24.8.06

ALITALIA


Uma das mais tradicionais companhias aéreas da Europa, a Alitalia, apesar das enormes e constantes crises que vive ano após ano, continua oferecendo bons serviços e a tradicional hospitalidade italiana, transportando milhões de passageiros para várias partes do mundo, sempre oferecendo uma experiência inesquecível. Atualmente a Alitalia está mais sólida e mais internacional do que nunca, italiana de coração, mas pronta para levar você mais longe. 

A história 
A companhia aérea foi criada no dia 16 de setembro de 1946 com o nome de Alitalia-Aviolinee Italiane Internazionali resultado de uma cooperação entre o governo parlamentarista italiano, a empresa inglesa British European Airways (BEA) e investidores particulares. Seu voo inaugurou aconteceu exatamente no dia 5 de maio de 1947 ligando Turim às cidades de Catânia e Roma, utilizando uma aeronave Fiat G.12, pilotada por Virgilio Reinero, e arrendada da Força Aérea Italiana. Pouco depois, no dia 6 de julho, a empresa realizou seu primeiro voo internacional, ligando as cidades de Roma e Oslo, com 38 marinheiros noruegueses a bordo. Naquele ano a recém criada companhia aérea atingiu o número de 10.000 passageiros transportados. No ano seguinte, em março de 1948, a companhia realizou seu primeiro voo intercontinental tendo partido de Milão com destino a diversas cidades da América do Sul (entre elas Natal, Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires), depois de fazer escala em Dakar, no Senegal.


Em 1955 a companhia aérea dividia o mercado italiano com a LAI (Linee Aeree Italiane), que fora criada da mesma forma e no mesmo ano, porém em cooperação com a americana TWA. Todos os serviços domésticos, excluindo-se a rota Roma-Turim, eram operados pela LAI, que assim como a Alitalia também operava voos internacionais para a Europa e outros continentes. Com a incorporação da LAI pela Alitalia no dia 31 de outubro de 1957, a nova empresa aérea passou a adotar o nome oficial de ALITALIA - LINEE AEREE ITALIANE. Com a adição dos primeiros aviões Caravelle VI-N a sua frota em 1960, a empresa ingressou na era do jato, realizando voos entre Roma e Londres, e logo em seguida Roma para Nova York com a entrega do primeiro Douglas DC8-43. Neste mesmo ano, foi criada a SAM (Societá Aerea Mediterranea) como subsidiária de voos charters, e, em 1963, a ATI (Aero Transporti Italiani) para realização de voos domésticos. As duas empresas foram posteriormente incorporadas, mantendo-se apenas o nome Alitalia.


Em 1968, a Alitalia transportou, pela primeira vez em sua história, mais de 1 milhão de passageiros. No ano seguinte, a empresa se tornou a primeira companhia aérea europeia a ter sua frota formada exclusivamente por jatos. Ao longo das décadas seguintes a Alitalia se desenvolveu através da expansão da sua frota e a abertura de novos destinos domésticos, europeus e internacionais, tornando-se uma imagem de marca italiana no mundo inteiro. Em 1996 foi criada uma divisão interna conhecida como Alitalia Team, responsável pelo gerenciamento das operações de longo e médio curso. No ano seguinte criou a subsidiária regional Alitalia Express (para realizar voos domésticos e voos de curto alcance para destinos europeus), e, em 2001, juntou-se à aliança global de companhias aéreas SkyTeam.


Afundada em uma enorme e grave crise financeira, no mês de novembro de 2003, a empresa italiana anunciou o corte de 2.700 funcionários para preparar a companhia para a fusão com o grupo Air France KLM. Em abril do ano seguinte, a Alitalia praticamente foi obrigada a adquirir a falida linha aérea regional Gandalf Airlines, para ter direito a maior participação em aeroportos europeus, principalmente Milão (Linate) e Paris (Charles De Gaulle). Depois do fracasso nas negociações para a venda da companhia aérea para o grupo Air France/KLM, no começo de 2008, a Alitalia pediu ao Tribunal de Roma autorização para declarar estado de insolvência, e assim receber uma administração extraordinária para sair da grande crise financeira na qual se encontrava.


No dia 26 de agosto um grupo de empreendedores italianos, juntamente com o Intesa Sanpaolo, um dos mais importantes bancos do país, fundaram a Compagnia Aerea Italiana (CAI), empresa que pouco depois adquiriu por €1 bilhão a marca, os aviões e as rotas da Alitalia e a fundiu com a Air One, outra empresa aérea italiana. No dia 13 de janeiro de 2009, “a nova Alitalia” relançou seus serviços oficialmente. Pouco depois, 25% da empresa foram vendidos para a Air France/KLM por €322 milhões. No primeiro ano de operação a “nova empresa aérea” transportou 21.8 milhões de passageiros. Apesar de todas essas mudanças, a competitividade do mercado, incluindo a feroz concorrência das companhias aéreas de baixo custo e dos trens, e a insuperável crise financeira da empresa, com dívidas altas e enormes prejuízos operacionais, levaram a Alitalia a mais uma drástica situação. A sobrevivência parecia difícil para uma das mais emblemáticas marcas italianas no mundo.
 

Até que no mês de junho de 2014, a poderosa companhia aérea Etihad Airways dos Emirados Árabes Unidos comprou 49% do capital da Alitalia por aproximadamente €388 milhões. Era a salvação. E começava um novo capítulo na história da empresa italiana, uma próxima fase de sua evolução como uma companhia aérea mundial rejuvenescida. Depois de grandes mudanças, e muitas novidades, como novos voos diretos de Roma e Milão para a China, novas conexões para Ásia, Austrália e África, em junho de 2015 começou a surgiu uma nova Alitalia com a apresentação de uma nova identidade visual. A nova marca vibrante e contemporânea também aparece na decoração (nos painéis das cabines, e na decoração de interiores, tais como cortinas, encostos de cabeça e almofadas) da moderna frota de aeronaves Airbus, Boeing e Embraer, permitindo um interior mais original, mais elegante e exclusivamente italiano, que agora apresenta o tipo de detalhe e design sofisticado associado com os carros esportivos de luxo. As principais marcas italianas estão amplamente representadas a bordo, começando com o novo design de couro nos assentos da classe executiva feitos pela renomada Poltrona Frau, roupas de cama Frette, louças Richard Ginori e kits de conveniência Salvatore Ferragamo.


A nova experiência de bordo enfatiza consideravelmente uma maior escolha do cliente, inovação, qualidade e, o mais importante, o controle mais pessoal sobre a forma como os passageiros relaxam, comem e se divertem a bordo. A conectividade Wi-Fi será progressivamente disponibilizada em todas as aeronaves de longa distância, juntamente com uma seleção de filmes e entretenimento a bordo aprimorados. Coincidindo com o lançamento de seu novo projeto de decoração e marca, a companhia aérea anunciou uma nova série de atualizações de produtos e serviços de bordo e em terra em suas novas classes Business, Premium Economy e Economy. A nova oferta visa reposicionar a companhia como líder em serviços de qualidade superior, e representar o melhor da Itália no cenário mundial. Hoje a Alitalia está com menos aviões, menos voos, menos destinos, mas com possibilidade de se tornar rentável em poucos anos.


A Alitalia tem tanto prestígio em sua terra natal, que há mais de 50 anos é responsável pelas viagens internacionais do Papa. A parceria entre a companhia aérea e o Vaticano começou, especificamente, em 4 de janeiro de 1964, quando o papa Paulo 6º fez uma viagem à Terra Santa. E a Alitalia se acostumou a fazer esse tipo de voo. Só com o papa João Paulo 2º foram 104 viagens, ao todo, durante seu Pontificado (1978-2005), sendo o ápice da parceria. Em 2013, durante sua visita ao Brasil, o Papa Francisco viajou em um avião da companhia italiana, especialmente preparado para ele.


