15.8.06

ASSOLAN

A marca ASSOLAN ganhou a simpatia das donas de casa brasileiras, não somente oferecendo uma linha completa de produtos que satisfazem todas as necessidades de uma família quando o assunto é limpeza doméstica, mas também com uma comunicação cheia de humor, transformando sua mascote em uma das estrelas da publicidade brasileira.

A história
A história começou em 1930, quando a família Pardelli, que já fabricava e comercializava sabão em pedra, passou a importar as primeiras esponjas de aço para o Brasil. Passadas mais de duas décadas, em 1956, os senhores Bruno Ferri e Nicola Pardelli adquiriram na Itália a primeira máquina própria para a fabricação de lã de aço. No ano seguinte, o armazém da empresa transformou-se na PARDELLI S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO, que tinha como objetivo explorar o mercado de produtos de limpeza doméstica, especialmente esponjas sintéticas de lã de aço, tornando-se uma opção a mais para o consumidor e atendendo as necessidades do mercado. Porém, foi somente em 1958 que a empresa começou a produzir as esponjas de lã de aço com a marca ASSOLAN, cujo nome resultava da pronúncia invertida das palavras Lã e Aço. Nesta época a fábrica localizada na zona norte de São Paulo dispunha de apenas 13 funcionários, sendo 6 maquinistas, 1 afiador de facas, 1 bobinador e 5 embaladoras que produziam diariamente uma média de 50 fardos de lã de aço, equivalente a 400 kg.


Após várias transformações do mercado e acompanhando as inovações do segmento de embalagens, as esponjas de lã de aço ASSOLAN foram as primeiras a serem embaladas em saquinhos plásticos. Apesar disso, durante quase quatro décadas a marca ASSOLAN viveu mergulhada em um semi-anonimato, sem projeção além de um ou outro rincão, em um mercado dominado pela gigante BOMBRIL. A grande virada começou em 1996 quando a empresa Pardelli foi adquirida por João Alves de Queiroz Filho, então dono do Grupo Arisco, tradicional por seus temperos.


Com dinheiro e um sistema de distribuição mais abrangente, a marca ASSOLAN lançou no mercado novos produtos, se modernizou, tomou um banho de loja, mostrou sua cara ao público e, assim, ganhou exposição inédita. Com tudo isso, a marca ASSOLAN começou a conquistar uma maior importância no mercado brasileiro. Para evoluir a marca surgiu a necessidade de utilizar estratégias de comunicação nos pontos de venda. Muito se investiu em materiais, como displays, cartazes, entre outros, além de campanhas na mídia para divulgação da marca. O grande reconhecimento da marca por parte dos consumidores começou em 2002, quando a ASSOLAN resolveu partiu para a briga de mercado com uma difícil missão: concorrer com a Bombril, líder absoluta na categoria. A empresa optou por traçar uma estratégia de marketing mais agressiva e entregou a conta para a agência de publicidade África, comandada por Nizan Guanaes. A partir daí a embalagem ganhou olhos, vida e personalidade com a mascote que virou “o fenômeno” e depois ganhou vida animada em peças publicitárias como parte de uma grande campanha com o slogan “Assolan - O Fenômeno”.


Com peças criativas e recheadas de muito bom humor, rapidamente a marca cresceu e caiu no gosto dos consumidores incomodando muito a grande rival Bombril. Em meses, segundo as pesquisas, 40% das donas de casa sabiam que havia alternativa na hora de comprar lã de aço. Em 2003, a mascote atingiu grandes índices de popularidade, principalmente depois do comercial em que dançava ao ritmo da música “Ragatanga” interpretada pela banda Rouge. Posteriormente, devido ao enorme crescimento, foi introduzido o slogan complementar “O Fenômeno que não pára de crescer”. A campanha foi tão eficiente, que os R$ 22 milhões gastos, tiveram um resultado fantástico: a marca passou de 9.5% de participação de mercado para quase 28% em menos de 2 anos. Este sucesso coincidiu com a re-compra da empresa, em 2002, por João Alves, que havia vendido a Arisco para a Bestfoods, posteriormente comprada pela Unilever, empresa que não se interessou pela marca ASSOLAN, fato que levou o empresário a reassumir o controle de uma marca que não faturava mais do que R$ 30 milhões. Logo em seguida, ele comprou oito empresas regionais de lã de aço, para aumentar a produção da marca ASSOLAN.


Foram dois anos de um intenso brilho no setor de lãs de aço. Porém o ciclo virtuoso da ASSOLAN sofreu uma queda em 2004. A queda foi reflexo direto da recuperação da Bombril, que se livrou de grande parte dos problemas administrativos e voltou com força à mídia. Mas a ASSOLAN não tinha a pretensão de ser líder do mercado, sua meta era abrir mercado com uma marca forte para novos produtos da empresa. O desafio agora é mantê-la viva na memória dos consumidores – e evitar o estigma de ser fabricante apenas de lã de aço. Em fevereiro de 2007, nasceu a Hypermarcas, ocupando o lugar da Assolan Industrial no mercado brasileiro. O nome ASSOLAN continua a existir, mas apenas como marca de lã de aço e não mais como empresa. Em 2009, mais um sucesso na comunicação: uma campanha estrelada pela menina Maísa, a pupila de Silvio Santos, que até estampou as embalagens da esponja de aço ASSOLAN. Recentemente, em 2010, a marca voltou com força a mídia. Dessa vez, o divertido personagem da marca aproveitou o sucesso da música Rebolation, da banda Parangolé, para cantar sua própria versão: “Assolation”.


A diversificação
Um passo importante para a marca ASSOLAN ter uma linha completa de produtos de limpeza foi dado, quando a empresa lançou panos de limpeza umedecidos, prontos para usar. Com eles, a ASSOLAN ingressou em um mercado de produtos de maior valor agregado, para um público mais abastado. Dispostos a repetir o fenômeno da lã de aço, novos produtos foram criados a partir de 2005 e a marca continuou conquistando uma maior importância no mercado. Hoje, além da tradicional lã de aço, a ASSOLAN tem em sua linha produtos muito bem posicionados que proporcionam uma limpeza mais rápida e eficaz: palhas de aço, panos multiuso (para ser usado em qualquer tipo de limpeza), panos umedecidos (conhecidos internacionalmente como wipes), panos super absorventes (faxina pesada), panos de algodão (uso na copa, chão e pia), esponjas sintéticas e saponáceos (lançados em 2005).


A evolução visual
Há poucos anos atrás a marca ASSOLAN passou por pequenas reformulações em seu visual. As embalagens ganharam um novo visual, que mantinham as cores da marca, vermelho e amarelo, mas assimilavam traços que fortaleciam a personalidade da marca. Dentre as mudanças, destaca-se a reformulação do logotipo, que passou a apresentar uma leve inclinação para remeter à idéia de constante movimento da empresa em busca de crescimento e satisfação dos consumidores; e a inclusão de um ícone de uma casa vermelha envolvida por um círculo, indicando o dinamismo da ASSOLAN, acompanhada da letra A. O consagrado protagonista das campanhas elaboradas pela agência Africa também estava presente na nova roupagem, em razão de sua grande empatia junto ao público.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1958
● Criador: Bruno Ferri e Nicola Pardelli
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Hypermarcas S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente do conselho:
João Alves de Queiroz Filho
● Presidente executivo: Cláudio Bergamo
● Faturamento: R$ 300 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 1
● Presença global: 6 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 650
● Segmento:
Produtos de limpeza
● Principais produtos:
Lãs de Aço e produtos de limpeza
● Principais concorrentes:
Bombril e marcas próprias de supermercados
● Mascote:
O personagem animado ASSOLAN
● Slogan:
Assolan, O fenômeno.
● Website: www.assolan.com.br

A marca no mundo
Os produtos da marca ASSOLAN são comercializados no Brasil em aproximadamente 300 mil pontos-de-venda. A fábrica localiza-se na cidade de Goiânia e dispõem de 650 funcionários e uma avançada infra-estrutura no setor de higiene e limpeza abrasiva, podendo produzir mais de 3 mil toneladas de lã de aço mensalmente. A moderna infra-estrutura torna a ASSOLAN a mais avançada do setor de higiene e limpeza abrasiva, tendo como estratégia comercial três vertentes: capacidade de produção com alta qualidade, distribuição pulverizada e comunicação direta com o mercado consumidor. Cerca de 5% desta produção é exportada para países como Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 12/6/2011

39 comentários:

maria rita disse...

oi! sou universitaria,estou fazendo uma pesquisa sobre o pruduto,gostaria de saber mais sobre assolan.quem compra?como compra?quandocompra?porque compra?o que compraria na falta da marca procurada?

Anônimo disse...

Depois que fizeram a propaganda com a musica do calypso, nunca mais comprei assolan.

Anônimo disse...

Bom dia!

aqui onde moro, a um ano temos um time de futsal, e colocamos o nome de asolam, e agora resolvi escrever pra vocês, para lhe pedir um jogo de camisa, com o nome asolam, assim vocês estaram benefiando nós, e nós a vocês, aguardo resposta!!!obrigado!
Nome: Rodrigo
E-mail: rodigo.b@bol.com.br

Alexandre Eufrásio disse...

Ola boa tarde, eu sou o Alexandre Eufrásio estou cursando o 5º periodo de publicidade e propaganda, e irei fazer um trabalho sobre vcs. E gostaria de saber onde eu consigo mais dados, pois a matéria e planejamento de campanha, e o trabalho e sobre uma campanha de sucesso, e vocês com essa campanha foram um sucesso,tanto que vocês colocam os dados, do tanto que vocês ficaram conhecidos. Aguardo noticias
alexandreeufrasio@gmail.com

Anônimo disse...

oi... eu sou aIsabela novaes estou cursando o 1° ano de publicidade e propaganda, e irei fazer um trabalho sobre vcs. E gostaria de saber onde eu consigo mais dados, pois a matéria e planejamento de campanha preciso fazer um briefing uma propaganda pra tv e um spot prar radio por favor gostaria que vcs me ajudacem me forecendo informaçaoes.Aguardo noticias
belakitty7@hotmail.com
Desde ja agradeço.

Anônimo disse...

gente Assolan usa animaisinhos indefesos como COBAIA é voces nao gostariam de ver as imagens é um horror lembrem-se disso

Anônimo disse...

oi! sou universitaria tambem como a colega de cima e tambem estou fazendo uma pesquisa sobre o produto,gostaria de saber mais sobre assolan.quem compra?como compra?quandocompra?porque compra?

por favor, se puderem respondam para o e-mail: mandamarquess@hotmail.com
Obrigada

bonek_japonesa disse...

Oi sou universitaria e estou fazendo um trabalho sobre vcs,e gostaria de alguns dados como o publico alvo da marca os beneficios ou vantagens que so a assolan tem,?quais as promessas q vcs estao cumprindo melhor que seus concorrentes e pq?.como os clientes estao reagindo a marca?e gostaria saber de vcs ,se a assolan fosse uma pessoa q caracteristicas teria,com que celebridade ou um nome da historia assolan poderia ser ligado?....bem,eu qeria um plano de marketing da marca.serei grata.
enviar para danynay@gmail.com

Anderson disse...

Boa noite, também sou estudante de publicidade e propaganda, e estou direcionando esse e-mail diretamente para o dept. de mkt da Assolan, pois estamos fazendo um trabalho "1º Cliente", onde devemos fazer desde o Briefing ao planejamento, o produto a ser focado é lançamneto "Esponja de Lã de Aço Perfumada Assolan", e estou precisando de dados sobre a mesma, visitei o site, mas as informações são poucas.
Também gostaria de saber se há possibilidade de um "patrocinio", que conciste em "150" amostras do produto para fazer-mos um pesquisa de aceitação do produto pelos clientes e seu público alvo.
At.
Anderson Camargo

Dany disse...

Boa noite, também sou estudante de publicidade e propaganda, e estou direcionando esse e-mail diretamente para o dept. de mkt da Assolan, pois estamos fazendo um trabalho "1º Cliente", onde devemos fazer desde o Briefing ao planejamento, o produto a ser focado é lançamneto "Esponja de Lã de Aço Perfumada Assolan", e estou precisando de dados sobre a mesma, visitei o site, mas as informações são poucas.
Também gostaria de saber se há possibilidade de um "patrocinio", que conciste em "150" amostras do produto para fazer-mos um pesquisa de aceitação do produto pelos clientes e seu público alvo.


Desculpe repetir, mas é exatamente o mesmo caso. Vou deixar meu e-mail:
danyquadrado@yahoo.com.br
freneticoscomunicacao@yahoo.com.br
Agradeço desde já,
att,
Danielly Quadrado.

Janesucesso disse...

Olá!!!!!
Sou universitária também de publicidade e gostaria que me enviassem imagens e matérias do comercial que virou mania e foi de grande sucesso com o assolan.

Aguardo retorno! Mto obrigada

Janete
E-mail: janesucessso@hotmail.com

tarcisio disse...

eu sou tarcisio borges e sou cliente assolam, mas fui decepcionado com uma propaganda enganosa da mesma marca, que colocou um abuxa a venda exclusiva para inox, qual a mesma acabou com a beleza de minhas panelas de inox,por esse motivo me coloco a inteita disposiçao da empreda para me exclarecer melhor, pois estou como a embalagem e a nota fiscal comprovando que paguei por uma coisa que me gerou prejuizo desde que a mesma foi propaganda enganosa, pois sem retorno de voces irei entar com um processo contra a empresa, meu tel de contato é (71) 8849-0253/8744-7649. aguardo graduadamente de voces um retorno.....

Lincoln disse...

Oi tudo bom? Estou na mesma situaçao de quase todos os estudantes, meu nome é Lincoln e estou cursando pos graduaçao em Marketing e escolhi como tema de um projeto o produto Assolan por ser uma marca considerada nova no mercado e vem se destacando muito. Preciso saber mais informaçoes sobre o produto, por exemplo, como é o trabalho de marketing. Abradeço desde já. Abraço a todos.

corel disse...

BOM DIA, ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE A AMARCA ASSOLAN E GOSTARIA QUE VCS ME ENVIASSEM, SE POSSÍVEL, UMA IMAGEM EM ALTA RESOLUÇÃO DO PACOTE E DO MASCOTE.OBRIGADO.
E-MAIL: IMG-DESIGN@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

A partir do momento que vcs patrocinam um lixo como o BBB, seus produtos devem ser da mesma linha....um lixo

Lu disse...

Oi,
meu nome é Luciana e meu filho de 2anos e 05meses é apaixonado pelo Assolan (ele lembra da propaganda ainda com a Joelma - Calypso); Gostaria de saber se vcs tem para vender o bonequinho do Assolan, eu gostaria de adquirir para ele.
Aguardo retorno,

Luciana Iarcheski
Passo Fundo - RS

Anônimo disse...

DESCOBRI OUTRO SIGUINIFICADO DA PALAVRA ASSOLAN SE QUIZEREN SABER MAIS ENTRE EM CONTATO PELO EMAIL VERIDIANA FURLANI @bol .com.br

Eduardo disse...

Diretamente ao grupo Assolan.

Gostaria de deixar registrado uma dica ao presidente da Assolan. Como a Assolan é referencia em produtos de limpesas e do genero, porque não abrir lojas exclusivas so com produtos dela mesma. Aproveitando que nenhum concorrente pensou nessa possibilidade antes. Entao , alem dos supermercados, teria este estabelecimentos para revender seus produtos. O grupo poderia vender franquias das lojas. Aumentando seu faturamento em grande quantidade.(ex: Chinelos havaianas, não é atoa que é a mais vendida).Se eu fosse presidente do grupo pensaria nisso. Eduardo Vinicius ou eduvinny@hotmail .com

naira disse...

oi! sou universitaria,estou fazendo uma pesquisa sobre o pruduto,gostaria de saber mais sobre assolan.quem compra?como compra?quandocompra?porque compra?o que compraria na falta da marca procurada?
por favor envie as respostas para o e-mail nana_msj@hotmail.com

Simone disse...

Bom dia gostaria de saber a data da invenção , o nome do inventor,e sua nacionalidade,como viviam antes da invenção? este e o trabalho do colegio do meu filho e não estou conseguindo estas informaçoes desde já agradeço

Anônimo disse...

Oi sou universitaria e estou fazendo um trabalho sobre vcs,e gostaria de alguns dados como o publico alvo da marca os beneficios ou vantagens que so a assolan tem,?quais as promessas q vcs estao cumprindo melhor que seus concorrentes e pq?.como os clientes estao reagindo a marca?e gostaria saber de vcs ,se a assolan fosse uma pessoa q caracteristicas teria,com que celebridade ou um nome da historia assolan poderia ser ligado?....bem,eu qeria um plano de marketing da marca.serei grata.
Também gostaria de saber se há possibilidade de um "patrocinio", que conciste em "150" amostras do produto para fazer-mos um pesquisa de aceitação do produto pelos clientes e seu público alvo.
por favor respondam para o e-mail karin_sow@yahoo.com.br...ficarei feliz em poder dizer que além do plano de Marketing que vcs tem, também auxiliam os seus clientes com esclarecimentos..

Anônimo disse...

Boa noite,


Sou universitário e estou fazedo meu tcc sobre a esoponja de aço assolan e gostaria da ajuda de vocês, segue alguns topicos que preciso focar.
SIM (Sistema de Informação de Marketing)

+ Registros Internos
+ Sistema de inteligencia
+ Sistema de pesquisa de mercado
+ Informação

Desde já agradeço
Rodrigo Silva

victor disse...

Sou universitário e estou fazedo meu tcc sobre a esoponja de aço assolan e gostaria da ajuda de vocês, segue alguns topicos que preciso focar.
SIM (Sistema de Informação de Marketing)

+ Registros Internos
+ Sistema de inteligencia
+ Sistema de pesquisa de mercado
+ Informação
sem mais,
Victor Cavalcante

Criações Cintia disse...

Sou universitária e estou fazedo um trabalho sobre a Assolan e gostaria da ajuda de vocês, segue alguns topicos que preciso focar.
SIM (Sistema de Informação de Marketing)

+ Registros Internos
+ Sistema de inteligencia
+ Sistema de pesquisa de mercado
+ Informação

Sem mais,
Cintia.

Cotonete disse...

Sou universitário e estou fazedo um trabalho sobre a Assolan e gostaria da ajuda de vocês, segue alguns topicos que preciso focar.
SIM (Sistema de Informação de Marketing)

+ Registros Internos
+ Sistema de inteligencia
+ Sistema de pesquisa de mercado
+ Informação

Sem mais,
Cesar

Anônimo disse...

oi sou aluna de publicidade do primeiro semestre, e estou fazendo um trabalho sobre o asslino(mascote da assolan)
então preciso de todo o tipo de informação sobre ele..
é urgenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeee


se poderem me ajudaaaarrrr por favor

Anônimo disse...

Sou fã da lã e do bonequinho, o mascote "Assolino" todos adoram principalmente as crianças, quando sairá o proximo comercial? Não liguem se algumas pessoas falam mal de vcs certamente não são fenomenais!!!

RITA disse...

Oi!
Meu nome é Rita, sou fã do assolan e gostaria de saber onde posso encontrar o mascote da assolan.
AGUARDO RESPOSTA URGENTE

cris disse...

olá
sou usuária fiel do assolan;por isso gostaria de obter o contato do setor de markinting dessa empresa. urgente. aguuardo noticias pelo email bandaforrozaodocedelirio@bol.com.br abraços

Anônimo disse...

br/port.htm R.L.M. DISPLAYS

Prezados Senhores,

Somos uma empresa que produz espaço, móveis, displays e objetos de propaganda em geral. Trabalhamos com diversos tipos de material e temos como especialidade produtos em madeira, metal e acrílico. Desenvolvemos também trabalhos Gráficos por impressão digital de alta definição. Peças em vacuum forming e em breve estaremos operando com
Equipamento de corte de precisão – CNC ROUTER

Em dia e horário de sua conveniência, gostaria de marcar uma breve visita a seu escritório para informá-lo um pouco mais sobre como podemos atender seus projetos de publicidade e marketing com soluções inteligentes e comercialmente viáveis, nos mais rigorosos padrões de qualidade e prazos de entrega.
Cordialmente.
Representante Comercial R.l.m. Displays

Marco Aurélio de Freitas F: 9370-5860
Selma da Silva Veiga F: 9795-8523
e-mail: mafreitas.vendas@oi.com.br
site: http://rlmdisplays.com.br

aguardo contato.

Anônimo disse...

Oi sou universitaria e estou fazendo um trabalho sobre vocës,e gostaria de alguns dados como o publico alvo da marca os beneficios ou vantagens que so a assolan tem.
Quais os pontos fortes e os pontos fracos no mercado de lã de aço?

e-mail: chrsitianemoura@uol.com.br

Anônimo disse...

Oi sou universitaria e estou fazendo um trabalho sobre vocës,e gostaria de alguns dados como o publico alvo da marca os beneficios ou vantagens que so a assolan tem.
Quais os pontos fortes e os pontos fracos no mercado de lã de aço?

favor enviar e-mail para christianemoura@uolcom.br

jack disse...

oi, sou jaqueline, estou fazendo um trabalho sobre a marca assolan gostaria de saber mais sobre o lado social da empresa; numero total de funcionarios;projetos e suas responsabilidades e numero de cidades onde localiza a empresa . Desde ja agradeço. Aguardo retorno o mais rapido que puderem. e-mail

Anônimo disse...

Entrei no blog pra pesquisar sobre a Assolan e me deparei com estes comentários esdruxulos de pessoas que não tem o mínimo de noção (não só no caso da Assolan, mas inúmeras marcas).

Como se o propósito do blog já não parecesse auto-explicativo, o seu criador ainda fez questão de explicar de uma forma bem simplicada para o que ele serve.
"Descrição

Um BLOG que fala de marcas, cases de marketing, design, logos, slogans & "Otras Cossitas Mas". Este Blog não é associado ou representa qualquer das marcas citadas."

Então, por favor leiam antes de escrever tamanha atrocidade.

Não vou nem entrar no mérito de que a maioria dessas pessoas fazem "faculdade" em nível de graduação e pós-graduação. Isto é realmente chocante!

JOSÉ RICARDO CINTRA disse...

NÃO COMPRO E NÃO ACEITO NEM DE GRAÇA PRODUTOS DE EMPRESAS QUE USAM ANIMAIS PARA TESTES .

JOSÉ RICARDO CINTRA

EMAIL RICARDOIMOVEISIMOB@GMAIL.COM

Joyce disse...

Oiiii minha mãe adora essa marca de esponja de aço adora também o bonequinho assolan ele realmente é um fenômeno adoro quando passa comercial da assolan na tv e passa ele =D Beijos e bom trabalho!

Anônimo disse...

Oi me chamo simone e eu estou fazendo uma pesquisa sobre esta a hypermarcas e mais especificamente sobre a assolan, e eu gostaria de saber se você poderia me fornecer algumas informações sobre o trabalho social que a empresa faz, e sobre o modelo de produção utilizado pela empresa. por favor se puder me mandar um e-mail com essas respostas eu agradeceria, meu e-mail é si_dosres@hotmail.com
Obrigada desde já.

Anônimo disse...

Bem, sou um apreciador deste produto por exelência do mesmo, logo depois da criação do boneuinqho embalagem d produto, fiquei deslumbrado com o resultado de arte e resultado, Parabéns. Me sinto a vontade agora em fazer um último comentário, nesta última propaganda, não vi a necessidade de incluir uma garotinha de pouca midia como a Maisa, se me entendem bem o produto por si só já é um sucesso e mais; o interessante é que na criação do bonequinho ASSOLAN ele dançando como foi nas outras propagandas é o máximo, faça valer a pena assistir.

ETC... disse...

Boa tarde, sou estudante de publicidade e estou fazendo um trabalho sobre o produto. Gastaria de saber onde consigo informações referêntes ao perfil do consumidor de Assolan. Grata
vanessascarlos@gmail.com