15.8.06

CRATE & BARREL


Suas lojas são limpas, arejadas e com produtos dispostos de uma forma prática e moderna. Louças, copos, panelas, lustres, abajures, vasos, almofadas, roupas de cama e banho, móveis (para ambientes externos e internos), utensílios domésticos e objetos de decoração com design funcional, moderno, durável e com preços acessíveis, fazem da rede de lojas CRATE & BARREL um verdadeiro ícone do mercado americano quando o assunto é decoração. 

A história 
A história da rede CRATE & BARREL começou exatamente no dia 7 de dezembro de 1962 quando o casal Gordon e Carole Segal abriu uma pequena loja familiar de apenas 160 m² para vender equipamentos e acessórios para casa e cozinha, localizada em uma modesta rua, chamada Wells Street, do bairro boêmio de Old Town na cidade de Chicago, estado de Illinois. Na verdade a ideia para o novo negócio surgiu logo depois que o casal voltou da lua de mel na Europa e começou a procurar equipamentos e acessórios para montar sua nova casa. Não conseguiram achar equipamentos com design moderno e funcionais na cidade, como os que haviam encontrado na Europa (bonitos, duráveis e com preços razoáveis), e resolveram investir neste ramo. O casal negociava diretamente com pequenos produtores europeus de objetos de vidros e porcelanas que não tinham representação oficial nos Estados Unidos para vender seus produtos em sua nova loja.


Como o dinheiro era curto no início, eles, com muita criatividade e uma dose de necessidade, revolucionaram a indústria de varejo dispondo as mercadorias de um modo nunca visto antes. As mercadorias eram dispostas nos mesmos engradados (Crate) e barris (Barrel) que eram importadas, originando assim o nome da loja. Rapidamente a loja, localizada em uma antiga fábrica de elevadores abandonada, com apenas um funcionário, se tornou popular entre as pessoas jovens, principalmente solteiros que estavam montando suas casas, recém-casados e também turistas. O sucesso da loja foi tamanho que, em 1967, foi lançado no mercado o famoso catálogo da CRATE & BARREL, criando assim mais um canal de vendas para a empresa.


No ano de 1971 já existiam três lojas da rede espalhadas pelos subúrbios de Chicago, inclusive uma localizada dentro de um shopping center. A expansão para fora da cidade começou em 1977 com a abertura de uma loja na cidade de Boston, seguida por unidades em Dallas no ano de 1982 e San Francisco em 1985. Foi na década de 1980 que a CRATE & BARREL se tornou uma completa loja de decoração com a introdução em 1981 de uma linha de móveis composta por sofás, mesas e cadeiras. A nova linha de móveis foi inserida primeiramente como teste em uma loja da cidade de Boston. Foi um verdadeiro sucesso e a linha acabou sendo introduzida em outras lojas da rede. Ao final desta década a rede já contava com 30 unidades espalhadas pelos Estados Unidos.


Logo no início da década de 1990 a empresa inaugurou uma mega-loja na Avenida Michigan em Chicago. A enorme loja âncora (chamada em inglês de Flagship Store) com quatro andares, projetada pelo arquiteto John Buenz, possuía um atrium iluminado que proporcionava uma claridade enorme no interior do estabelecimento, criando assim um novo padrão para o segmento de varejo de objetos de decoração. Ainda nesta década a empresa inaugurou sua primeira loja em plena Manhattan no ano de 1995; atingiu o número de 50 unidades em funcionamento; e inaugurou a primeira unidade da rede que vendia flores frescas e possuía uma charmosa cafeteria dentro. Em 1998 a empresa foi adquirida pelo grupo alemão Otto, o que propiciou uma expansão ainda mais rápida do número de lojas. Já no ano seguinte com o lançamento do site na internet com comércio eletrônico, onde os consumidores poderiam comprar de forma prática e segura os produtos CRATE & BARREL 24 horas por dia, incrementou ainda mais os negócios.


No mês de janeiro de 2000 a empresa inaugurou, na própria cidade de Chicago, a CB2, uma espécie de CRATE & BARREL que ofereceis produtos mais moderninhos (objetos de casa, roupa de cama e móveis) e preços mais acessíveis, voltada para um público universitário e na faixa etária dos 20 e tantos anos. O sucesso da nova loja foi tanto que hoje em dia a rede conta com 14 lojas (uma delas localizada em Nova York no moderno bairro do SoHo), uma página de comércio online, lançada em 2004, e um catálogo, introduzido em 2006. Em 2001 fechou parceria com a The Land of Nod, uma pequena rede fundada em 1996 por Scott Eirinberg e Jamie Cohen e especializada em móveis e acessórios para crianças, ingressando neste segmento de mercado com 4 lojas, catálogo e vendas online. Essa rede de lojas seria adquirida em sua totalidade em 2010.


Finalmente, em 25 de setembro de 2008, a rede iniciou sua expansão internacional com a inauguração de sua primeira loja no Canadá, localizada no Yorkdale Shopping Centre na cidade de Toronto, Ontário. Pouco depois, no mês de março de 2010, a rede deu mais um passo importante para sua internacionalização ao inaugurar sua primeira loja no Dubai. Além disso, a empresa expandiu seu comércio eletrônico, que agora entrega em mais de 90 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. E a expansão internacional da rede continuou em 2013 quando foi inaugurada uma enorme loja de dois andares em Cingapura e sua primeira unidade em solo mexicano.


Uma sutil mudança 
A CRATE & BARREL, conhecida por seu design moderno e cheio de estilo, não se anuncia como uma varejista ecológica. Então, para qualquer pessoa que navegue pela página da empresa na internet ou faça compras em uma de suas lojas, a mesa de jantar Cabria pode ser uma surpresa. A mesa rústica de US$ 549 é feita de madeira de mangueira, escolha que, acaba-se descobrindo, não causa danos ao meio ambiente, uma vez que a madeira é extraída apenas após a árvore não poder produzir mais frutos. Na seção de sofás, por sua vez, a cópia para venda do Lockport, de US$ 1.899 atrai os compradores com os dizeres “seja bem-vindo à nova casa de campo ecológica”. A estrutura do sofá possui a certificação IndoorAir da Greenguard – uma entidade não lucrativa que definiu padrões para produtos com baixas emissões de partículas e de produtos químicos – e as almofadas são fabricadas com fibras recicladas e preenchidas com espuma natural à base de soja. Essa súbita mudança da CRATE & BARREL para a linha ecológica não tem nada a ver com o meio ambiente em si. A empresa está apenas reagindo a um interesse crescente dos consumidores.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 7 de dezembro de 1962 
● Fundador: Gordon e Carole Segal 
● Sede mundial: Northbrook, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Euromarket Designs, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Otto GmbH) 
● Chairman: Gordon Segal 
● CEO: Adrian Mitchell 
● Faturamento: US$ 1.38 bilhões (2013) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 185 
● Presença global: 5 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 7.500 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Móveis, utensílios domésticos e objetos de decoração 
● Concorrentes diretos: Williams-Sonoma, Pottery Barn, Pier 1 Imports e Ikea 
● Ícones: O ambiente de suas lojas 
● Website: www.crateandbarrel.com 

A marca no mundo 
Atualmente a rede de lojas CRATE & BARREL, que vende móveis, acessórios para cozinha e casa, tem mais de 170 lojas nos Estados Unidos, dez no Canadá, duas em Dubai, uma em Cingapura e uma no México, alcançando, em 2013, faturamento de US$ 1.38 bilhões. A empresa possui ainda um comércio eletrônico que entrega em mais de 90 países ao redor do mundo. O tradicional catálogo da CRATE & BARREL, que possui oito edições anuais, é enviado para mais de 15 milhões de lares americanos. A rede também é dona da CB2 (loja com preços mais acessíveis e design mais moderninho) e a The Land of Nod (rede de 5 lojas especializada em móveis e acessórios de decoração para crianças e adolescentes). 

Você sabia? 
No dia da inauguração de sua primeira loja, o casal de fundadores esqueceu um item importante: a caixa registradora. 
As famosas listas de casamento e de presentes oferecidas pela CRATE & BARREL recebe anualmente mais de 120.000 inscritos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 4/12/2014

2 comentários:

Anônimo disse...

As coleções da Crate & Barrel são estilosas. Sempre ha novidades. Ha sempre um grande estoque de peças disponivel, de modo que se pode comprar aos poucos, a vulso, para formar um jogo grande.

Anônimo disse...

olá , minha esposa ficou maravilhada com os produtos desta empresa será que é possivel comprar pela internet ou só indo em NY na própri loja , hà! parabens pelo post muito interessante mesmo e bom saber a origem de uma empresa de qualidade.