A evolução visual 
O logotipo da companhia aérea italiana passou por algumas modificações ao longo dos anos. O primeiro, logotipo da marca, conhecido como “Freccia Alata” (Flecha Alada), representava a velocidade e a agilidade. Hoje, o “Freccia Alata” é utilizado no programa de fidelidade MilleMiglia para identificar o clube mais prestigioso, tornando-se então um símbolo de lealdade e preferência pela marca. A primeira modificação ocorreu em 1969, quando o novo logotipo, com a famosa letra A estilizada rapidamente se tornou popular no mundo inteiro. Isto devido ao forte impacto visual, as cores da bandeira italiana e a imagem da cauda dos aviões formada pela letra A. Após passar por uma pequena atualização em 2005, quando o tradicional logotipo foi apenas modernizado (ganhando uma leve inclinação nas letras), em 2015 a Alitalia apresentou uma nova identidade visual, que apesar de manter a arquitetura anterior, adotou uma nova tipografia de letra e efeitos de luzes e brilhos. A pintura dos aviões também acompanhou a evolução visual do logotipo. A mais recente foi apresentada em 2015, a principal mudança na pintura das aeronaves foi a retirada da tradicional faixa verde da fuselagem. No centro da nova pintura está uma cauda tricolor maior em “A”, que serve como uma representação da bandeira italiana em todo o mundo.


Os slogans 
Alitalians do it better. (2014) 
Where the journey meets the destination. (2014) 
Choose how to fly. (2013) 
A true, sincere, unforgettable Italian experience. (2010) 
I love Italy, I fly Alitalia. (2008) 
Flying, in your life. (2005) 
The pleasure of flying Made in Italy. 
Alitalia flies with you. 
Made to fly high. 
Alitalia, working for you. 
We move the people who keep Italy going. 
The wings of Italy.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 16 de setembro de 1946 
● Fundador: Governo italiano 
● Sede mundial: Roma, Itália 
● Proprietário da marca: Alitalia - Società Aerea Italiana S.p.A 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Luca Cordero di Montezemolo 
● CEO: Silvano Cassano 
● Faturamento: €3.1 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Frota: 118 aeronaves 
● Destinos: 102 
● Passageiros transportados: 23.4 milhões (2014) 
● Presença global: 41 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 14.000 
● Segmento: Aviação 
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira 
● Concorrentes diretos: Air France, Iberia, TAP, British Airways, Swiss, KLM e Lufthansa 
● Slogan: Alitalians do it better. 
● Website: www.alitalia.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a Alitalia, que possui um faturamento estimado de €3.1 bilhões, transporta mais de 23 milhões de passageiros ao ano para mais de 100 destinos (75% deles internacionais) através de 164 rotas em 41 países, graças a uma frota moderna e eficiente de 118 aeronaves (com média de idade de 7 anos), que realizam 4.500 pousos e decolagens semanalmente, e com um quadro de 14.000 funcionários na Itália e no exterior. A empresa ainda tem 90 lounges em grandes aeroportos mundiais. A Alitalia, décima primeira maior companhia aérea da Europa, tem suas principais bases de operações nos aeroportos internacionais de Roma (Fiumicino) e Milão (Malpensa e Linate). A companhia aérea atua também no setor cargueiro com a Alitalia Cargo. 

Você sabia? 
O MilleMiglia é o programa de fidelidade da Alitalia, com mais de 4.6 milhões de associados. O programa oferece ainda mais oportunidades para acumular e resgatar milhas em todos os voos da Alitalia e SkyTeam, com um mundo de benefícios e serviços exclusivos. 
O nome Alitalia é uma junção das palavras ali (que significa asas em italiano) e Itália. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/7/2014

Nenhum comentário: