbio industrial de Los Angeles, no estado da Califórnia, utilizando o slogan “The Great American Shoe Store” (algo como “A grande loja americana de calçados”). A loja foi pioneira na venda especializada de produtos e calçados esportivos, oferecendo uma grande variedade de marcas famosas em um único lugar. Era uma grande revolução para a época: produtos esportivos para os mais variados esportes como tênis, futebol americano, soccer (o nosso futebol), basquete, beisebol, ginástica aeróbica, atletismo, natação, entre outros, oferecendo marcas como Reebok, Nike, Adidas, Fila, New Balance, Converse, Asics, Champion, Starter, Lotto, entre outras, com preços competitivos e enormes estoques de modelos e tamanhos.


Nos anos seguintes várias outras unidades foram inauguradas por cidades americanas. A partir da década de 1980 a empresa começou a experimentar outros formatos de loja, inaugurando em 1982, na cidade de Joliet, estado americano de Illinois, a primeira unidade da LADY FOOT LOCKER, loja especializada somente em calçados, equipamentos e vestimentas esportivas para mulheres, sendo pioneira nesse ramo; e a KIDS FOOT LOCKER, em 1987, uma loja especializada em calçados e acessórios esportivos para crianças entre 5 e 11 anos. Nesse mesmo ano a empresa adquiriu a rede de lojas de calçados esportivos CHAMPS. A internacionalização de seus negócios começou nesta década, quando a empresa inaugurou várias unidades da FOOT LOCKER no Canadá.


Em 1989, mesmo ano em que as primeiras unidades foram inauguradas na Austrália, a FOOT LOCKER começou a operar como uma divisão independente, adotando em 2001, oficialmente o nome de FOOT LOCKER INC. No ano de 1997 a rede revolucionou a experiência de comprar materiais esportivos introduzindo em suas lojas simuladores de alta tecnologia, novos displays, iluminações especiais, músicas de motivação ambiente, telões de alta definição com vídeos e outros aparatos, convidando os consumidores a viverem a energia e o drama dos esportes enquanto efetuavam suas compras. Ainda neste mesmo ano lançou sua página na internet oferecendo ao consumidor mais uma opção de canal de compra. Em 2002 inaugurou uma enorme loja em plena Times Square, em Nova York. Pouco depois, em 2004, a empresa adquiriu a rede de lojas FOOTACTION, com produtos esportivos mais urbanos e com preços elevados.


Com a grave crise da economia americana, que começou em 2007, a empresa, como medida de evitar concordata, fechou mais de 250 unidades não produtivas de sua rede para preservar o caixa e evitar problemas maiores. As unidades fechadas eram lojas que geravam prejuízos para a empresa, que depois de resultados negativos em 2008, voltou a dar lucro no ano seguinte. Além disso, a rede também iniciou reformulações em suas lojas, que se tornaram mais modernas e eficientes na exposição dos produtos.


A FOOT LOCKER sempre investiu muito em publicidade com campanhas que utilizam grandes nomes dos esportes, especialmente americanos. Como por exemplo, em 2013, quando Mike Tyson chega à casa de seu antigo rival, Evander Holyfield, e devolve o pedacinho da orelha (arrancada com uma dentada em 1997) em uma caixinha com um clima bem amigável, fazendo parte da campanha All is Right (“Está tudo certo”, em tradução livre). A campanha ainda brincava com o polêmico ex-jogador de basquete Dennis Rodman, que se arrepende de suas atitudes e decide comprar uma passagem só de ida para a Coréia do Norte. Outra campanha de sucesso foi lançada em 2014 e trazia como estrelas Charles Barkley e Scottie Pippen, membros do famoso Dream Team de basquete americano de 1992, e o exótico James Harden, jogador do Houston Rockets. A campanha foi um enorme sucesso no mercado americano.


A evolução visual 
A identidade visual original da marca foi utilizada até 1988. Foi neste ano, que o tradicional logotipo da marca, que possui como símbolo um árbitro de futebol americano, foi adotado e se tornou extremamente popular entre os consumidores. Nos anos seguintes, o logotipo passou apenas por atualizações.


Os slogans 
Approved. (2012) 
If it’s here, it’s approved. (2012) 
Sneaker Central. (2010) 
It’s a sneaker thing. (2009) 
For the athlete in all of us. (2007) 
Love thy sneaker. (2006) 
Where it all Begins. (2006) 
Sneaker people. (2005) 
There can be only one. (2003) 
Where kids come first. (KIDS FOOT LOCKER) 
The place for her. (LADY FOOT LOCKER)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 12 de setembro de 1974 
● Fundador: Frank e Charles Woolworth 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Foot Locker, Inc. 
● Capital aberto: Sim 
● CEO: Richard Johnson 
● Faturamento: US$ 7.41 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 600 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 8.06 bilhões (agosto/2016) 
● Lojas: 3.383 
● Presença global: 23 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 44.110 
● Segmento: Varejo (esportes) 
● Principais produtos: Calçados, roupas e materiais esportivos 
● Concorrentes diretos: Finish Line, The Athlete’s Foot, Dick’s Sporting Goods e Decathlon 
● Ícones: Vendedores vestidos de juízes de futebol americano 
● Slogan: Approved. 
● Website: www.footlocker.com 

A marca no mundo 
Atualmente a empresa, que se tornou a maior rede de calçados e equipamentos esportivos do mundo, tem mais de 3.380 lojas em 23 países da América do Norte, Europa (incluindo Reino Unido, Alemanha, França), Austrália e Ásia. A empresa, cujo faturamento foi de US$ 7.41 bilhões em 2015, opera atualmente três formatos diferentes de lojas: FOOT LOCKER (971 lojas nos Estados Unidos + 825 unidades internacionais) com ampla oferta de calçados esportivos e acessórios para um público jovem e variado; KIDS FOOT LOCKER (374 lojas) com ampla oferta de calçados esportivos e acessórios para um público infantil entre 5 a 11 anos; e LADY FOOT LOCKER (156 lojas) com ampla oferta de calçados esportivos e acessórios especificamente para o público feminino (mulheres entre 14 a 35 anos). A empresa ainda é proprietária das redes de lojas FOOTACTION (268 unidades) e CHAMPS SPORTS (550 unidades). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 1/8/2016

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