27.8.06

BAND NEWS


O canal BandNews é moderno, forte e dinâmico como deve ser um veículo de comunicação nos dias atuais. A notícia em tempo real, de forma ágil, sem perda de tempo. Por isso, a qualquer instante basta sintonizar o BandNews para se atualizar do que está acontecendo de mais importante no Brasil e no mundo. 


A história 
A história teve início quando o conceituado Grupo Bandeirantes de Comunicação lançou no dia 19 de março de 2001, com a presença de autoridades e convidados ilustres, o BandNews, segundo canal brasileiro de notícias e o primeiro á transmiti-las 24 horas por dia. O canal foi desenvolvido para ser uma fonte de consulta para telespectadores que desejavam se informar sobre os fatos mais importantes do dia de uma forma rápida e confiável. O BandNews nasceu apoiado na tradição de credibilidade jornalística da BAND (conheça essa outra história aqui). Recebeu um investimento inicial de US$ 6 milhões, incluindo infraestrutura (equipamentos e sistema operacional), equipe técnica e jornalistas, e passou a ser distribuído pela Directv (conheça essa outra história aqui), Neo TV - que incluía na época a TVA - e por sistemas independentes de televisão por assinatura. Já em sua estreia o sinal foi recebido por aproximadamente 1 milhão de assinantes em todo o país. Vale ressaltar que o primeiro telejornal do BandNews foi transmitido às 11h e apresentado por Nelson Gomes.
  

Totalmente digital e equipado com tecnologia de ponta, o canal tinha um formato inovador, com blocos de notícias sequenciais. Era um noticiário permanente, constantemente atualizado, que possibilitava ao telespectador informar-se com rapidez, na hora em que desejasse sobre os últimos e mais importantes acontecimentos no Brasil e no mundo. Para se viabilizar o conceito all news, o canal dividiu a hora em 4 telejornais, um a cada quinze minutos (que incluía notícias do dia, indicadores econômicos e financeiros, serviços, além de pequenos blocos sobre esporte, moda, cinema e meteorologia) e passou a exibi-los atualizando-os permanentemente. Dessa forma, excluindo-se os intervalos comerciais, também quatro por hora, o canal passou a exibir 46 minutos de notícias a cada 60. Todo o material exibido no BandNews era produzido pela Central de Jornalismo do Grupo Bandeirantes, sob comando do jornalista Fernando Mitre, que produzia e fornecia material para toda Rede Bandeirantes de Rádio e TV. Contava ainda com material noticioso de agências internacionais e boletins econômicos feitos em parceria com o jornal Gazeta Mercantil.
  

A tela do BandNews também exibia indicadores econômicos, cotação do dólar e da Bolsa de Valores, além do dia e horário. O canal foi a primeira etapa da Central de Jornalismo, novo conceito de produção e distribuição digital do conteúdo jornalístico que o Grupo Bandeirantes desenvolveu e que nos dias atuais integra e automatiza o jornalismo de todos os veículos do Grupo. Já em seu primeiro ano de vida o BandNews passou pelos piores testes de fogo que o jornalismo poderia apresentar: o sequestro da filha de Silvio Santos; seguido pelo dia em que o próprio Silvio virou refém do sequestrador dentro de sua casa no Morumbi. Pouco mais de uma semana depois veio os ataques terroristas de 11 de setembro, fato que mudou o mundo para sempre. Em seguida veio a vingança dos Estados Unidos com a guerra do Afeganistão, até a rendição do regime do Taliban, e a caçada a Osama Bin Laden. O BandNews mostrou que era um veículo à altura de sua missão. E foi aprovado com louvor já em seu primeiro ano. Rapidamente o canal BandNews ganhou audiência por sua credibilidade, dinamismo e notícias em tempo real.
  

Em 2002, o BandNews cobriu sua primeira eleição no Brasil, para deputados, senadores, governadores e presidente, repetindo o feito em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. O enorme sucesso do canal de notícias fez com que em 2005 surgisse a emissora de rádio BandNews FM, primeira com programação jornalística 24 horas. Durante os anos seguintes, tanto a rádio como a TV apresentaram um conteúdo inimitável e que proporcionou ao telespectador brasileiro os minutos diários mais hilários de qualquer outra mídia noticiosa: as entradas diárias do saudoso Ricardo Boechat com o humorista José Simão. As entradas ao vivo eram feitas diretamente da BandNews FM, em São Paulo, de onde Boechat conversava por telefone com o (brilhante) humorista todas as manhãs. Trechos do quadro, que contava ainda com as participações de Eduardo Barão, Carla Bigatto, Luiz Megale e quem mais estivesse na redação, eram replicados diariamente na programação do canal pago.
  

Ainda no ano de 2005, exatamente no dia 8 de dezembro o BandNews apresentou mudanças profundas para se adequar ao padrão HDTV, que utiliza o formato de tela de cinema (16:9) e sistema de som surround 5.1. Já no dia 10 de março de 2011, começou a transmitir sua programação dos novos e modernos estúdios instalados na sede do Morumbi, em São Paulo. Totalmente informatizada e em HD em tempo integral, a emissora passou a gerar seu noticiário com quatro câmeras, sendo duas para uso dos apresentadores, uma volante e outra mostrando ângulos diferentes da redação. Nos anos seguintes, tanto o canal de TV como a emissora de rádio, apresentaram novos programas, expandiram sua base de telespectadores e ouvintes, lançaram aplicativos para dispositivos móveis e se tornaram extremamente populares entre um público que exige credibilidade e responsabilidade na informação.
  

Em 2014, o BandNews também passou a contar com mesmo grafismo de geração de caracteres do jornalismo da Rede Bandeirantes. Em 2015, o BandNews iniciou uma reformulação em sua programação, deixando de ser apenas um canal que exibe notícias ao vivo, passando a dar mais espaços aos programas jornalísticos. Com isso, os noticiários exibidos ganharam nomes diferentes em cada faixa horária. E como parte da parceria do Grupo Bandeirantes com o jornal norte-americano The New York Times (conheça essa outra história aqui), estreou em 2016 o Conexão com The New York Times, apresentado por Ana Paula Padrão. Em fevereiro de 2019, tanto o canal como a emissora rádio, sofreram seu maior golpe com a morte do jornalista, apresentador e radialista Ricardo Boechat, que na época era a personificação da marca BandNews, em um trágico acidente de helicóptero no interior de São Paulo.
  

Em meados de 2020, ano em que o canal comemorou comemora duas décadas de bons serviços prestados ao jornalismo e ao telespectador, o BandNews anunciou uma reformulação em sua grade de programação, com novos telejornais e novos âncoras, ficando ao vivo das 6h às 23h. Mais recentemente, em 2023, com o lançamento do canal New Brasil do Grupo Newco, inicialmente disponível para Portugal, Moçambique, Angola, Estados Unidos, Argentina, Chile e Uruguai, a programação ao vivo do BandNews atingia uma audiência e um público fora do Brasil. Além disso, o canal estreou novos programas, como por exemplo, “O É da Coisa”, com Reinaldo Azevedo; e o “Economia Pra Você”, comandado pela jornalista Juliana Rosa.
  

Atualmente a proposta do BandNews é manter o público sempre bem informado, independentemente de onde estejam, seja em casa vendo televisão, na rua usando o aplicativo ou no trabalho de frente para o computador. Com programação 24 horas, o canal se destaca pela cobertura política, econômica e internacional, noticiando o que acontece no Brasil e no Mundo. São repórteres de todo o país e correspondentes internacionais com a informação assim que ela acontece.
  

A rádio 
Com o enorme sucesso do canal de notícias, a marca foi estendida para a rádio quando exatamente a meia-noite do dia 20 de maio de 2005 foi ao ar a BandNews FM, primeira rede de emissora FM com programação jornalística 24 horas, e cujo discurso de inauguração foi feito pelo jornalista Carlos Nascimento. Inicialmente as transmissões da rádio eram feitas para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Aliando a força jornalística do AM à modernidade e o alto astral do FM, a BandNews FM foi ao ar tendo como marcas principais a ousadia, a inovação e o bom humor. Desde o início a rádio foi pioneira na criação de programas sobre qualidade de vida, comportamento e finanças.
   

Hoje em dia, com milhões de ouvintes espalhados pelo Brasil, a cada 20 minutos, a rádio oferece ao ouvinte um jornal completo e atualizado, pontuado pela opinião de âncoras e colunistas de renome. Além disso, a rádio se tornou popular pela utilização de famosos slogans como “Em 20 minutos, tudo pode mudar” e, mais recentemente, com “Em 1 segundo tudo pode mudar”.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por mudanças e atualizações em sua história. A primeira remodelação ocorreu em 2006, quando o logotipo ganhou um fundo bicolor (azul e cinza) e o nome da marca passou a ser escrito na vertical. Em 2011, o logotipo ganhou efeitos 3D, brilho e uma nova tipografia de letra (agora mais juntas, algumas delas interligadas). Esse logotipo seria simplificado, perdendo os efeitos e o 3D, além de adotar cores mais sóbrias.
  

Em 2019 o logotipo foi ainda mais simplificado (perdeu o fundo) e apresentou apenas BandNews, que não estava mais em itálico. A atual identidade visual da marca foi apresentada em 2021, com nova coloração de azul para o nome e um fundo laranja.
  

A identidade visual da rádio BandNews FM também evoluiu no decorrer dos anos. O atual logotipo foi adotado em 2019.
Os slogans 
Aqui a notícia acontece. (2023) 
Muito além da noticia, nada além da verdade. (2020) 
A notícia não para, não. (2014) 
A notícia em primeiro lugar. (2006) 
Muito mais notícia. (2001)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 19 de março de 2001 
● Fundador: Grupo Bandeirantes de Comunicação 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Newco 
● Capital aberto: Não 
● Diretora executiva: Rosângela Lara 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 12 milhões 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 300 
● Segmento: Mídia 
● Principais produtos: Canal de notícias, emissora de rádio e site de notícias 
● Concorrentes diretos: Globo News, Record News, JP News, CNN Brasil e CBN 
● Slogan: Aqui a notícia acontece. 
● Website: www.bandnewstv.uol.com.br

A marca no mundo 
O canal BandNews pode ser visto em todo território nacional através de TV por assinatura, disponível para mais de 12 milhões de assinantes. Além disso, o canal pode ser assistido em Portugal, Moçambique, Angola, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Colômbia, Paraguai, Chile e Uruguai. O BandNews aproxima ainda mais o canal do público multitela, oferecendo conteúdos acessíveis tanto na TV quanto no aplicativo e também no site. Já a rádio BandNews FM é transmitida para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, João Pessoa, Salvador, Fortaleza, Goiânia e Manaus. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem e Estadão), portais (UOL), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 30/10/2023

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário: